Os moradores da Baixada Campista vão contar neste sábado (11) com uma série de ações de saúde preventiva. O ato faz parte da Semana Municipal de Prevenção à Saúde do Homem, instituída por meio de lei municipal, aprovada em maio deste ano, de autoria do vereador Igor Pereira (PSB). As atividades acontecerão na praça São Benedito, em Goitacazes, entre 9h e 15h. Uma equipe da Secretaria de Saúde de Campos vai atuar com aferição de pressão, teste de glicemia, além da conscientização quanto à prevenção de doenças e campanha antitabagismo, entre outras ações.
Para o vereador Igor Pereira, o projeto tem como objetivo instruir à população que a prevenção é sempre o melhor caminho. “Temos de fazer com que o homem tenha consciência disso. A mulher adere mais ao conceito de saúde preventiva. Desde a adolescência vai ao ginecologista, faz exames periódicos. O homem, não. Pesquisa recente apontou que, no Brasil, 50% dos homens com mais de 40 anos nunca tinham ido ao médico. É um paradigma que temos de quebrar”, afirmou Igor.
Pesquisa feita no Centro de Referência da Saúde do Homem de São Paulo mostra que 60% dos pacientes chegam ao serviço com doença avançada. O número de homens que procuram um médico para fazer uma consulta preventiva é 30% menor que o de mulheres. O estudo, realizado há três anos, apontou ainda que os homens costumam ter hábitos relacionados à saúde piores que os das mulheres.
O número de homens com excesso de peso é maior do que o de mulheres. Há mais homens fumantes do que mulheres e eles gostam mais de comer carnes com muita gordura do que elas. Além disso, mais homens não seguem a recomendação de consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças. Os homens evitam ir ao médico, talvez por medo de descobrir uma doença grave e também porque são mais otimistas em relação à própria saúde.