Brasília – O Uber corre sério risco de desaparecer do Brasil. Os vereadores de todo o país, pressionados pelos sindicatos de taxistas, estão por trás da pressão sobre os senadores – que devem votar hoje uma proposta que proíbe o aplicativo de smartphones – e pressionam também os deputados da Câmara.
Os vereadores são os maiores cabos eleitorais dos congressistas e, às vésperas da campanha de 2018, não vão apoiar quem votar contra o sindicato. Se o texto for alterado, volta para a Câmara e o Uber ganha tempo para articular. O autor é o deputado Carlos Zaratini (PT-SP) e o relator no Senado é Pedro Chaves (PSC-MS).
JOGO DURO
O Uber contratou lobistas, entre eles, o consultor Ivo Mota Correa, ex-subchefe da Casa Civil do Governo de Dilma Rousseff e testemunha dela no processo do impeachment.
NA PISTA
Já os consultores do Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo, o Simtraple, pelo Uber, tentarão derrubar itens do texto.
NA PISTA 2
O Simtraple quer tirar a obrigatoriedade da placa vermelha para Uber, impedir que apenas o proprietário dirija e ampliar a área de atuação para regiões metropolitanas.