Pagamentos do Supera RJ são encerrados nesta quinta-feira

A última data para que o governo do Rio de Janeiro faça os pagamentos do Supera RJ é esta quinta-feira (31). Em julho, foi anunciado o fim do benefício — o programa de auxílio de renda criado pelo Governo do RJ na pandemia.(leia mais abaixo)

No entanto, mesmo com o fim da pandemia, ainda havia inscritos esperando as primeiras mensalidades. Alguns relataram que recentemente o valor apareceu no extrato, mas que horas depois o dinheiro não estava mais na conta.(leia mais abaixo)

Agosto foi o último mês do bônus, mas alguns não recebiam desde abril. O acordo feito com o governo previa ainda que os valores que estavam nas contas poderiam ser sacados em até 90 dias.(leia mais abaixo)

A coordenação do programa afirmou que houve um erro no sistema de pagamentos e que os valores serão novamente creditados até o fim desta quinta (31).(leia mais abaixo)

Depois desse prazo, os eventuais depósitos que não forem sacados pelos usuários vão retornar ao Tesouro. As regras serão definidas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.(leia mais abaixo)

A Defensoria Pública do RJ era contra a extinção do programa. A pasta defendeu ainda que os municípios fluminenses incluíssem os atendidos pelo benefício em outros programas através do CadÚnico.(leia mais abaixo)

“Enviamos uma recomendação para o governo em julho desse ano solicitando que o benefício fosse mantido até dezembro, como era previsto. Se não possível, que fosse restabelecido outro benefício assistencial permanente

desvinculado da pandemia”, destaca a defensora pública Raphaela Jahara.(leia mais abaixo)
Os beneficiários que ainda assim não receberem o pagamento podem procurar a Defensoria Pública para tomar as medidas possíveis.(leia mais abaixo)

O programa
O Supera RJ foi criado para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade num dos momentos mais críticos da pandemia de Covid, em março de 2021.(leia mais abaixo)

A ideia era destinar, todo mês, R$ 200 para quem precisa. Os adultos com até dois filhos teriam que receber um acréscimo de R$ 50 para cada criança.(leia mais abaixo)

Desde o lançamento, o programa acumula uma série de problemas. Foram muitas queixas de atrasos no recebimento do cartão e nos pagamentos.(leia mais abaixo)

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado também apontou que houve depósitos para servidores públicos, presidiários e pessoas mortas.(leia mais abaixo)

O TCE concluiu ainda que até o dono de um avião recebeu o benefício.