Assistência Social vai atender população de Goitacazes no Prefeitura em Ação deste sábado


  • 21/08/2026, 12h39, Foto: Divulgação .

Campos 24 Horas - A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC) estará presente em mais uma edição do Prefeitura em Ação com diversos serviços da pasta. Marcada para este sábado (22), a 28ª edição do evento será no distrito de Goitacazes, das 9h às 13h, na Escola Municipal Manoel Coelho. Serão disponibilizados atendimentos com Cras e Creas, informações do Cadastro Único, corte de cabelo e isenção de taxa de 2ª via de documentos, orientação nutricional, entre outros.

A Subsecretaria Municipal de Justiça e Assistência Judiciária, vinculada à SMASC, vai ofertar atendimentos jurídicos nas áreas de Direito da Família, Previdenciário e Administrativo. As equipes estarão no local para atender a população, mas poderão realizar encaminhamentos para casos mais complexos. (Leia mais abaixo)

As equipes da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres estarão com um estande para divulgação da rede de atendimento à mulher e realização de agendamentos para o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista. Já a Subsecretaria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vai ofertar corte de cabelo, massoterapia, além da divulgação da rede de atendimento. A partir de uma parceria com a Secretaria Estadual de Habitação e Interesse Social, por meio da Fundação Leão XIII, haverá atendimento para isenção de taxa de 2ª via de documentos.

Política de Assistência Social está presente em Goitacazes

Além do Prefeitura em Ação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania está presente no distrito de Goitacazes, bairros e localidades daquela região com atuação dentro da Política de Assistência Social. Na região, além dos atendimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) , são realizadas ações como Mutirão de Atualização do CadÚnico, Justiça Itinerante e edições do Social + Perto para atender a população residente.

Um Relatório Técnico feito pela Vigilância Socioassistencial da SMASC, com base na ferramenta Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único (Cecad), mostra que Goitacazes e região possuem 10.6516 famílias e 24.899 pessoas no Sistema Cadastro Único, com base nos dados de agosto de 2026. Na localidade de Goitacazes predomina o sexo feminino, representando 61% dos moradores. A faixa etária está entre 0 e 17 anos com 35% do público, além da população de 18 a 39 anos, com 29%.

O levantamento ainda mostra o quantitativo de beneficiários do Programa de Transferência de Renda do Governo Federal “Bolsa Família” e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), referente às pessoas idosas e pessoas com deficiência em Goitacazes. De acordo com os dados, são 5.288 beneficiários do Bolsa Família, 267 com o BPC Pessoa Idosa, além de 323 com o BPC Pessoa com Deficiência. (Leia mais abaixo)



fique bem informado