SFI: tromba d´água em Imburi e Floresta causam estragos; VEJA VÍDEO

Prefeita Francimara Barbosa Lemos esteve nos locais




17/01/2020 19:07:53.

VEJA VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA - No final da tarde desta sexta-feira (17) uma tromba d´água pegou moradores das localidades de Floresta e Imburi, em São Francisco de Itabapoana, de surpresa, causando estragos por todos os lados. A praia de Guaxindiba também foi atingida, deixando as ruas alagadas.


Segundo as primeiras informações, casas que ficam as margens da RJ-224, próximo ao Posto de Saúde do Imburi foram invadidas pelas águas, chegando a derrubar um muro. Em Floresta a situação foi semelhante, mas os danos ainda estão sendo contabilizados.


 A equipe do Blog Carlos Jorge conversou com o vereador Maxsuel Cocoia, que é morador do Imburi. “Assim que a água começou a invadir as casas, liguei de imediato para a Prefeita e passei um relatório da situação. Estamos acompanhando a situação de perto”, disse o vereador.


 Por telefone responsáveis do blog conversaram com a Prefeita Francimara Barbosa Lemos que, no momento da entrevista, estava seguindo para o local com as equipes das secretarias de Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano. “Fiquei sabendo do ocorrido e imediatamente mobilizei a nossa equipe para dar suporte no que for necessário às famílias”, disse a prefeita, que tranquilizou os moradores quanto ao suporte da prefeitura. “As famílias podem ficar tranquilas que estaremos dando todo apoio”, finalizou.


FONTE: BLOG DO CARLOS JORGE



 




Idoso encontrado morto em casa teria sido assassinado; suspeita era de mal súbito

Caso aconteceu na Ilha dos Mineiros, praia de Santa Clara (SFI)




17/01/2020 17:05:08.

O idoso de 84 anos que foi encontrado, no sábado passado (11), caído no chão do quarto da casa onde morava, na Ilha dos Mineiros, em São Francisco de Itabapoana, não morreu de mal súbito como vizinhos suspeitaram. O site Campos 24 Horas, através de suas fontes, apurou que Antônio Domingos de Andrade teria sido assassinado, já que apresentava marcas de ação pérfuro cortante, provocadas por objeto tipo faca, estilete e outros.


As marcas estavam concentradas na cabeça da vítima. Ainda de acordo com informações, embora o idoso tenha sido encontrado sozinho em casa, existia uma mulher na casa, que não foi vista quando chegou o socorro. O Resgate foi chamado por um vizinho, que achou que ele estivesse vivo, mas os socorristas constataram que estava morto.  


O caso está sendo investigado na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana.




Prefeita de SJB anuncia início das obras do Heliporto/Açu para fevereiro

Expectativa de ser concluída no início do segundo semestre deste ano




17/01/2020 08:08:14.

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, recebeu na tarde desta quinta-feira, 16, o diretor da empresa Aeropart, Francisco Pinto. O cronograma para a construção do Aeródromo Norte Fluminense - Heliporto do Açu, que tem contrato de 40 anos no município, foi apresentado à prefeita em reunião na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. A expectativa é que a obra comece em fevereiro e seja concluída no início do segundo semestre deste ano. O aeródromo será construído em uma área de 210 mil metros  quadrados, a 15 quilômetros do Complexo Portuário do Açu. 


Carla apresentou aos representantes da Aeropart a infraestrutura oferecida pelo município. A prefeita também pediu que a empresa contrate trabalhadores do município. "Peço a conscientização do grupo Aeropart em relação à contratação de mão de obra e a utilização dos nossos serviços", ressaltou.


Para Francisco Pinto, o encontro com a prefeita Carla Machado foi importante e as demandas apresentadas são justas. "Toda concessionária precisa se preocupar com a comunidade em que vai atuar", disse. Ele também explicou que, em princípio, será implantado um heliporto, funcionando como aeródromo civil público. A ideia é no futuro contar com pista para aviões.


O grupo, que participou da terceira reunião no município, já obteve licença ambiental junto ao Inea, deliberação do Comando da Aeronáutica (Comaer) e autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "Só falta a licença da Prefeitura. Já conversamos com o secretário de Obras e Serviços, Alexandre Magno, para atendermos todas as exigências legais", disse o empresário. 


Participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Marcelino Souza; Obras e Serviços, Alexandre Magno; Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra; Planejamento, Allan Barcellos e Pesca, Analiel Viana.


Cliente- Além de atender às demandas do Porto do Açu, o Heliporto também desperta o interesse da Pretrobras. Representantes da empresa visitaram no início desta semana a área que já está sendo preparada para a construção.


Os representantes da Aeropart apresentaram à prefeita o certificado do Peotram Aéreo 2018, da Petrobras - Prêmio do Programa de Excelência nas Operações de Transporte Aéreo e Marítimo -, pelo desempenho na gestão e segurança do Aeródromo Terrestre.




Cadeiras anfíbias para pessoas com necessidades especiais em SFI

As cadeiras ficam nas praias todos os dia




15/01/2020 10:10:48.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana saiu na frente e lançou essa semana o Projeto Praia Para Todos, com cadeiras anfíbias destinadas ao banho de mar para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, que está sendo muito procurada todos os dias. As cadeiras anfíbias não vão atender apenas as pessoas com deficiência, mas também quem tem dificuldades de se locomover, principalmente os idosos.


As cadeiras estão disponíveis todos os dias, das 8h às 13h, até o domingo depois do carnaval (01/03). Elas estarão nos seguintes locais: Praias dos Sonhos, Gargaú, Santa Clara, Guaxindiba e Manguinhos. Os guarda-vidas serão os responsáveis pela orientação e condução dos banhistas. A intenção da prefeitura é comprar mais cadeiras para deixar uma em Barra do Itabapoana e outra em Lagoa Doce, a fim de ampliar o projeto para todo o litoral.


