Além de fazer conhecer o campeão carioca da Série B1 em 2018, a final deste sábado (29), no Estádio Nilton Santos, será um tira-teima interessante para Americano e America. Os dois clubes, que voltam a jogar no Engenhão após quase uma década, terão a chance de conquistar um título em um grande estádio, num duelo que servirá como preliminar para um jogo que envolve um dos quatro grandes. No entanto, nada disso é novidade para os dois clubes.
Tanto alvinegros quanto rubros já disputaram finais em situações semelhantes e foram felizes. Em 2009, o Torneio Moisés Mathias de Andrade, campeonato de consolação do Estadual, teve sua primeira edição e levou o nome do antigo zagueiro de Bonsucesso, Vasco e Bangu, que havia falecido meses antes. O Canão enfrentou o Mesquita na final, em uma quentíssima tarde no Maracanã, ganhando por 1 a 0, gol de Kieza. Foi único título do Glorioso no Maior do Mundo. O jogo de fundo teve o Botafogo batendo o Resende por 3 a 0 para garantir o título da Taça Guanabara.
Do lado americano, a festa aconteceu no ano seguinte. Pelo Torneio João Ellis Filho, outra competição de consolação (esta válida no segundo turno), o Mecão jogou diante do Macaé e ganhou por 4 a 2. Gerson, Claudemir, Felipe e Jones Carioca anotaram pelos rubros, que voltaram a conquistar um título no Maracanã após 28 anos: o último tinha sido o Torneio dos Campeões de 1982. A propósito, o America foi o penúltimo campeão do velho estádio antes de sua reforma para a Copa do Mundo: só não “fechou a conta” porque, horas depois, o Botafogo bateu o Flamengo na decisão da Taça Rio e, como já tinha vencido a Taça GB, ficou com o título carioca de 2010, de forma direta.
Fonte: FutRio