MP cobra providências da Educação de Campos: alunos continuam sem atividades

Campos não tem atividades pedagógicas para os alunos durante a pandemia




04/08/2020 23:11:18.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos dos Goytacazes, marcou reunião para o próximo dia 14/08, por videoconferência, com a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes de Campos, para que seja apresentada uma solução para a falta de prestação de serviços educacionais na rede municipal durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). (leia mais abaixo)


O MPRJ instaurou o inquérito civil 23/20, para apurar possíveis ilegalidades cometidas pelo gestor público no oferecimento do serviço educacional à população e, no curso do inquérito, expediu a recomendação 14/2020, com o objetivo de garantir a manutenção do processo de aprendizagem dos estudantes.


Também participarão do encontro representantes dos Conselheiros Tutelares e do Sindicato dos Profissionais de educação do Estado do Rio (Sepe). Além da reunião, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos concedeu, na última sexta-feira (31/07), novo prazo de 10 dias para que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Campos atenda à recomendação e adote as providências necessárias para garantir, aos alunos da rede municipal, acesso à educação durante a pandemia.


Na recomendação, o MPRJ indica que o município deve garantir o acesso dos estudantes à educação por meio da oferta de atividades pedagógicas, ante a necessidade de minimizar os efeitos prejudiciais ao processo de aprendizagem durante a pandemia. O documento, porém, não foi integralmente atendido e nenhuma política pública foi implementada pela secretaria para assegurar o processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal, salvo a entrega de reduzido material de atividades impressas que sequer contemplou todas as unidades escolares municipais.


Fonte: Ascom/MPRJ




Dois homens idosos morrem de Covid em Campos

Boletim desta terça-feira emitida pela PMCG




04/08/2020 19:07:50.

Nesta terça-feira (04), foram registrados 35 novos casos de Covid-19. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, foram registrados ainda óbitos de dois homens de 76 anos (sem comorbidades) e 81 anos (com comorbidades). No total, o município contabiliza 3.185 casos do novo coronavírus, sendo 2.336 recuperados e 218 óbitos confirmados. (leia mais abaixo)

 

Ainda segundo dados do Departamento, são 2.842 casos descartados. Entre os casos investigados, 8.695 tratam-se de Síndrome Gripal (SG) e 178 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

As pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus - tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) - devem buscar orientação junto à Central 192.

 


BOLETIM CORONAVÍRUS - 04/08/2020

Confirmados – 3.185

Recuperados - 2.336

Descartados - 2.842

Óbitos: 218 (218 confirmados + 0 investigados)

Síndrome Gripal (SG) – 8.695

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - 178




Festa do Santíssimo Salvador com programação adaptada aos tempos de pandemia

Dia do padroeiro da cidade é celebrado nesta quinta-feira (6)




04/08/2020 18:06:55.

A celebração religiosa da 368ª Festa do Santíssimo Salvador foi adaptada às medidas de enfrentamento à Covid-19. Representantes da Prefeitura e da Diocese de Campos se reuniram nesta terça-feira (4) para alinhar os últimos detalhes para o dia do padroeiro da cidade, na próxima quinta-feira (6), com missas, cortejo e apresentação musical. A Catedral celebrará seis missas, com até 70 fiéis por celebração, de acordo com o limite de 30% da ocupação de seu espaço, conforme prevê o Plano de Retomada de atividades econômicas e sociais.


No dia do padroeiro, haverá celebrações às 6h30, 8h, 10h, 13h, 15h e 17h na Catedral do Santíssimo Salvador. Para reservar lugares para as celebrações, antecipadamente, os fiéis podem ligar para (22) 2722-3864. No horário das 10h, será celebrada a Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Essa celebração contará com transmissão via internet, no canal “Catedral SS Salvador”, no YouTube.


— Neste produtivo encontro, definimos, com os agentes do governo, que a tradicional benção concedida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, também ocorrerá na Catedral, somente transmitida via YouTube. Sabemos do delicado momento e queremos garantir a saúde de todos — observou o pároco da Catedral e vigário geral da Diocese, Monsenhor Leandro de Moraes.


Serão seguidos protocolos de segurança para todas as celebrações. No interior da Catedral, a Banda da Guarda Civil Municipal se apresentará, às 18h, e o Bispo concederá a Benção ao Município. O concerto e a benção serão transmitidos no YouTube. O cortejo com a imagem do Santíssimo Salvador sairá da Catedral, às 19h, mas não será acompanhado por carros. A imagem passará sozinha pelas ruas do Centro.




Polícia investiga postagem em redes sociais expondo mulheres que praticavam ioga no Rio

Imagens foram gravadas enquanto duas amigas faziam acrobacias. 'Virei filme pornô', diz vítima. Polícia Civil identificou e intimou envolvidos




04/08/2020 17:05:47.

A advogada e professora Mariana Maduro, de 33 anos, teve um vídeo seu publicado na internet enquanto praticava ioga com uma amiga na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio. As imagens foram gravadas por dois homens, e um deles faz gestos de cunho sexual enquanto filma com o celular. (leia mais abaixo)


O diálogo foi registrado por Ricardo Roriz, que conversa com um segundo homem, identificado como “Celsão”. Ricardo filma o amigo registrando as acrobacias de Mariana e aplica zoom na câmera para filmar a advogada com sua amiga.


Veja o diálogo


— Ela está plantando bananeira? Vê, vê, vê.

— Celsão, você fica disfarçando. Vai botar a água ali e ficar fingindo. Celsão, você não vale p**** nenhuma. Olha lá, o que é um velho tarado. (...) Celsão, você e o maior ‘voyeur’.

— Eu gosto pra ‘blau blau blau’ [Afirma fazendo gesto obsceno].Em entrevista ao G1, a professora disse que ficou muito abalada psicologicamente ao saber que o vídeo estava circulando pela internet nas contas de redes sociais de Ricardo Roriz, que conta com mais de 300 mil seguidores em suas contas.


“Quando eu cliquei, eu só comecei a vomitar, não conseguia parar de vomitar. A cena é muito grotesca, muito violenta. Vendo aquilo, os comentários. Com eu sou advogada, eu pensei: ‘preciso ter o mínimo de pensamento cognitivo para salvar esse vídeo, printar esses comentários horrorosos’. Porque isso não pode ficar desse jeito. Uma pessoa não pode me expor dessa forma. Eu compartilhei com minha amiga e ela também ficou assustada”, disse.


Mariana Maduro afirmou ainda que fez registro na 12ª DP (Copacabana) por perturbação da tranquilidade e afirmou que irá entrar com processo contra os dois homens na esfera cível e criminal.


A delegada que acompanha o caso, Valéria Aragão, afirmou ao G1 que os dois responsáveis pelas gravações já foram identificados e intimados para prestar depoimento na delegacia. Equipes da delegacia fizeram diligências nos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas, mas não encontraram "Celsão".


O G1 entrou em contato com Ricardo Roriz para falar sobre o episódio. Ele informou que apagou as publicações após as reclamações da advogada, mas não quis comentar o caso. Ricardo tem uma loja de artigos militares e tem aproximadamente 300 mil seguidores na rede social em que postou as imagens.


‘Virei um filme pornô’, diz vítima de vídeo


A advogada e professora contou ao G1 que começou a fazer ioga após sinais de depressão durante a pandemia de Covid-19. Apesar do bem-estar proporcionado pelos exercícios, ela afirmou que nunca mais quer voltar a praticar.


