Flamengo e Athletico protagonizam novo duelo e prévia da Copa do Brasil

Flamengo e Athletico não chegam a ser rivais históricos, longe disso, mas eles têm protagonizado partidas quentes nos últimos anos. E esse confronto vai ganhar novos capítulos nas próximas semanas. Fla e Furacão duelam às 16h deste domingo, no Maracanã, como uma prévia da Copa do Brasil. (leia mais abaixo)

Os jogos das oitavas de final serão nas semanas de 28 de outubro (em Curitiba) e 4 de novembro (no Rio de Janeiro). Ou seja, serão três partidas no intervalo de um mês. Os detalhes ainda serão definidos.

Essa “rivalidade” entre Flamengo e Athletico começou na Libertadores de 2017, quando eles ficaram no mesmo grupo – ao lado de Univesidad Catóilca e San Lorenzo. Cada time ganhou um jogo (ambos por 2 a 1), mas o Furacão passou para as oitavas, e o Fla caiu já na fase de grupos.

Mas o clima esquentou mesmo de 2019 para cá. O Athletico eliminou a equipe carioca nos pênaltis, em pleno Maracanã, e deu mais um passo rumo ao título da Copa do Brasil. Na comemoração, os jogadores do Furacão – entre eles, Léo Pereira – provocaram com o “cheirinho”.

O Flamengo deu o troco em dose dupla. Primeiro, pelo Brasileirão. Depois, pela Supercopa. O comandados de Jorge Jesus venceram por 2 a 0, na Baixada, durante a campanha do título do Brasileirão. Os jogadores do clube carioca devolveram o “cheirinho” após a partida.

Depois, o Mengo também venceu o Athletico na Supercopa, competição de jogo único que marca o duelo entre os campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão. O Fla ganhou por 3 a 0, com gols do trio Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, e abriu 2020 com (mais) um título.

Nesse cenário, são 11 partidas de 2017 para cá, com cinco vitórias do Flamengo e três vitórias do Athletico, além de três empates. O Furacão levou a melhor na Libertadores de 2017 e na Copa do Brasil de 2019, mas o Fla deu o troco no Brasileirão de 2019 e na Supercopa de 2020.

O jogo deste domingo não é tão decisivo como os confrontos anteriores, mas a vitória não deixa de ser muito importante. O Flamengo tenta encostar no líder Atlético-MG, e o Athletico quer abrir vantagem para a zona de rebaixamento e, ao mesmo tempo, colar no G-6.

O Fla é o sexto, com 18 pontos, e o Athletico é o 11°, com 14.

Além do cenário, os técnicos também são diferentes da última partida entre eles. Domènec Torrent substituiu Jorge Jesus no Fla, e Eduardo Barros herdou o lugar de Dorival Junior no Furacão. Os técnicos, inclusive, vão mexer nas escalações.

Recuperado de Covid-19, Dome conta novamente com nomes como Rodrigo Caio, Léo Pereira, Willian Arão e Everton Ribeiro. Porém, Gabigol, machucado, segue fora. Já Eduardo Barros não terá o suspenso Thiago Heleno, e outros jogadores podem ser poupados.

A Globo transmitirá Flamengo x Athletico (menos para SP).

Rivalidade recente

  • 2017 – Flamengo 2×1 Athletico (Libertadores)
  • 2017 – Athletico 2×1 Flamengo (Libertadores)
  • 2017 – Athletico 1×1 Flamengo (Brasileirão)
  • 2017 – Flamengo 2×0 Athletico (Brasileirão)
  • 2018 – Athletico 3×0 Flamengo (Brasileirão)
  • 2018 – Flamengo 1×2 Athletico (Brasileirão)
  • 2019 – Flamengo 3×2 Athletico (Brasileirão)
  • 2019 – Athletico 1×1 Flamengo (Copa do Brasil)
  • 2019 – Flamengo 1×1 Athletico (Copa do Brasil)*
  • 2019 – Athletico 0x2 Flamengo (Brasileirão)
  • 2020 – Flamengo 3×0 Athletico (Supercopa)

Fonte: Globo Esporte