Prefeitura de Quissamã pagará salário de fevereiro antes do Carnaval

A iniciativa movimentará a economia local, injetando mais de R$ 5 milhões no comércio




19/02/2020 14:02:42.

A Prefeitura de Quissamã anunciou, nesta terça-feira (18), a antecipação do pagamento do mês de fevereiro aos servidores públicos municipais para esta semana, que será efetuado na quinta (20) e na sexta-feira (21). A iniciativa movimentará a economia local, injetando mais de R$ 5 milhões no comércio, antes do Carnaval. Conforme calendário definido para 2020, pela secretaria municipal de Administração, o pagamento estava programado para os dias 27 e 28.


Na quinta-feira (20), sairá o pagamento dos servidores vinculados à secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo; Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude; secretaria de Administração; secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; secretaria de Fazenda; secretaria de Educação; Procuradoria; secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; e Controladoria. Na sexta-feira, o salário será depositado nas contas dos trabalhadores da secretaria de Governo; Gabinete; Coordenadoria Especial de Transporte; Coordenadoria Especial de Comunicação Social; Coordenadoria Especial de Cultura e Lazer; Coordenadoria Especial de Segurança Pública e Trânsito; secretaria de Assistência Social; e secretaria de Saúde.


“No início do ano, divulgamos o calendário de pagamentos, uma forma de respeitar o servidor e de poder dar a ele o conforto de se programar. Com responsabilidade, planejamento e equilíbrio nas contas da Prefeitura, está sendo possível antecipar o salário do mês de fevereiro, uma forma de reconhecer a importância dos servidores na prestação de serviços à população. A medida também beneficia diretamente o comércio, num período em que nossa cidade registra grande circulação de pessoas, em virtude do Carnaval”, disse a prefeita Fátima Pacheco.




Campanha da Fraternidade será aberta em Itaperuna

Missa e debates apresentarão o tema Fraternidade e vida: dom e compromisso. Encontro esta sendo realizado pelo CNLB do Vicariato Noroeste




19/02/2020 14:02:15.

A Campanha da Fraternidade será aberta na Diocese de Campos no dia 8 de março na Paróquia São Jose do Avahi em Itaperuna. A cerimônia inicia com missa às 9h presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco e logo após será apresentado painel sobre o desenvolvimento da temática nas comunidades paroquiais.  Este ano será abordado o tema: Fraternidade e vida: dom e compromisso e o lema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10, 33-34). O encontro é direcionado aos Coordenadores das Pastorais e Movimentos das Paróquias com objetivo de refletir nas propostas da Campanha da Fraternidade.


- Queremos motivar todos a refletirem e a motivarem a realização dos encontros propostos para o período da Quaresma nos grupos e nas famílias. E para olharmos a transversalidade  e interpelando sobre o respeito a vida nas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.- ressalta Janete Terra 




Enel identifica 166 mil raios entre os dias 6 e 12 de fevereiro

O número foi 75% maior do que o total de raios que atingiram a Enel Distribuição Rio em todo o mês de janeiro de 2019




19/02/2020 14:02:46.

O sistema de monitoramento de raios da Enel Distribuição Rio registrou 166 mil raios na área de concessão da companhia entre os dias 6 e 12 de fevereiro. O número foi 75% maior do que o total de raios que atingiram a Enel Distribuição Rio em todo o mês de janeiro de 2019, que foi de 95 mil raios. No mesmo período desse ano foram identificados 226 mil raios.


O trabalho de monitoramento feito pela Enel tem como principais objetivos identificar os locais de queda de raios, monitorar a evolução das tempestades, apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais.


Para evitar danos materiais e físicos, a Enel listou dicas importantes de segurança que alertam sobre os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante as tempestades.  


Cuidados dentro de casa:  


Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

Evitar consertos de instalações elétricas;

Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.


Cuidados fora de casa:  


Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.


 Sobre a Enel Distribuição Rio


A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende a 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.




Prefeito abre capacitação para servidores sobre pregão eletrônico

Ainda nesta quarta-feira (19), às 18h30, também acontecerá a capacitação gratuita para o empresariado




19/02/2020 14:02:45.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - O prefeito Rafael Diniz abriu na manhã desta quarta-feira (19) no auditório da Prefeitura de Campos, a capacitação para os servidores no Pregão Eletrônico, que foi ministrada pelo Consultor e Advogado, Felipe Ansaloni. Ainda nesta quarta, às 18h30, também acontecerá a capacitação gratuita para o empresariado. 


- Precisamos estar muito bem preparados e capacitados para o pregão eletrônico, que é um caminho irreversível não somente para Campos, mas para qualquer outro município. Temos que voltar no tempo e ver como estamos atualmente. Sou muito grato à equipe da licitação que tem realizado um excelente trabalho. Toda vez que realizamos um processo licitatório ou aquisição de qualquer serviço, o objetivo é adquiri-lo da melhor maneira possível, menos custoso e com mais qualidade, para ofertar um melhor serviço para a nossa população - destacou o prefeito.  


O Assessor Especial Jurídico da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Thiago Farias Dias, também destacou a importância da capacitação. 


- A capacitação de nossos servidores e, também, dos empresários locais no pregão eletrônico é muito importante porque vai ampliar bastante o rol de participantes em licitações no nosso município. Agradecemos ao Dr. Felipe pela disponibilidade nessa preparação, tão importante para nosso município - concluiu. 


Felipe Ansaloni enfatizou a importância da presença dos servidores. "É fundamental que os servidores tenham conhecimento sobre o assunto e estejam disponíveis ao aprendizado. O pregão eletrônico visa aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório". 


O pregão eletrônico permite ainda, a ampliação da disputa com a participação de maior número de empresas de diversos estados, já que é dispensada a presença dos contendentes. É uma modalidade ágil, transparente e que possibilita uma negociação eficaz entre os licitantes. 