Aprovação – O professor aposentado do Instituto Federal Fluminense (IFF) e presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, elogiou a importância do projeto, que “garante o direito sagrado de ir e vir do cidadão”, previsto na constituição federal. “Quando você é privado disso, deixa de aproveitar muitas coisas na vida. Nós não somos especiais, nós temos necessidades especiais”, afirma o professor.


 




Irmãos morrem eletrocutados em São Gonçalo; VÍDEO

Eles estavam soltando pipa e um foi salvar o outro




14/01/2020 13:01:02.

Duas crianças que soltavam pipa nesta segunda-feira (13), em São Gonçalo, morreram eletrocutadas. Eles eram irmãos e, segundo informações, o mais velho, de 14 anos, foi tentar salvar o outro e também recebeu a descarga elétrica.


O corpo de Bombeiros local foi chamado para fazer o salvamento, mas quando chegaram eles já estavam mortos. Em nota, a Enel Distribuição Rio lamentou o acidente e disse que enviou uma equipe ao local assim que soube, mas os técnicos teriam sido impedidos de entrar na região.


Desta forma, por medida de segurança a empresa interrompeu o fornecimento de energia elétrica remotamente no local.





Concurso para prefeitura de SJB com prova neste domingo

Resultado da prova objetiva sai dia 7 de fevereiro




13/01/2020 17:05:01.

O Instituto IBDO divulga no dia 7 de fevereiro o resultado preliminar da primeira etapa do concurso público para a Prefeitura de São João da Barra. Parte das provas objetivas foi aplicada neste domingo, 12, e outra parte será aplicada no próximo domingo, 19. O primeiro dia foi para os cargos de guarda municipal, agente de tributos, agente de fiscalização de obras e agente de fiscalização em saúde. Dos 12.615 inscritos para esses cargos, faltaram aproximadamente 24,5%. O número exato de faltosos está sendo contabilizado pelo instituto e será divulgado nos próximos dias. O concurso teve 18.033 inscritos no total, para cargos de nível médio e superior. São 87 vagas, sendo oito para portadores de necessidades especiais. Os salários variam de R$ 1.499,31 a R$ 3.807,19, mais gratificação por produtividade para auditor fiscal de tributos. O resultado final será divulgado no dia 18 de março.


As provas do próximo domingo serão no turno da manhã para agente de fiscalização de postura, agente de fiscalização de transporte público, auditor fiscal de tributos, auditor fiscal de obras, auditor fiscal de vigilância sanitária (especialidades I, II, III, IV e V), analista fiscal de meio ambiente (especialidades I, II, III, IV, V e VI) e auditor fiscal de inspeção sanitária (especialidades I e II) e no turno da tarde para engenheiro civil, contador e auditor municipal de controle interno. De manhã a abertura dos portões será às 7h50, com fechamento às 8h30 e início das provas às 8h40. À tarde os portões abrem às 14h20 e fecham às 15h. As provas começam Às 15h10.


Os candidatos aprovados na prova objetiva para guarda municipal farão prova de aptidão física no dia 1º de março. Haverá também segunda etapa, de prova de títulos, para os candidatos a cargos de nível superior.


No primeiro dia, que reuniu a maior quantidade de candidatos, as provas foram realizadas em 16 locais em São João da Barra, em todos os distritos, e dois locais em Campos. A Prefeitura disponibilizou mais ônibus para facilitar o deslocamento dos candidatos dentro do município. Também foram colocadas placas indicando os locais das provas. 


— Disponibilizamos sinalização e ônibus extras municipais que contribuíram bastante para melhor locomoção dos candidatos. O número de inscritos superou muito a expectativa e desta forma foi necessário o Instituto IBDO, organizador do concurso, distribuir a realização das provas em 18 locais. Chegamos ao final do primeiro dia satisfatoriamente e nos colocamos à disposição para quaisquer informações — afirmou a secretária em exercício de Administração, Karla Maia.


Foi seguindo a sinalização que o técnico de segurança Estêvão Caldas de Almeida, 38 anos, chegou ao Colégio Estadual Alberto Torres, na sede, onde fez a prova para agente de fiscalização em saúde. Ele foi o primeiro a entregar a prova e disse achou fácil. "São muitos candidatos, mas estou confiante", disse. Estêvão mora em Campos e trabalha como motorista de aplicativo. Ele já fez cinco outros concursos públicos e não conseguiu ser aprovado. Estudante de nutrição, Anaisa Bomgosto de Oliveira, 23, moradora de Grussaí, também tenta uma vaga como agente de fiscalização em saúde. É a terceira vez que ela presta concurso público e desta vez está mais otimista. "Gostei da prova, achei fácil e estou agora na expectativa do resultado".


A maior relação candidato / vaga é para guarda municipal. Foram 6.778 inscritos para 20 vagas, sendo duas para portadores de necessidades especiais. Uma proporção inicial de 343,9 candidatos por vaga, ainda sem considerar os faltosos. Mas a concorrência grande não desanimou o estudante José Francisco Penna Neto, 23 anos, morador de São Fidélis, que chegou de manhã cedo ao Ciep Municipalizado Professora Gladys Teixeira, na sede do município, para esperar a abertura dos portões. Dois ônibus foram fretados por candidatos de São Fidélis. José Francisco cursa Química no campus da Uenf da sua cidade e é concurseiro assumido. A Prefeitura de São João da Barra é a nona no currículo. "Fui aprovado na maioria, mas não consegui entrar no número de vagas, principalmente por conta da idade como um dos critérios de desempate", explicou.  


Segundo o coordenador de concurso do Instituto IBDO, Geovane Geraldo, o primeiro dia das provas objetivas foi de normalidade.


— A aplicação das provas neste primeiro final de semana transcorreram dentro da normalidade. No dia 19 haverá aplicação das provas para os demais cargos e desejamos a todos os candidatos participantes uma boa prova e que possam manter a tranquilidade, evitando nervosismos que possam atrapalhar o rendimento esperado por eles — orientou.






