SJB: Destacamento do Corpo de Bombeiros tem novo comando

Capitão Thomas Gomes Dutra assumiu o cargo em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira




03/03/2021 15:03:59.

O capitão Thomas Gomes Dutra assumiu na manhã desta quarta-feira, 3, o comando do Destacamento do Corpo de Bombeiros de São João da Barra, em Atafona. Ele substitui o major Joesil Peres Faria.  (leia mais abaixo)


O coordenador da Defesa Civil Municipal, Marco Antônio Ribeiro da Silva, participou da solenidade de troca de comando, representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública.




Um preso com material do tráfico apreendido dentro de casa

Ação da PM nesta quarta-feira, em Macaé




03/03/2021 15:03:48.

A Polícia Militar apreendeu material do tráfico em uma casa nesta quarta-feira (3), na rua Projetada, Malvinas, em Macaé. Um homem foi preso no local. (leia mais abaixo)


Após denúncia de que o imóvel estaria sendo usado para guardar material do tráfico, os militares foram ao local localizaram um suspeito e apreenderam 64 papelotes de cocaína de R$ 50, 66 papelotes de cocaína de R$25, 10 kits trituradores, 2 rádios transmissores e 1 base de carregador rádio. Um suspeito foi preso. (leia mais abaixo)


O material e o acusado forma levados para a 123ª DP da cidade, onde o caso foi registrado.




Homem é preso após invadir casa e ameaçar ex-mulher

Na delegacia, foi constatado um mandado de prisão contra o acusado




03/03/2021 07:07:08.

Um homem invadiu a casa da ex-companheira na tarde desta segunda-feira (02), na rua Carlos Januário de Assis, na Chatua. em São João da Barra. (leia mais abaixo)


De acordo com informações da polícia, durante patrulhamento os agentes foram solicitados para atender chamado de vítima de Maria da Penha, procederam ao local e em contato com a vítima, identificada como M.M.L., foram informados que seu ex-companheiro, identificado como A.T.F. havia pulado o muro e invadido sua casa. Ainda de acordo com a vítima, existe uma medida protetiva de urgência onde o acusado teria que manter distância da vítima, porém, o acusado a descumpriu invadindo sua casa, a ofendeu e a ameaçou dizendo que se houvesse outro homem na residência a mataria. Os policiais entraram na residência, com a autorização da vítima,  e se depararam com o acusado saindo da casa em direção a varanda. (leia mais abaixo)


O acusado foi levado para a 145ª de São João da Barra onde foi constatado que contra o mesmo havia um mandado de prisão.




Condenado, ex-prefeito fica inelegível por 5 anos

Joelson Gomes é acusado de cometer irregularidades na realização de cirurgias cesarianas no hospital do município




02/03/2021 18:06:02.

O ex-prefeito de Italva, Joelson Gomes Soares, foi condenado por sentença do juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças, da Vara Única do município, que determinou a suspensão dos direitos políticos, por cinco anos. Joelson é acusado de cometer irregularidades na realização de cirurgias cesarianas no hospital do município. (leia mais abaixo).


A ação de improbidade administrativa foi proposta pelo Ministério Público. De acordo com informações do processo, Joelson Gomes era o responsável por autorizar as cirurgias. Além disso, as gestantes deveriam comprovar serem eleitoras do município sob pena de terem o procedimento médico negado. (leia mais abaixo).


“Constata-se que o próprio réu, então Prefeito de Italva, autorizava (diretamente ou por intermédio de pessoa de sua confiança) a prestação de serviço público de caráter universal, sendo nítido o seu favorecimento, em ofensa ao princípio da impessoalidade. Os fatos narrados caracterizam corrupção eleitoral e improbidade administrativa, na medida em que consistem na utilização indevida da máquina pública em benefício de um único candidato”, escreveu o juiz em sua decisão.


O magistrado destacou a gravidade dos fatos apurados: “O agente, que aqui se reconhece como ímprobo (desonesto) , era a autoridade máxima do executivo do município e agiu, traindo a confiança depositada pela população, com finalidade de subverter o regime democrático, fraudando o processo eleitoral, usando a máquina pública para fins espúrios".


Ainda no relato da sentença, o magistrado destaca que, "se isso tudo não bastasse, ainda se valeu de mulheres grávidas, em final de gestação (completamente indefesas tanto física quanto psicologicamente) para alcançar seu objetivo. Os fatos são abjetos e demonstram total falta, até mesmo, de empatia para com outro ser humano em situação de vulnerabilidade, o que faz com que eles devam ser valorados de forma mais grave possível”.