A implantação do pregão eletrônico cumpre o Decreto Federal 10.024/2019, que regulamenta quanto à aquisição de bens e contratação de serviços comuns com utilização de recursos decorrentes de transferências voluntárias — destinadas à Educação, Saúde e Assistência. 


O Pregão eletrônico existe no Brasil desde 2005, regulamentado pelo Decreto Federal 5450/2005 e o Decreto Municipal 065/2005. Porém, apesar da previsão legal, nunca foi implantado de fato pelas gestões anteriores.




CCZ reforça ações contra o mosquito Aedes aegypti

O cronograma de ações segue até o dia 31 de março e percorrerá 39 bairros e localidades




19/02/2020 14:02:11.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - O Centro de Controle de Zoonoses prossegue nesta semana com o primeiro ciclo de mutirões em 2020 para o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O cronograma de ações segue até o dia 31 de março e percorrerá 39 bairros e localidades. A praia de Farol de São Thomé foi a primeira a receber as ações.                                                         


Da última terça-feira (18) até quinta-feira (20) os agentes percorrem os bairros do Caju, Vila Rainha, Matadouro, Riachuelo, Turf-Club, Flamboyant 1, Oliveira Botelho, Pecuária e Campo Limpo. 


Após o carnaval, do dia 27 de fevereiro ao dia 6 de março, os agentes estarão no bairro Corrientes, Parque Fazendinha, Fazenda Grande, João Maria, IPS, Rui Barbosa, João Seixas e na XV de Novembro. Acompanhe o cronograma de ações do CCZ abaixo: 


— O resultado do primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa) de 2020 foi insatisfatório e o trabalho de conscientização do CCZ junto à população continua sendo essencial no combate aos focos, já que 80% destes foram encontrados em residências. É de extrema importância que as pessoas abram suas casas para que nossos agentes possam atuar — destacou o Diretor do Órgão, Marcelo Sales.


Em janeiro de 2020, foram 523 casos confirmados de chikungunya; 4 de dengue e nenhum de zika. Em 2019, foram contabilizados 8.362 casos de chikungunya; 14 dengue e 0 zika.





SJB: Audiência pública em SJB discute construção da rodovia RJ-244

A obra, que está a cargo do Governo do Estado, tem a finalidade de desafogar o trânsito de caminhões e carretas que trafegam pela BR-356




19/02/2020 14:02:05.

O projeto de construção da rodovia RJ 244, que visa ligar o Porto do Açu à BR-101, foi tema de uma audiência pública realizada na noite desta quarta (18) na Câmara de São João da Barra. A obra, que está a cargo do Governo do Estado, tem a finalidade de desafogar o trânsito de caminhões e carretas que trafegam pela BR-356 (atualmente a via mais utilizada para chegar ao porto).


Participaram da audiência, a prefeita Carla Machado, o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira; demais vereadores, o engenheiro que elaborou o projeto da rodovia, Júlio Prata; o subsecretário de Parcerias e Concessões da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Viana; o superintendente das concessões e convênios do DER, Fontinelle Fajardo; a superintendente de Logística da Secretaria de Estado, Celia Daumas e o presidente regional da Firjan, Fernando Aguiar.  


Pelo projeto, a obra trará benefícios ao transporte de cargas, reduzindo o tempo de deslocamento e conectando rodovias. Ao todo, serão 43 quilômetros entre a BR 101 e a RJ 240, com: oito viadutos, oito passagens e uma rotatória. Pelo traçado, seu acesso será de Ponta da Lama (Campos dos Goytacazes) a Água Preta (SJB), passando por Tocos e outras localidades da Baixada Campista.


A reunião durou cerca de quatro horas e foi marcada por muitos questionamentos por parte do legislativo e executivo. Vários pontos foram debatidos. Um deles foi a preocupação com as desapropriações, para não se repetir os problemas do passado. “Que as propriedades que serão afetadas sejam identificadas e que o Estado tenha o compromisso de cumprir com as indenizações tendo em vista que muitos produtores ficarão impedidos de produzir”, disse o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira. Também foi sugerida, por parte do Governo, a realização de uma audiência pública no 5º Distrito, para ouvir a opinião dos moradores locais.  


Outro ponto levantado foi o término da Ponte da Integração, que vai ligar São João da Barra a São Francisco de Itabapoana – obra que se arrasta há décadas. Na opinião dos vereadores e da prefeita, o Estado deveria priorizar a conclusão da ponte. Para os parlamentares, o traçado da RJ 244 deveria ser modificado, de modo a passar por esta ponte e seguir pela RJ 240 até o Porto do Açu. A preocupação com os impactos sociais e ambientais também foram questionados pelo público. 




Mortes por novo coronavírus passam de 2 mil na China

Número de infectados é superior a 74 mil




19/02/2020 11:11:42.

Autoridades sanitárias chinesas informam que mais 136 pessoas infectadas pelo novo coronavírus morreram nessa terça-feira (18), principalmente na província de Hubei, elevando o número total de mortes no país para 2.004.


Mais 1.749 infecções foram confirmadas. O número total de casos na China continental, confirmados por testes em laboratórios ou diagnóstico clínico, é superior a 74 mil.


Um jornal ligado ao Partido Comunista Chinês criticou a resposta inicial das autoridades locais ao surto.


Pesquisa

O Global Times divulgou ontem os resultados de pesquisa feita por uma equipe do Centro Chinês de Prevenção e Controle de Doenças.


A equipe afirma ter descoberto que mais de 5 mil pessoas começaram a apresentar sintomas do novo coronavírus durante o período de 10 dias até 20 de janeiro.


Entretanto, autoridades da província de Hubei iniciaram uma resposta em grande escala apenas após o presidente Xi Jinping apresentar instruções sobre o surto em 20 de janeiro.


