Atualizada em 10/10 às 08h26 – Passada a campanha eleitoral na corrida pelo voto dos candidatos da região na eleição do último domingo, o fato mais importante da política em Campos agora está relacionado à disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. Fontes do Campos 24 Horas no Legislativo informam que a eleição dos membros da Mesa só deve acontecer no final do ano, quando termina o mandato do atual presidente Fábio Ribeiro (PSD). Atualmente com minoria na Câmara, o prefeito Wladimir Garotinho tem um desafio no Legislativo para que não ocorra impasse nas votações de projetos do Executivo. As mesmas fontes do site informam que, para 2023, é aguardado um confronto na Câmara dos grupos Garotinho e Bacellar, os dois maiores grupos políticos da cidade, com interferência direta no voto dos vereadores. As fontes informam que o vereador Marquinho Bacellar, irmão do deputado Rodrigo Bacellar, continua sendo o nome do grupo de oposição que vai disputar o cargo de presidente. Já no governo, a articulação agora é outra: já há dois nomes de vereadores da oposição que poderiam mudar o posicionamento. (leia mais abaixo)
Após a vitória nas últimas eleições quando novamente foi decisivo para a reeleição de Bruno Dauaire (União Brasil) à Assembleia Legislativa, Wladimir Garotinho encara esse novo desafio que consiste em retomar a maioria do Legislativo. Pessoas que conhecem as nuances da relação Executivo/Legislativo afirmam ao Campos 24 Horas que a boa relação de Wladimir e o governador Cláudio Castro, que foi apoiado pelo prefeito teve a maioria dos votos no município, pode ser o caminho para um diálogo junto ao deputado Rodrigo Bacellar, líder e principal articulador do grupo Bacellar em Campos. Inclusive, Castro chegou a ligar para Wladimir nos últimos dias e agradeceu o posicionamento firme do prefeito na defesa de sua candidatura a governador. (leia mais abaixo)
O prefeito Wladimir Garotinho tem recebido elogios de todos os setores do município, pois superou obstáculos e colocou as finanças da prefeitura em dia, mudando o cenário deixado pelo governo passado. Hoje, Campos vive um novo momento em áreas como saúde, educação e obras estruturantes. Todavia, agora, além da capacidade de gerir os assuntos do cotidiano da prefeitura, está em jogo a capacidade do seu grupo político de negociar alianças. (leia mais abaixo)
CLIMA ENTRE OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO – O clima entre a situação e a oposição na Câmara Municipal ficou tenso neste 2022 em razão da eleição da Mesa Diretora, que foi anulada, além da disputa da eleição de deputado e das denuncias do caso Ceperj. Foram vários meses de denuncias e até queixas na polícia e ações judiciais de vereadores tanto da situação quanto da oposição. Os protagonistas chegaram a entrar com mandado de segurança na Justiça e queixa na 134ª DP/Centro. (leia mais abaixo)
Mesa Diretora extingue processo da perda de mandato dos vereadores da oposição