SJB: Mostra sobre futebol em cartaz até quarta-feira

O projeto “Câmara Cultural”, na Câmara de Vereadores de São João da Barra, traz desta vez o tema “Futebol Sanjoanense”. A mostra permanece em cartaz até a próxima quarta (18) e brinda o público com um precioso acervo emprestado por clubes do município e por ex-jogadores. São álbuns de fotografia, recortes de matérias publicadas em jornal, troféus, medalhas, camisas e faixas. A entrada é franca.

O primeiro clube de futebol do município foi o “Vila Isabel F. C.”, fundado por volta de 1920. Depois vieram: “Brasileiro F. C.”, “Boa-Vida”, “Thoquinol”, “Ipiranga”, “Flamengo”, “América”. O mais antigo ainda em atividade, o Fluminense Futebol Clube, foi fundado em 19 de setembro de 1943; coleciona 24 títulos e é o maior vencedor do Campeonato Sanjoanense de Futebol Amador. Atualmente, estão também em atividade: Santos Futebol Clube, Grussaí Futebol Clube, Açu Futebol Clube, Esporte Clube Barcelos, Flamenguinho Futebol Clube, Sanjoanense, Portuguesa, Chatuba e Palmeiras.

Muitos jogadores sanjoanenses fizeram parte de clubes por todo o Brasil e até na Europa, em países como Espanha e Portugal. São nomes como: Carlito Martins, Jorge Sena, César Martins, Carlos de Almeida Cintra (Cabeção), José Francisco Ramos (Chinho), Evaldo Rangel (Bacalhau), Renato França Azevedo (Renatinho), Geraldo Melo Novas (Catoco), Jorge Melo Novas (Ginex), Evaldo Sena, Ronaldo Cajueiro, José Carlos Gomes da Silva (Dedé).