“Eu não vou voltar a fazer ioga nunca mais. Não quero mais. Eu estou associando isso à violência. O que antes era a minha paz, agora é violência. Me foi tirada a minha paz de tudo, era meu escape. Quando eu entrei em depressão na pandemia, que eu estava sozinha, sem ninguém, todo mundo ficando doente, meus pais são médicos e tinha terror de perder eles ao mesmo tempo, foi o ioga que me tirou disso”, disse Mariana.


“Toda essa memória boa se transformou numa violência. Eu nunca mais vou fazer minha prática de ioga, porque eu nunca mais vou voltar a pensar que minhas pernas estão para o ar num movimento bonito, vou pensar num idiota qualquer se masturbando. É muito triste que as pessoas façam isso com outras sem nenhum tipo de pudor ou remorso”, completou.


A professora de direito empresarial disse ainda que ficou sem dormir por causa da repercussão que a publicação na internet ganhou. Ela diz ter a sensação que virou um “filme pornô”.


“Eu virei um filme pornô, do dia para a noite. Isso é muito bizarro. Eu não sou isso. Sou professora, sou advogada. Trabalho 20 horas por dia às vezes. Eu trabalho muito, estudo muito. Faço um monte de conteúdo gratuito para os meus alunos. E eu virei um filme pornô para as pessoas usarem quando elas quiserem. Eu não optei por isso, fiz duas faculdades. Eu não queria nada disso”, disse Mariana.


“A gente está sendo obrigada a estar aqui hoje de pé trabalhando mesmo com um inferno na cabeça. Essas cenas.. Eu não consigo parar de ouvir a voz desses dois, o riso, o ‘blau blau blau’, não consigo tirar esse momento da minha cabeça e pensar ‘quantos vídeos ele tem meu?’. Porque eu estou ali todo fim de semana. Meu Deus do céu. Quantas vezes o meu corpo já não foi usado para essa coisa nojenta? Eu me sinto suja”.


OAB-RJ emite nota de repúdio


A diretoria de Mulheres da Ordem dos Advogados no Brasil no Rio (OAB-RJ) repudiou o ato praticado pelos dois homens contra a advogada Mariana Maduro. A nota de repúdio foi divulgada nesta terça-feira (4) pelo órgão.


“É inacreditável que, em pleno ano de 2020, corpos femininos ainda sejam objetificados e sexualizados dessa forma, pouco importando para os ofensores as vontades de uma mulher. Não há mais espaço, em nossa sociedade, para que abusos e opressões continuem ocorrendo. Isso porque, atitudes como essa, perpetuam o não reconhecimento da mulher como indivíduo de direitos”, diz o posicionamento.


A nota foi assinada por três representantes de diferentes setores da OAB-RJ, são elas: a diretora de Mulheres da OAB-RJ, Marisa Gaudio; a presidente da comissão OAB Mulher RJ, Rebeca Servaes e a coordenadora do GT de Enfrentamento à Violência de Gênero da OAB Mulher RJ, Bianca Alves.


Fonte: G1




Veja como funciona nova ferramenta do WhatsApp que ajuda usuários a detectar notícias falsas

O aplicativo já estava limitando o encaminhamento de mensagens que não foram criadas por quem as enviou




04/08/2020 16:04:03.

O WhatsApp ganhou uma nova ferramenta que permite que o usuário pesquise em páginas da internet para saber se uma notícia recebida e encaminhada por um contato é verdadeira ou não. O aplicativo já estava limitando o encaminhamento de mensagens que não foram criadas por quem as enviou. (leia mais abaixo)


De acordo com a plataforma, a nova ferramenta “Pesquisar na internet” ainda está em fase de testes e permite que usuários cliquem no pequeno ícone da lupa ao lado de um link para que encontrar informações rapidamente.


No exemplo visto na imagem abaixo, o usuário recebeu um link com uma notícia dizendo que "beber água fervida com alho pode curar uma pessoa com COVID-19". Ao clicar no ícone com a lupa e depois em Pesquisar na internet, o usuário pode encontrar informações que confirmam que a notícia é falsa:A nova ferramenta já está disponível para os usuários com a versão mais recente do aplicativo do WhatsApp para Android, iOS, Web e Desktop no Brasil e em países como Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido.


Em 2018, o aplicativo recebeu um recurso que restringia quantas vezes uma mensagem poderia ser encaminhada para outros usuários. Depois de cerca de seis meses em testes, os responsáveis pelo aplicativo decidiram restringir o encaminhamento de mensagens a cinco conversas por vez, o que reduziu o encaminhamento de mensagens em 25%.


Fonte: Extra




Enem 2020 será impresso em gráfica onde prova vazou em 2009

As negociações chegaram as ser interrompidas pela Justiça por causa da falta da comprovação de requisitos de segurança, mas o contrato foi assinado na sexta-feira (31)




04/08/2020 16:04:30.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou em suas redes sociais nessa terça (4) que a Gráfica Plural será responsável pela impressão das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. (leia mais abaixo)


As negociações chegaram as ser interrompidas pela Justiça por causa da falta da comprovação de requisitos de segurança, mas o contrato foi assinado na sexta-feira, 31 de julho.


A gráfica é a mesma de onde o exame foi vazado em 2009, provocando o adiamento da prova. Segundo investigações feitas pela Polícia Federal de São Paulo, os indiciados pelo vazamento foram contratados por um consórcio e trabalhavam dentro da gráfica, na conferência da impressão das provas.


Desde 2009, a gráfica RR Donnelley foi responsável pela impressão das provas, mas a empresa declarou  falência em abril de 2019. Agora, a Plural declarou que modernizou e adequou seus critérios de segurança desde o ocorrido.


O MEC anunciou recentemente que as provas impressas do Enem serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, em adiamento anunciado por conta da pandemia da Covid-19. Já a versão digital do exame acontecerá e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, também em 2021.


Segundo o órgão, foram confirmadas 5,8 milhões de inscrições para as provas desse ano, sendo 5,6 milhões de candidatos optantes pela a versão impressa e 96 mil, pela versão digital.


Fonte: CNN Brasil




8º BPM apreende mais de 200 quilos de maconha no mês de julho

Também foram apreendidos no mesmo período 42 quilos de cocaína e mais de um quilo de crack




04/08/2020 16:04:56.

Foi divulgado nesta terça-feira (4), o balanço de apreensões de drogas realizadas no mês de julho deste ano comparado ao mesmo mês do ano passado em toda área de cobertura do 8º BPM. (leia mais abaixo)


Os números mostram que foram apreendidos mais de 200 quilos de maconha, 42 quilos de cocaína e mais de um quilo de crack.


Os resultados demonstram que mesmo diante de todas adversidades e enfrentamento da pandemia do Coronavírus, a Polícia Militar se mantém focada em seu objetivo principal - que é manter a segurança e garantir o direito de ir e vir.


Com planejamento e integração com outras Forças de Segurança e a participação da sociedade através do Disque Denúncia e 190, a produtividade do último mês alcançou um aumento positivo e muito significativo para o Batalhão, na qual quem mais ganha é a população.


A sua ajuda também é muito importante. Quando souber de esconderijos de criminosos, drogas e armas, ligue para o nosso Disque Denúncia: (22) 2723-1177. O sigilo é garantido e absoluto.




