Campos realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde no dia 27 de outubro

Será realizada no dia 27 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que acontecerá das 8h às 17h, é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Aqueles que vão participar da Conferência deverão fazer a inscrição pela internet, em formulário próprio que será disponibilizado a partir desta quarta-feira (20), no site da Prefeitura (AQUI) (leia mais abaixo)

O tema central a ser abordado este ano será “Realidade do SUS Pós-Pandemia”, com debate de dois eixos temáticos: assistência integral à saúde pós-pandemia e financiamento do SUS pós-pandemia. Entre os objetivos do evento está a avaliação da situação da saúde no município, elaboração de propostas a partir das necessidades de saúde e construção das diretrizes do Plano Municipal de Saúde.(leia mais abaixo)

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, explicou que o governo está cumprindo o que determina a lei, que é a realização dessas Conferências a cada quatro anos. Em Campos, segundo ele, a última conferência municipal aconteceu em julho de 2015, sendo que outra deveria ter sido promovida em 2019 e não foi.(leia mais abaixo)

“Vamos traçar diretrizes para os próximos 4 anos, com foco nos reflexos e complicações causadas pela pandemia. Além das sequelas pós-covid, outras doenças crônicas ficaram represadas por falta de assistência nesse período e agora estão surgindo com agravos bem maiores”, explicou o secretário.(leia mais abaixo)

Devido à pandemia, os participantes deverão respeitar o decreto municipal nº 372/2021, de outubro de 2021, sendo obrigatório apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19 com, pelo menos, uma dose aplicada, e utilização de máscara de proteção na entrada e durante o evento. A Conferência contará com, no máximo, 150 participantes.(leia mais abaixo)

Por meio da Lei n.º 8.142, de dezembro de 1990, a realização das Conferências de Saúde devem contar, necessariamente, com a participação dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da Saúde, dos gestores e dos prestadores de serviços de saúde. São nas Conferências de Saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam suas necessidades, com o desenvolvimento de políticas mais eficazes.

*Fonte: Ascom