Mãe esfaqueia suspeito de estuprar bebê de 9 meses

Ela teria deixado o homem tomando conta da criança




07/05/2021 16:04:20.

Um homem foi esfaqueado por uma mulher após ser flagrado cometendo um estupro contra um bebê de nove meses. O caso aconteceu nesta sexta-feira (7), no bairro Parque Aeroporto, em Macaé. (leia mais abaixo)


De acordo com a polícia, a mulher teria deixado o homem tomando conta da criança em sua casa e ao chegar encontrou o homem com nu junto à bebê. Ao ver a cena, a mulher pegou uma faca e esfaqueou o homem, que tentou fugir, mas foi linchado por populares. (leia mais abaixo)


A Polícia Militar foi acionada e ele foi socorrido para o Hospital Público Municipal (HPM), onde recebeu atendimento médico e está sob a escolta de policiais. (leia mais abaixo)


Ainda não se sabe se ele possuía algum grau de parentesco com a criança, que passa bem.




MP recomenda que Macaé suspenda vacinação de subgrupos

Recomendação é até que sejam finalizados os grupos de pessoas idosas, com deficiência e comorbidades




07/05/2021 16:04:54.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, expediu, na quinta-feira (06/05), Recomendação aos prefeitos e secretários de Saúde dos Municípios de Macaé e Rio das Ostras para que seja suspensa a antecipação da vacinação dos subgrupos prioritários profissionais, enquanto não forem finalizados os grupos de pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades graves, na forma preconizada pelo Plano Nacional de Operacionalização contra Covid-19, do Ministério da Saúde (MS). (leia mais abaixo)


A Promotoria recomenda, ainda, que os Municípios adequem seus planejamentos locais à prioridade estabelecida e determinada pelo MS, segundo a matriz de risco morbimortalidade, devendo quanto aos profissionais de salvamento e forças de segurança ser observado o disposto na Nota Técnica nº 297/2021 do MS. As providências adotadas pelos Municípios deverão ser informadas ao MPRJ no prazo de cinco dias. (leia mais abaixo)


A Recomendação alerta às autoridades municipais no sentido de que a falta de planejamento e execução inadequada do Plano Nacional de Imunização contra o COVID-19 pode configurar tipo da lei de Improbidade Administrativa, possibilitando a responsabilização dos gestores municipais, na esteira da interpretação do STF. Também chama a atenção para as recentes notícias sobre a falta de imunizantes contra o COVID-19 que ocasionaram a suspensão de vacinação em vários municípios do estado do Rio, e em 17 estados da federação, permanecendo atualmente sete estados nesta situação. (leia mais abaixo)


Ressalta que o cálculo da priorização dos grupos das fases iniciais do Plano Nacional de Imunização se fundamenta tanto na escassez de vacinas, quanto no risco aumentado de mortalidade e morbimortalidade que aquelas pessoas experimentam quando infectadas pelo coronavírus, o que se reflete, como consequência, em maior letalidade e maior pressão no sistema de saúde. (leia mais abaixo)


Por fim, o documento ressalta que a má gestão do planejamento da imunização pode levar à falta do imunizante, com perda da segunda dose, implicando em quebra do esquema vacinal. Neste caso, é provável que o vacinado não desenvolva a imunidade esperada, o que se traduz em maior risco de contágio, prejuízos ao controle da pandemia e desperdício de dinheiro público.


Fonte: Ascom-MPRJ




SFI: achado corpo de assessor de vereador que se afogou

Vitor Paes Machado, de 28 anos, se afogou durante uma pescaria no Rio Itabapoana




07/05/2021 16:04:54.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo do assessor parlamentar Vitor Paes Machado, de 28 anos, que se afogou no Rio Itabapoana durante uma pescaria nesta sexta-feira (7), na localidade de Máquina, em São Francisco de Itabapoana.


Ele morava em Santa Clara e era assessor do vereador de São Francisco de Itabapoana Isaac Salvador (PSD) e atuava como chefe de gabinete do parlamentar.


Vitor teria entrado na água após o peixe ser fisgado no anzol e a vara cair na água. Nesse momento, ele começou a se afogar e desapareceu. Os amigos desesperados, não puderam ajudar porque não sabiam nadar.




