SJB avança na construção da Política Municipal de Alfabetização

Comitê analisa proposta para fortalecer as ações de alfabetização


  • 25/08/2026, 09h41, Foto: Divulgação.

Campos 24 Horas – A Secretaria de Educação (Semed) de São João da Barra realizou, na sexta-feira, 21, reunião do Comitê Municipal de Alfabetização para apresentação, apreciação e deliberação sobre a Política Municipal de Alfabetização da rede municipal de ensino. O encontro reuniu representantes de diferentes segmentos que integram o Comitê e marcou mais uma importante etapa no processo de fortalecimento e institucionalização das ações voltadas à alfabetização no município.

Na pauta, esteve a apresentação da proposta da Política Municipal de Alfabetização, documento que organiza e consolida práticas e ações que já vêm sendo desenvolvidas pela rede municipal, estabelecendo diretrizes para garantir sua continuidade, acompanhamento e aprimoramento. E ainda contempla diferentes dimensões do processo de alfabetização, envolvendo gestão e governança, formação continuada dos profissionais da educação, práticas pedagógicas, avaliação e monitoramento das aprendizagens, Educação Infantil e transição para o Ensino Fundamental, participação das famílias, recursos pedagógicos e utilização de dados e evidências para orientar as ações educacionais. (Leia mais abaixo)

A Política Municipal de Alfabetização também está alinhada às diretrizes das políticas nacionais voltadas à garantia do direito à alfabetização, especialmente ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Durante as deliberações, os membros do Comitê analisaram o documento e apresentaram contribuições para seu aprimoramento, entre elas, a importância da participação das coordenações de Psicopedagogia e de Orientação Educacional na estrutura de governança da Política, considerando a atuação desses profissionais junto às equipes das unidades escolares.

Segundo a coordenadora técnica do Comitê e do Ciclo Alfabetizador Luciana Paula, “a construção da Política Municipal de Alfabetização reafirma o compromisso da Semed com a garantia do direito de aprender e com o fortalecimento de uma política pública que assegure continuidade às ações de alfabetização, independentemente das mudanças de gestão”.

Com a apreciação pelo Comitê, a proposta segue para as etapas posteriores de consolidação e formalização, que permitirão sua implementação como política pública da rede municipal de ensino, fortalecendo o trabalho coletivo e o compromisso do município com a alfabetização.

A Portaria nº 026/2026, de 12 de agosto de 2026, designa os membros do Comitê Municipal de Alfabetização, instituído pela Portaria nº 025/2026, de 6 de agosto de 2026. O colegiado reúne representantes de diferentes áreas da educação e da sociedade, garantindo participação plural na formulação e no acompanhamento das políticas de alfabetização. (Leia mais abaixo)

“A criação do Comitê Municipal de Alfabetização fortalece a construção coletiva de políticas públicas de alfabetização. reunir diferentes segmentos da educação e da sociedade permite ampliar o diálogo, integrar ações e avançar na garantia do direito de todas as crianças a alfabetização na idade certa”, disse o secretário de Educação e presidente do Comitê, Daniel Damasceno.



fique bem informado