O ex-prefeito também terá de pagar multa correspondente a cem vezes o valor de sua última remuneração quando esteve à frente da prefeitura de Italva. Ainda cabe recurso na decisão judicial.




Macaé suspende aulas presenciais

Prefeito Welberth Rezende explicou que a mudança se deu após o aumento na ocupação nos leitos de UTI




02/03/2021 16:04:18.

Com o desenvolvimento dos casos da Covid-19 em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) anunciou, na manhã desta terça-feira (2), que a cidade retrocedeu para a bandeira laranja no Covidímetro, medidor do grau de contágio do novo coronavírus. Por meio das redes sociais, o gestor explicou que a mudança na bandeira se deu após o aumento na ocupação nos leitos de UTI. (leia mais abaixo)


Com a medida, o Município resolveu suspender a volta das aulas presenciais nas redes pública e particular, discussão que já havia sido levantada pelos sindicatos dos professores. (leia mais abaixo)


“Estamos acompanhando em tempo real a evolução da pandemia em Macaé e, caso haja agravamento no quadro, teremos que tomar medidas mais duras. Para que isso não ocorra, contamos com a colaboração de todos. Não custa lembrar que a Pandemia não acabou. Vamos evitar aglomerações, usar máscaras e respeitar as normas sanitárias”, afirmou a nota de Welberth.


De acordo com a Prefeitura, foi constatado que o município continua mantendo a média de contaminação mas, houve um aumento na taxa de internação do CTI Covid-19 nos últimos dois dias. Segundo a explicação do Governo Municipal, pacientes que já estavam na enfermaria apresentaram piora em seus dados clínicos e foram encaminhados para o CTI.


RETORNO DE ATIVIDADES - Macaé tem mantido as atividades de comércio, atrações turísticas e estabelecimentos culturais funcionando de forma parcial. Mesmo com as medidas implantadas pela Prefeitura para se evitar aglomerações, as câmeras de segurança da Avenida Evaldo Costa flagraram uma grande multidão aglomerada em frente a um depósito de bebidas que funciona 24h. A imagem foi capturada no dia 21 de fevereiro e mostra pessoas se deslocando após uma ação de fiscalização da Polícia.


Outra situação que tem levantado discussões entre a sociedade civil é o caso do possível retorno às atividades presenciais nas escolas. No dia 22 de fevereiro, profissionais da educação realizaram um ato público enfrente À Câmara Municipal contra a medida.


A casa legislativa colocou em pauta um plano de retomada que previa a liberação das escolas particulares no início de março e da unidades públicas a partir de maio. Após a internação da superintendente administrativa da Secretaria de Educação, Geisa Morgado, pelo contágio com o vírus, o debate ganhou ainda mais destaque no município.


Segundo moradores, Geisa teve contato recente com pais de alunos em razão do auxílio bolsa alimentação. A superintendente está internada no hospital da Unimed.


BOLETIM COVID-19 - O último boletim coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (1), informou que o município registrou 20.146 casos confirmados desde o início da pandemia e 292 mortes. A ocupação de leitos em Macaé está em 64%.

 




Idoso é preso em flagrante por estupro de vulnerável em SJB

O idoso foi preso em flagrante no momento em que estava com as mãos nas partes íntimas da criança




02/03/2021 14:02:09.

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (1º), um homem de 62 anos acusado de abusar de um menino em Atafona, distrito de São João da Barra. O idoso foi preso em flagrante no momento em que estava com as mãos nas partes íntimas da criança. (leia mais abaixo)


Ele foi encaminhado para a 145ª DP da cidade, onde o caso foi registrado.




Operação Energia Legal da Enel identifica 746 'gatos' em residências e comércios em SFI

Foram feitos 7 registros de ocorrência e uma prisão foi efetuada




02/03/2021 11:11:28.