Museu e Trianon têm energia cortada novamente

Na última quarta-feira (30), secretarias também ficaram às escuras




04/08/2020 15:03:10.

Os prédios do Teatro Trianon e do Museu Histórico de Campos tiveram a energia cortada por falta de pagamento por parte da Prefeitura de Campos. (leia mais abaixo)


Na última quarta-feira (30), as unidades da Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Limpeza Pública, CODEMCA, Shopping Popular Michel Haddad e o Arquivo Público Waldir Pinto de Carvalho, foram alvos do corte de energia (aqui).


NOTA DA PREFEITURA

Há mais de um ano foi solicitada a Enel emissão de conta com código de barra individual para pagamento de fatura. Este pedido havia sido negado pela concessionária - que agrupa conta de vários imóveis numa única fatura, fazendo com que o valor da conta fique muito elevado. A Procuradoria Geral do Município está adotando as medidas jurídicas cabíveis para restabelecer o fornecimento, tendo em vista a conduta abusiva da concessionária de energia de não individualizar as faturas para pagamento.


Como já sabido, o município atravessa um momento de sucessivas quedas de arrecadação e segue estudando medidas para pagamentos prioritários, entre estes, a energia destes prédios. No último mês, a cidade de Campos recebeu o terceiro menor repasse de royalties nos últimos 16 anos. Entre royalties e Participação Especial (PE), Campos já acumula perdas de mais de R$ 150 milhões somente este ano.




MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino

A portaria de autorização entra em vigor amanhã




04/08/2020 15:03:18.

O Ministério da Educação autorizou as instituições federais de ensino médio técnico e profissional a suspenderem as aulas presenciais ou substituí-las por atividades à distância até 31 de dezembro de 2020, em razão da pandemia de covid-19. A portaria de autorização foi publicada hoje (4) no Diário Oficial da União e entra em vigor amanhã (5). (leia mais abaixo)


As instituições que optarem pela suspensão das aulas presenciais deverão repô-las integralmente, para cumprimento da carga horária total do curso, e poderão alterar os seus calendários escolares, inclusive os de recessos e de férias.


Já aquelas que optarem por atividades não presenciais deverão disponibilizar aos estudantes o acesso às ferramentas e materiais de apoio e às orientações para a continuidade dos estudos “com maior autonomia intelectual”. As atividades poderão ser mediadas ou não por tecnologias digitais.


De acordo com a portaria, os estágios e práticas de laboratórios também poderão ocorrer à distância desde que garantam a replicação do ambiente de atividade prática ou de trabalho, propiciem o desenvolvimento das habilidades e competências esperadas no perfil profissional do técnico, estejam de acordo com a Lei do Estágio sejam passíveis de avaliação de desempenho e aprovadas pela instituição de ensino.


Os estudantes de cada curso deverão ser comunicados sobre o plano de atividades com antecedência mínima de quarenta e oito horas da execução das atividades.


Em julho, o Ministério da Educação já havia estendido a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020. A medida também flexibilizava os estágios e as práticas em laboratório, que podem ser feitos a distância nesse período, exceto nos cursos da área de saúde.


Fonte: Agência Brasil




Teste usa pontos quânticos para detectar presença do novo coronavírus

A produção deve ser iniciada até o final deste ano, diz Senai




04/08/2020 15:03:49.

Pesquisadores de quatro instituições, sob a liderança do Instituto Senai de Inovação em Química Verde (ISI QV), desenvolveu um teste molecular rápido para diagnóstico da covid-19, cuja produção em série deverá ser iniciada até o final deste ano pela empresa parceira do projeto, a Scienco Biotecnologia, de Santa Catarina. O pesquisador-chefe do ISI QV, Antonio Fidalgo, destacou hoje (4), em entrevista à Agência Brasil, que o ineditismo da descoberta está no fato que ela poderá ser aplicada para qualquer outra doença viral. O ISI QV é ligado à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). (leia mais abaixo)


A fórmula trabalhada usa estratégia de pontos quânticos para detectar a presença do novo coronavírus e poderá ser adaptada para qualquer outra forma diagnóstica, sustentou o pesquisador-chefe. “Conseguimos desenhar uma molécula que fosse capaz de reconhecer o vírus. No momento em que esse reconhecimento acontece, a gente verifica um sinal fluorescente. Ele se torna rápido porque isso é imediato”.


No momento em que o pesquisador pega uma amostra que contém o vírus e coloca na solução criada, a supressão da fluorescência é imediata. “Ele se transforma em um teste molecular semelhante à metodologia padrão ouro de hoje PCR, só que com resultado praticamente imediato”, salientou Fidalgo. A presença do vírus pode ser detectada nas hastes de coletas das secreções da garganta e do nariz, chamadas Swabs. As hastes são armazenadas em tubos coletores com reagentes, que mudam de cor ou têm alterada sua natureza fluorescente no caso de o vírus ser detectado.


Embora acredita que a nova fórmula não vai substituir a testagem padrão ouro PCR, porque existe um protocolo de confirmação do resultado, Fidalgo avaliou que a estratégia molecular que o ISI QV e seus parceiros desenvolveram vai ser mais confiável que os testes rápidos que estão disponíveis atualmente, com a vantagem de ser mais ágil e baratear a testagem. O objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias para combate à covid-19 e aumentar a capacidade de testagem da população.


Ajustes finais

A nova fórmula passará ainda por alguns ajustes finais nos próximos dois ou três meses, para que a Science Biotecnologia, que é a parceria comercial, possa pensar como vai fazer a produção e a distribuição do novo teste molecular rápido. A expectativa é que o teste imediato esteja disponível para o mundo até dezembro. A bioquímica da Universidade do Estado de Santa Catarina e diretora da Scienco, Maria de Lourdes Magalhães, analisou que a grande vantagem é que se trata de um “teste de custo reduzido, tecnologia nacional, fácil de usar, permitindo a detecção imediata do vírus e não necessita de uma mão de obra altamente qualificada para a manipulação da formulação”.


O projeto foi desenvolvido em três meses, usando tecnologia 100% nacional, e teve financiamento do Departamento Nacional do Senai e da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Participaram também pesquisadores das Universidades Federal do Rio de Janeiro, Federal Rural do Rio e Universidade Estadual de Santa Catarina, sob a liderança do ISI QV. Mais de 40 pesquisadores dos quatro institutos estiveram envolvidos no projeto.


O edital estabeleceu que todas as informações são públicas, o que quer dizer que qualquer empresa ou laboratório do Brasil e do mundo pode produzir igualmente o novo teste, se tiver interesse e sem pagar nada por isso. “É um projeto de inovações abertas. Tudo o que foi produzido aqui não será patenteado e será público”. Qualquer um que quiser desenvolver a mesma molécula ou usar a mesma estratégia terá os dados disponíveis. O objetivo é ampliar a testagem em massa, que é essencial para o controle da covid-19, destacou Antonio Fidalgo.


Fonte: Agência Brasil




Parceria entre Cisp e Bombeiros vai agilizar socorro

Espaço passa a funcionar junto a Secretaria Municipal de Segurança Pública, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira




04/08/2020 14:02:44.