Fonte: Agência Brasil




Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 170 milhões

Caso aplicado na poupança, poderia render aproximadamente R$ 440 mil por mês




19/02/2020 10:10:11.

O sorteio das seis dezenas do concurso 2.235 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.


De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, poderia render aproximadamente R$ 440 mil por mês.


“O concurso 2.235 tem premiação maior por ter final 5. Concursos da Mega-Sena com final 0 e 5 têm premiações mais atrativas, porque parte da arrecadação de outros concursos é reservada a eles”.


As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.


Fonte: Agência Brasil




CCZ: Prefeitura convoca concursados para efetivar posse

Trinta e um novos agentes de endemias são chamados para apresentar documentos e ingressar nos quadros de servidores efetivos




19/02/2020 10:10:49.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Após nomeação no Diário Oficial (DO) desta terça-feira (18), a Prefeitura de Campos está convocando mais 31 concursados aprovados em todas as etapas do concurso público para o CCZ, a se apresentarem nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20) para efetivação da posse. O grupo deve comparecer à Secretaria Municipal de Gestão Pública, na sede da Prefeitura, a partir das 9h, com todos os documentos exigidos, para a conclusão do processo. Outros concursados seguem cumprindo as etapas anteriores.


Também nesta edição, está convocando os 73 aprovados no Curso de Formação Inicial dos dias 06, 07, 08, 09, 10 e 13 de janeiro de 2020 e 27, 28, 29, 30, 31 de janeiro e 03 de fevereiro de 2020 a comparecerem à mesma secretaria, nesta quarta (19), às 9h, com Curriculum vitae atualizado, para “ciência da consulta admissional”.


Até agora, 130 novos agentes de endemias deste concurso já ingressaram nos quadros de servidores efetivos da Prefeitura.




Em entrevista exclusiva, Diniz revela perda de R$ 1 bi: Campos poderia ter quebrado'

Do boom dos royalties à gravíssima crise financeira. Prefeito Rafael Diniz fala ao Campos 24 Horas




19/02/2020 08:08:28.

A economia de Campos passou nos últimos anos por uma brusca virada. Essa mudança atingiu em cheio a população e fez milhares de campistas mudarem de vida – para pior. A todo momento se ouve que não há dinheiro e os problemas se acumulam em áreas vitais como saúde, transporte, servidores e comércio. Hoje quem participa da série de entrevistas do Campos 24 Horas sobre “A era de receitas expressivas dos royalties do petróleo que chegou ao fim", é o atual prefeito Rafael Diniz (Cidadania), que acaba de convocar todos os vereadores para dar detalhes da grave cise financeira. Na entrevista, ele afirma que seu governo adotou várias medidas, entres as quais de aumentar a receita própria em R$ 80 milhões. Sem entrar em detalhes de projetos futuros, Diniz enumerou ações atuais desenvolvidas enquanto prefeito, acrescentando que algumas delas serão ampliadas. Apesar do quadro grave, Diniz afirma:  “Campos está no caminho certo”.    


Vamos abordar ainda com o prefeito porque nos últimos anos o município não conseguiu atrair empresas e investidores para geração de mais emprego e renda. É em cima destes fatores que se dá a entrevistas com perguntas padrão aos representantes de diferentes segmentos da sociedade de Campos e região. 


ENTREVISTA


CAMPOS 24 HORAS - Quais projetos defende para a diversificação da economia do município, a fim de que adquira um maior grau de autonomia e independência em relação aos royalties do petróleo?


RAFAEL DINIZ - Meu governo trabalha desde o primeiro dia com este foco: diminuir a dependência dos royalties. Graças a isso, já conseguimos aumentar nossa receita própria em quase R$ 80 milhões. Infelizmente, ainda não é o suficiente para cobrir a perda de quase R$ 1 bilhão que tivemos em royalties, mais de R$ 200 milhões somente ano passado. Mas estamos no caminho certo e pretendemos continuar ampliando os projetos que já iniciamos e dialogando com empresas que pretendem investir na nossa cidade. A gente sabe que este é um processo de médio a longo prazo, mas que alguém precisava iniciar. Em três anos, desenvolvemos diversas ações para fortalecer a economia. Posso citar algumas: abertura da Casa do Empreendedor, onde já formalizamos mais de 4.500 microempreendedores individuais desde o início de nosso governo. Implantação da delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja); revitalização do Fundecam, com a criação de cinco linhas de crédito (Empreendedor, Inovação, Agricultura Familiar, Economia Solidária e Agrocana); criação dos programas Viva a Ciência e Viva a Ciência na Empresa. E ainda há a implantação do Programa Municipal de Apoio a Startups; fortalecimento da agricultura familiar; apoio à diversificação agrícola, com a criação de núcleos de culturas como o tomate e o maracujá; revitalização do Espaço da Oportunidade; e muitas outras.


C24H - Como atrair empresas e investidores para geração de mais emprego e renda?


DINIZ - Mais do que incentivos, as empresas querem um ambiente que favoreça a economia; isso passa por boa infraestrutura e ambiente de confiança, sem burocracia. Campos tem excelente infraestrutura, que vai melhorar. Pensando nisso, intermediamos negociações com a Autopista Fluminense para construção do anel viário de Campos, obra que está encaminhada. Investimos no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, que estava para ser fechado e agora está sendo ampliado e modernizado, ao custo de R$ 98 milhões, bancados pela iniciativa privada. Desburocratizamos o atendimento na Secretaria de Fazenda, facilitando emissão de alvarás e criando novo Código Tributário. Temos outro grande projeto para atrair empresas, que é a criação de quatro Zonas Especiais de Negócio, na Baixada Campista, Travessão, Serrinha e Guarus. Vamos envolver os vereadores neste processo, debatendo as ações pelo futuro de Campos. Nossa equipe técnica vem conversando com empresários do país, apresentando o potencial de Campos. Está dando certo: recebemos representantes da E4 Brasil e da Amazônica Energy, que pretendem instalar aqui usina de energia fotovoltaica e um terminal de gás natural liquefeito para clientes industriais. Estamos falando na geração de três mil empregos diretos e sete mil indiretos. Dados da Jucerja mostram que Campos foi recordista em abertura de empresas ano passado, com saldo de 728 novas empresas, com destaque para o comércio varejista de vestuário, setor que está voltando a ganhar força.