Animais achados desnutridos são adotados após ação da Polícia Ambiental em SJB

Trabalho em conjunto aconteceu na noite desta quinta-feira na localidade de Água Preta




07/05/2021 15:03:25.

Uma ação do Ministério Civil de Proteção Ambiental com apoio da Polícia Municipal recolheu na noite desta quinta-feira (6), dois animais que estavam sofrendo maus-tratos em uma residência na localidade de Água Preta, 5° Distrito de São João da Barra. (leia mais abaixo)


O comandante Evandro Monteiro (Proteção Ambiental) e os agentes Pimentel e Leonardo (Polícia Municipal) chegaram o local e encontraram um homem com transtornos e dois animais - um cachorro e um gato - com sinais de maus-tratos, visivelmente desnutridos. (leia mais abaixo)


A ambulância do 192 e o Corpo de Bombeiros foram acionados e o homem levado para atendimento na Santa Casa do município. (leia mais abaixo)


Os animais foram recolhidos do local e adotados, inclusive o gato ficou sob os cuidados de uma técnica de enfermagem.




SJB: IFF oferece vagas para curso de Inglês

Inscrições para alunos e comunidade externa podem ser feitas até 17 de maio pela internet




07/05/2021 15:03:27.

O Centro de Línguas do IFF abriu 37 vagas para curso gratuito de Inglês no campus avançado de São João da Barra, sendo 20 destinadas a alunos e 17 à comunidade externa. As inscrições devem ser realizadas até o dia 17 de maio, no endereço eletrônico celiff.inscricoes.iff.edu.br. (leia mais abaixo)


Do total de vagas, 10 são para alunos do IFF e outras 10 para comunidade externa em nível 1. Há mais 10 vagas para alunos do IFF e sete para a comunidade em nivelamento (nível 2), destinado a quem já possui algum conhecimento da língua. (leia mais abaixo)


As aulas têm previsão de início no dia 5 de julho, no formato online, enquanto permanecer a suspensão do ensino presencial em virtude da pandemia da Covid-19. A duração do curso é de 60 horas, com carga horária composta de atividades assíncronas e duas horas síncronas semanais: nível 1 terça e quinta, das 17h às 18h, e nível 2 segunda e quarta, das 17h às 18h. (leia mais abaixo)


Para ingresso no nível 1, caso o número de inscritos por turma seja maior que o número de vagas ofertadas, a seleção dos candidatos será realizada por meio de um sorteio público, no dia 21 de maio, às 17h, com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube. (leia mais abaixo)


Já o processo de seleção para aproveitamento de estudos (nivelamento) será composto por duas etapas: avaliação escrita no dia 25 de maio e avaliação oral no dia 27 de maio. Os horários e os links para a realização do teste de nivelamento serão informados aos candidatos por e-mail. (leia mais abaixo)


 O resultado da seleção para o nível 1 será divulgado no dia 22 de maio e o do processo seletivo de nivelamento no dia 01 de junho de 2021. Os cursos de Inglês e de Espanhol oferecidos pelo Celiff buscam o desenvolvimento da competência comunicativa, a partir de atividades que abrangem as seguintes habilidades: compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita. (leia mais abaixo)


O link do processo seletivo pode ser conferido (aqui).




Nova cepa já está presente em 11 cidades do estado

Nota técnica informa que a variante está presente em SFI, Conceição de Macabu, Macaé, entre outros municípios




07/05/2021 11:11:57.

A Secretaria estadual de Saúde (SES) identificou mais uma variante do coronavírus em circulação no Rio. Ela foi batizada de P.1.2, por ser uma mutação ocorrida na linhagem P1, detectada inicialmente em Manaus (AM) e que hoje já se espalhou por todo o país. A nova cepa foi encontrada em 5,85% das amostras analisadas e está presente em pelo menos 11 municípios fluminenses, incluindo a capital. (leia mais abaixo)


Ainda não se sabe se a P1.2 pode ser mais transmissível ou mais letal do que as outras variantes ou do que o vírus original que deu início à pandemia. Ela apresenta sete novas mutações em comparação com a P.1, sendo uma dela, a A262S, na proteína S, alvo de anticorpos e da maioria das vacinas já em uso contra a Covid-19. (leia mais abaixo)