O prefeito Rafael Diniz inaugurou na manhã desta terça-feira (04), a nova sede da Junta de Serviço Militar de Campos. O espaço, que passa a funcionar nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, vai facilitar o acesso da população ao serviço de alistamento militar e proporcionar uma maior integração do Exército junto a Secretaria Municipal de Segurança Pública, já que o órgão também funciona no mesmo endereço. (leia mais abaixo)


Rafael Diniz destacou que  a reestruturação da Junta Militar de Campos, que funcionava nas dependências da sede da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, no Jardim Carioca, é uma solicitação antiga do Exército. 


 - Nossa cidade vive uma enorme crise financeira, não temos condições de realizarmos obras, então, junto com o Secretário de Segurança Pública, Darcileu Amaral, pensamos nesse espaço, junto a secretaria e reestruturamos o local. Fizemos um esforço enorme para atender essa importantíssima solicitação do Exército. Com essa iniciativa atenderemos melhor os jovens que buscam o serviço, aos servidores da Junta e ao Exército - destacou Rafael. 


Para o Tenente Ralph César Alves, da 2ª Cia de Infantaria do Exército, hoje é um dia de grandes comemorações. 


- Estamos muito felizes de termos essa nova sede no centro da cidade, vai facilitar muito a vida de quem precisa vir resolver assuntos relacionados ao alistamento militar. Agora, o serviço está no coração da cidade, não só no Centro, mas na rodoviária, onde todos os ônibus passam. Uma felicidade pra mim que sou campista. Só temos a agradecer a prefeitura - declarou o tenente. 


O secretário da Junta Militar, Fabiano Silva, explicou que os serviços presenciais serão retomadas nesta quarta-feira (5) e vão acontecer de segunda a sexta das 8h as 12h, nesse período de pandemia.


 - O alistamento pode ser realizado online também, mas quem não tem acesso ou não sabe realizar pode vir direto aqui na Junta. Aqui realizamos todos os serviços relacionados ao alistamento, como transferência de domicílios dos candidatos, montagem e finalização dos processos dos cidadãos incapazes ou impossibilitados de prestarem serviço. Com o atendimento no Centro da cidade, o cidadão terá mais facilidade até de pagar as taxas exigidas pelo Exército que são aceitas apenas no Banco do Brasil - explicou Fabiano. 


Também prestigiaram a inauguração o secretário municipal de Segurança Pública, Darcileu Amaral; o coordenador da Defesa Civil Municipal,Major Edison Pessanha; o comandante do 5GBM/Campos, Charbio Guijarro; vereador Abu; e o secretário municipal de Governo, Alexandre Bastos.


Fonte: Supcom




Composição da regente do Coral da FCJOL concorre no Festival de Música da Rádio MEC

Nesta fase, com votação popular, o primeiro colocado se classifica diretamente para a final e o júri seleciona outros 11 finalistas




04/08/2020 14:02:23.

A regente do Coral Municipal da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Érica Pontes, é semifinalista do Festival de Música da Rádio MEC, pelo segundo ano consecutivo. A canção “Chove” é uma parceria com Vilma Rangel Braga e concorre na categoria de música popular brasileira na 12ª edição do prêmio. Nesta fase, com votação popular, o primeiro colocado se classifica diretamente para a final e o júri seleciona outros 11 finalistas. A votação segue até 25 de agosto pelo site radios.ebc.com.br/festivaldemusica/festivais/festival-nacional-fm.


“Chove” faz parte do álbum autoral “Por Causa de Você”, lançado em novembro de 2019. Semifinalista na última edição do prêmio, a canção “Felicidade” também faz parte do álbum, que é, integralmente, fruto da parceria entre Érica e Vilma — artistas parceiras, que são também nora e sogra, respectivamente. A poesia das canções foi escrita por Vilma, enquanto a composição melódica é de Érica. Lapidado em família, a produção é assinada pelo baixista André Rangel, filho de uma, esposo da outra.


— Todo o CD “Por Causa de Você” foi feito a partir do livro “Para Sentir e Lembrar”, de Vilma Rangel, minha sogra. Fiz as músicas para homenageá-la e buscar valorizar ainda mais suas belas poesias. Procurei compor sobre o amor e a saudade de uma forma leve e harmoniosa, sem tristeza. Fico muito satisfeita de a música estar sendo veiculada na rádio e mais ouvintes terem acesso a ela. Para um artista, isso é muito relevante — disse Érica.


O festival contempla obras inéditas de artistas da região sudeste e do Distrito Federal. Nesta edição, foram 1.029 inscritos, divididos em nove categorias. Em música popular, foram 631 inscrições. Os finalistas do concurso serão divulgados em 27 de agosto e até 27 de setembro as canções serão veiculadas na Rádio MEC (AM/FM), em emissoras afiliadas à rede Pública de Rádios (RPR) e veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nesta última fase, também será possível votar pela internet, com restrição de um voto por dispositivo (IP). 


Fonte: Supcom




VÍDEOS: Explosões no porto de Beirute, Líbano

Ao menos 10 pessoas morreram e há dezenas de feridos; moradores puderam ouvir estrondos a mais de 20 quilômetros de distância




04/08/2020 14:02:14.

VEJA VÍDEOS AO FINAL DAS INFORMAÇÕES - Uma série de explosões na região portuária de Beirute, no Líbano, foram registradas nesta terça-feira (4). Segundo a TV Al Jazeera, o Ministro da Saúde do país, Hamad Hassan, confirmou a morte de 30 pessoas e pelo menos 3 mil feridos, mas ainda não dá para estimar o número exato de vítimas. (leia mais abaixo)


Repórteres de emissoras de TV que estão no local falam em dezenas de corpos no local do que até agora é tratado como um acidente.


Fontes militares, no entanto, dizem que o local da explosão coincide com um armazém onde eram guardados materiais altamente explosivos confiscados. Anteriormente, o ministro da Saúde, Hamad Hassan, havia citado um navio carregado de fogos de artifício.


De acordo com o editor da Sky News no Oriente Médio, Zein Ja'far, todas as janelas ao redor do acidente foram destruídas. Outras testemunhas afirmam que os vidros voaram por todos os lados no momento da explosão. 


O portal de notícias Al Arabya registra que o barulho das explosões foi ouvido por pessoas que estavam a até 20 km do porto.


O governo do município de Beirute diz que há pelo menos 10 bombeiros desaparecidos. Eles respondiam aos primeiros sinais de fogo no porto e estavam próximos do local da megaexplosão.


Jornalistas de agências de notícias e emissoras de TV que estão no local, transmitindo ao vivo, relatam que os hospitais estão lotados de pessoas com todos os tipo de ferimentos. Há muitas fraturas e dezenas de pessoas cobertas de estilhaços de vidro.


Muitos prédios e automóveis em uma larga área da cidade foram atingidos.


Moradores da cidade compartilharam vídeos e imagens da coluna de fumaça que cobriu o porto. Confira:



Fonte: R7




NF pode atrair 20 bilhões em investimentos com dinamização do mercado de gás

O Rio é o maior produtor brasileiro do energético e o gás natural assume fundamental importância como combustível estratégico na retomada econômica do país e do estado, principalmente no pós-pandemia




04/08/2020 10:10:04.

