Em três meses, o tráfico de drogas sofreu baixas que desfalcaram seus tentáculos com as prisões de cinco importantes líderes de facções que controlavam o tráfico de drogas em váriosd pontos de Guiarus e região Norte de Campos. Segundo as autoridades policiais, foram presos os líderes de em Conselheiro Josino, Travessão, KM 14, Nova Canaã, Santa Maria, Santo Eduardo e Espírito Santinho. Os dados são da 2ª Companhia da Polícia Militar (Guarus) com base nos levantamentos do Instituto de Segurança Pública (ISP). O tenente Davi da Silva Frazão, que comanda a PM em Guarus, falou sobre o balanço dos últimos meses, sobretudo o número de mortes violentas no subdistrito e na Região Norte. (leia mais abaixo)
Neste período, a 2ª Companhia e a 146ª DP comemoram a queda de 48% nas mortes violentas (de 25 para 13), em comparação com o ano de 2019. Em comparação com 2020, a redução de homicídios foi de 32%, (de 19 para 13) em mortes violentas. Ainda durante os três meses foram apreendidas 43 armas de fogo. (leia mais abaixo)
Na avaliação do tenente Davi da Silva Frazão, comandante da Companhia, responsável pelo policiamento em Guarus e região norte do município, o êxito nas ações dos policiais nestes três meses se deve a um conjunto de fatores. (leia mais abaixo)
“São vários fatores, como a perfeita integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar no cumprimento dos mandados de prisão, além de outras prisões em flagrante. Outro aspecto positivo é a integração entre Polícia e comunidade, que nos informa sobre as ações desses meliantes, através do serviço do Disque-Denúncia ou mesmo pelas redes sociais”, disse Frazão. (leia mais abaixo)
Frazão lembrou ainda que em julho, a 146ª Delegacia de Polícia e a 2ª Companhia ficaram em quarto lugar em auto de prisão em flagrante e, em agosto, o segundo lugar em todo o Estado. (leia mais abaixo)
“Em virtude dos bons serviços prestados, a gente tem a confiança e a credibilidade da comunidade e isso acaba refletindo em boas ocorrências, tirando de criação aqueles que buscam contrariar as leis em vigor e, consequentemente, garantindo a segurança para a coletividade”. (leia mais abaixo)
Frazão frisou ainda que, com o advento das mídias digitais, a população pode potencializar sua contribuição no combate à criminalidade com informações preciosas com o sigilo plenamente garantido. (leia mais abaixo)
“Todo este trabalho só foi possível com o policiamento ostensivo, asfixiando o crime, além do esforço conjunto e a integração com a comunidade que, como eu disse antes, pode colaborar através do Disque Denúncia (27231177), do serviço de 190 e de canais das mídias sociais como o Intragram, onde o denunciante por entrar em contato com nosso privado que terá o seu sigilo preservado”, afirmou. (leia mais abaixo)
As modalidades de crimes mais comuns na região de Guarus são os homicídios e roubo (a transeunte). “Entretanto, estamos nos planejando com apoio de policiais de serviço extra com o objetivo de conter esses delitos”, acrescentou. (leia mais abaixo)
O tenente Frazão afirmou ainda que há criminosos de fora com penetração no tráfico da região. “Nosso serviço de inteligência já identificou elementos de fora, sobretudo para abastecer as principais facções que atuam na região”.