— Além das mutações que já existiam na P.1, tivemos uma a mais na proteína S, e outras mutações em outras proteínas que também podem ser importantes. Ainda não podemos dizer que a variante P.1.2 é mais isso ou aquilo. Já estamos fazendo estudos para avaliar, no entanto, os resultados demoram um pouco — explicou Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). (leia mais abaixo)


Foram investigadas nesta etapa do estudo 376 amostras de pacientes de 57 municípios fluminenses, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), entre os dias 24 de março e 16 de abril. A variante P.1.2 foi identificada em 5,85% dessas amostras. A P.1 aparece em 91,49%. Também foram detectadas as linhagens B.1.1.7 (2,13%), originada no Reino Unido, e P.2 (0,53%), que teria surgido no Estado do Rio. (leia mais abaixo)


Segundo a secretaria, a nova variante foi encontrada principalmente no Norte Fluminense, mas também outras regiões, inclusive a capital. A nota técnica da Rede Corona Ômica RJ — composta por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores de laboratórios de diferentes instituições do Estado do Rio — informa que dos 22 novos genomas pertencentes à linhagem P.1.2 analisados, “nove foram identificados no município de Conceição de Macabu, três em São Francisco do Itabapoana, dois em Santa Maria Madalena e um genoma em cada um dos municípios de Areal, Bom Jardim, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Trajano de Moraes”. (leia mais abaixo)


A pesquisa integra uma iniciativa de sequenciamento do novo coronavírus que prevê a análise de cerca de 4.800 amostras em seis meses, com 400 a cada 15 dias. A ação é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e conta com a parceria do LNCC, do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, do Lacen, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria municipal de Saúde do Rio. (leia mais abaixo)


Ana Tereza Vasconcelos chama a atenção para a queda da variante P.2 nas amostras analisadas pelos pesquisadores. A cepa, encontrada no fim de 2020 no Rio, predominava até fevereiro e nesta última análise foi identificada em apenas 0,53% dos genomas. Já a P.1 dominou as amostras e foi encontrada em 91,49%. A coordenadora do LNCC também ressalta a migração da P.1.2 do Norte Fluminense para a Região Metropolitana: (leia mais abaixo)


— Já tínhamos sequenciado semanas atrás oito desses genomas com a P.1.2 no Norte Fluminense, em Conceição de Macabu. Fizemos mais sequências esta semana e percebemos que ela tinha se dispersado para outras cidades, saindo da Região Norte e indo para a Região Metropolitana também e outros locais. Agora estamos fazendo mais (sequenciamentos genéticos). Ela (a P.1.2) pode continuar aparecendo ou sumir. Por isso, precisamos fazer o monitoramento genético, sequenciando. (leia mais abaixo)


A cientista reforçou que neste momento é importante manter as medidas de prevenção, como evitar aglomerações, usar máscara e higienizar as mãos com frequência.


Fonte: Extra




Polícia apreende menor que planejava atentado em escola de Cabo Frio

Na casa do rapaz, foram encontradas anotações e objetos que seriam usados em ataque




07/05/2021 08:08:13.

A Polícia Civil de Cabo Frio apreendeu nesta quinta-feira (6) um adolescente de 15 anos que planejava promover um ataque em uma escola nos moldes como o ocorrido nesta terça-feira (4) em uma creche de Santa Catarina, onde professoras e crianças acabaram mortas.


O titular da 126ª DP (Cabo Frio), Carlos Eduardo Almeida, afirmou que foi informado por volta das 22h desta quarta (5) pelo Laboratório Cibernético do Ministério da Justiça sobre a intenção do jovem cometer o crime, o que estaria  registrado nas redes sociais.


Na manhã desta quinta, uma equipe da Polícia Civil foi até a casa do adolescente, nas Palmeiras, onde foi recebida por sua mãe. No local, foram encontrados cadernos com desenhos e anotações referentes ao planejamento do ataque, pregos e garrafas.


De acordo com o delegado, em depoimento prestado na DP, o jovem admitiu que planejava o ataque. Ele foi apresentado ao Ministério Público e será internado, além de passar por tratamento psicológico.


