Campos 24 Horas – Policiais civis da 57ª DP (Nilópolis) frustraram uma tentativa golpe e prenderam dois integrantes de uma quadrilha especializada em estelionato contra idosos. Eles foram capturados em flagrante, nesta quinta-feira (11/06), em Nilópolis, na Baixada Fluminense, após ação de inteligência da unidade.
As diligências tiveram início após um idoso, de 65 anos, procurar a delegacia e registrar uma atitude suspeita de dois homens que se apresentavam como funcionários municipais da farmácia popular. Segundo relato da vítima, no dia 8 de junho, a dupla visitou e, na ocasião, pediu diversos dados pessoais dele. Ainda conforme narrado, o idoso disse que eles tentaram fazer biometria facial, mas que ele fechou os olhos para evitar o cadastro.
Nesta quinta, a vítima relatou que recebeu um novo contato dos criminosos, que disseram que teriam que retornar à sua residência para “concluir o cadastro”. Neste momento, ele acionou policiais civis da 57ª DP, que iniciaram diligências de forma imediata e procederam à residência dele.
No local, os agentes localizaram os bandidos, que foram autuados em flagrante por tentativa de estelionato. No veículo utilizado por eles, foram apreendidos aparelhos celulares e caixas de medicamentos de uso contínuo, que eram utilizadas para dar veracidade ao golpe.
Conforme apurado, os criminosos se passavam por falsos funcionários municipais para obter dados e a biometria facial das vítimas, normalmente idosos. Depois, eles utilizavam essas informações para abrir contas bancárias fraudulentas e invadir cadastros do INSS.