Tucano resgatado na zona rural de São Francisco de Itabapoana




11/01/2020 09:09:12.

Um tucano foi resgatado por um morador da Estrada do Bote, próximo à localidade de Estreito, na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana na manhã desta sexta-feira, 10.


Segundo o morador, a ave estava aparentemente fraca, sem conseguir voar direito. “Achei melhor resgatar o animal e avisar às autoridades ambientais”, disse o morador, que pediu ajuda ao Site VNOTÍCIA para chegar até à secretaria municipal de Meio Ambiente.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, enviou a equipe ao local no início da tarde para recolher o animal.


Segundo a equipe do Meio Ambiente, na verdade o tucano aparenta ter sido domesticado, e pode ter fugido do cativeiro onde era criado, aparecendo naquela comunidade. Para ser reintroduzido na natureza, o bicho terá de passar por um processo de reabilitação, que poderá ser feito na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba.


No momento do fechamento desta matéria, a equipe da Secretaria Meio Ambiente tentava um contato com a equipe da Estação Ecológica. Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre deve ligar imediatamente para o Canal Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, telefone (22) 9.8161-6713.


Fonte: V Notícias


 




UPPs: Começa ocupação de comunidades em Angra dos Reis

Elas devem começar a funcionar este mês




10/01/2020 11:11:53.

A Polícia Militar faz uma operação em Angra dos Reis, na manhã desta sexta-feira, para dar início à ocupação das comunidades que terão Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na cidade. PMs do Batalhão de Choque (BPChoque), Bope, Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) — todos do Comando de Operações Especiais (COE) — participam da ação.


As UPPs serão implantadas no Camorim Grande, Frade e no Belém. A previsão é de que os policiais do COE fiquem nas localidades por 10 dias. Em seguida, PMs do batalhão da cidade — o 33º BPM — passarão a atuar nos locais. A unidade recebeu um reforço de 120 PMs no fim do ano passado. Por enquanto, eles estão fazendo patrulhamento em bases na Rodovia Rio-Santos.


As três UPPS só deverão começar a funcionar no fim de janeiro, quando as bases que estão sendo construídas pela prefeitura de Angra dos Reis já estiveram em condições de serem usadas. A implantação das UPPs em Angra foi anunciada no dia 23 do mês passado, uma semana após mais um episódio de violência na cidade. Na ocasião, sete corpos foram encontrados na caçamba de um caminhão às margens da Rodovia Rio-Santos. A 166ª DP (Angra dos Reis) investiga se os homens morreram durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que ocorreu no Frade, ou se foram mortos em confronto com traficantes rivais. Duas quadrilhas disputam o domínio da venda de drogas no bairro.


A promessa é de que as novas UPPs sejam implantadas acompanhadas de uma ocupação social. Serão levados para as comunidades, numa parceria entre município e estado, serviços de saúde, de capacitação para o trabalho, de direitos humanos, esporte, educação e até de aulas de violão, entre outras iniciativas.


— Estamos anunciando o lançamento do programa das UPPs em Angra dos Reis, contemplando três bairros importantes: Camorim Grande, Frade e Belém. Vai diminuir o número de confrontos, de pessoas lesionadas por fuzis e de pessoas que utilizam fuzis de assalto. A função da PM não é fazer guerra, é de fazer prevenção e policiamento ostensivo. Vamos transferir 120 homens para o batalhão de Angra para reforçar o policiamento não só nessas comunidades, mas em todas outras que forem necessárias — disse o coronel Rogério Figueiredo, secretário de Polícia Militar, quando a implantação das unidades foi anunciada.


 




Chuvas em Macaé causam destruição em estádio e academia

Foram registradas ainda queda de um poste e dezenas de árvores




07/01/2020 08:08:39.

As fortes chuvas que caíram no final da tarde desta segunda-feira (06) em Macaé, fizeram vários estragos. Na Praça dos Navegantes, na Barra, houve destruição parcial da Academia Municipal e, também na Barra, destelhamento parcial de uma das arquibancadas do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.


Foi registrado ainda o tombamento de um poste, sem vítimas aos que passavam próximos, além quedas de árvores em alguns pontos da cidade, como Avenida Agenor Caldas, no bairro de Imbetiba; e de uma palmeira imperial na praça do Mercado de Peixes, no Centro.


A Prefeitura de Macaé, através das equipes da Defesa Civil, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social e Infraestrutura, monitora a cidade. Segundo a Defesa Civil não há registro de vítimas. Em caso de necessidade, a população deve contactar a Defesa Civil pelo 199.




Moto roubada em 2016 recuperada na praia de Santa Clara

O motoqueiro que estava com o veículo foi autuado e liberado




05/01/2020 10:10:11.

Na noite desta sábado (04) um veículo furtado em 2016 foi recuperado em São Francisco de Itabapoana. A abordagem ao motoqueiro que estava com a motocicleta Honda de cor azul foi feita na avenida Osvaldo Barbosa Resende, Praia de Santa Clara. 


Em patrulhamento na área central da praia, policiais militares viram a moto, sendo de imediato feita a abordagem e, em consulta junto ao sistema, foi verificado que o veículo teria sido furtado em 2016.


Indagado, o condutor alegou que teria adquirido em negócio com um homem residente na praia. Diante do exposto procederam para a 147ª DP para análises e registro dos fatos, onde o motoqueiro foi autuado no Artigo 180 do Código Penal e liberado.




Ministra nega afastamento da prefeita em Italva; nova eleição em fevereiro

Margareth do Joelson foi condenada em dezembro passado por compra de votos em 2016




04/01/2020 16:04:09.

A prefeita de Italva, Margareth do Joelson (PP), condenada pelo TSE em dezembro passado à perda do mandato por compra de votos nas eleições de 2016, não terá seu afastamento imediato do cargo e, por enquanto, nem data para isso. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, negou o pedido do ex-prefeito de Italva Léo Pelanca (PSC), que pedia o afastamento imediato da atual prefeita


Rosa Weber lembrou que não houve tempo para o acórdão da decisão ser publicada no Diário Oficial do TSE, antes do recesso da Justiça Eleitoral. Assim, as sanções só podem ser aplicadas após esta etapa, o que deverá acontecer em fevereiro.