– Conseguimos impedir essa muito provável ocorrência que seria feita pelo adolescente.


Fonte: Folha dos Lagos




Conceição de Macabu confirma duas mortes por variante P1

No total, 11 pessoas foram contaminadas com a variante brasileira




06/05/2021 17:05:29.

Duas pessoas morreram após testarem positivo para a variante P1 da Covid-19 em Conceição de Macabu. No total, 11 pessoas foram contaminadas com a variante brasileira. A informação foi divulgada nas redes sociais da prefeitura. Segundo a nota, a constatação se deu por meio amostras coletadas aleatoriamente através do Lacen. Veja a nota abaixo.


A Prefeitura de Conceição de Macabu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que foi notificada pela Vigilância Epidemiológica Estadual, que a variante P1 da COVID-19 foi identificada no município. A constatação se deu por meio amostras coletadas aleatoriamente através do Lacen. Os pacientes já foram notificados.


No município, onze pessoas positivaram para a variante, identificada inicialmente em Manaus (AM), sendo duas mortes. Neste momento, onde há transmissão local da P1 em nossa cidade, pedimos prevenção redobrada.


Nossa maior obra é cuidar das pessoas!


 




MP recomenda que C. Frio, Araruama, Saquarema, Búzios e A. do Cabo priorizem vacinação de pessoas com deficiência e comorbidades

Foi estabelecido prazo de 20 dias, a contar do recebimento




06/05/2021 16:04:33.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, expediu Recomendação aos Municípios de Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo, para que as administrações municipais priorizem os grupos mais vulneráveis no que diz respeito à vacinação contra o novo coronavírus. (leia mais abaixo)


De acordo com a Recomendação, as prefeituras devem elaborar uma nova edição do Plano Municipal de Imunização Contra a Covid-19, em que seja prevista a prioridade das pessoas com deficiência e com comorbidades, conforme 5ª atualização do Plano Nacional, de forma a assegurar que tenham prioridade em relação às demais pessoas, só devendo ser iniciada a vacinação do grupo subsequente após o término da vacinação do grupo prioritário. (leia mais abaixo)


Além disso, o MPRJ pede que na nova edição do Plano Municipal de Imunização seja detalhada a forma de operacionalização da vacinação das pessoas com deficiência e/ou comorbidades, especificando quem, como e onde será feito o controle da demanda e verificação das condições apresentadas do usuário integrar o grupo prioritário. A comprovação da condição de pessoa com deficiência ou com comorbidade deve ser feita preferencialmente por meio de um documento, seja um laudo da rede pública ou particular, independente de prazo de validade; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou receituários. (leia mais abaixo)


O documento também requer que seja previsto no Plano Municipal de Imunização a orientação para que se viabilize um canal para o agendamento prévio de vacinação domiciliar das pessoas com deficiência ou comorbidades acamadas. (leia mais abaixo)


Foi estabelecido prazo de 20 dias, a contar do recebimento, ficando os destinatários advertidos de que a presente Recomendação constitui elemento probatório em sede de ações cíveis ou criminais.


Veja aqui a Recomendação na íntegra


Fonte: MPRJ




Vereadores se reúnem com comandante do 8º BPM para discutir segurança pública

Entre os pontos observados pelos parlamentares, estão: urgência no retorno do funcionamento do serviço 190 que tinha em São João da Barra




06/05/2021 15:03:37.

Os vereadores de São João da Barra se reuniram, nesta quarta-feira (5), com o novo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Estado do Rio de Janeiro, tenente-coronel Gustavo Marques. Também participou do encontro, o primeiro-tenente Eliezer dos Santos, responsável pela área de São João da Barra. A reunião, que ocorreu na Câmara Municipal, teve o objetivo de estreitar laços e apresentar algumas demandas com o objetivo de melhorar a segurança pública no município.


Entre os pontos observados pelos parlamentares, estão: urgência no retorno do funcionamento do serviço 190 que tinha em São João da Barra. Os edis também pediram, que evite a transferência de viaturas para municípios vizinhos (o que deixa a cidade descoberta). E, não havendo outra solução, que o comando possa avisar com antecedência à Guarda Civil Municipal.