A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil semana passada, em São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado, identificou 746 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residenciais. Foram feitos 7 registros de ocorrência e uma prisão foi efetuada. Além disso, a campanha efetuou a troca de cerca de 718 lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED com baixo consumo. (leia mais abaixo)


Os moradores do município também puderam solicitar vários serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas, por meio de uma unidade móvel de atendimento da Enel Distribuição Rio. Essa unidade móvel, que percorreu alguns pontos de diversos bairros ao longo da semana, tem por objetivo facilitar o acesso dos clientes aos serviços, além de garantir que o atendimento seja realizado respeitando as medidas de higiene e de distanciamento, diante do cenário de pandemia da Covid-19. A operação Energia Legal também levou aos clientes orientações para o combate ao Coronavírus. (leia mais abaixo)


Com objetivo de combater irregularidades e furtos, a operação realizou sua décima edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 5.755 clientes, sendo 5.258 residências e 497 comércios nas nove cidades por onde passou desde o fim de 2019. No total, cerca de 70 colaboradores da empresa participaram da ação. "O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Policia Civil, gera resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, assim como os bons resultados operacionais, geram benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou Emanuel Rocha Santos, Responsável por Operações de Perdas da Enel Rio. 


Consumo consciente de energia    

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também disponibilizou dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro para ser contemplado com troca de geladeiras e efetuar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.    


Combate ao furto de energia    

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.   


Sobre a Enel Distribuição Rio     

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 




PRF: 10 kg de cocaína escondidos em encosto de banco de veículo

Ação aconteceu na noite desta segunda-feira, em Casimiro de Abreu




02/03/2021 09:09:07.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 10 quilos de cocaína escondidos dentro do encosto do banco traseiro de um veículo. A ação aconteceu na noite desta segunda-feira (1º) durante uma fiscalização no KM 203 da BR-101, em Casimiro de Abreu. (leia mais abaixo)


Os agentes abordaram o veículo GM/Ônix, onde estava apenas o motorista. Após revista no veículo, foram encontrados 10 tabletes dentro do encosto do banco traseiro. (leia mais abaixo)


O material e o condutor foram levados para a 121ª DP da cidade, onde a ocorrência foi registrada.




Polícia combate furto de combustível de dutos da Petrobras

Operação abrange Rio, Minas, Paraná e São Paulo




02/03/2021 08:08:50.

Policiais civis e integrantes do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumprem hoje (2) cinco mandados de prisão e 14 de busca e apreensão contra suspeitos de furtar combustível de dutos da Petrobras. Até as 7h, quatro pessoas já tinham sido presas na ação. (leia mais abaixo)


Os mandados da operação Porto Negro estão sendo cumpridos nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Itaboraí, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. (leia mais abaixo)


Segundo a Polícia Civil, um capitão da Polícia Militar do Rio é suspeito de chefiar o grupo, que atua fazendo perfurações nos dutos de petróleo em municípios da Baixada Fluminense.


Foram identificados pontos de perfuração de dutos em Guapimirim, Nova Iguaçu e Queimados. Em Queimados, a polícia descobriu que o grupo construiu um túnel para fazer a perfuração. Ele também criou uma via de acesso para caminhões chegarem até o local e escoar o produto furtado.


O petróleo furtado era transportado para Rolândia, no Paraná, para adulteração e revenda.




Maconha e cocaína achadas em terreno em Grussaí

Ação do PATAMO V neste domingo. Ninguém foi preso




01/03/2021 08:08:04.

Policiais militares (PATAMO V) apreenderam drogas em um terreno na rua Manoel Fagundes, em Grussaí, São João da Barra, neste domingo (28/02). Ninguém foi preso. (leia mais abaixo)


De acordo com a PM, durante patrulhamento, os agentes receberam informações dando conta de que dois homens em uma moto estariam desenterrando algo. Imediatamente, os policiais seguiram para o local e quando perceberam a presença da viatura, os suspeitos fugiram, não sendo possível alcançá-los. (leia mais abaixo)


No terreno onde eles estavam, foi feita busca, sendo localizados 8 pinos de cocaína e 2 buchas de maconha.


O material foi encaminhado para a 145ª DP da cidade.




Número de casos de Covid cai e SJB suspende barreiras sanitárias

Com o fim da temporada de verão, a tendência é que a situação siga controlada




01/03/2021 08:08:42.