C24H - Quais os principais programas que devem ser implementados? Como apoiar o homem do campo com programas que ofereçam suporte técnico, qualificação e, também, linhas de crédito especiais?


DINIZ - Nós criamos duas linhas de crédito especialmente para o setor agrícola: o Fundecam Agricultura Familiar, que devolve ao produtor os juros do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e o Agrocana, que financia até R$ 10 mil em insumos para pequenos produtores de cana, com propriedades de até 10 hectares. Pretendemos ampliá-los em 2020. Nosso principal programa para este ano é a implantação do Polo Agroalimentar do Norte Fluminense – Central de Abastecimento de Campos. Funcionando na antiga Ceasa, será um grande entreposto, onde o produtor rural poderá comercializar sua produção sem presença do atravessador, aumentando seu lucro. Já apresentamos o projeto à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que demonstrou interesse em apoiar. O Ceascam vai gerar cerca de 2.500 empregos. Além do Ceascam, nosso governo adquiriu novos tratores e isso praticamente dobrou a capacidade de apoio aos produtores rurais no preparo do solo. Além de ajudar no preparo da terra, oferecemos assistência técnica. Destaco o apoio que nosso governo deu aos agricultores familiares. Por iniciativa nossa, eles agora fornecem para a merenda de escolas e universidades, aumentando seus lucros. Antes a merenda das escolas municipais era comprada em outros estados. Também através da secretaria de Agricultura, a PMCG tem levado o incentivo ao plantio com técnicas inovadoras, capacitação, fornecido equipamentos para auxílio aos pequenos produtores ou buscado parcerias com o estado para limpeza de canais. Hoje são cerca de cinco mil pequenos agricultores cadastrados, que recebem ou receberam algum tipo de suporte do órgão. Equipes estão trabalhando para que estes números cresçam até o fim do ano.


C24H - Como incentivar e capacitar micro e pequenas empresas e as cooperativas?


DINIZ - Já trabalhamos em várias frentes. Para as micro e pequenas empresas, criamos o Fundecam Empreendedor, que já beneficiou mais de 600 pequenos empreendedores. São pessoas como o Maurício, que ampliou seu churrasquinho e abriu um restaurante, gerando sete novos empregos. Além do crédito, o Fundecam oferece todo o apoio a estes pequenos empresários, através de reuniões, cursos e visitas técnicas. O Fundecam é um sucesso, e vai ser ampliado. Também criamos uma linha de crédito para as cooperativas: o Fundecam Economia Solidária, fortemente voltado para as cooperativas e artesãos. Nossa meta é ampliar, divulgando mais estas linhas de crédito. Além disso, de acordo com o Portal do Microempreendedor e Empreendedor individual, foram mais de 3.600 formalizações de novos negócios entre 2018 e 2019, com destaque para o comércio varejista de vestuário.


C24H - Como fortalecer o comércio em Campos?


DINIZ - O fortalecimento do comércio passa por diversos fatores, como segurança, infraestrutura e ambiente favorável aos negócios. Em matéria de segurança, criamos o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que monitora vários pontos da cidade através de aproximadamente 100 câmeras. O CISP trouxe maior sensação de segurança aos comerciantes, ajudando a solucionar vários crimes. Em 2020, este monitoramento será ampliado – já no mês de janeiro recebemos do BB a doação de 51 câmeras. Com apoio da população e dos próprios comerciantes, poderemos chegar a mais mil. Uma cidade mais iluminada contribui para um ambiente mais seguro: já instalamos mais de 1.600 lâmpadas de LED em pontos estratégicos; o LED ilumina mais e consome menos energia. Em matéria de infraestrutura, estamos realizando o projeto Viva o Centro, que revitaliza a área central e trará ganhos para o comércio tradicional. Além disso, entregamos a nova Orla II, revitalizando um trecho do Centro que estava abandonado. Também criamos um ambiente mais favorável aos negócios. Além do diálogo permanente com as entidades, como Acic, CDL e Carjopa, adotamos diversas medidas, como criação do novo site da Secretaria de Fazenda e a adoção do alvará Facilitado, que flexibilizou 406 atividades consideradas de baixo e baixíssimo risco, com liberação automática do alvará. Ainda a criação da Casa do Empreendedor, que conta com Delegacia da Jucerja – um sonho antigo dos empresários de Campos, que se tornou realidade. Infelizmente, com a crise que assola o país – e em especial o estado do Rio – o comércio também sofreu as consequências. Mas acredito que o caminho seja este que estamos trilhando.


C24H - Como incentivar segmentos de Tecnologia da Informação e de Cultura Digital, estimulando a criação de produtos inovadores?


DINIZ - Campos é um polo de excelência em ciência e tecnologia. Temos grandes universidades e excelentes técnicos; mas a prefeitura não dialogava com eles. Isso mudou, nosso canal de diálogo agora é permanente. Este é o caminho. Já demos os primeiros – e grandes – passos para que Campos em breve seja a Capital Brasileira da Ciência, Tecnologia e Inovação; o que precisamos fazer agora é ampliar estas ações. Criamos o Fundecam Inovação, uma linha de crédito que incentiva atividades e serviços na área de tecnologia, com crédito de até R$ 50 mil. Lançamos também o Viva a Ciência, que financia bolsas para estudantes de graduação e, em troca, eles desenvolvem soluções para desafios da nossa cidade. Deu tão certo que ampliamos, criando o Viva a Ciência na Empresa. Fomos além, implantando o Programa Municipal de Apoio a Startups. O resultado é excelente: já fomentamos vários negócios, que agora geram emprego e renda na nossa cidade, em projetos variados, que vão desde a criação de um aplicativo que facilita a compra de medicamentos até a fabricação de robôs para a indústria de petróleo. Como você sabe, os países que mais se desenvolvem no mundo são aqueles que investem justamente em ciência, tecnologia e inovação. Pela mesma razão, algumas das maiores empresas do mundo pertencem a este setor.


