Campos 24 Horas – Como parte das ações da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde feminina, São Francisco de Itabapoana receberá, pela segunda vez, entre os dias 19 e 23 de outubro, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e contará com uma estrutura instalada no pátio em frente à sede da Prefeitura, na Praça dos Três Poderes.
Para ter acesso aos serviços, as moradoras deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para realizar o agendamento e receber as orientações necessárias. Durante os cinco dias de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, serão disponibilizados exames de mamografia e ultrassonografia, além de consultas ginecológicas e mastológicas.
A estrutura contará com uma sala de mamografia, com capacidade para atender até 60 pacientes por dia; uma sala de ultrassonografia, com capacidade para até 50 atendimentos diários; e um consultório multiprofissional, destinado à realização de até 60 consultas ginecológicas e mastológicas por dia.
A ação busca ampliar o acesso das mulheres aos serviços especializados e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente durante a campanha Outubro Rosa. A Carreta da Mulher estacionou, pela primeira vez, este ano, no dia 29 de setembro, permanecendo até o dia 02 de outubro. Em apenas três dias, a unidade ultrapassou a marca de 300 atendimentos.