A Prefeitura de São João da Barra vai suspender as barreiras sanitárias da BR-356, na chegada de Barcelos, e de Cazumbá, no quinto distrito, a partir desta segunda-feira, 1º. A decisão foi tomada com base em estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde que aponta para a redução dos casos de Covid-19. Com o fim da temporada de verão, a tendência é que a situação siga controlada, em função do menor número de pessoas circulando no município, mas o monitorando continua e em 15 dias haverá nova avaliação sobre o impacto da retirada das barreiras. (leia mais abaixo)


O estudo técnico, datado do último dia 25, destaca que medidas mais restritivas foram necessárias durante o período de verão e carnaval. A barreira da BR-356 chegou inclusive a ser interrompida por determinação da Polícia Rodoviária Federal, mas a Prefeitura recorreu à Justiça e conseguiu uma liminar para retomar o trabalho. (leia mais abaixo)


Segundo o estudo, o número de novos casos positivos da doença se mantém decrescente há três semanas e houve também queda nos atendimentos das unidades de emergência, call center e centro de triagem. A quantidade de pacientes sintomáticos para agendamento de testes rápidos e RT-PCR também apresentou queda. 


Mesmo com o fim das barreiras, São João da Barra segue com as ações de prevenção e combate à Covid-19. Um novo decreto será publicado nesta segunda-feira, atualizando as medidas que têm permitido o controle da pandemia no município.


SJB atualiza medidas de combate à Covid-19

A Prefeitura de São João da Barra publicou decreto nesta segunda-feira, 1º, atualizando as medidas de prevenção e combate à Covid-19. A principal mudança é a suspensão das barreiras sanitárias na BR-356, na chegada de Barcelos, e em Cazumbá, no quinto distrito, com base em estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde que aponta para a redução do número de casos. 


A decisão também considera o fim da temporada de verão e consequente redução da circulação de pessoas no município, além da decisão judicial que derrubou a liminar obtida pela Prefeitura para o funcionamento da barreira da BR-356. O novo decreto vale até o dia 31 deste mês, podendo ser prorrogado ou revogado a qualquer momento, de acordo com o avanço da pandemia no município, e mantém as principais medidas previstas nos decretos anteriores.


Segue obrigatório no município o uso de máscara facial nos espaços compartilhados e o distanciamento social. Eventos em espaços públicos que gerem aglomeração não são permitidos e espaços culturais e de lazer continuam fechados. Eventos sociais em espaços fechados podem acontecer, mas devem seguir todas as normas previstas em portarias específicas da Vigilância Sanitária Municipal. O mesmo vale para a realização de cultos religiosos.


Também segue suspensa a autorização para a entrada no município de ônibus e vans de excursões ou eventos turísticos e o acesso às praias, lagoas e rio está liberado, mas sem causar aglomeração e também com uso obrigatório de máscara.


No transporte coletivo de passageiros, seja municipal ou intermunicipal, a lotação é limitada ao número de assentos. Os veículos devem ser higienizados adequadamente e disponibilizar álcool 70%. 


No comércio as regras são as mesmas em relação ao uso obrigatório de máscaras, distanciamento, higienização de equipamentos, circulação de ar adequada e disponibilização de álcool 70%. Restaurantes, lanchonetes e pizzarias podem funcionar todos os dias da semana com atendimento presencial até 23h, take away até meia-noite e a partir deste horário, até 5h, somente por delivery.


Agências bancárias, lotéricas e agência dos Correios seguem as mesmas normas do comércio e deverão manter 50% da lotação, além de reservar no mínimo duas horas do expediente para atendimento a pessoas que fazem parte dos grupos de risco.


As aulas presenciais nas escolas seguem suspensas, tanto na rede pública quanto na rede privada. Para o ingresso de trabalhadores de empresas do Porto do Açu, incluindo prestadores de serviço, as novas regras serão definidas em portaria específica da Vigilância Sanitária Municipal. 


O novo decreto faculta aos servidores municipais maiores de 60 anos o retorno presencial ao trabalho. Eles deverão passar por avaliação de saúde física por médico designado pela Secretaria Municipal de Saúde.


Confira a íntegra do decreto (aqui)


Fonte: Secom




Filho acusa pai de morte e é preso com a mãe por tráfico

Prisão de mãe e filho aconteceu nesta madrugada em Itaocara




28/02/2021 12:12:34.