A questão do monitoramento por meio de câmeras filmadoras também foi abordada na reunião, pois entende-se como um meio rápido para as ações da polícia. Os vereadores também mostraram preocupação com o número de assaltos e homicídios, que vêm ocorrendo no município. A reunião de ontem foi solicitada pelo legislativo, por meio de ofício, no dia 28 de abril.




Acidente em SJ da Barra deixa três feridos

A colisão envolveu dois carros de passeio




06/05/2021 14:02:25.

Três pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta quinta-feira (6) na BR-356, perto do Sesc, em Grussaí, São João da Barra. A colisão envolveu dois carros de passeio. (leia mais abaixo)


Um idoso de 67 anos, um jovem de 23 e uma mulher de 36 anos foram socorridos e levados para a Santa Casa de Misericórdia da cidade.




Professora e diretora de escola municipal morre vítima da Covid em SJB

A Prefeitura de São João da Barra emitiu uma nota de pesar nesta quinta-feira (6)




06/05/2021 12:12:51.

A professora e diretora da Escola Municipal Amália Soares de Almeida, de Atafona, Dircélia Amaral Cravo, de 58 anos, é mais uma vítima da Covid-19. A Prefeitura de São João da Barra emitiu uma nota de pesar nesta quinta-feira (6). Veja abaixo.


É com profundo pesar que a Prefeitura de São João da Barra comunica o falecimento da professora Dircélia Amaral Cravo, 58 anos, vítima da Covid-19. Dircélia tinha 35 anos de carreira na educação pública municipal e foi diretora Escola Municipal Amália Soares de Almeida, de Atafona. 


Aos familiares, amigos e colegas, nossa solidariedade neste momento de dor.


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que não haverá expediente nesta quinta-feira, 6.




VÍDEO: Moto pega fogo e fica destruída em SJB

Ninguém se feriu no ocorrido




06/05/2021 07:07:14.

Veja vídeo após as informações - Uma motocicleta modelo cinquentinha pegou fogo na noite desta quarta-feira (05), no bairro Água Santa, em São João da Barra. (leia mais abaixo)


Segundo a proprietária, a moto teria parado de funcionar e então seu filho começou a empurrar, foi quando se iniciou o fogo que deixou o veículo totalmente destruído após poucos minutos. O Corpo de Bombeiros foi até o local, porém, as chamas já haviam sido apagadas. Ninguém se feriu.





Juiz cassa vereador e deixa suplentes inelegíveis

Se a cassação for confirmada após recursos, o substituto de John na Câmara será Chico de Dadal (MDB)




05/05/2021 14:02:37.

O juiz Otávio Mauro Nobre, titular da 35ª Zona Eleitoral, de São Fidélis, decidiu nesta terça-feira (4) pela cassação do cargo de vereador de John de Efinho (Republicanos). O magistrado julgou placidamente procedente os pedidos formulados e extinto o feito na forma do artigo 487, I, do CPC para, reconhecendo a fraude perpetrada à cota de gênero. A decisão está relacionada à investigação sobre possíveis candidaturas femininas fictícias ao cargo de vereadora na última eleição municipal, e declarou nulos todos os votos atribuídos, na eleição legislativa municipal de 2020, ao Partido Republicano Brasileiro, cassando todos os registros de chapa apresentada. (leia mais abaixo)


Se a cassação for confirmada após recursos, o substituto de John na Câmara será Chico de Dadal (MDB). Outro réu no caso, o ex-candidato a prefeito Celsinho Dutra, presidente municipal do Republicanos, foi condenado a oito anos de inelegibilidade, assim como as três ex-candidatas a vereadora do partido que não receberam nenhum voto. (leia mais abaixo)


Dois vereadores não eleitos, mas diplomados como suplentes - Renanzinho Pereira (Republicanos) e Thiago da Direita São Fidélis (Republicanos) -  perderam também os diplomas por fazerem parte da mesma coligação.


Fonte: Serranews




Caminhão carregado com gengibre tomba na BR-101

De acordo com a Arteris Fluminense, uma pessoa sofreu ferimentos leves e outra saiu ilesa




05/05/2021 09:09:25.