Uma nova eleição vai acontecer no município do Noroeste Fluminense, porém, a data ainda não foi definida.




Após mortandade de peixes Lagoa Doce em SFI liberada para banho

Nesta quinta-feira (02), milhares de peixes apareceram mortos




04/01/2020 10:10:53.

A praia de Lagoa Doce, em São Francisco de Itabapoana, que nesta quinta-feira amanheceu com milhares de peixes mortos, a partir deste sábado (04) já está liberada para banho. A afirmação é da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, que disse que peixes mortos encontrados na praia esta semana já foram removidos. Antes, houve vistoria de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).


De acordo com a secretária Luciana Landim Sofiatti, ainda não foi confirmado oficialmente pelo órgão o que teria causado a morte dos peixes. Ela afirmou que a praia está em condições para banho, embora a última avaliação do Inea sobre balneabilidade tenha ocorrido no início de dezembro.




Mulher grávida de quatro meses ferida em colisão em SJB




03/01/2020 13:01:53.

Uma colisão entre um carro de passeio e uma motocicleta, nesta quinta-feira (02), no Centro de São João da Barra, deixou uma mulher grávida de quatro meses ferida. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima estava de carona na motocicleta modelo Honda Bros quando colidiu com o veículo modelo Corsa.


O condutor da moto sofreu ferimentos leves. Já no Corsa ninguém ficou ferido. A vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia da cidade.




Mortandade de peixes em São Francisco de Itabapoana

Maioria das espécies é de sairu, mas outros em menor quantidade apareceram mortos




02/01/2020 17:05:05.

A praia de Lagoa Doce, em São Francisco de Itabapoana apresentou no primeiro dia do ano um quadro desolador para os amantes da natureza: uma mortandade de peixes, a maioria da espécie sairu, peixe de água doce em abundância na foz do rio Itabapoana.


A secretaria municipal de Meio Ambiente foi informada sobre o problema e, nesta sexta-feira (03), os peixes serão recolhidos pela secretaria municipal de Obras e Serviços públicos após vistoria do Instituto Estadual do Ambiente. A secretaria afirma que somente análise poderá confirmar a causa da mortandade.


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que fará uma vistoria no local. O sairu também é conhecido como “sauá”, peixe de escamas, de água doce, da família dos Caracídeos. Sua coloração é prateada e seus olhos são grandes e escuros. Pertence à família dos lambaris e é muito comum nos rios e lagoas.




Táxis do Rio têm reajuste de tabela tarifária a partir desta quinta-feira

O reajuste vale para táxis convencionais e executivos




02/01/2020 14:02:20.

táxi no rio Andar de táxi no Rio está mais caro a partir desta quinta-feira (2). A Secretaria Municipal de Transportes reajustou as tarifas do serviço de transporte de passageiros em veículos de aluguel a taxímetro. Ou seja, o reajuste vale para táxis convencionais e executivos.


A bandeira do táxi comum (amarelo) passa a ser de R$ 6 e para os táxis executivos e veículos de aluguel, R$ 7,30. O quilômetro rodado para o táxi comum passa a ser de R$ 2,65, na bandeira 1. Ou seja, das 6h às 21h de segunda a sábado. E na bandeira 2, de R$ 3,18, praticada no período noturno, das 21h às 6h de segunda a sábado, domingos, feriados e em subidas íngremes.


O valor da hora parada ou de espera passa a ser de R$ 33,39. E o preço do volume transportado passa a ser de R$ 2,65. O quilômetro rodado para táxi executivo passa a R$ 4,70. A hora parada ou de espera sobe para R$ 59,22. A tarifa para volume transportado também é de R$ 2,65. O valor da tarifa da tabela horária à disposição do passageiro subiu de R$ 130 para R$ 135.


Fonte: G1


 




Criança de 9 anos cai no rio Macaé e corpo achado 26h após

Bombeiros localizaram o corpo na praia da Barra de Macaé




02/01/2020 14:02:30.

Nesta quarta-feira (1º) o Corpo de Bombeiros, em Macaé, localizou o corpo de uma menina de 9 anos (ela não teve o nome divulgado), morta 26 horas depois de cair no rio Macaé, próximo ao bairro Nova Holanda.


Os bombeiros localizaram o corpo na praia da Barra de Macaé, localidade que fica a quase três quilômetros do ponto do incidente. Foi neste local que os bombeiros iniciaram as buscas na tarde desta terça-feira (31).


O corpo foi encaminhado para o IML do município.


Fonte: G1


 




Preso suspeito de atirar em motorista de van

Prisão ocorreu em São João da Barra




02/01/2020 01:01:19.

Suspeito de assassinar um motorista de van em Atafona, em São João da Barra, no dia 21 de dezembro de 2019, um homem foi preso nesta quarta-feira (01), em São João da Barra. PMs cumpriram um mandado contra o suspeito, que foi localizado na avenida Rotary, na sede do município.


No dia 21 de dezembro, o motorista de van saía de casa para trabalhar, quando o suspeito, que usava tornozeleira eletrônica, teria pedido uma carona.


Minutos depois, o motorista e o vizinho entraram em luta corporal dentro do carro. O suspeito atirou contra o pescoço do motorista, que ainda conseguiu sair correndo.


A motivação do crime não foi divulgada.




Primeiro homicídio de 2020 acontece no Açu

Homem foi assassinado com tiros de pistola em via pública




01/01/2020 10:10:37.

O primeiro homicídio da região em 2020 foi registrado nesta quarta-feira (1º) na praia do Açu, em São João da Barra. Leonardo de Andrade Neto foi assassinado a tiros em via pública.