A polícia prendeu mãe e filho, suspeitos de tráfico na madrugada deste domingo (28), na estrada de Jaguarembé Entupição, em Itaocara. A ação aconteceu após informações de que o jovem teria envolvimento na morte de sua ex-namorada, de 24 anos. (leia mais abaixo)


De acordo com a polícia, chegando ao local, a mulher, de 52 anos, autorizou a entrada dos militares em sua casa e na casa de seu filho, onde foram apreendidos um revólver calibre 38, uma garrucha calibre 32, 22 munições calibre 38 e 3 munições calibre 9mm, além de 27 cartuchos calibre 38, 383 pinos e três potes de cocaína, 250 buchas de maconha, uma pedra de crack, R$ 968,00, três balanças e material para endolação. (leia mais abaixo)


Ainda segundo a polícia, também foi encontrada no local uma camisa que estava suja aparentemente de sangue em cima da moto. O jovem, de 25 anos, disse que o autor do homicídio seria seu pai, de 57 anos, que não foi localizado. Ele relatou que ouviu o barulho dos tiros e ao descer as escadas de sua casa, encontrou a vítima ferida e seu pai com a arma na mão, e ao ver a cena, fugiu.


Mãe e filho foram levados para a 136ª DP de Pádua, onde permaneceram presos.


A polícia não divulgou maiores detalhes sobre o crime e o suspeito está sendo procurado.




SJB suspende barreiras sanitárias nesta segunda-feira




28/02/2021 12:12:05.

A Prefeitura de São João da Barra vai suspender as barreiras sanitárias da BR-356, na chegada de Barcelos, e de Cazumbá, no quinto distrito, a partir desta segunda-feira, 1º. A decisão foi tomada com base em estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde que aponta para a redução dos casos de Covid-19. Com o fim da temporada de verão, a tendência é que a situação siga controlada, em função do menor número de pessoas circulando no município, mas o monitorando continua e em 15 dias haverá nova avaliação sobre o impacto da retirada das barreiras. (leia mais abaixo)


O estudo técnico, datado do último dia 25, destaca que medidas mais restritivas foram necessárias durante o período de verão e carnaval. A barreira da BR-356 chegou inclusive a ser interrompida por determinação da Polícia Rodoviária Federal, mas a Prefeitura recorreu à Justiça e conseguiu uma liminar para retomar o trabalho.  (leia mais abaixo)


Segundo o estudo, o número de novos casos positivos da doença se mantém decrescente há três semanas e houve também queda nos atendimentos das unidades de emergência, call center e centro de triagem. A quantidade de pacientes sintomáticos para agendamento de testes rápidos e RT-PCR também apresentou queda. (leia mais abaixo)


Mesmo com o fim das barreiras, São João da Barra segue com as ações de prevenção e combate à Covid-19. Um novo decreto será publicado nesta segunda-feira, atualizando as medidas que têm permitido o controle da pandemia no município.


Fonte: PMSJB




Acidente envolvendo três carros deixa um morto e três feridos em SFI

Vítima fatal chegou a ser levada para o Ferreira Machado, mas não resistiu




28/02/2021 11:11:13.

Um acidente envolvendo três carros deixou um morto e três feridos na noite deste sábado (27), curva da RJ-224, próximo a entrada de acesso a Retiro de Barra, local também conhecido como Mundão, em São Francisco de  Itabapoana. A vítima fatal foi identificada como Wedson Pereira de Souza, morador de Travessão de Barra. (leia mais abaixo)


Ele estava em um Honda Civic de cor cinza e chegou a ser levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade. (leia mais abaixo)


Wedson é muito conhecido em Travessão de Barra e frequentou o Colégio Estadual Domires Machado. As causas do acidente não foram divulgadas, assim como a identificação dos feridos.


 




Morre homem atacado por pitbulls em Araruama

Feliphe Alves Vieira estava internado desde o dia 16 de fevereiro no Hospital Estadual Alberto Torres




27/02/2021 12:12:52.

Morreu, na noite desta sexta-feira, uma das vítimas de um ataque de pitbulls numa área rural de Araruama, na Região dos Lagos. Feliphe Alves Vieira estava internado desde o dia 16 de fevereiro no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, e vinha apresentando quadro de saúde estável, mas acabou não resistindo aos ferimentos. A unidade não informou a causa da morte. (leia mais abaixo)


Além de Feliphe, seu filho e um sobrinho, que estavam com ele, também foram vítimas dos cães, sofreram ferimentos graves e foram levados a hospitais. Os meninos, mesmo já com ferimentos, correram da casa até as proximidades da Autoestrada Via-Lagos, onde conseguiram pedir ajuda a policiais militares do Choque, que passavam pelo local, em direção a Cabo Frio, onde fariam uma ação de ordenamento por conta do carnaval. Os PMs contaram que precisaram matar os animais para que o ataque parassse. (leia mais abaixo)


Ao contrário do que chegou a ser dito por testemunhas à polícia num primeiro momento, já se sabe que as três vítimas estavam dentro da casa onde os animais viviam. Isso porque Feliphe, até onde já se sabe, era frequentemente contratado para tomar conta dos cães e, inclusive, já teria aplicado vacinas neles em outras oportunidades — não era figura estranha para os cachorros. Em depoimento, na semana do ataque, o dono dos pitbulls confirmou a versão de que havia de fato o contratado para o serviço, porque precisou viajar por uns dias.


