16/10/2015 – às 16h13 – Foto: Divulgação
O Hospital Geral de Guarus (HGG) promove nesta sexta-feira (16), às 15h, palestra sobre “Prevenção de acidentes domésticos infantis”. O encontro será ministrado pela enfermeira da Comissão de Pele do HGG, Shirley Rangel Gomes. Ela vai falar várias dicas para evitar que mais crianças sejam vítimas de acidentes domésticos.
São dicas como orienta os filhos a brincar em locais seguros, evitando quedas; proteger as tomadas com protetores específicos; não deixar nada quente ao alcance da criança; dentre outras.
Acidentes domésticos como afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações ainda são a principal causa de morte de crianças de até 9 anos no Brasil. Na última década, houve queda nos óbitos de crianças nesta faixa etária, mas os números ainda são preocupantes.
Dados do Ministério da Saúde revelam que as principais causas de mortes foram os riscos acidentais à respiração como, por exemplo, sufocação na cama, asfixia com alimentos e outros, seguidos pelos afogamentos e exposição à fumaça, ao fogo e às chamas.