O Gás Natural tem papel estratégico na retomada econômica pós Covid-19. É o que mostra o estudo “Rio a todo gás” elaborado pela Firjan. O documento traz propostas para destravar investimentos em gás natural, que podem alcançar até R$ 45 bilhões no estado. Só no Norte Fluminense, o volume de investimentos pode chegar a R$ 20 bilhões, aplicados em infraestruturas essenciais para o escoamento, tratamento e transporte do gás natural, além de plantas de consumo industrial, como por exemplo, no segmento de fertilizantes e siderurgia.


O Rio é o maior produtor brasileiro do energético e o gás natural assume fundamental importância como combustível estratégico na retomada econômica do país e do estado, principalmente no pós-pandemia. A região Norte Fluminense é o segundo maior polo de produção de petróleo e gás do Brasil e terá um novo ciclo de desenvolvimento com a revitalização dos campos maduros da Bacia de Campos.


Segundo o estudo da Firjan, a capacidade de geração termoelétrica a partir do gás natural no Norte Fluminense pode quadruplicar nos próximos 5 anos, podendo ultrapassar a marca de 10 térmicas a serem instaladas na região. Estão em desenvolvimento projetos em Macaé e no Porto do Açu para instalação de terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito) e UPGNs (Usinas de Processamento de Gás Natural) além de gasodutos de escoamento.


Porém, para destravar esses investimentos é preciso uma agenda de ações de curto prazo. Entre elas, estão a concreta implementação da regulamentação do mercado livre de gás natural pela Agenersa (Agencia Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro). Já na esfera federal, é necessária a aprovação do Novo Marco Regulatório, a chamada Nova Lei do Gás.


Na última quarta-feira, 29/07, a Câmara dos Deputados aprovou, por 323 votos favoráveis a 113 contrários, o regime de urgência para o projeto de lei 6407/2013, que estabelece o novo marco legal. Se aprovada, a legislação vai facilitar o acesso das empresas privadas ao segmento de escoamento e transporte do gás natural, o que deverá aumentar a concorrência e reduzir os preços do produto.


Esses são passos importantes para viabilizar a expansão do consumo de gás natural no Brasil e no estado do Rio e prometem contribuir para consolidar a posição fluminense nesse mercado, em especial a região Norte Fluminense, que deve se estabelecer como um importante hub de gás no país.




FGTS emergencial: Saiba como funciona tabela, cadastro e desbloqueio do Caixa Tem para saque

De acordo com a Caixa Econômica Federal, serão liberados R$ 3,2 bilhões nas contas poupança digitais abertas em nome dos beneficiários; valor será de R$1.045




04/08/2020 10:10:40.

Os mais de 5 milhões de trabalhadores brasileiros nascidos em junho começa a receber o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesta segunda-feira (3). O valor é de até R$ 1.045. De acordo com a Caixa Econômica Federal, serão liberados R$ 3,2 bilhões nas contas poupança digitais abertas em nome dos beneficiários. (leia mais abaixo)


O saque foi instituído pela Medida Provisória 946 e tem como objetivo principal, ajudar os trabalhadores afetados pela pandemia da Covid-19. Ao todo, o governo pretende injetar R$ 37,8 bilhões na economia, beneficiando cerca de 60 milhões de trabalhadores.


Além de dúvidas referentes ao cadastro para recebimento do valor, internautas do Clic Camaquã também relataram problemas com o Caixa Tem, que vem apresentando diversos problemas com bloqueio e indisponibilidade de funções. Ao final da reportagem, saiba como resolver os principais problemas com o aplicativo, que também é utilizado para movimentações do Auxílio Emergencial.


O valor do saque é de até R$ 1.045, tendo como base a soma dos valores de todas contas ativas ou inativas com saldo no FGTS. Cada trabalhador tem direito a receber até um salário mínimo (R$ 1.045) de todas as contas ativas e inativas do fundo.


De acordo com a Agência Brasil, nesta fase, o dinheiro poderá ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta permite o pagamento de boletos (água, luz, telefone), compras com cartão de débito virtual em sites e compras com código QR (versão avançada de código de barras) em maquininhas de cartão de lojas parceiras com débito instantâneo do saldo da poupança digital.


Liberação para saque


O dinheiro só será liberado para saque ou transferência para outra conta bancária a partir de 3 de outubro, para os trabalhadores nascidos em junho. O calendário de crédito na conta poupança digital e de saques foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador.


Até agora, a Caixa creditou o saque emergencial do FGTS para os trabalhadores nascidos de janeiro a maio.


O pagamento está sendo realizado conforme calendário a seguir:


Orientações


A Caixa orienta os trabalhadores a verificar o valor do saque e a data do crédito nos canais de atendimento eletrônico do banco: aplicativo FGTS, site e telefone 111 (opção 2). Caso o trabalhador tenha direito ao saque emergencial, mas não teve a conta poupança digital aberta automaticamente, deverá acessar o aplicativo FGTS para complementar os dados e receber o dinheiro.


O banco alerta que não envia mensagens com pedido de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links nem pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.


Cancelamento do crédito automático


O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até dez dias antes do início do seu calendário de crédito na conta poupança social digital, para que sua conta do FGTS não seja debitada.


Caso o crédito dos valores tenha sido feito na poupança social digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 30 de novembro de 2020, os valores corrigidos retornam à conta do FGTS.


Caixa Tem com problemas


O aplicativo Caixa Tem foi criado para que os beneficiários do auxílio emergencial pudessem movimentar seu dinheiro. Atualmente, ele tem servido também para o recebimento do FGTS emergencial.


Internautas do Clic Camaquã tem relatado constantemente o enfrentamento de problemas com o aplicativo. Um deles, e talvez o principal, seja o fechamento automático sempre que o usuário tenta realizar um pagamento.


Fonte: Clic Camaquã




Micos-leões ganham viaduto vegetado para transitar na BR-101

Esse é o primeiro dos dois viadutos previstos para o local, como contrapartida para a duplicação da via




04/08/2020 10:10:38.

O primeiro passo para conectar os micos-leões-dourados que vivem na Reserva Biológica de Poço das Antas com outros remanescentes da espécie que habitam a faixa de Mata Atlântica do Rio de Janeiro foi dado no domingo (2), com a inauguração de primeiro viaduto vegetado sobre a BR-101. Esse é o primeiro dos dois viadutos previstos para o local, como contrapartida para a duplicação da via. As mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas ontem. (leia mais abaixo)


Segundo o presidente do conselho da organização não governamental Associação Mico-Leão-Dourado e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Carlos Ramon Ruiz, com a duplicação da BR-101, feita recentemente pela concessionária que administra a via, a Reserva de Poço das Antas ficou completamente isolada do restante da Mata Atlântica.


As passagens subterrâneas, que existem sob a rodovia, não funcionam para o trânsito de micos-leões.


Com isso, a população de micos-leões da reserva perderam a possibilidade de se comunicar e se misturar com outros animais da mesma espécie que vivem do outro lado da rodovia. O resultado é a pouca variabilidade genética da população futura.


“Se ficarem isolados, será difícil manter essa população viável eternamente. Teríamos que ficar fazendo manejos, tirando e colocando animais [de outras localidades] dentro da reserva”, explica Ruiz.


A prova de que uma população isolada e sem diversidade genética tem problemas para se manter viável em longo prazo foi um surto de febre amarela, ocorrido em 2016 no estado do Rio. Com a doença, a população de micos de Poço das Antas foi dizimada, passando de 300 indivíduos, para cerca de 30 a 40, de acordo com Ruiz. Para repovoar o local, foi necessário trazer animais de outros locais, depois do surto.


