Saúde promove programação especial durante todo o mês em alusão ao Outubro Rosa

Durante todo o mês, os profissionais levarão informação e orientação às mulheres, incentivando-as a conhecer o próprio corpo e a procurar os serviços de saúde para realizar exames


  • 08/10/2026, 10h47, Foto: Divulgação.

Campos 24 Horas – O “Outubro Rosa” reforça a importância da prevenção, do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama, neoplasia mais incidente e a que mais mata mulheres. Em alusão à campanha, o Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial, com rodas de conversa, palestras e ações em diferentes espaços.

Durante todo o mês, os profissionais levarão informação e orientação às mulheres, incentivando-as a conhecer o próprio corpo e a procurar os serviços de saúde para realizar exames. Além disso, serão ofertadas mais 400 mamografias, ampliando o atendimento no CRTM.

(Leia mais abaixo)

“Aproveitando o ‘Outubro Rosa’, campanha especificamente voltada à conscientização e à prevenção do câncer de mama, é importante orientar essa mulher sobre a prevenção e o autocuidado relacionados à doença, considerando também o autocuidado de forma integral, como prevenção ao câncer de colo do útero, doenças metabólicas e sistema cardiovascular”, recomendou a subsecretária geral de Saúde, Cândida Barcelos.

A coordenadora do CRTM, Alessandra Crespo, reitera que o “Outubro Rosa” é um momento muito importante para reforçar os cuidados com a saúde da mulher. “Nosso principal objetivo é priorizar a prevenção e o autocuidado, destacando a importância do diagnóstico precoce. A Atenção Básica é a primeira porta de entrada e deve ser o ponto de maior aproximação da mulher com os serviços de saúde, antes de ela chegar à média complexidade, representada pelo Centro da Mulher”, reforçou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

  • 8 de outubro – Roda de conversa com o Instituto Sawuanna (um encontro de diálogo e conscientização sobre a saúde da mulher, a prevenção do câncer de mama, o diagnóstico precoce e o autocuidado) – Parquecentro Shopping, às 18h;
  • 14 de outubro – Palestra na Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH), às 9h;
  • 16 de outubro – Acolhimento ao Projeto Social “Cuidando de Quem Cuida” (a ação será voltada especialmente para mães de crianças atípicas, com acolhimento e orientações sobre a saúde da mulher, a prevenção do câncer de mama, o autocuidado e o acesso aos serviços oferecidos pelo CRTM). Também haverá o Dia D do Outubro Rosa no CRTM (durante todo o dia, as pacientes presentes na unidade participarão de palestras, orientações e rodas de conversa sobre: prevenção do câncer de mama, diagnóstico precoce, sinais de alerta, acompanhamento periódico e cuidados gerais com a saúde da mulher);
  • 19 de outubro – Roda de conversa “Entre Mulheres: Cuidar de Si Também é Prioridade” (a atividade será destinada às colaboradoras da Construtora Realiza, com informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o autocuidado e a importância de reservar um tempo para cuidar da própria saúde) – Sede da Construtora Realiza, Rua Alvarenga Filho, nº 19;
  • 21 de outubro – Ação do Outubro Rosa junto ao PROAPAR (será realizada uma palestra educativa para a equipe e os pacientes do programa, abordando a prevenção do câncer de mama, os sinais de alerta, o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular da saúde) – Programa PROAPAR;
  • 22 de outubro – Roda de conversa na Policlínica da Família Dr. Henrique Oliveira (antigo CSU de Guarus).
  • Semana do Servidor Público – de 26 a 30 de outubro – durante a Semana do Servidor Público, o CRTM estará presente, junto às demais secretarias municipais, com um estande dedicado à saúde da mulher. As servidoras públicas municipais terão acesso às ações de orientação, prevenção, cuidado e oferta de exames.


fique bem informado