Diante da especulação a respeito de como será a virada do ano no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro não quis definir a situação, reafirmou que a questão ainda será discutida com os comitês científicos, mas que a decisão final é dele e do prefeito Eduardo Paes. A declaração foi dada nessa terça-feira (7), em um evento que aconteceu no centro da cidade. (leia mais abaixo)
De acordo com o governador, uma reunião do comitê científico do estado “vazou” e isso teria motivado a decisão do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de ir a público cancelar a celebração na capital fluminense. (leia mais abaixo)
“Infelizmente vazou a informação de que o comitê científico do estado estaria preocupado com a nova variante. Uma preocupação principalmente pela falta de informação a respeito dela, que o mundo inteiro não tem, não por outras questões. Depois disso, no sábado, o prefeito acabou tomando essa decisão. Esperei baixar a temperatura e liguei para ele”, explicou. (leia mais abaixo)
Castro reafirmou que os técnicos auxiliam e orientam, mas quem decide é ele e o prefeito, e garantiu que depois de um encontro nesta segunda-feria (6) os dois estão mais alinhados. (leia mais abaixo)
“Ontem alinhamos o que achávamos e cada um vai agora conversar com o seu comitê para validarmos os pontos”, reforçou. (leia mais abaixo)
O governador se colocou, ainda, a favor de festas particulares com regras sanitárias estipuladas por cada município. (leia mais abaixo)
Existe, também, a possibilidade de um esquema especial de transporte para o dia 31 de dezembro e a proibição de estacionamento na orla a fim de evitar aglomerações.
Prefeito e governador parecem concordar com pelo menos uma questão: a realização da queima de fogos em Copacabana e em outros pontos centrais da cidade. (leia mais abaixo)
Eduardo Paes foi para as redes sociais afirmar que pediu pessoalmente ao governador para levar essa possibilidade em consideração. Castro garantiu que acha viável. (leia mais abaixo)
A reunião em conjunto que estava programada para essa semana não deve mais acontecer. O governador afirmou que cada um vai discutir separadamente com os seus respectivos comitês e depois devem tornar pública uma decisão. (leia mais abaixo)
Até o momento, pelo menos 23 capitais brasileiras e o DF já cancelaram as festas de ano novo. A medida é, principalmente, por conta da preocupação da variante Ômicron, que foi detectada em vários países, inclusive no Brasil.
Fonte: CNN