Idoso de 99 anos participa de live do Envelhecimento Saudável

Os cinco segredos para ser feliz foram revelados na última live deste mês por Sebastião Pessanha, aluno da Colônia de Férias do Farol de São Thomé. Prestes a completar 100 anos, o aposentado esbanjou alegria e vitalidade para os internautas que acompanharam o encontro virtual do Projeto Idoso? Presente! realizado pela Prefeitura de Campos por meio da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Ativo. Em agosto, as lives continuam e vão abordar temas de saúde preventiva do idoso. (leia mais abaixo)

– Bom humor, união da família, amar a Deus, trabalho digno e honesto, e por fim, ajudar ao próximo. Vivendo desta forma estou aí há um século – revelou Sebastião, que é viúvo,  tem nove netos e sete bisnetos.

Morador da praia campista há 20 anos, no ano passado, ele comemorou o aniversário de 99 anos com os amigos na Colônia de Férias. A intenção, este ano, era fazer uma “festa de arromba”. Mas, infelizmente a pandemia do covid-19 não permite aglomerações e sr. Sebastião já marcou uma missa em ação de graças ao centenário de vida. 

– Dentro da programação estavam a missa e a festa. Infelizmente, a festa vai ficar para o ano que vem – disse, otimista. 

O Educador Físico Léo Everton coordena as atividades físicas na Colônia do Farol.  Ele garante que Sebastião, apesar da idade, tem muito mais disposição do que pessoas mais novas. 

– Eu digo para os meus alunos que nosso corpo é composto por água. E, sabemos de cor e salteado que água parada dá dengue,  zika e chicungunya. E lá na Colônia não tem essa história de corpo mole não. Coloco os meus alunos pra mexer o esqueleto. Mesmo com essa nova realidade de aulas virtuais,  não deixo ninguém parado. Todos os alunos são ativos, bem dispostos e têm muita vontade de viver com qualidade e autonomia. E Sebastião faz parte desse time, sempre dotado de bom humor – afirmou o professor.

Sr. Sebastião mora com a filha Fátima Pessanha. Ela revelou que o pai caminha na orla todas as manhãs cumprindo todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação do coronavírus.

A secretária e a subsecretária, Heloísa Landim e Neli Viter, respectivamente,  receberam sr. Sebastião e Léo Everton, para o bate-papo.  

Para Neli só não envelhece quem morre antes. “Sr. Sebastião contribuiu generosamente conosco, nessa  noite, ao partilhar seu envelhecimento saudável”.

– Chegamos ao fim de mais um projeto de sucesso como todos os demais que realizamos na Secretaria do Envelhecimento desde o início da gestão, quando o prefeito Rafael Diniz nos confiou a missão de proporcionar à população envelhescente qualidade de vida. Além de dar voz aos idosos, temos uma equipe que preza pela autonomia e empoderamento dos idosos, em todos os níveis. Este sentimento de estar perto  mesmo em isolamento social, de saber que essa equipe da Secretaria do Envelhecimento não para, não deixa o idoso isolado proporciona e traz sempre as ações de qualidade com a proposta de qualidade de vida e bem-estar – finalizou Heloísa.

Fonte: Supcom