Segundo o pesquisador, os micos devem demorar alguns anos até começar a usar o viaduto. “Se esse plantio funcionar bem, em quatro anos deve ter vegetação suficientemente alta e contínua para os micos e outros animais atravessarem o viaduto”.


Há ainda outra questão a ser resolvida. Entre o viaduto e a reserva, há uma faixa de cerca de 25 metros, por onde passam gasodutos da Petrobras. Já há conversas com a estatal sobre como ligar o viaduto à área florestada da reserva e uma das ideias é plantar árvores em ambas as margens da faixa de gasodutos e conectar as copas dessas plantas com pontes de cordas e madeira.


O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie endêmica da bacia do Rio São João, no interior do estado do Rio de Janeiro, e, ameaçado de extinção, se tornou um símbolo da luta pela preservação da Mata Atlântica.


Criada em 1974, Poço das Antas foi a primeira reserva biológica do país com o objetivo de preservar a Mata Atlântica e proteger espécies como o mico-leão e a preguiça-de-coleira.


Fonte: O Fluminense




Nova gasolina já está nos postos? Dá para identificar? Tire suas dúvidas

A nova gasolina terá de ser oferecida em 100% dos postos do País em até 90 dias




04/08/2020 10:10:14.

Desde ontem, passaram a valer as novas especificações da gasolina comercializada no Brasil, estabelecidas pela Resolução 807/2020 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). (leia mais abaixo)


A nova gasolina, que traz maior eficiência energética e a promessa de reduzir o consumo em até 6%, terá de ser oferecida em 100% dos postos do País em até 90 dias - contados a partir de ontem.


No entanto, o combustível de maior qualidade já é produzido pela Petrobras desde o início deste ano, de acordo com Rogério Gonçalves - especialista em novos produtos da estatal e diretor de combustíveis da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).


"Muita gente não sabe, mas já está rodando com a nova gasolina há muitos meses", revela. Segundo Gonçalves, aproximadamente 90% da gasolina vendida em nosso mercado é refinada pela Petrobras e não é possível identificar a nova especificação na bomba.


A nova gasolina não traz nomenclatura específica e visualmente é idêntica à antiga, esclarece.


O engenheiro também informa que, ao contrário do que muitos pensam, a novidade não proporciona potência ou torque acima dos valores máximos informados pela montadora para determinado modelo.


Porém, especificamente no caso de carros flex, a potência e o torque com gasolina de nova especificação podem subir. Muitos automóveis bicombustíveis têm desempenho consideravelmente maior quando utilizam etanol e essa diferença deve cair - especialmente em motores flex mais modernos, como os dotados de turbo e injeção direta.


Por sua vez, a ANP informa que a empresa que for flagrada vendendo gasolina antiga após o prazo estará sujeita a processo administrativo, "com amplo direito de defesa e contraditório", que poderá resultar em multa de R$ 20 mil a R$ 5 milhões.


A Resolução 807/2020 estabelece prazo adicional de 60 dias para as distribuidoras se adequarem e dos já citados 90 dias para revendedores.


A Petrobras já havia adiantado que, a reboque da melhoria na qualidade, a nova gasolina é mais cara. No entanto, a empresa não informa uma estimativa de quanto o preço médio já aumentou ou vai aumentar.


"O preço do combustível é definido pela cotação no mercado internacional e outras variáveis, como valor do barril do petróleo, frete e câmbio. Portanto, esses fatores podem variar para cima ou para baixo e são mais influentes no preço do que o custo adicional de especificação", afirma a estatal.


A Petrobras acrescenta que é responsável por apenas 30% do preço final da gasolina nos postos. "As demais parcelas são compostas por tributos, preço do etanol adicionado e margens das distribuidoras e revendedores".


A nova especificação determina que a gasolina comum, seja importada ou fabricada no Brasil, tenha massa específica mínima de 715 kg/m³ e octanagem de pelo menos 92 octanas de acordo com a metodologia RON (research octane number ou método de pesquisa).


O percentual de etanol anidro foi mantido em 27% para as gasolinas comum e aditivada e em 25% para a gasolina premium.


Rogério Gonçalves explica que massa específica, em linhas gerais, é a densidade, enquanto a octanagem mede a resistência do produto à combustão - quanto mais alta, o combustível aceita maiores taxas de compressão e entrega mais desempenho.


Por sua vez, quanto maior for a massa específica, maior será a densidade energética.


A partir de janeiro de 2022, a gasolina comum nessa metodologia sobe para 93 octanas - a Petrobras, no entanto, adiantou-se e já produz esse combustível com a octanagem maior.


Já a gasolina premium deve ter pelo menos 97 octanas, seguindo a nova metodologia.


Esse novo parâmetro de octanagem, de acordo com a Petrobras, é "mais adequado às tecnologias de motores" mais recentes.


A terceira mudança é o ajuste na curva de destilação, termo técnico para dizer que a nova gasolina é menos volátil, proporcionando funcionamento mais uniforme do propulsor.


Motor quebrado e alto consumo


Gonçalves acompanhou todo o processo que culminou na resolução da ANP.


De acordo com o engenheiro, as discussões que levaram à alteração nas especificações do combustível derivado do petróleo tiveram início em 2017, após relatos de usuários e até de montadoras apontando aumento no consumo e até quebra de motores de veículos novos.


"Começaram a aparecer muitas reclamações no mercado de usuários dando conta de elevado consumo. Ao mesmo tempo, montadoras passaram a reclamar de muitos casos de danos graves no motor, supostamente causados pela especificação inadequada da gasolina. A maioria causada por um fenômeno chamado de detonação, que pode até quebrar pistão".


Rogério Gonçalves conta que, a partir daí, foram analisadas amostras de combustível de veículos e criou-se uma comissão técnica encarregada de encontrar a origem do problema, em conjunto com montadoras e sistemistas e ANP.


"Constatamos que a octanagem segundo a metodologia RON, que é o parâmetro usado na Europa, apresentava octanagem baixa demais", ajudando a explicar parte dos problemas de consumo, além dos danos ao motor."


Foi realizada audiência pública em 2019, para colher opiniões da sociedade em geral, e no início deste ano saiu a resolução da ANP determinado as melhorias na qualidade do combustível comercializado no Brasil.


Fonte: UOL




Patrulha Maria da Penha supera 25 mil atendimentos a mulheres no primeiro ano do programa

De agosto do ano passado a julho deste ano, foram atendidas em todo estado 11.143 mulheres




04/08/2020 10:10:44.

Lançado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro para prevenir violência contra mulher, o programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” completa quarta-feira (05/08) um ano de atividade. De agosto do ano passado a julho deste ano, foram atendidas em todo estado 11.143 mulheres, das quais 8.488 têm medida protetiva expedida pela Justiça e são regularmente assistidas pelas equipes do programa que monitoram e fiscalizam o cumprimento da decisão judicial. (leia mais abaixo)


Foram ao todo 25.436 atendimentos a mulheres, entre fiscalizações de medida protetiva e assistência à mulher vítima de violência. Nesse mesmo período foram efetuadas 189 prisões de autores de violência doméstica, uma média de uma prisão a cada 2 dois dias no estado, a maior parte delas por descumprimento de medida protetiva. Dessas prisões, 41 ocorreram na capital, 36 na Baixada Fluminense e 112 nos demais municípios do estado. 


