Operação prende 17 suspeitos de tráfico em Quissamã

Equipes da 130ª Delegacia Legal de Quisssamã coordenados pelo Delegado Titular Raul Morgado realizaram nesta quinta-feira (24), a Operação “Apneia” em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, para cumprir 17 mandados de prisão preventiva  e  um de busca e apreensão de um adolescente Infrator  expedidos pela Vara Criminal de Quissamã. 

Os suspeitos estariam ligados à facção criminosa “ADA”, pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ficou constatado no curso da investigação  que Douglas Roberto Ferreira de Morais, vulgo “Biscoito” chefe da facção, mesmo detido na Penitenciária Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos continuava comandando, junto a seus comparsas, o comércio ilegal de drogas em Quissamã.

Ficou ainda demonstrado que os responsáveis pelo fornecimento de entorpecentes para a organização criminosa deslocavam-se para comunidades do Rio, Macaé e Rio das Ostras para a compra ou empréstimo de material ilícito necessário ao tráfico. Desta forma, foi constatado intenso fluxo de armas e munições, assim como o intercâmbio de traficantes entre as comunidades.

Além disso, ficou evidenciada a utilização de menores de idade no tráfico local, com alguns adolescentes tendo sido apreendidos e encaminhados pela Polícia Civil ao Juizado da Infância e Juventude. Essa participação se deu através da distribuição do entorpecente, da guarda do mesmo, do transporte das drogas de sua origem até o seu destino ou mediante outras condutas que denotaram sua participação na organização.

Os denunciados foram enquadrados no artigo 35 da mesma legislação, que estabelece que a associação de duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos no artigo 33, está sujeita à pena de reclusão de três a dez anos em regime fechado.