Segundo a polícia, a vítima levou vários tiros de pistola calibre 380. A autoria é desconhecida.


O caso foi registrado na 145º DP/SJB para investigação.  




SJB: Passarelas de acessibilidade estão liberadas para circulação

A única que ainda passa por reparos é a do posto 3, que fica localizada na praia dos Mineiros




31/12/2019 14:02:16.

A Secretaria de Obras e Serviços de São João da Barra está concluindo os reparos das passarelas de acessibilidade na orla do município. A previsão é que até quinta-feira, 2, o trabalho seja finalizado. Das quatro passarelas, três estão liberadas para circulação. A única que ainda passa por reparos é a do posto 3, que fica localizada na praia dos Mineiros. 


"Revisamos e fizemos reparos em todas as passarelas de acessibilidade. Trocamos algumas peças, inclusive do assoalho. Falta apenas pequena parte da lateral da passarela da praia dos Mineiros", destacou o secretário Alexandre Magno.


Ele ressaltou a importância do zelo de todos com o patrimônio público:


"Sabemos que a maresia danifica muito rápido as passarelas, mas há também furtos de réguas e motos utilizando um espaço que é de pedestres, e é preciso conscientizar as pessoas para que ajudem a preservar esses espaços que são tão importantes, e cuidar do patrimônio público", ressaltou.


A orla conta com quatro passarelas de acessibilidade. A do Posto 1 está localizada do outro lado da lagoa de Grussaí; Posto 2, no Polo Gastronômico; Posto 3, na praia dos Mineiros e o Posto 4, em Chapéu de Sol.  Elas possuem guarda-corpos e postos de salva-vidas. Em cada uma das extremidades foram construídos quiosques para o acesso do portador de deficiência no deslocamento da Avenida Atlântica ao mar, e vice-versa, e cadeiras anfíbias disponíveis aos usuários.


“Na passarela do Posto 2, no Polo Gastronômico, existe o projeto Praia Acessível, que conta com quatro profissionais da Defesa Civil. Eles garantem o banho de mar assistido, com cadeira anfíbia, que é um atrativo para os cadeirantes nos finais de semana, aos sábados e domingos, das 8h às 17h, na alta temporada”, informou o coordenador da Defesa Civil, Wellington Barreto.




Dois homens morrem afogados em praias de Cabo Frio

Os bombeiros orientam que os banhistas procurem locais onde tenham bases de salvamento por perto




31/12/2019 11:11:55.

Dois homens morreram vítimas de afogamento na manhã desta segunda-feira (30) em praias de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Dalman Morais, de 54 anos, se afogou na praia do Peró. Banhistas relataram que o homem passou mal ao entrar na água e afundou. Após ficar alguns minutos submerso, ainda segundo testemunhas, ele foi puxado por banhistas até a faixa de areia.


Os bombeiros disseram que a vítima chegou a ser socorrida com vida mas morreu logo após dar entrada no Hospital Central de Emergências (HCE).

A outra vítima, João Teodoro, de 69 anos, também chegou a dar entrada na unidade com vida após ser atendido pelo Corpo de Bombeiros, mas acabou não resistindo. Ele estava na praia do Forte, já próximo à região da praia das Dunas, conhecida pelo mar mais agitado.


Os bombeiros orientam que os banhistas procurem locais onde tenham bases de salvamento por perto e que também observem as bandeiras que indicam as áreas mais perigosas para o banho. Segundo o Corpo de Bombeiros, só neste ano, Cabo Frio já registrou quase dois mil afogamentos, casos que tendem a aumentar no verão.


Fonte: G1




Região dos Lagos celebra 2020: Shows e queima de fogos

Confira programação




31/12/2019 09:09:37.

Nesta virada de ano, a Prefeitura de Armação dos Búzios organiza a tradicional queima de fogos na Praia de Geribá, que receberá milhares de pessoas, vindas de todas as partes do Brasil e do mundo. Cinco torres de DJ instaladas em toda a extensão da praia começam a animar a festa a partir das 22h. Eventos privados de prestígio também vão enriquecer a oferta de entretenimento na cidade, trazendo atrações famosas.


Festejos abertos ao público vão acontecer em Tucuns, em Manguinhos e na Armação, onde haverá palcos com shows musicais e queimas de fogos. Destacamos uma grande festa nordestina com forró na Praça do INEFI, na Rasa a partir das 18h com fogos de artificio na hora da virada.


CABO FRIO


A festa da virada em Tamoios, que inicia nesta segunda (30), está com palco montado na Avenida Independência, em frente ao antigo Espaço de Eventos. A comemoração pela chegada do novo ano será com três dias de shows, sempre começando às 19h. No dia 31, a queima de fogos terá duração de 12 minutos, a exemplo da Praia do Forte.


A estrutura do palco mede 8×8 metros e está posicionada paralelamente à Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106). Nesta segunda, a programação será aberta com roda de samba com o grupo Canto Samba, às 19h. Na sequência, às 22h, quem se apresenta é o grupo Tambores Urbanos. O show da virada, no dia 31, será comandado pelo grupo Nosso Bem. No dia 1º, será a vez da cantora gospel Emilly Fernandes e banda e o grupo Guebel se apresentarem.


A Guarda Civil Municipal montou um esquema de trânsito fechamento da Avenida Independência para garantir a segurança de todos durante os shows. A via está fechada na esquina da Rua Meros, onde está montado o palco, e nesta segunda, a previsão é de que a pista seja fechada, a partir das 17h, na esquina com a Rua Pescados. O acesso será liberado apenas a moradores. O efetivo da Guarda será reforçado durante as festividades.


Praia do Forte recebe Jéssica Macedo e Rauny Alves


Os shows da virada na Praia do Forte começam nesta segunda, às 19h, com Jéssica Macedo e Rauny Alves, participantes do Canta Cabo Frio. Na sequência, Juliana Gorito sobe ao palco e Tom Zahir fecha o primeiro dia de comemorações.


