Campos 24 Horas - Antecipando a atuação em mais uma edição do Prefeitura em Ação, o Procon Campos, por meio da Escola do Consumidor, realizou, nesta terça-feira (18), uma palestra para alunos da Escola Municipal Manoel Coelho, em Goitacazes. A atividade, realizada no turno da manhã, foi direcionada aos estudantes do 4º e 5º anos e abordou noções básicas dos direitos do consumidor, com linguagem adequada à faixa etária e exemplos de situações presentes no dia a dia.
Durante o encontro, os alunos receberam orientações sobre direitos e deveres nas relações de consumo e sobre a importância de desenvolver hábitos de consumo mais conscientes. (Leia mais abaixo)
“A educação para o consumo precisa acompanhar as transformações da sociedade e começar cada vez mais cedo. Hoje, as crianças estão expostas à publicidade, às compras pela internet e às estratégias de consumo mesmo antes de realizarem uma compra diretamente. Nosso objetivo é ajudá-las a desenvolver um olhar mais crítico e consciente diante dessas situações”, explicou a diretora da Escola do Consumidor, Kelly Viter.
Durante a palestra, também foram abordadas situações práticas para facilitar a compreensão dos estudantes sobre como as relações de consumo estão presentes em diferentes momentos do cotidiano. A proposta é fazer com que as crianças consigam identificar essas relações e compreender, de maneira simples, os principais direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A palestra, que faz parte do trabalho desenvolvido pela Escola do Consumidor para ampliar o acesso à informação e levar a educação para o consumo a diferentes públicos do município, integrou a programação da 28 edição do Prefeitura em Ação, que acontece neste sábado (22), na Escola Municipal Manoel Colho, em Goitacazes, das 9h às 13h. Durante a semana, outras secretarias levarão palestras com diferentes temas aos alunos da unidade escolar que sediará a edição do programa.
A palestra antecede as atividades do Prefeitura em Ação na região de Goitacazes e reforça a atuação educativa e preventiva do Procon Campos, aliando a defesa dos direitos do consumidor à informação e à educação como instrumentos para relações de consumo mais equilibradas.