Diante dos últimos ataques a escolas que tem consternado o país e resultaram nas mortes de crianças e uma professora, as autoridades das áreas da educação e da segurança pública vão se reunir nos próximos dias para reforçar a segurança nas unidades escolares de Campos. O site Campos 24 Horas buscou um posicionamento do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte/Noroeste do Estado (Sinepe/Campos), que emitiu uma nota pública em que enfatiza a necessidade da implantação de um Plano de Contingência de Segurança Pública pelas autoridades para fortalecer a segurança nas escolas. (leia mais abaixo)
“O Sinepe tem se preocupado com esta situação que tem sido até recorrente. E nossa preocupação é corroborada pelas ameaças postadas nas redes sociais, dando conta de suposto atentado contra escolas públicas e privadas no próximo dia 20/04. Esperamos que sela apenas um boato. Assim temos direcionado esforços para que seja implantado logo este plano”, disse o advogado Bruno Lannes, assessor jurídico do Sinepe. (leia mais abaixo)
Bruno adiantou que tem uma reunião agendada para a próxima sexta-feira com o Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a fim de traçar diretrizes para reforçar a segurança nas unidades escolares do município. Na terça-feira, o encontro será com o Secretário de Ordem Pública, Jackson de Souza. (leia mais abaixo)
O advogado do Sinene também informa que já ligou para o comandante do 8 Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Cruz, para tratar doo assunto. Bruno Lannes entende que há necessidade de celeridade por se tratar de uma situação emergencial. (leia mais abaixo)
A nota do Sine ressalta que “o ambiente escolar deve ser local sagrado, de paz, tranquilidade, acolhimento, guarda e aprendizagem de crianças e adolescentes e, portanto, deve ter sua segurança garantida e priorizada e todos os aspectos, conforme garantido pela Constituição Federal”. (leia mais abaixo)
O Sinepe, destaca ainda a nota, “tem orientado as instituições de ensino associadas a aumentarem a vigilância neste período, restringindo o acesso interno a pessoas autorizadas, reforçando os protocolos de segurança e utilizando, na medida da capacidade de cada uma, todas as possibilidades lícitas para aumentar a segurança local, como alarmes, cercas elétricas e sensores de presença”. (leia mais abaixo)
Por fim, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares “reforça a necessidade de diálogo e aproximação entre os pais e responsáveis com os seus filhos e tutelados para que possam identificar eventual alteração comportamental, possibilitando ações preventivas de cuidado e zelo”. (leia mais abaixo)
O advogado também ressaltou a necessidade de que sejam identificados os autores destas ameaças nas redes sociais.