Na terça, dia 31, a dupla Johnny Lucas e Matheus sobe ao palco às 22h. A programação começa às 19h com dj’s. Quem comanda o show da virada é o pagodeiro Felippe Secco. A queima de fogos terá duração de 12 minutos. No dia 1º de janeiro, a programação será gospel.


No dia 31, as ruas que dão acesso à orla serão fechadas a partir das 5h. São elas: Avenida Macário Pinto nas rotatórias ao lado das praças dos Quiosques, da Cidadania e das Águas; Avenida Hilton Massa, no entroncamento com a Rua Antônio Feliciano de Almeida; Rua Almirante Barroso, no fechamento do acesso ao Canto do Forte; Avenida Nilo Peçanha com Rua Tamoios; Rua Francisco Mendes com Rua Tamoios e Rua Treze de Novembro com Av. Hilton Massa.


A partir das 15h também será interrompido o trânsito nas ruas Treze de Novembro com Tamoios; Rua Ismar Gomes de Azevedo; Rua Macário Pinto Lopes; na rotatória ao lado do Teatro Municipal com acesso à Rua Saturno; João Pessoa, sentido orla; início da Rua Aníbal Amador do Valle; esquina da Rua Alita do Valle com Anibal Amador do Valle, sentido orla. Os agentes da Guarda Civil Municipal atuarão em diversos pontos da cidade orientando os motoristas afim de otimizar e melhorar o fluxo de veículos na cidade.


RIO DAS OSTRAS


O Réveillon marca o início da alta temporada na Região dos Lagos. E para a chegada de 2020, a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras organizou uma força-tarefa que vem trabalhando para diminuir os impactos para os moradores e garantir a receptividade dos turistas.


O verão 2020 em Rio das Ostras promete ser um sucesso! Já nesta sexta-feira, 27 de dezembro, a hotelaria registra 75% de taxa de ocupação e a expectativa é chegar a mais de 90%.


A tradicional queima de fogos que acontece nas praias do Centro e Costazul já atrai os visitantes que escolhem Rio das Ostras para comemorar a chegada do Ano Novo em família. Ao todo serão seis toneladas de fogos, que vão colorir o céu da Cidade por 15 minutos, e este ano com mais cores e menos barulho. Segundo informações da empresa responsável, a queima de fogos terá 40% menos barulho do que os outros anos, atendendo a um apelo, principalmente, das associações de proteção aos animais.


Segurança – Para garantir a segurança de moradores e turistas, a Guarda Civil Municipal (GCM) trabalhará em parceria com a Polícia Militar, e estarão presentes em toda a Cidade, mas, principalmente, nos lugares de maior concentração de pessoas.


Na noite do dia 31, a GCM vai trabalhar com 132 guardas e a PM terá um efetivo de 250 homens em toda cidade, em policiamento à pé e em viaturas. As localidades de Mar do Norte, Cantagalo e Rocha Leão continuam com as viaturas e a bases operando normalmente.


Estarão à disposição para patrulhamento 25 viaturas e 11 motocicletas da Guarda Municipal e Polícia Militar, além de dois reboques. Serão realizadas operações de fiscalização da PM no Centro e Costazul nos acessos aos eventos e principais acessos à Cidade. Também terão bases fixas na Avenida Roberto Silveira, em Costazul, PM, e na Praça São Pedro, no Centro, GCM.


As novidades deste ano no planejamento de segurança do Réveillon são as três torres de observação na praia de Costazul e Praça da Baleia e tendas nas esquinas das ruas Nei Cardoso/ Bela dos Santos; Nei Cardoso/ Lenghruber; Av. Roberto da Silveira/ Rua Alexison C. da Silva; Rua Nelson Pessegueiro do Amaral/ Travessa 8 e Av. Atlântica/ Rua Alexandre Barboza.


No Centro também terão tendas com guardas municipais e PMs na avenida Claudio Ribeiro/ Rua Figueira; Av. Casimiro de Abreu/ RJ 106; Praça José Pereira Câmara; Rua Jandira Pimentel/ Rua Maria Letícia; e Rua Jandira Pimentel/ Rua Rego Barros.


A população também terá o telefone da 3ª Companhia da Polícia Militar (22 2771-6080), funciona 24h por dia, para caso de emergência.


Saúde – Caso alguém precise dos serviços públicos de saúde, encontrarão equipes de plantão maiores e fortalecimento de insumos no Pronto-socorro e Hospital Municipal. Duas ambulâncias equipadas também estarão à disposição da população na noite do Réveillon, uma no Centro e outra em Costazul.


Limpeza – A limpeza urbana nos dias 30 e 31/12 e 01 de janeiro, contará com toda a equipe de limpeza urbana a partir das 3h. O trabalho será iniciado pelas praias, com a previsão de entrega aos frequentadores às 8h.


A limpeza contará com varrição mecanizada, varrição manual, retroescavadeira, caminhão basculante e caminhão pipa para lavagem de orlas.


Estão mantidas as rotas e horários de coleta de resíduos domiciliar, nos dias e horários divulgados no site da Prefeitura


ARARUAMA



A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer realizará a grandiosa Festa de Réveillon 2020 com shows na Praça de Eventos da Pontinha. A noite da virada promete ser a melhor de todos os tempos!


A partir das 20h teremos a abertura do Réveillon com a Banda Volantis, que agitará o público presente para a espetacular queima de fogos à meia noite. Logo após, grande show com a cantora Ludmilla. Para finalizar a noite, Gui Brandão.


Iguabinha, Praia Seca e São Vicente também terão programação no dia 31 de dezembro, sempre a partir das 20h com show ao vivo de bandas locais. Em Iguabinha Banda Fermata, ao lado do DPO. São Vicente contará com Lucas Silva na Praça Aoede Manoel Joaquim, no Centro. Já Praia Seca, show com a Banda Pedra Morena na Praia do Vargas.