C24H – Considerações finais:


DINIZ - Campos vive uma nova realidade, com menos royalties. Era um quadro previsível, porque não é possível contar com um dinheiro sobre o qual você não tem controle – os royalties são calculados com base na produção de petróleo, no preço do barril e na cotação do dólar. Ainda assim, durante muito tempo, os governos desfrutaram desse dinheiro como se nunca fosse acabar; não pensaram em alternativas econômicas. Pior ainda: quando os royalties começaram a cair, pegaram dinheiro emprestado, na “Venda do Futuro”, deixando a conta para o próximo governo, que é o nosso, e a população pagarem. Isso foi um erro enorme, pelo qual agora toda a população é obrigada a pagar. Sou o primeiro prefeito a governar Campos sem a fartura dos royalties – com R$ 1 bilhão a menos por ano e mais de R$ 300 milhões em dívidas já pagas. Por isso mesmo, sou o primeiro prefeito a ter que tomar medidas duras para equilibrar as finanças, ao custo de obras que deixo de realizar e de dificuldades, às vezes, até para pagar os salários dos servidores. Recebo muitas críticas por isso, mas tenho a consciência de que a hora é de fazer os ajustes e, ao mesmo tempo, buscar outras fontes de receita. Se não fossem as medidas de austeridade que adotei desde 2017, Campos já teria quebrado; aí, sim, estaríamos no caos. Eu sei que precisamos fazer muito mais do que já fizemos. Mas posso dizer, sem sombra de dúvidas, que Campos está no caminho certo.


 




Gabarito do concurso da Prefeitura de Quissamã

Os concorrentes disputam 69 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior




18/02/2020 18:06:32.

A Prefeitura de Quissamã no estado do Rio de Janeiro, realizou no último final de semana, o concurso público que contou com mais de 12 mil inscritos. Os concorrentes disputam 69 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração inicial ofertada pelo município varia de R$ 1.089,03 a R$ 14.157,48, dependendo do cargo.


Em virtude de um problema na rede elétrica externa da Universidade Cândido Mendes, e por questões de segurança, considerando o item 9.30 do Edital 001/2019, a G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística, decidiu suspender as provas realizadas no turno vespertino da Universidade Cândido Mendes, para o cargo de Professor I - Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil e Fiscal de Transporte Coletivo de Passageiros, que seriam realizadas ontem 16 de fevereiro, exclusivamente para os candidatos que assinaram a lista de presença. As provas suspensas, serão realizadas em data prevista para 08 de março no município de Quissamã/RJ, cujo critérios e local de sua realização serão divulgadas por meio de edital a ser publicado no site da empresa.


No último domingo, 16 de fevereiro, os candidatos realizaram as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Essas, foram compostas por 40 questões de múltipla escolha para todos os cargos, com quatro alternativas imediatamente abaixo de cada uma delas, apresentando apenas uma alternativa correta. O conjunto de prova objetiva valerá 100 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver a pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos do conjunto.


Gabarito

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas será após as 16 horas desta segunda-feira, 17 de fevereiro, através do site da organizadora (VEJA AQUI).


A segunda etapa do concurso será composta pela prova de Título, de caráter classificatório para todos os cargos de nível superior e os cargos do Magistério. Esta, constará da avaliação de títulos com a participação exclusiva dos candidatos habilitados na prova objetiva. Terá pontuação máxima de 20 pontos, limitado à apresentação de um certificado para cada alínea de "A" a "C". Todos os títulos para análise deverão ser informados obrigatoriamente pelo candidato, em formulário digital de títulos que estará disponível no site www.gualimp.com.br, no período de 08 a 14 de abril de 2020.


Os recursos serão interpostos exclusivamente através do preenchimento de formulário digital, que estará disponível no site www.gualimp.com.br, a partir das 0h01min do primeiro dia após publicação do evento que lhe disser respeito, até às 23h59min do último dia considerando-se o horário de Brasília.


A classificação final dos aprovados, por ordem decrescente da pontuação final, será publicada nos sites da organizadora e da Prefeitura de Quissamã.


Os classificados no Concurso Público para os cargos do Poder Executivo serão nomeados sob Regime Jurídico Único Estatutário, nos termos da Lei Municipal Complementar nº 006 de 04 de outubro de 2019 e alterações posteriores, acessíveis na sede Prefeitura Municipal de Quissamã (RJ) ou no site da organizadora.


A investidura ao cargo de provimento efetivo constará de Portaria de Convocação, que indicará o prazo para entrega dos documentos e a respectiva data para a posse, divulgada no site da Prefeitura e via diário oficial ou Jornal de circulação local podendo ainda ser enviado por Correspondência com Aviso de Recebimento (AR).


O prazo de validade deste concurso público é de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do poder público, ser prorrogado por igual período.


Fonte: Gabarito do Concursos




Detran-RJ reajusta taxas cobradas por exames em clínicas conveniadas

Segundo o órgão, no caso do exame de aptidão física e mental, a taxa passou a ser de R$ 95




18/02/2020 17:05:29.


O Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) reajustou os valores cobrados pelas avaliações médicas e psicológicas realizadas por clínicas credenciadas para a emissão de carteiras de habilitação em 2020.


