Campos 24 Horas – O trabalho de acolhimento e assistência prestado pelo Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) ganhou um reconhecimento especial nessa quinta-feira (18). Após concluir o tratamento que resultou em uma cirurgia de histerectomia total bem-sucedida, a paciente Marciana Souza retornou à unidade para agradecer à equipe que acompanhou cada etapa de sua recuperação.
Moradora do bairro Novo Jockey e trabalhadora da reciclagem, Marciana, de 44 anos, chegou ao CRTM em dezembro de 2025, após o diagnóstico de miomas uterinos associados a um quadro de endometriose e anemia decorrente de hemorragias recorrentes. Diante do quadro de saúde delicado, teve início uma jornada de acompanhamento intensivo para que a paciente ficasse apta a realizar o procedimento cirúrgico. Durante o processo foram realizados exames como ressonâncias, ultrassonografias e análises laboratoriais, além de tratamento medicamentoso endovenoso para estabilização do quadro clínico e correção da anemia. O acompanhamento clínico da paciente foi conduzido pela médica Germana Goulart, ginecologista da unidade e responsável pela condução do caso.
Com o avanço do acompanhamento e a avaliação da equipe médica, a paciente foi encaminhada para o procedimento cirúrgico de histerectomia total, realizado em maio deste ano no Hospital Plantadores de Cana (HPC). A cirurgia foi bem-sucedida e o pós-operatório evoluiu de forma satisfatória.
Emocionada ao retornar ao CRTM para agradecer à equipe, Marciana destacou o acolhimento recebido desde o início do atendimento.
“Quando eu cheguei aqui, eu estava num processo muito difícil, com muita dor, com a saúde debilitada por causa do mioma e da endometriose. Eu achava até que não teria mais jeito. Mas fui muito bem acolhida desde o primeiro momento. Cada vez que eu vinha aqui, as meninas sempre me ajudavam, me orientavam, com carinho, atenção e empatia. Não era só um atendimento técnico, era cuidado de verdade”, relatou.
Ela também lembrou o período de preparação para a cirurgia e o apoio recebido ao longo de todo o tratamento. “As plaquetas estavam baixas, mas a doutora Germana avaliou que a melhor solução era mesmo a cirurgia. No hospital também fui muito bem atendida, desde o risco cirúrgico até o pós-operatório. Deu tudo certo, graças a Deus”, completou.
Segundo a direção do CRTM, o retorno de pacientes após a conclusão do tratamento representa um importante indicativo da qualidade do serviço prestado e do vínculo estabelecido ao longo do cuidado.
“Aqui nós identificamos um caso com múltiplos miomas, sangramentos recorrentes e um quadro de anemia importante. Era um caso com indicação cirúrgica e certa urgência. Não houve espera desnecessária. Assim que avaliamos os exames e o perfil clínico, fizemos o encaminhamento adequado. O mais importante é que ela chegou em um estado de adoecimento importante e hoje retorna recuperada, com sua saúde estabilizada, para agradecer o acolhimento e a atenção recebida em todo o processo”, destacou a diretora do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), Alessandra Crespo.
Ela também ressaltou o papel do cuidado humanizado no serviço. “O que mais nos marca é quando o paciente reconhece que foi ouvido e acolhido. Muitas vezes precisamos dizer ‘não’ ou redirecionar o atendimento dentro da rede, mas quando isso é feito com escuta e responsabilidade, o resultado aparece. Ver uma paciente que chegou fragilizada voltar depois de todo o processo, recuperada e agradecida, mostra que a missão do CRTM está sendo cumprida: cuidar de pessoas”, concluiu.