A tradicional Queima de Fogos tão aguardada pelos araruamenses e visitantes, iluminará a noite na Orla da Lagoa de Araruama, com aproximadamente 6 toneladas de fogos distribuídos em 4 balsas e 3 flutuantes, com duração de 12 minutos ininterruptos, divididos em quadros de aproximadamente 40 segundos cada, exibindo, no céu, efeitos inéditos como asas de gaivota, figuras 3D, brilhos e cores cobrindo toda Praia do Centro, em mais de 800 metros de extensão.


Araruama aguarda você e sua família para comemorar a entrada de 2020.


ARRAIAL DO CABO


A Prefeitura de Arraial do Cabo preparou um planejamento especial para o Réveillon 2020. Segundo a Secretaria de Turismo, a expectativa é que o município receba 150 mil turistas no feriadão, além do público flutuante que costuma visitar apenas as praias da cidade. Para atender essa demanda, a secretaria reforçou o quadro de recepcionistas bilíngues para atendimento nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), no Pórtico, Praça do Guarani e Praia dos Anjos. O horário de atendimento ao público será de 8h às 18h. 


A Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP) estará com seu efetivo em regime extraordinário durante todo o dia. Toda a equipe estará de plantão para orientar os visitantes e coibir possíveis ações irregulares no município. Os agentes estarão nas ruas com o auxílio de viaturas, motos e vão contar também com o apoio de cães farejadores do Grupamento de Operações com cães da Guarda Municipal. Neste ano, o setor inovou criando o APTUR - apoio ao turista, selecionando Guardas Municipais e Agentes de Trânsito bilíngues para dar suporte aos visitantes. Além do trânsito e da segurança a noite, a SEMUSP tem como atribuições o ordenamento dos acessos aos locais de onde saem os passeios de barco, Pontal do Atalaia e Pórtico.


O Grupamento Marítimo estará com o efetivo de 19 guarda-vidas nas praias do município para garantir a segurança dos banhistas que pretendem passar o réveillon na cidade. Durante todo o ano os profissionais receberam treinamento para aprimorar suas técnicas. Os heróis do mar receberam instruções sobre o reboque na água, primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar. Esse ano, a equipe contará com um quadriciclo para dar apoio nas rondas e salvamentos. Vale ressaltar que é imprescindível que a população e turistas sigam as instruções desses profissionais que tanto trabalham pela segurança de todos. A Guarda Ambiental Marítima também está preparada para o período e terá plantão de 24 horas para atender as necessidades do município.


Outros setores, como: COMTRANS, Posturas, Guarda Municipal também estarão trabalhando em conjunto para o ordenamento da cidade. Em caso de emergência ou para fazer alguma denúncia, o morador ou turista pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153. Na Marina dos Pescadores, área de embarque e desembarque de turistas, a segurança e o atendimento emergencial foram reforçados. 


Na saúde, o Hospital Geral de Arraial do Cabo está com Pronto Socorro preparado para receber as emergências durante o período. O mesmo acontece na Unidade de Pronto Atendimento do distrito de Figueira. Uma tenda estará disponível na Praia Grande durante os três dias de shows para atendimento emergencial. A equipe será composta por 1 médico, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem. A Secretaria de Saúde também disponibilizou 1 ambulância para ficar no local. O espaço estará funcionando a noite, até o término das atrações. 


A Secretaria de Serviços Públicos alerta os moradores e visitantes quanto ao despejo de entulho nas vias e calçadas durante o feriadão. Os restos de materiais de obras não devem ser colocados para fora neste período, devido a dificuldade de recolhimento por meio dos caminhões e tratores, em função do grande fluxo de veículos na cidade.


SÃO PEDRO DA ALDEIA


Os preparativos para a grande festa da virada, que acontece nesta terça-feira (31) na Praia do Centro de São Pedro da Aldeia, estão a todo vapor. A montagem da estrutura complementar ao palco fixo da Praça Hermógenes Freire da Costa, que receberá o grupo Tambores Urbanos, já foi iniciada. No local, estão sendo instalados camarins, gerador, torres de som e de delay, sistemas de iluminação e sonorização, grades disciplinadoras e 30 banheiros químicos, alocados em pontos estratégicos. Haverá, ainda, praça de alimentação, com food trucks e beer trucks na praça aldeense, barracas na areia da praia e pontos fixos, além de área kids.


A chegada de 2020 será comemorada com a tradicional queima de fogos piromusical, que vai iluminar o céu aldeense à meia-noite, por cerca de 12 minutos. O show pirotécnico será feito de balsas e flutuantes, que ficarão localizados na Laguna de Araruama, cerca de 500m distantes da orla, o que minimiza o impacto sonoro. O grupo Tambores Urbanos sobe ao palco às 23h30 para fazer a contagem regressiva para 2020 com o público; a apresentação continuará após a queima de fogos com hits consagrados em todo o Brasil.


Paralelo à festa organizada pela Prefeitura Municipal, a Rede Novo Produções, com o apoio da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer, promove diversas apresentações musicais também na Praça Hermógenes Freire da Costa até o dia 05 de janeiro. Os shows têm início a partir das 20h e a iniciativa conta com cinco food trucks, dois beer trucks e uma área de brinquedos radicais.


Quem anima o público nesta segunda-feira (30) é a banda Caravellas. Após a festa da virada, realizada pela Prefeitura Municipal na terça-feira (31), será a vez de Wagner Manabú e Banda subirem ao palco na quarta-feira (01). O show da Banda Mix promete movimentar a quinta-feira (02). Já na sexta-feira (03), quem comanda a programação musical é Thomas Melo; a apresentação de sábado (04) fica por conta de Bruna Reis. Rogério Oliveira sobe ao palco no domingo (05), para encerrar a festividade. 




Corpo de Bombeiros é acionado para retirada de abelhas em residência

Insetos estavam aglomeradas no telhado de uma residência de dois andares, em Guaxindiba




31/12/2019 09:09:57.