Uma das crianças segue internada. A outra já deixou o hospital e foi ouvida na 118ª DP (Araruama), que segue investigando o caso.


Fonte: Extra




Vídeo: Dupla rouba malote com R$100 mil de empresário

Na fuga, os criminosos se acidentaram e roubaram a moto de uma vendedora




26/02/2021 15:03:31.

Veja vídeo ao final das informações - Dois bandidos praticaram dois assaltos na tarde desta sexta-feira (26), no Centro de São Francisco de Itabapoana. A primeira vítima foi um empresário, que teve um malote bancário roubado. Na fuga, eles roubaram a moto de uma vendedora e fugiu. O caso movimentou a área central da cidade. (leia mais abaixo)


De acordo com as primeiras informações, o dono de uma lotérica seguia para o banco com um malote quando foi rendido pelos criminosos, que estava numa moto cinza. Em deles desceu da moto, anunciou o assalto, pegou o malote e em seguida fugiram. Na fuga, eles se acidentaram, caíram, abandonaram o veículo e seguiram a pé. Em seguida, renderam a funcionária de uma loja, roubaram a moto dela - uma Honda Biz - e deram sequência a fuga. (leia mais abaixo)


Após buscas, a moto da vítima foi encontrada em um canavial, além das roupas usadas pelos criminosos, que ainda não foram localizados.


Veja abaixo o vídeo do momento do assalto ao empresário





Homem é encontrado morto com marcas de facadas na Portelinha

A polícia foi acionada por populares que encontraram o corpo




26/02/2021 14:02:35.

O corpo de um homem com marcas de facadas foi encontrado na manhã desta sexta-feira (26), na rua Novo Horizonte, na Portelinha, em Rio das Ostras. (leia mais abaixo)


De acordo com informações da polícia, populares encontraram o corpo da vítima e acionaram a polícia. O Corpo de Bombeiros também já havia sido acionado e confirmado o óbito quando os agentes chegaram ao local. A identidade da vítima não foi divulgada e a Polícia Militar não informou detalhes das investigações.


O caso foi registrado na 128ª DP de Rio das Ostras. 




Técnicos fazem inspeções em pontes e passarelas em Natividade e Porciúncula

Recentemente, os dois municípios foram atingidos por fortes chuvas que podem ter prejudicado as estruturas




25/02/2021 15:03:08.

O Governo do Estado, por meio da Secretária de Infraestrutura e Obras (Seinfra), enviou, nesta quarta-feira (24/02), uma equipe de técnicos do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) para verificar as condições estruturais de pontes e passarelas nos municípios de Natividade e Porciúncula, no Noroeste Fluminense. (leia mais abaixo)


Recentemente, os dois municípios foram atingidos por fortes chuvas que podem ter prejudicado as estruturas das referidas obras de arte da engenharia, como são chamadas tecnicamente pontes, viadutos, passarelas e túneis. (leia mais abaixo)


O monitoramento dessas estruturas permitirá a formação de um banco de dados junto à Seinfra para orientar os programas de investimento, além de possibilitar a redução do colapso inesperado da estrutura.


Os técnicos ficarão no Noroeste Fluminense até esta sexta-feira (26/02).




Operação Resguardo: Polícia Civil apreende armas e munições em Macaé

Na ocasião, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de um acusado de ameaçar a ex-companheira com armas de fogo




25/02/2021 14:02:15.

Policiais civis da 120ª DP (Silva Jardim) apreenderam duas espingardas, um revólver, munições e componentes de recarga no bairro Morro Grande, em Macaé, Região Norte do Estado. A ação, que faz parte da Operação Resguardo, aconteceu na terça-feira (23/02). Na ocasião, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de um acusado de ameaçar a ex-companheira com armas de fogo. O autor não foi encontrado no local.


De acordo com os agentes, o homem se apresentou na unidade policial horas depois da diligência. Ele vai responder pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, uma vez que não tem autorização para possuí-las.


