Estado do Rio está com indicadores pré-endêmicos

Com o avanço da vacinação da Covid-19, o Estado do Rio já possui indicadores pré-endêmicos, segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe. No último mapa de risco para o coronavírus todas as regiões do estado apresentavam bandeira amarela e, de acordo com Chieppe, alguns municípios já devem aparecer com bandeira verde na próxima semana: (leia mais abaixo)

— Quando pegamos os indicadores epidemiológicos do estado e os indicadores assistenciais, temos hoje parâmetros que consideramos pré-endêmicos. Temos a menor taxa de incidência da nossa série histórica, a menor taxa de mortalidade da série histórica. Também em atendimento em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e taxa de ocupação de UTI e enfermarias. É um cenário tranquilizador — disse Chieppe.(leia mais abaixo)

Enquanto a Alerj discute um projeto que faculta a secretaria de Saúde a decretar os parâmetros para flexibilizar o uso de máscara no Rio, o estado estuda quais parâmetros vai instituir para a desobrigar a proteção em ambientes abertos. Segundo Chieppe, entre os parâmetros está de 65% a 70% de vacinação com duas doses da população em geral e 75% da população-alvo (maiores de 12 anos):(leia mais abaixo)

— Não vamos discutir agora flexibilizar em ambientes fechados ou com aglomeração. Cada município poderá ou não flexibilizar quando chegar em certo patamar. Um dos pressupostos para avançar para flexibilização é ter uma baixa transmissão — afirma.(leia mais abaixo)

O secretário também cobrou uma atualização dos municípios quanto a sua cobertura vacinal:(leia mais abaixo)

— Sabemos hoje que está avançada, mas temos um atraso da notificação. Municípios que eventualmente quiserem flexibilizar terão que avançar na cobertura e na alimentação dos sistemas de maneira adequada — explica.

Fonte: O Globo