Os serviços de retirada de abelhas em São Francisco de Itabapoana (SFI) são realizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) do município. Porém, muitas vezes, devido à localização em que as colmeias com as abelhas estão fixadas, é necessário ter um suporte de outro setor, do contrário fica inviável realizar o serviço.


Neste final de semana foi preciso acionar o efetivo do Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes para auxiliar o apicultor na retirada dos insetos que estavam aglomeradas no telhado de uma residência de dois andares, em Guaxindiba. A solicitação foi feita por turistas, através do Canal Verde, após serem surpreendidos com as abelhas, que estavam numa casa fechada ao lado.


A secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, explicou as razões da necessidade do veículo dos Bombeiros. “Quando as abelhas estão em uma altura muito elevada, contamos sempre com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que nos fornece o caminhão com cesto aéreo, mas dessa vez o veículo estava em manutenção. A única solução foi contar com a compreensão da equipe de Corpo de Bombeiros, que prontamente veio nos ajudar”, esclareceu.


Ainda segundo informações de Luciana, há outras solicitações para retirada de abelhas em locais de difícil acesso, como por exemplo, em postes de energia elétrica. “Para esse tipo de serviço, é necessário o apoio da Enel para desligamento da rede. Por essa razão que nós já encaminhamos ofícios solicitando o suporte da empresa e estamos cobrando um posicionamento deles”, disse a secretária.


Suporte – Solicitações para retirada de abelhas em todo o território são franciscano é feito através do Canal Verde (22) 98161-6713 ou entrando em contato com o apicultor pelo telefone (22) 9.9856-7553, falar com Edinaldo. O técnico irá ao local para averiguar o lugar onde a colmeia com as abelhas está fixada e fará a retirada, caso não esteja em posicionamento a qual necessite solicitar apoio de outro setor.


Ascom SFI




Defesa Civil interdita passarela sobre a Lagoa de Grussaí

Passarela vai passar por obras estruturais




31/12/2019 09:09:20.

A Ponte Estaiada, passarela que fica sobre a Lagoa de Grussaí foi interditada na última sexta-feira (27) pela Defesa Civil de São João da Barra por conta de obras estruturais.


A Prefeitura informou que as obras devem começar após a abertura de um processo de licitação mas não deu uma previsão sobre quando ocorrerá a licitação.


Agora os pedestres precisam fazer um trajeto maior, contornando a lagoa pela faixa de areia, para chegar a outra área de Grussaí.






Verão da Alegria/SFI: Shows, ações esportivas e culturais; confira programação

A programação começa nesta quarta-feira (31) com os shows do Réveillon




31/12/2019 08:08:11.

A Prefeitura de São Francisco de São Francisco de Itabapoana (SFI) divulgou as atrações para o Verão da Alegria 2020. Além de quatro shows de nível nacional, haverá apresentação de artistas regionais, ações esportivas e culturais, incluindo o Futebol dos Artistas, dia 11 de janeiro, às 18h, no Campo do Fiinho, em Guaxindiba, e a escolha do Garoto e Garota Verão 2020, dia 18 de janeiro, às 21h, em Santa Clara.


A programação começa nesta quarta-feira (31) com os shows do Réveillon, tendo início sempre às 23h: em Gargaú, Banda Catukai; Santa Clara, Banda Me Puxa; Guaxindiba, Andressa Perez; Sossego, Mazinho e Banda; Manguinhos, Edivane Santos; e Barra do Itabapoana, Chapas do Brasil.


A primeira atração nacional será Swing e Simpatia, em Gargaú, no dia 4 de janeiro, em Gargaú. Já no dia 11 de janeiro, Santa Clara receberá a Banda Tchakabum. No dia 17 de janeiro, Barra do Itabapoana terá show com o cantor Gustavo Lins. E no dia 31 de janeiro, o Grupo ImaginaSamba se apresentará em Guaxindiba. Todos os shows começam às 23h.


Na programação esportiva e cultural destaque para os Aulões de Zumba, Festival de Novos Talentos, Beleza Solidária Verão, Passeio Ciclístico, Etapa Nacional de Vôlei e Circuito Lagos de Frescobol.


“Elaboramos, junto com a nossa equipe de Governo, uma programação voltada para a família, dentro da realidade financeira do município e valorizando os artistas regionais. Que todos os moradores possam curtir as atrações com muita alegria. Estamos também de braços abertos para recebermos os veranistas e turistas que todos os anos prestigiam as praias de SFI na estação mais quente do ano. Sejam todos bem-vindos”, desejou a prefeita.


O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Alves, destacou a injeção de recursos na economia do município. “No verão, temos uma movimentação maior no comércio, pousadas, vendedores ambulantes e prestadores de serviço, fazendo circular mais dinheiro. Os eventos, além de proporcionarem cultura e diversão, ainda contribuem para aquecer a economia local”, ressaltou Alves.





GCM e PM: Ação conjunta em prol da segurança no Farol

Operação com Grupamento de Operações com Cães no portal de entrada do balneário campista




30/12/2019 15:03:56.

O Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes – GOC, participou de operação ao combate à criminalidade desencadeada no primeiro final de semana após o Natal no portal de entrada do balneário campista.


O objetivo da operação é combater o tráfico de drogas e armas nesse período de maior movimentação na praia do Farol, além de reforçar a segurança para os turistas e moradores da região.


Os cães da Guarda Municipal vão atuar durante todo o período de verão em conjunto com a Polícia Militar em operações diversas, auxiliando o policiamento e a fiscalização.


“Nosso foco é evitar que drogas e armas entrem no balneário. Os cães estão treinados para busca e captura de qualquer material entorpecente, bem como a armamentos, e sua capacidade de alcance é infinitamente maior que a do humano, motivo pelo qual os animais são mais eficazes e garantem o sucesso nesse tipo de operação”, ressaltou o Coordenador do GOC, GCM Cherene.


A Guarda de Campos dos Goytacazes através dos seus grupamentos tem atuado de forma preventiva reforçando a segurança e proporcionando ordem pública em todo município.