Segundo o órgão, no caso do exame de aptidão física e mental, a taxa passou a ser de R$ 95. Nesta etapa, o examinador verifica o questionário preenchido pelo candidato e avalia o estado geral para detectar problemas que possam constituir risco para a direção veicular (incluindo exame oftalmológico).


Em caso de necessidade de reexame, após inaptidão temporária, o novo valor a pagar é de R$ 43,75.


O exame psicológico, por sua vez, passou a custar R$ 135. Essa avaliação é exigida nos seguintes casos: por ocasião da emissão da primeira habilitação, antes do exame médico; e em caso de renovação, adição ou mudança de categoria, aos que exercem atividade remunerada como condutores de veículos.


Se houver necessidade de reexame após inaptidão temporária, o valor agora é de R$ 62,50.


Fonte: Extra




IPVA 2020: 2ª parcela para carros com final de placa 0 vence na quinta

O IPVA pode ser pago com um boleto bancário disponível nos sites do Banco Bradesco ou da Secretaria estadual de Fazenda




18/02/2020 17:05:12.

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020 para veículos do Estado do Rio com placas de final 0 vence nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro. No dia 21 (sexta-feira), será a vez dos motoristas cujos automóveis têm placas de final 1 fazerem o pagamento da cota 2, caso tenham optado por pagar o valor devido em três vezes sem desconto.


O IPVA pode ser pago com um boleto bancário disponível nos sites do Banco Bradesco ou da Secretaria estadual de Fazenda. O pagamento da Guia de Regularização de Débitos (GRD) poderá ser realizado em dinheiro em qualquer agência bancária ou via internet banking e aplicativos.


Vale lembrar que o IPVA considera o valor de mercado do veículo, de acordo com a tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre esse valor de avaliação é aplicada a alíquota do imposto previstas em lei (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV). O total obtido é o montante a pagar.


Na média geral, o IPVA 2020, no Rio, ficou 3,26% menor do que em 2019, segundo a Secretaria estadual de Fazenda. No caso dos automóveis, a redução média foi de 3,60%. Para as motos, de 2,06%.


Confira o calendário para todos os finais de placa



Documento veicular


Para obter o documento veicular referente a 2020 junto ao Detran-RJ, o motorista não precisa estar com o IPVA 2020 quitado. Basta que pague a Guia de Regularização de Taxas do Detran-RJ (GRT) e o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Depois disso, o agendamento deve ser feito pelo site ou pelo telefone do Detran-RJ para a emissão do documento.


O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo telefone (3460-4040 ou 3460-4041, na região metropolitana, e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, no interior). mas não é preciso levar o carro ao órgão. O documento pode ser retirado em uma das 170 unidades de atendimento do departamento de trânsito. Clique aqui para conferir os endereços.


Vale destacar, porém, que o motorista estará com o veículo em situação irregular, caso não pague o IPVA dentro do prazo (conforme o calendário acima). Mesmo que já tenha o documento 2020 do automóvel.


O que é a GRT


A guia GRT — no valor de R$ 210,48 — reúne as cobranças de licenciamento anual do Detran-RJ e de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2020.


Este boleto também deve ser impresso no site do Bradesco. Mas é importante imprimir a cobrança apenas no dia em que for pagá-la. Isso porque a data de vencimento que aparecerá na guia será a do dia em que ela for gerada.


Seguro obrigatório


A terceira taxa a desembolsar é o seguro obrigatório. A emissão do boleto já pode ser feita pelo site da Seguradora Líder. Este ano, houve redução do total a pagar. Confira os novos valores (já incluindo o Imposto sobre Operações Financeiras - IOF)


Automóvel, táxi e carro de aluguel: R$ 5,23 (eram R$ 16,21 em 2019)

Ciclomotor: R$ 5,67 (eram R$ 19,65 em 2019)

Caminhão: R$ 5,78 (eram R$ 16,77 em 2019)

Ônibus e micro-ônibus (sem frete): R$ 8,11(eram R$ 25,08 em 2019)

Ônibus e micro-ônibus (com frete): R$ 10,57 (eram R$ 37,90 em 2019)

Moto: R$ 12,30 - redução foi de 86% (eram R$ 84,58 em 2019)


Fonte: Extra




Petrobras antecipará pagamento de parte de prêmio referente a resultados de 2019

Só terá direito a receber a antecipação os empregados que estiverem na ativa




18/02/2020 16:04:50.

A Petrobras decidiu antecipar 30% do valor relativo ao pagamento do Prêmio por Performance (PPP) 2019. A medida está sendo vista como uma forma de a companhia dar fim à greve dos petroleiros, que já dura 18 dias. Só terá direito a receber a antecipação os empregados que estiverem na ativa.


Nesta terça-feira, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que vai recorrer da decis]ao do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que declarou o movimento ilegal, e que manterá a orientação de greve.


Em comunicado enviado no último dia 12 a seus empregados pelo sistema interno de comunicação, a Petrobras informa que pagará no próximo dia 28 a antecipação de parte do pagamento da PPP, que somente seria pago no dia 29 de maio.


No comunicado, a Petrobras ressalta que a medida é "em reconhecimento aos empregados que têm trabalhado para garantir a realização das atividades normais da companhia desde 1º de fevereiro", dia em que a paralisação teve início.


O PPP é um sistema que premia por meritocracia os empregados e que substituiu a antiga Participação nos Lucros e Resultados (PLR).


O depósito relativo ao adiantamento de 20% será feito na sexta-feira da semana que vem, logo após o carnaval. O contracheque específico estará disponível no próximo dia 22.


De acordo com a companhia, a quitação do PPP 2019 a todos os empregados será feita no dia 29 de maio próximo, após a realização da Assembleia Geral Ordinária, que trata dos resultados da companhia no ano passado, conforme ditam as regras do programa e após a avaliação de cumprimento de metas e desempenho individual.


