Atendimento foi temporariamente suspenso no Balcão de Empregos
Depois da secretaria municipal de Trabalho e Renda registrar em 2013 a emissão de 16 mil 36 carteiras de trabalho, ainda de forma manual, este ano, em função das dificuldades da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em atender as demandas para confeccionar o documento, foi temporariamente suspenso o atendimento no Balcão de Empregos com essa finalidade. A informação é da secretária, Joilza Rangel Abreu, que explicou que desde janeiro, conforme Portaria do MTE, o Balcão não mais recebe as carteiras.
Cabe à secretaria de Trabalho e Renda apenas montar o processo, que compreende receber as cópias dos documentos pessoais, fazer as fotos, a assinatura digital e, em seguida, encaminhar para a Gerência do Ministério do Trabalho, que elabora a emissão da carteira. Desta forma, passada essa montagem do processo de emissão, a responsabilidade da confecção e demais trâmites fica por conta do Ministério do Trabalho.
A secretaria já contabiliza mais de 1.300 pessoas que foram atendidas no Balcão de Empregos neste ano e que ainda aguardam a Gerência do Ministério do Trabalho imprimir a carteira. Para solucionar a falta dos “espelhos” (papel especial de emissão da Carteira de Trabalho), a Secretaria de Trabalho e Renda solicitou ao deputado Paulo Feijó que faça gestão junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, para que seja enviada remessa dos papéis próprios para confeccionar o documento.