A Operação Resguardo é uma iniciativa da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com as polícias civis de todos os estados do país, para combater crimes de violência contra a mulher.


Fonte: Ascom




SFI: Operação para combater furto de energia em residências e comércios

Enel e Polícia Civil fiscalizam ligações irregulares, também conhecidas como “gato”




25/02/2021 11:11:24.

A Enel Distribuição Rio realiza esta semana a operação Energia Legal em São Francisco de Itabapoana, com o objetivo de combater o furto de energia na cidade. De hoje (24/02) a sábado (27/02), a companhia realizará, em conjunto com a Polícia Civil, fiscalizações para identificar ligações irregulares, também conhecidas como “gato”. No total, serão cerca de 95 colaboradores da empresa realizando inspeções em residências e estabelecimentos comerciais. Até hoje, nas nove edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Distribuição Rio, a companhia identificou furto de energia em 5.009 clientes, sendo 4.545 residências e 464 comércios de oito cidades da área de concessão da distribuidora. (leia mais abaixo)


Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar. (leia mais abaixo)


Durante a operação, os moradores de São Francisco de Itabapoana também terão acesso a diversas ações da Enel Distribuição Rio, por meio de uma unidade móvel de atendimento, que percorrerá alguns pontos dos bairros ao longo da semana. Nesta unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.


Todas as ações do Energia Legal serão realizadas respeitando as medidas de higiene e de distanciamento, diante do cenário de pandemia da Covid-19. A companhia fornecerá aos clientes orientações para o combate ao Coronavírus.


Consumo consciente de energia

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também disponibilizará dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora oferecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro e realizar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.


Sobre a Enel Distribuição Rio    

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.




Ação conjunta prende em flagrante traficante em Quissamã

Operação conjunta da PM e Polícia Civil




25/02/2021 08:08:22.

Policiais civis da 130ª DP (Quissamã), em conjunto com policiais militares do 32º BPM, prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (24/02), um homem pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. (leia mais abaixo)


Com base no trabalho do Setor de Inteligência da unidade policial, os agentes monitoraram a movimentação de traficantes na localidade de Caxias, em Quissamã, ocasião em que conseguiram efetuar a prisão do traficante.




Covid/SFI: Vacinação para profissionais de saúde que não atuam na rede pública

A partir desta quarta-feira (24), o Centro Municipal de Imunização (CMI) realiza o agendamento através do telefone (22) 99779-6044




24/02/2021 16:04:12.

Auxiliares de saúde bucal, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos e técnicos de enfermagem que moram em São Francisco de Itabapoana (SFI), mas não trabalham na rede pública de saúde compõem o novo grupo de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). (leia mais abaixo)


A partir desta quarta-feira (24), o Centro Municipal de Imunização (CMI) realiza o agendamento através do telefone (22) 99779-6044. O serviço atua de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30. (leia mais abaixo)


No momento da vacinação, é necessário apresentar carteira de identificação profissional, documento original com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O CMI funciona em prédio anexo ao Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), de segunda a

sexta-feira, entre 8h e 17h.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que o calendário vacinal segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.


No site da prefeitura, é possível acompanhar o andamento da vacinação.


Segundo o vacinômetro, atualizado nesta quarta-feira (24), 513 pessoas foram vacinadas em SFI, sendo que 159 receberam a segunda dose.


Ascom SFI




SJB com quatro novos casos de coronavírus em 24h

Município tem 2.505 testes positivos para a doença desde o início da pandemia, com 2.282 recuperados e 80 óbitos




24/02/2021 10:10:51.

Boletim da Secretaria de Saúde de São João da Barra traz quatro novos casos de coronavírus e 16 pacientes recuperados nas últimas 24 horas. São, no total, 2.505 testes positivos para a doença desde o início da pandemia, com 2.282 recuperados e 80 óbitos. (leia mais abaixo)


O município tem oito pessoas internadas em decorrência do coronavírus, três em UTI, e 78 casos suspeitos, aguardando resultado de exames laboratoriais. 4.002 casos foram descartados. (leia mais abaixo)


A Prefeitura segue com as medidas de distanciamento social e proteção pessoal previstas em decretos e portarias publicados no Diário Oficial do Município.


