Prefeito estende bolsas do Viva a Ciência aos estudantes do ensino fundamental

A partir de 2019, alunos do Fundamental II em Campos passam a contar com o programa “Viva a Ciência na Escola”, de incentivo à iniciação científica, nos mesmos moldes do “Viva a Ciência”, implantado este ano e que contempla universitários. De autoria do prefeito Rafael Diniz, o projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores na quarta-feira (28) e segue para sanção. Com a regulamentação, alunos do 6º ao 9º ano terão acesso a Bolsas de Iniciação Científica, para o desenvolvimento de projetos.

Pelo texto aprovado, que altera a lei anterior, o prefeito solicitou a inclusão dos “alunos de nível fundamental…, nas bolsas de iniciação à pesquisa, inovação, extensão e de empreendedorismo”. Os alunos não poderão ter vínculo empregatício, outra fonte de renda e nem outras bolsas ligadas a outros programas de apoio e fomento. O programa oferecerá bolsa ao estudante e taxa de bancada ao professor para aquisição de materiais necessários ao projeto. O edital será publicado no próximo ano.

— No cenário atual, de delicado momento financeiro no qual vive o município, medidas de investimento em educação e tecnologia são de extrema importância para concretizar novos caminhos para a economia — frisou Rafael Diniz.

Por ocasião da abertura da “VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, há pouco mais de um mês, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCT&I), Romeu e Silva Neto, observou a importância de incentivar os jovens à iniciação científica. Ele destacou os primeiros frutos do “Programa Viva Ciência”, lembrando que universitários do programa já desenvolviam 30 projetos (Leia AQUI) de interesse de Secretarias e Superintendências, a partir da concessão de bolsas para alunos de graduação.

Fonte: Comunicação PMCG