Morre pastor que abriu sua casa para homem que pediu oração

12/01/2016   09h07   |   Foto: Filipe Lemos/Campos 24 Horas

0e85ae4b-0b3d-4222-946d-3d25ef31c8c0
A polícia encontrou a touca usada no crime em um terreno próximo à casa do principal acusado

ap10Morreu na madrugada desta terça-feira (12), o pastor Valdir Antonio da Silva,  de 54 anos. Ele foi baleado durante um assalto na madrugada do último sábado (9), na localidade de Fazenda Correnteza, às margens da BR-101, em Morro do Coco, região norte de Campos.

Segundo declarações de uma filha do pastor, de 29 anos, ao Campos 24 Horas.  o acusado chegou à sua casa pedindo para que seu pai abrisse a porta, pois precisava de uma oração. Seu irmão, ao perceber que o homem estava encapuzado, entrou em luta corporal com ele.  “Era madrugada e meu irmão viu que o rapaz estava encapuzado e tentou impedir que ele entrasse “, disse a filha do pastor na manhã desta terça-feira(12) quando aguardava a liberação do corpo do seu pai no Instituto Médico Legal(IML).

ap102

Ainda segundo a filha, seu irmão foi atingido por um tiro no braço. Após isso, o pastor ao ver que seu filho havia sido ferido, foi socorrê-lo e acabou sendo atingido no tórax.  Ela revela que o pai teria corrido para tentar pegar algo e acabou caindo nos fundos da casa, onde foi encontrado. “No primeiro momento, achamos que meu pai havia sido sequestrado, mas o encontramos baleado caído nos fundos de casa”, contou.

Valdir era pastor da Assembleia de Deus. O sepultamento será em Mimoso do Sul., sua terra Natal.  Ele deixa quatro filhos, três mulheres – sendo duas grávidas – e um homem.

De acordo com a polícia, o principal acusado mora na localidade há pouco tempo e é casado com uma jovem, cuja família é de Morro do Coco.

A polícia encontrou uma touca e um relógio  em um matagal próximo a casa do acusado.

Relembre

Um pastor e seu filho foram baleados durante um assalto, na madrugada deste sábado (09) por volta das 02h, na localidade de Fazenda Correnteza, às margens da BR-101, em Morro do Coco, na região Norte de Campos. O autor do crime foi preso minutos após por equipes da Polícia Militar. Trata-se de um morador da própria localidade.

As vítimas foram o pastor Valdir Antonio da Silva,  de 54 anos, e seu filho Valdir Siqueira da Silva, de 27. Eles  foram socorridos por uma ambulância de Morro do Coco e levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM). De acordo com assessoria da unidade hospitalar, o estado de saúde do pastor é considerado grave, visto que levou um tiro no tórax. Já o filho dele, foi atingido no braço.

As vítimas reconheceram o autor como morador da própria localidade e policiais militares conseguiram realizar a prisão. O acusado Michel Jakson de Souza Silva, de 21 anos,  dormia em sua casa, que fica a 100 metros da casa do pastor, quando recebeu voz de prisão. Ele  é de Minas Gerais e mora em Campos há cerca de um mês. A arma usada não foi encontrada.

A polícia ainda informou que o pastor teria entrado em luta corporal com o acusado, que aparentava ter ingerido bebida alcoólica e dizia a todo momento que queria saber onde estava o dinheiro.

Em ato contínuo de buscas após a tentativa de latrocínio na residência do pastor, onde o mesmo e seu filho foram baleados, policiais militares de Morro do Coco, conseguiram encontrar dentro de uma propriedade rural, os materiais que possivelmente foram usados pelo jovem que é apontado como autor do crime.

Os policiais encontraram uma touca ninja, de cor preta, duas munições de calibre 22, o mesmo que foi usado na tentativa de latrocínio. Além disso, foi apreendido um relógio que o acusado estava usando no momento que cometeu o crime.

Os materiais apreendidos foram encaminhados para 146ª DP/Guarus, onde a ocorrência segue em investigação.