Nova York, 1º de outubro de 1977. Pelé, o maior ícone do futebol mundial se despede dos gramados. Conhecido pela alcunha Rei do Futebol, ele vestiu pela última vez a camisa do Cosmos, dos Estados Unidos, time pelo qual chegou em 1975, aos 35 anos, com a missão de popularizar o esporte no país.(Leia mais abaixo)
No primeiro tempo, ele jogou pelo Santos, clube em que se consagrou e se tornou o seu predileto. A partida de despedida foi simbólica. Em campo, o duelo entre Santos e Cosmos foi acirrado, mas marcado por um misto de emoção e nostalgia. O Cosmos venceu por 2 a 1, com Pelé marcando um dos gols para o time norte-americano.(Leia mais abaixo)
O momento, porém, foi agridoce. Pelé, que tantas vezes brilhou pelo Santos, não conseguiu encerrar sua carreira com um último gol pelo clube que o consagrou. O gol marcado, chute à meia altura, de falta, foi contra seu clube de coração. O goleiro era Ernani.(Leia mais abaixo)
O estádio explodiu em aplausos, mas a sensação de perda era mútua. O Cosmos, mesmo vencedor, se despedia de seu maior craque e principal embaixador do futebol. O Santos, embora derrotado no placar, sentiu mais pelo fato de ter visto o brilho de seu Rei em campo pela última vez.(Leia mais abaixo)
Para o futebol mundial, o dia foi histórico. Encerrava-se ali a trajetória de um jogador que, por décadas, encantou gerações com sua habilidade, carisma e amor pelo ofício. Muitas jogadas de Pelé se tornaram referências.(Leia mais abaixo)
Três Copas do Mundo
Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Sua jornada no futebol teve início nas categorias de base do Bauru Atlético Clube (BAC), em Bauru, São Paulo, onde seu pai, Dondinho, que era jogador, foi atuar.(Leia mais abaixo)
A trajetória de Pelé, falecido em 29 de dezembro de 2022, foi marcada por atuações lendárias com as camisas do Santos e da seleção brasileira. No total, Pelé marcou 1.281 gols em 1.363 partidas, conforme registrado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e documentado pelo Guinness.(Leia mais abaixo)
Pelé conquistou quase 40 títulos, entre eles três Copas do Mundo – algo inédito – e é amplamente reconhecido como o maior jogador de futebol de todos os tempos.(Leia mais abaixo)
A despedida de Pelé marcou o fim de uma era. A partir daquele momento, o futebol não seria mais o mesmo. O Rei, que foi o precursor do que se chama futebol moderno, pendurava as chuteiras. Mas seu legado, imortal, continuaria a inspirar gerações.
Fonte: Revista Oeste