Um caminhão com carga de gengibre tombou na noite desta terça-feira (4), no KM 184 da BR-101, perto de Casimiro de Abreu. De acordo com a Arteris Fluminense, uma pessoa sofreu ferimentos leves e outra saiu ilesa. Não houve derramamento da carga.




Vídeo: Homem é preso após incendiar casa de ex-mulher em SJB

A Polícia foi acionada pela irmã da vítima que foi informada por vizinhos sobre o incêndio




05/05/2021 07:07:24.

Veja vídeo após as informações - Um homem, de 32 anos, foi preso após incendiar a casa de sua ex-companheira, de 40 anos, nesta segunda-feira (04), no bairro Cehab, em Atafona, São João da Barra. (leia mais abaixo)


De acordo com informações da polícia, os agentes foram acionados pela a irmã da ex-mulher do acusado que foi informada por vizinhos de que o acusado teria entrado na casa e colocado fogo. A polícia então foi até o local onde as chamas já haviam sido apagadas pelos vizinhos. Após buscas o acusado foi localizado em sua casa e preso. A perícia esteve no local e constatou o incêndio. (leia mais abaixo)


Os envolvidos foram levados para a 145ª DP de São João da Barra para registro do caso onde a vítima disse que o acusado havia ligado e a ameaçado dizendo que iria incendiar sua residência. O acusado foi autuado e preso por incendiar a casa.





PM apreende armas e prende quatro suspeitos em São Francisco

Suspeitos teriam ligação com o tráfico local




04/05/2021 17:05:59.

Uma ação da Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de integrar o tráfico e apreendeu armas e carregadores com munições de vários calibres, nesta terça-feira (4), na rua Projetada, Amontoado, em São Francisco de Itabapoana. (leia mais abaixo)


Informações davam conta de que vários homens estariam armados para reforçar a área do tráfico  e equipes foram ao local. Com a chegada das viaturas, vários suspeitos tentaram fugir, mas oito homens foram abordados, porém quatro conseguiram fugir. (leia mais abaixo)


Durante a ação foram apreendidos duas pistolas (calibres 9mm e 380), 1 carregador com

15 munições de 9mm, 2 carregadores com 30 munições de 380, 6 celulares e R$ 39.




Homem é assassinado a tiros dentro de carro em SJB

Crime aconteceu na rua Celina Lopes Moreira, do bairro Chatuba




04/05/2021 11:11:59.


Um homem identificado como Ualace Pessanha Lopes, de 29 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira (4), na rua Celina Lopes Moreira, do bairro Chatuba, em São João da Barra. Ele dirigia um carro Voyage de cor cinza quando foi alvejado. (leia mais abaixo)


De acordo com levantamentos da polícia, os autores estavam em uma motocicleta prata. Ainda segundo a polícia, um primo da vítima estava no local no momento do crime, mas ainda não foi localizado.


O caso foi registrado na 145ª DP da cidade.




Estado do RJ: Detro aplica 165 multas em abril

Desse total, 85 foram registradas em ônibus, 13 em vans intermunicipais e 67 em veículos particulares




04/05/2021 09:09:22.

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) encerrou o mês de abril com 165 multas aplicadas. Desse total, 85 foram registradas em ônibus, 13 em vans intermunicipais e 67 em veículos particulares flagrados realizando transporte remunerado sem autorização do poder concedente. (leia mais abaixo)


Os agentes atuaram em todo o estado. As ações tiveram o objetivo de verificar a qualidade dos serviços prestados pelos ônibus e vans intermunicipais, além de coibir o transporte de passageiros sem autorização do poder concedente. (leia mais abaixo)


As principais irregularidades flagradas em ônibus foram: não cumprimento do quadro de horário; mau estado de conservação do veículo; falta do documento de porte obrigatório e o descumprimento de normas de acessibilidade. Entre os motivos mais recorrentes nas vans estão: não cumprimento de portaria emitida pelo Detro-RJ, o embarque de passageiros ao longo do trajeto, além de alteração de itinerário.  (leia mais abaixo)


A população pode denunciar irregularidades pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. Além das ações de inteligência, as informações ajudam a nortear as fiscalizações.