- Esses números são muito expressivos e importantes. Mostram o acesso e a aceitação das mulheres ao serviço da Polícia Militar. O principal viés é a prevenção. Ao longo desse tempo, a vida dessas mulheres se transformou. Elas viviam em estado de pânico e agora, com a proteção das nossas equipes, retomaram suas atividades e recuperaram a autoestima – explicou a tenente-coronel Cláudia Moraes, subchefe do Programa de Prevenções da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAES) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. 


O programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida foi criado para enfrentar um dos problemas de segurança pública que geram mais demandas para a Polícia Militar. Os casos de violência doméstica, especialmente contra mulher, representam, em média, 30% das chamadas de emergência que geram acionamento de viaturas.


Nesse primeiro ano, foram capacitados 250 policiais militares, homens e mulheres, para atuar nos 39 batalhões de área da Corporação e três Unidades de Polícia Pacificadora. O treinamento dos policiais contempla três pilares: a sensibilização, o conhecimento conceitual e jurídico, e as técnicas de abordagem e uso racional da força adaptadas ao contexto da violência doméstica e familiar.


- Além de prestar um serviço fundamental para prevenir violência contra mulheres, evitando a ocorrências, como ameaças, lesões corporais e até feminicídios, esse programa tem possibilitado um aprendizado muito grande para a nossa tropa. A cada dia aprendemos mais a lidar com esse tipo de crime que tem um impacto muito grande na sociedade – observa ainda a tenente-coronel.


O objetivo estratégico do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida é reduzir ao longo do tempo os inaceitáveis índices de violência contra mulher no estado. Para tanto, é fundamental que as vítimas acionem o Serviço 190 na Região Metropolitana e as salas de operações das unidades do interior e que os agressores sejam denunciados nas delegacias. O programa funciona em parceria com o Poder Judiciário e a Secretaria de Estado de Polícia Civil, assim como entidades civis que atuam na área de defesa da mulher.




Macaé: Farmácias Municipais retomam atendimento em horário integral

Devido à adoção de medidas de prevenção ao coronavírus, o horário de atendimento ao público estava reduzido




04/08/2020 10:10:14.

As seis farmácias municipais de Macaé retornaram, nesta segunda-feira (3), com os horários de funcionamento normal. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, conta com unidades instaladas na sede do município e na região serrana. (leia mais abaixo)


Devido à adoção de medidas de prevenção ao coronavírus, o horário de atendimento ao público estava reduzido, mas, a partir desta segunda, a Farmácia Municipal Central funcionará das 7h às 17h, no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, Rua Governador Roberto Silveira, 108, Centro. A Farmácia Municipal do Aeroporto, das 8h às 17h; Farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Barra e Lagomar, das 7h às 18h; Farmácia Municipal de Trapiche, das 8h às 17h e Farmácia Municipal do Sana, das 8h às 17h.


O usuário da rede pode se dirigir a uma das farmácias municipais com a receita da rede municipal de saúde e o cartão de cadastro.


Fonte: Secom




Arquivo Público organiza Seminário de História Regional

As inscrições para o evento, que será todo online, foram abertas nesta segunda-feira (3)




04/08/2020 10:10:23.

O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (APMWPC) vai realizar, de 20 de agosto a 5 de setembro, o I Seminário de História Regional, com o tema "A Construção da História: entre Fontes e Paradigmas Regionais".  As inscrições para o evento, que será todo online, foram abertas nesta segunda-feira (3) e podem ser feitas através do link https://forms.gle/P9ptKZyEgncpmNo76 até 18 de agosto. (leia mais abaixo)


O Seminário vai contar, com conferencistas, com a participação de grandes nomes não apenas da pesquisa historiográfica regional e nacional, mas também com historiadores de instituições internacionais, como Harvard e a Universidadd de Lyon. O evento terá transmissões ao vivo pelo YouTube do Arquivo Público e pela TV Câmara (ao vivo), sempre às sextas-feiras e sábados, com exceção da conferência de abertura.


- Pouco mais de 12 horas depois da abertura das inscrições já havia mais de 150 inscritos de todo o Brasil. Como teremos convidados renomados na programação, acreditamos que esse será um dos maiores eventos da área em todo o país - afirma a diretora do Arquivo Público, a historiadora Rafaela Machado.  


Ainda segundo a historiadora, entre os destaques da programação, estão as "Relações entre Capitanias", a "Questão Indígena no Rio de Janeiro" e as "Revoltas e Sedições", dentre outras. A conferência de abertura será com o historiador José DAssunção Barros, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além dele, Sidney Chalhoub e Laurent Vidal também farão conferências especiais. 


Os participantes inscritos e que participarem das aulas receberão certificado de horas acadêmicas. As aulas das sextas-feiras acontecerão sempre às 19 horas e as de sábado às 16 horas. A Conferência de Abertura será na quinta, às 19 horas, e as especiais às 18 horas.


Programação

20/08 Conferência de Abertura - Fontes Históricas em Perspectiva 

*José DAssunção Barros (UFRRJ) 

___

21/08 A questão indígena no Rio de Janeiro 

*Vania Maria Losada Moreira (UFRRJ)

*Jeanne Cordeiro de Oliveira (LAB)

___

22/08 Doenças e Epidemias 

*Gisele Porto Sanglard (FIOCRUZ) 

*Sergio Rangel Risso (IFF) 

___

22/08 Conferência Especial 

*Sidney Chalhoub (Harvard University) 

___

28/08 Revoltas e Sedições 

*Luciano Figueiredo (UFF) 

*Ronald Raminelli (UFF) 

___

29/08 Rio Paraíba 

*Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (UFV) 

*Adriana Filgueira Leite (UFF)

___

29/08 Conferência Especial 

*Laurent Vidal (La Rochelle Université) 

___

04/09 Relações entre Capitanias 

*Luiz Claudio Moises Ribeiro (UFES) 

*Carlos Eugênio Soares (UFF)

___

05/09 Um diálogo entre fontes: entre a Arqueologia e a História 

*Luís Cláudio Pereira Symanski (UFMG) 

*Flávio Gomes (UFRJ)


Fonte: Supcom




Projetores do Centro de Inovação adquiridos no segundo pregão eletrônico

Outros dois pregões serão realizados para aquisição de mobiliário e de equipamentos e utensílios domésticos, com data ainda a ser definida.




04/08/2020 10:10:10.

A Comissão Permanente de Licitação de Campos realizou nesta segunda-feira (3) o segundo pregão eletrônico do município, para aquisição de equipamentos para áudio, vídeo e foto (televisões e projetores) para atender às demandas do Centro Municipal de Inovação, que será implementado nas instalações do Palácio da Cultura. (leia mais abaixo)


No total, quatro empresas concorreram. Os projetores foram adquiridos da empresa de Brasília Vixbot Soluções em Informática LTDA- EPP e o item para compra dos televisores foi frustrado, pois as empresas concorrentes apresentaram valores superiores ao estimado pela administração.


- Este foi o segundo pregão eletrônico para aquisição de equipamentos para o Centro Municipal de Inovação. No último dia 30 tivemos o primeiro pregão eletrônico de aquisição de equipamentos de informática, onde foram adjudicadas seis impressoras, 39 nobreaks e 39 monitores. O item dos 14 roteadores foi frustrado e dos 30 computadores está em recurso - explicou o pregoeiro José Dalton.