Fonte: Extra




Detran-RJ reajusta taxas cobradas por exames em clínicas conveniadas

Avaliações médicas e psicológicas realizadas por clínicas credenciadas




18/02/2020 16:04:09.

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) reajustou os valores cobrados pelas avaliações médicas e psicológicas realizadas por clínicas credenciadas para a emissão de carteiras de habilitação em 2020.


Segundo o órgão, no caso do exame de aptidão física e mental, a taxa passou a ser de R$ 95. Nesta etapa, o examinador verifica o questionário preenchido pelo candidato e avalia o estado geral para detectar problemas que possam constituir risco para a direção veicular (incluindo exame oftalmológico).


Em caso de necessidade de reexame, após inaptidão temporária, o novo valor a pagar é de R$ 43,75.


O exame psicológico, por sua vez, passou a custar R$ 135. Essa avaliação é exigida nos seguintes casos: por ocasião da emissão da primeira habilitação, antes do exame médico; e em caso de renovação, adição ou mudança de categoria, aos que exercem atividade remunerada como condutores de veículos.


Se houver necessidade de reexame após inaptidão temporária, o valor agora é de R$ 62,50.


Fonte: Extra




Macaé: Trabalho e Renda divulga 724 vagas de emprego

Caldeireiro, funileiro, eletricista e nutricionista estão entre as vagas ofertadas




18/02/2020 16:04:47.

Caldeireiro, funileiro, eletricista e nutricionista estão entre as 724 vagas ofertadas por empresas parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. A semana começa com oportunidades, também, para técnico em instrumentação, em informática, supervisor de obra e instrutor de enfermagem.


Para verificar as vagas disponíveis semanalmente, os interessados devem entrar no portal da Prefeitura de Macaé, clicar na aba em "Empregos", no lado esquerdo da página e em "Consultar vagas de emprego". Também no local, o profissional pode se inscrever, passando a fazer parte do banco de dados da secretaria.


Nesse mesmo ambiente, empresários também podem cadastrar as qualificações de funcionários que necessitam. A partir destes dados disponíveis, a secretaria cruza as informações e as vagas são divulgadas.


O interessado nas vagas também pode ir direto à secretaria, que na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, na Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local também são emitidas carteiras de identidade e de trabalho. Para este serviço, é preciso agendamento pelo 0800.021.1138. A documentação necessária para cada serviço está no site. Em caso de dúvida, o interessado pode ligar para 2763-6344.


Confira aqui a lista com as vagas.




Farol terá cinco dias de trio elétrico no Carnaval; veja programação

Em Lagoa de Cima, a festa está garantida na Praça São Benedito, de 22h à meia-noite com bandas e DJs




18/02/2020 15:03:46.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Em Farol de São Thomé, o clima é de contagem regressiva para a festa mais popular do país. A Prefeitura de Campos, através da Superintendência Municipal de Entretenimento e Lazer, dá início na próxima sexta-feira (21) à programação do Carnaval no litoral campista. Serão cinco dias de trio elétrico com diversas bandas, das 15h às 19h.  A proposta da Prefeitura de Campos é levar entretenimento aos moradores e turistas e movimentar a economia local, gerando renda à rede hoteleira, comércio e ambulantes. 


Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura realizou uma vasta programação do verão com baixo custo aos cofres públicos. Para isso, firmou parceria com o Sesc RJ garantindo diversas atividades. Do réveillon ao dia 16 de fevereiro, somente nos finais de semana, mais de meio milhão de pessoas circularam pela praia de Farol de São Thomé.  


E para o carnaval é grande a expectativa de público. O superintendente de Entretenimento e Lazer, Hélio Nahim, ressalta que os eventos começarão pontualmente. 


— Já vínhamos conversando com a Polícia Militar e a orientação além da pontualidade é o encerramento dos eventos até 1h da manhã, para que tenhamos um carnaval seguro a exemplo do ano passado. Na última sexta-feira, nos reunimos com os artistas para frisar essa recomendação. O carnaval de 2020 será mais uma vez o carnaval das famílias conforme tem sido no governo do prefeito Rafael Diniz. Pontualidade, organização e segurança que já são marcas de Farol de São Thomé — destacou Hélio Nahim. 


Em Farol, a folia começa com Trio Kids, com Júlia Ferreira e Laurah Pessanha (vencedora do Canta Campos), das 17h às 21h. Este ano, a festa será encerrada por Dom Américo, que há quase 20 anos comanda o “bloco das piranhas” na orla da praia. O trio vai percorrer a Orla do Camping ao Náutico. De sábado à terça, haverá a tradicional banda de marchinhas, no bairro Garoupas. 


Em Lagoa de Cima, a festa está garantida na Praça São Benedito, de 22h à meia-noite com bandas e DJs.


A programação já está pronta, agora é só preparar a fantasia.





Camping de Farol deve receber 200 pessoas no Carnaval

O atendimento na secretaria é das 7h às 22h e o ocupante pode entrar e sair 24 horas do espaço, desde que esteja com a pulseira de identificação




18/02/2020 15:03:49.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A Codemca espera receber cerca de 200 pessoas no Camping de Farol de São Thomé durante o período do Carnaval, entre meio-dia de sexta-feira (21) e meio-dia de quarta-feira de Cinzas (25), quando termina a temporada de verão. O espaço, localizado na Avenida Atlântica, s/nº, no bairro Rádio Velho, comporta cerca de 300 barracas e a expectativa é de que cerca de 150 pagantes estejam instalados na área até sexta-feira, além dos visitantes.


— Não é preciso fazer reserva, mas os interessados devem procurar logo a secretaria do camping e fazer seu cadastro, evitando os atropelos de última hora. No réveillon tivemos um bom movimento e nos finais de semana a frequência também foi boa, por isso esperamos um aumento da procura para o Carnaval — explica o coordenador do camping e vice-presidente da Codemca, Marcel Cardoso.