PM acha drogas e armas após desmontar acampamentos de traficantes

Ação aconteceu no alto do morro entre os bairros Boa Vista e Cruzeiro, em Miracema




04/05/2021 09:09:43.

A Polícia Militar desmontou três acampamentos de suspeitos ligados ao tráfico no alto do morro entre os bairros Boa Vista e Cruzeiro, em Miracema. Durante a ação, que aconteceu nesta segunda-feira (3), foram apreendidos maconha, cocaína, farto material para embalar drogas, armas e munições. Ninguém foi preso. (leia mais abaixo)


Após informações de que suspeitos possivelmente foragidos da Justiça e envolvidos em homicídios em Laje de Muriaé no dia 17 do mês passado, estariam em um acampamento em uma área de mata, na parte mais alta, os policiais realizaram incursão em cerca de 6 KM entre pasto, morro e mata fechada, localizando na parte mais alta um suspeito. Ao perceber a aproximação da equipe entrou na mata não sendo possível localizá-lo. (leia mais abaixo)


No local onde o suspeito estava os policiais encontraram um revólver calibre 38 duas polegadas com 5 munições e uma mochila com grande quantidade de maconha e cocaína, farto material para endolação e um celular. (leia mais abaixo)


A 20 metro do local, os policiais encontraram mais dois acampamentos, sendo apreendidos uma pistola 9 mm com um carregador e 14 munições, mais três carregadores alongados e 10 munições calibre .40, além de outras duas mochilas com pertences dos suspeitos com drogas e R$ 65 em dinheiro. (leia mais abaixo)


O material foi encaminhado para a 134ª DP de Miracema.




PM atira após suspeito apontar pistola durante ação em SFI

Outro suspeito conseguiu fugir




04/05/2021 08:08:25.

Um homem foi preso após apontar arma para a equipe da Polícia Militar durante uma ação nesta terça-feira (4), na rua Projetada, Amontoado, em São Francisco de Itabapoana. Um outro suspeito que estava em sua companhia, conseguiu fugir. (leia mais abaixo)


Após denúncia de tráfico, a equipe (PATAMO 3ª Cia) foi ao local e se deparou com dois homens armados, que estavam com a arma em punho na direção dos militares, sendo feito um disparo para tentar impedir injusta agressão. Ninguém se feriu.


Prosseguindo com a ação, os policiais detiveram um suspeito identificado pelas iniciais P.F.F., de 20 anos. Com ele foi encontrada uma pistola calibre 40 com um carregador e 15 munições. O segundo suspeito conseguiu fugir dispensando pelo caminho sete munições calibre 40 intactas e um celular. posteriormente, após revista na casa foram encontrados um rádio de comunicação e um carregador.


O caso foi registrado na 147ª DP da cidade.


 


. ATO CONTÍNUO, "G" DETEVE "A1" - P. F. F. (DN 15/12/2000), ENCONTRANDO COM ELE A PISTOLA TAURUS, CAL. 40, Nº SET58085, COM 01 CARREGADOR E 15 MUNIÇÕES; "A2", IDENTIFICADO POR "M. MT DO PQ. AURORA", SE EVADIU E PELO CAMINHO QUE PERCORRERA FORAM ENCONTRADAS 07 MUNIÇÕES CAL. 40 INTACTAS; E 01 APARELHO CELULAR SAMSUNG. "A1" DISSE QUE "A2" ESTARIA DE POSSE DE UM REVOLVER CAL. 38. EM REVISTA A RESIDÊNCIA FOI ENCONTRADO 01 RÁDIO DE COMUNICAÇÃO PORTÁTIL, COM CARREGADOR. O FATO ESTÁ SENDO APRESENTADO NA 147ª DP. O RPM SERÁ LAVRADO PELO 8º BPM.




Tartaruga é encontrada morta na praia de Grussaí; vídeo

O animal marinho foi retirado do local pelas equipes da secretaria de Segurança Pública de São João da Barra




02/05/2021 10:10:04.

Veja vídeo após as informações - Uma tartaruga foi encontrada morta neste sábado (1º) nas areias praia de Grussaí, próximo ao Polo Gastronômico, em São João da Barra. (leia mais abaixo)


De acordo com informações da polícia, o animal marinho da espécie tartaruga-cabeçuda foi encontrado já sem vida pelos agentes do PROEIS e Guardas Civis Municipais do Grupamento Ambiental, que foram acionados por populares que avistaram o animal na areia.


