Espanha, França, Suécia e Japão têm casos de variante britânica da Covid

A variante do coronavírus encontrada no Reino Unido e que provocou uma nova série de medidas restritivas no país foi detectada em mais três nações entre a sexta-feira 25 e este sábado, 26. França, Espanha, Japão e Suécia reportaram casos de pessoas infectadas pela nova mutação do coronavírus. Dinamarca, Holanda, Itália e Austrália são outros países que já tinham detectado a variante britânica. Em todas essas nações, o número de casos registrados da mutação é baixo.

A descoberta da variante causou um recrudescimento das medidas restritivas no Reino Unido em meio às festas de fim de ano.

A mutação também provocou reações de diversos países, que estabeleceram medidas de isolamento – como a suspensão de voos – em relação à Grã-Bretanha. O Brasil adota essa medida desde sexta.

Com base no número de casos já identificados da nova variante, o governo britânico estimou que a mutação seja cerca de 70% mais contagiosa – embora não existam evidências de que seja mais perigosa para o organismo. Um estudo ainda não revisado da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM) apontou que a mutação seria “entre 50% e 74%” mais contagiosa.

Fonte: Veja