Outros dois pregões serão realizados para aquisição de mobiliário e de equipamentos e utensílios domésticos, com data ainda a ser definida.


O primeiro pregão eletrônico da história da Prefeitura de Campos foi realizado no dia 13 de julho, para disputa de registro de preços de 10 mil testes rápidos para Covid-19. Na ocasião houve a apresentação de propostas por 18 empresas de diversos estados, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e ainda o Distrito Federal. 


A implantação do pregão eletrônico cumpre o Decreto Federal 10.024/2019, que regulamenta quanto à aquisição de bens e contratação de serviços comuns com utilização de recursos federais decorrentes de transferências voluntárias. 


Em junho, o prefeito Rafael Diniz assinou decreto que regulamenta a licitação eletrônica. Para que fosse realizada de maneira eficiente, foi criada a Comissão Especial de Implantação do Pregão Eletrônico, sem ônus ao município, que cuidou tanto da regulamentação, quando da parte tecnológica, necessária para a realização de licitação por meio eletrônico. Também sem ônus ao Município, a Prefeitura aderiu ao sistema “Licita net”, através do qual serão realizados os pregões.


Fonte: Supcom




Posto de vacinação de Custodópolis transferido para CEDE Lulu Beda

A unidade funciona de segunda a sexta, de 9h às 16h,no Jardim Carioca




04/08/2020 10:10:32.

A partir desta terça-feira (4), a vacinação contra gripe que estava acontecendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Custodópolis, será transferida para o Centro Escola do Esporte (CEDE) Lulu Beda, no Jardim Carioca, também por livre demanda. A unidade funciona de segunda a sexta, de 9h às 16h. (leia mais abaixo)


A vacina está disponível para todo público portando documento de identificação e comprovante de residência. Para outras unidades, o agendamento da vacinação deve ser feito diretamente através dos números de telefones das mais de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) reabertas em todo o município. 


A vacinação em modelo de drive-thru também segue disponível, na UENF. O Departamento de Vigilância Epidemiológica orienta que os responsáveis não levem criança para vacinar no drive-thru, para evitar riscos durante e após a aplicação, já que as crianças não ficam bem acomodadas nos carros e o profissional de saúde pode ter dificuldade de encontrar uma posição ideal para aplicar a vacina. 


Para crianças de seis meses a seis anos incompletos, o agendamento deve ser feito para a Cidade da Criança, através do telefone: 22 98179-3393.


Fonte: Supcom




Agosto terá chuva de meteoros Perseidas e Estrela D’Alva

O pico será na madrugada do dia 12 para 13 no hemisfério sul




04/08/2020 09:09:36.

Nem bem o mês de agosto começou e está previsto para a segunda semana uma chuva de estrelas. No dia 12 de agosto, será a noite dos meteoros Perseidas, originários da poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. (leia mais abaixo)


O pico será na madrugada do dia 12 para 13 no hemisfério sul. A chuva de estrelas entra na Terra a uma velocidade de 210 mil quilômetros por hora.


As estrelas cadentes podem aparecer em qualquer lugar.


David Galadí, astrônomo no Observatório de Calar Alto – Centro Astronômico Hispano-Alemão, recomenda afastar-se da poluição luminosa, em uma zona rural, por exemplo, com tempo e paciência para assistir ao fenômeno.


“É preciso ir com a ideia de que, na melhor das hipóteses, você vai ver dois meteoros a cada minuto”, afirma.


Vênus ou Estrela D’Alva


Vênus ou Estrela D’Alva, o planeta mais brilhante, alterna suas aparições nos céus matutino e vespertino a cada 300 dias.


Na manhã do dia 13 de agosto, o planeta atinge o ponto mais alto no horizonte leste antes do nascer do Sol.


É a melhor época do ano para observar o planeta mais próximo de nós.


Lua e Marte


Olhe para o norte uma hora antes do amanhecer. Quanto mais escuro o local da observação, melhor.


Agosto também traz a primeira chance do ano de ver a Lua passando em frente a um planeta.


Um fenômeno, conhecido como ocultação, é espetacular de ser observado através de um telescópio.


Em agosto e setembro os brasileiros terão duas chances de acompanhar a ocultação de Marte pela Lua.


Na madrugada do dia 9, o planeta vermelho posiciona-se bem ao lado do nosso satélite natural, numa conjunção muito próxima.


Nas regiões Sul e Sudeste, e em parte do Nordeste e Centro Oeste, será possível ver a Lua passar exatamente em frente a Marte, fenômeno conhecido como ocultação. Será a partir das 5h.


Fonte: Só Notícia Boa




STF irá rever retorno das ações policiais em favelas do RJ

Operações estão suspensas durante a pandemia




04/08/2020 09:09:43.

Desde o dia 5 de junho, há um clima diferente nas ruas do complexo de favelas de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro: não houve nenhuma operação policial por ali. (leia mais abaixo)


A data marca o início da suspensão de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro no período da pandemia da Covid-19, salvo em casos “absolutamente excepcionais”, como determina liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.


Nesta terça (4), a medida cautelar recebe os votos dos demais ministros do STF, que decidirão sobre sua manutenção ou retirada.


A medida cautelar fez cair o número de operações em favelas do Rio em 78% de 5 de junho a 5 de julho, e no período o número de mortos nessas incursões recuou 72,5%, segundo estudo do Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos (GENI), da Universidade Federal Fluminense. O estudo também aponta redução de 47,7% nos crimes contra a vida e de 39% nos crimes contra o patrimônio na região metropolitana do Rio de Janeiro no mesmo período, quando vigorou a quarentena.


Segundo projeções do estudo a partir das tendências no número de mortes provocadas pelas polícias em operações, e da redução observada, a suspensão promovida pela liminar seria capaz de poupar 360 vidas nesses territórios ao longo de um ano.


A judicialização das operações policiais fluminenses ocorre no âmbito da ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635.


Entre os pedidos da ADPF estão a formulação de um plano de redução da letalidade policial e de violações de direitos humanos, a vedação ao uso de helicópteros como plataformas de tiro ou instrumentos de terror, a divulgação dos protocolos de atuação policial, a instalação de câmeras e GPS nas viaturas, a presença de ambulâncias com equipes médicas durante as operações e a redução de operações no entorno de hospitais e escolas a casos excepcionais.


Fonte: Folhapress




Salários de julho serão pagos no dia 14 aos servidores estaduais

Titular da Fazenda, Guilherme Mercês garantiu o depósito no prazo oficial, ou seja, no dia 14 de agosto, quando cai o 10º dia útil do mês seguinte ao trabalhado




04/08/2020 09:09:12.

Ainda sob o impacto econômico provocado pela pandemia do novo coronavírus, o governo estadual garante o pagamento dos salários de julho aos cerca de 470 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas no prazo oficial. Ou seja, o crédito sairá no próximo dia 14 (10º dia útil). A informação foi dada à coluna pelo titular da Secretaria de Fazenda, Guilherme Mercês.


"A gente está avançando mês a mês. Fizemos operações (financeiras) importantes, como waiver (suspensão de cláusulas contratuais com credores estrangeiros), tivemos também a reabertura da economia... Então o pagamento em dia do salário de julho está absolutamente garantido", declarou Mercês.


Fonte: O Dia