A tartaruga foi resgatada e levada para a cede do Guardas Civis Municipais do Grupamento Ambiental de São João da Barra e posteriormente encaminhada para a unidade no Porto do Açu para estudo da causa da morte. Os agentes estipulam que a tartaruga tinha cerca de 15 anos de vida.





Homem é preso com arma e mais de R$ 2 mil em SJB

A PM avistou dois veículos parados e observaram um homem jogando o material em um local de mata




02/05/2021 08:08:14.

Um homem foi preso com um revólver e mais de R$ 2 mil em espécie, na madrugada deste domingo (02), próximo a caixa d'água na estrada principal do Açu, em São João da Barra. (leia mais abaixo)


De acordo com informações da polícia, em retorno a DPO, agentes avistaram dois carros parados, um Kia Cerato da cor preta e um Volkswagen Fox da cor prata. A viatura do DPO do Açu foi acionada para apoio na abordagem e então os agentes viram um dos suspeitos jogando algo em uma moita de mato ao perceber a aproximação da polícia. Em revista no local encontraram o material que se tratava de um revólver calibre 38 com cinco munições intactas e R$ 2.220,00 em espécie.


O material e o acusado foram levados para a 134ª DP/Centro de Campos onde o caso foi apresentado.




VÍDEO: Homem é morto após ser esfaqueado e suspeito preso em SFI

O crime teria sido motivado por ciúmes de uma mulher que já teria se relacionado com o autor e com a vítima




02/05/2021 08:08:52.

Veja vídeo após as informações - Um homem de 24 anos foi assassinado a facadas no início da noite desse sábado (1º), próximo a um bar na localidade de Coreia em São Francisco do Itabapoana e o suspeito da autoria do crime foi preso em flagrante minutos após o fato ocorrer. (leia mais abaixo)


De acordo com informações da polícia, durante patrulhamento pelo local, agentes foram acionados após um homem, identificado como Luiz Carlos Chagas de 24 anos, ser atingido por golpes de facão. No local, os policiais foram informados de que a vítima e um homem identificado como F.S.C. de 19 anos, haviam trocado ofensas verbais e partido para as vias de fato quando o suspeito sacou um facão e atingiu o peito, pescoço e rosto da vítima. Luiz Carlos já estava em óbito quando o Resgate Municipal de São Francisco de Itabapoana chegou ao local. (leia mais abaixo)


Com informações de testemunhas no local, a Polícia Militar, em uma rápida ação, localizou e prendeu o suspeito de ser o autor do crime em flagrante em sua casa minutos após o ocorrido. Populares, amigos e familiares da vítima teriam se revoltado e cercado a casa do auto gritavam "assassino". Uma mulher de 41 anos, mãe do autor, também foi detida após ser acusada por populares de ter participado e ajudado o filho a cometer o crime. (leia mais abaixo)


Ainda de acordo com a Polícia Militar, o autor confessou o crime e alegou questões passionais. Informações iniciais dizem que o crime teria sido motivado por ciúmes de uma mulher que já teria se relacionado com o autor e a vítima. O acusado e a mulher foram levados para a 134ª DP/Centro de Campos.





Pistola, capa de colete e R$ 6 mil dentro de Corolla

Um suspeito foi encaminhado para a 145ª DP de São João da Barra




30/04/2021 16:04:28.

Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (30) após a polícia encontrar dentro do carro que ele conduzia mais de R$ 6 mil, além de um simulacro de pistola e uma capa de colete. A abordagem foi feita na BR-356, perto do Trevo de Caetá, em São João da Barra. (leia mais abaixo)


Os militares faziam patrulhamento quando observaram o suspeito em um veículo Corolla azul. Foi feita a abordagem, sendo realizada a revista pessoal e no carro, onde foram encontrados a quantia de R$ 6.596,00, em cédulas variadas, um simulacro de pistola e uma capa de colete. (leia mais abaixo)


O suspeito e o material foram levados para a 145ª DP da cidade, onde o caso está sendo registrado.