Fonte: Secom




SFI: situação de hospital gera ação do Ministério Público contra prefeitura

Denuncias de falta de medicamentos e equipamentos feitas após visitas dos Conselhos de Medicina e de Enfermagem no Hospital Manoel Carola




23/02/2021 13:01:17.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos dos Goytacazes, ajuizou Ação Civil Pública para que a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana corrija diversas irregularidades existentes no Hospital Municipal Manoel Carola, entre elas a falta de medicamentos, insumos e de equipamentos necessários ao funcionamento da unidade hospitalar. (leia mais abaixo)


De acordo com a ACP, a situação do Hospital vem sendo alvo de análise ao longo dos últimos anos, tendo sido realizadas, inicialmente, fiscalizações, por meio do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ,) que apontaram diversas irregularidades quanto a normas relativas ao exercício funcional, funcionamento da Enfermagem e déficit de pessoal. Em uma destas visitas, o Conselho apurou ilegalidades como a inexistência de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a ausência de enfermeiros exclusivos nos setores de Urgência / Emergência e UTI, déficit de pessoal de Enfermagem, funcionários em exercício ilegal da profissão, participação de profissionais de Enfermagem como auxiliares de cirurgias eletivas e medicações vencidas. (leia mais abaixo)


Mesmo com o compromisso de realização de obras no local por parte da administração municipal, novas visitas realizadas por representantes do COREN-RJ e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) verificaram que os problemas verificados não foram sanados, sendo necessário o ajuizamento da ação. (leia mais abaixo)


Entre os pedidos encaminhados ao Juízo da Vara única de São Francisco do Itabapoana requer o parquet fluminense a regularização do fornecimento de medicamentos, insumos e equipamentos necessários ao funcionamento do Hospital, assim como de suas instalações, conforme irregularidades e inconsistências apontadas nos relatórios de fiscalização do CREMERJ e COREN-RJ, a regularização das equipes de Enfermagem com o número suficiente de profissionais, a implementação do SAE, o cadastro das ART e dos Responsáveis Técnicos do Hospital em todos os Conselhos Profissionais e o cumprimento da Portaria nº 1820/09, do Ministério da Saúde, em especial ao disposto no artigo 7°, § 3º, que determina a divulgação, em local visível à população, dos nomes dos responsáveis pelo atendimento no local, do horário de trabalho de cada membro da equipe e das ações e procedimentos disponíveis.

Fonte: Ascom/MPRJ


NOTA DA PREFEITURA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) esclarece que, em relação à Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público (MP) do Estado do Rio de Janeiro, sequer foi notificada a respeito, só tomando conhecimento do fato através da Imprensa.

Que a ACP é referente a um inquérito de 2001, portanto, problemas herdados de gestões anteriores e que, ainda assim, praticamente 100% das irregularidades apontadas pelo MP já foram sanadas pela atual gestão.

A SMS vai prestar todos os esclarecimentos à Justiça, por intermédio de documentos, inclusive através de imagens, comprovando a regularização dos problemas equivocadamente apontados na ACP.

Secretaria Municipal de Saúde de SFI

(Atualização da matéria às 17h02 para acrescentar nota oficial da prefeitura)




Fechada empresa que vendia mais de R$ 500 mil em equipamentos furtados

Segundo os agentes, os equipamentos apreendidos são de propriedade das empresas Huawei, Oi, Tim e Vivo




23/02/2021 09:09:07.

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Carga (DRFC) e da Delegacia de Defesa dos Serviço de Delegados (DDSD) estouraram, nesta segunda-feira (22/02), uma empresa que vendia mais de R$ 500 mil em equipamentos furtados, no bairro Várzea, em Teresópolis, Região Serrana. A ação aconteceu após um trabalho integrado de inteligência e investigação. (leia mais abaixo)


Segundo os agentes, os equipamentos apreendidos são de propriedade das empresas Huawei, Oi, Tim e Vivo, específicos para a transmissão de dados de internet e de distribuição exclusiva para essas marcas, não sendo comercializados no mercado. O material foi encontrado na sede de uma empresa de revenda de produtos tecnológicos, que funcionava em um shopping em Teresópolis. (leia mais abaixo)


De acordo com as investigações, os equipamentos são adquiridos por operadores de internet que prestam serviços em cidades do interior do Brasil. Alguns chegam a valer R$ 60 mil e são utilizados para aumentar a potência de transmissão de dados de fibra ótica.


Na ação, dois empresários foram conduzidos para as delegacias, prestaram depoimentos e responderão por receptação qualificada.