Ainda segundo Marcel, o atendimento na secretaria é das 7h às 22h e o ocupante pode entrar e sair 24 horas do espaço, desde que esteja com a pulseira de identificação. Com a diária de R$ 8,00, o pacote de Carnaval (5 dias) sai por R$ 40,00. Pessoas com mais de 60 anos e menores de 10 estão isentos e os visitantes (das 10h às 17h) pagam uma taxa de R$ 5,00.


— Já estamos com o espaço todo pronto, com banheiros masculinos e femininos, churrasqueiras, tanque para lavar roupa, cantina e serviço de limpeza e segurança 24 horas. O interessado em obter mais informações, pode ligar para o telefone (22) 99909-8779, das 7h às 22h — conclui Marcel Cardoso.




Acesso ao Morro do Itaoca liberado durante o Carnaval

A APA Serra do Itaoca está passando por revitalização realizada pela Prefeitura de Campos




18/02/2020 15:03:44.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Durante os dias do carnaval o acesso ao Morro do Itaoca estará liberado. A APA Serra do Itaoca está passando por revitalização realizada pela Prefeitura de Campos. A obra é custeada com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUMMAM), que tem destinação exclusiva a ações voltadas para o meio ambiente. 


— O pavimento e o acesso ao topo do morro já foram recuperados, a construção da guarita e dos banheiros já estão sendo realizado, a instalação do portal também. Falta bem pouco para o término das obras, a maioria dos trabalhas estão em fase final — disse Diogo Sodré, assessor chefe de Planejamento Ambiental. 


A Serra do Itaoca é uma Área de Proteção Ambiental (APA), uma unidade de conservação ambiental de uso sustentável, que certifica a proteção ambiental da flora e da fauna, assim preservando o ecossistema e garantindo a sustentabilidade na uso dos recursos naturais presente na serra. 




Espaço da Oportunidade oferece 54 vagas em Campos e no Porto do Açu

A maior parte das vagas é para vendedor (25), exigindo maioridade, ensino médio completo e experiência




18/02/2020 15:03:21.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - O Espaço da Oportunidade iniciou esta terça-feira (18) com 54 vagas de emprego em diversas áreas. Vinculado à Superintendência Municipal de Trabalho e Renda, o espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro.


A maior parte das vagas é para vendedor (25), exigindo maioridade, ensino médio completo e experiência mínima de seis meses, mas também há oportunidades para nutricionista, bombeiro civil/motorista, atendente de restaurante, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de topografia, para atuar no Porto do Açu, dentre outros.


Quem preferir, pode encaminhar o processo online. Com o código da vaga, o cadastrado deve fazer o encaminhamento pelo Whats App (22) 98175-2553, informando número do CPF e o código. O encaminhamento é feito pela Superintendência de Trabalho e Renda, sem a necessidade de o candidato ir novamente até a sede do órgão.


Para fazer o cadastro no Espaço da Oportunidade, basta comparecer à sede do órgão levando o CPNJ, no caso de pessoa jurídica, ou CPF se for pessoa física. O procedimento também pode ser realizado pelo telefone (22) 98168-4395.




Deputado João Peixoto celebra aniversário em Grussaí

Deputado recebeu políticos, parentes e amigos




18/02/2020 11:11:51.

O deputado estadual João Peixoto (DC) comemorou nesse domingo (16), mais um aniversário no Grussaí Praia Clube, em São João da Barra. A grande festa reuniu pessoas de diversos municípios e contou com a presença de autoridades públicas e políticas da região.


O ponto alto da festa foi o Culto Ecumênico celebrado pelo Pastor vice-presidente da Igreja Assembleia de Deus Central, Cipriano, que fez uma linda pregação agradecendo a Deus pela vida do deputado João Peixoto. Outros pastores de outras congregações, também estiveram presentes.


Depois do Culto foi servido almoço acompanhado de refrigerantes e água mineral. Logo após o almoço foi cantado o parabéns.


No início de sua fala para os agradecimentos, o deputado João Peixoto pediu um minuto de silêncio em memória do seu amigo Demilson e de sua amiga Liliane do Casarão, pessoas que deixaram muitas saudades e certamente estariam presentes no seu aniversário, ajudando na organização. Foi um momento de muita emoção.


Muitos amigos e familiares foram abraçar o deputado João Peixoto, entre eles, o prefeito de Campos, Rafael Diniz, o deputado estadual Welberth Rezende, vereador de Campos Jorginho Virgílio, vereador de Quissamã, Zé, vereador de Carapebus Deuti, vereador de São João da Barra Alex Firme, presidente municipal do DC de Itaboraí Pastor Josué, presidente do DC em Campos Gilmar, presidente do DC em São Francisco Alcemir, presidente do DC de Rio das Ostras Pastor Santiago, além de pré-candidatos a prefeito e vereadores de diversos municípios do estado.


"Agradeço grandemente a todos os amigos que saíram de suas casas para vim aqui me abraçar, agradeço a toda a minha equipe de trabalho e minha família pelo empenho para que essa festa pudesse acontecer da melhor maneira possível, fico muito feliz em ver esse clube completamente lotado de amigos", afirmou o deputado.


E finalizou: "Que alegria poder estar aqui agradecendo a Deus, mais uma vez, por me permitir completar mais um ano de vida e saúde ao lado da minha querida família e tantos amigos. Peço a Deus saúde para que no próximo ano nós passamos estar juntos novamente celebrando mais um ano de vida", disse João Peixoto.


 




Musa dos '3 reaix' processa empresas por uso indevido de imagem

A informação foi antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, do Globo




18/02/2020 10:10:52.

A pedagoga, artesã e produtora cultural Raquel Motta, de 35 anos, que protagonizou o meme dos '3 reaix" (com x por causa do sotaque carioca), está processando 56 empresas por uso indevido de imagem, entre elas a rede de fast food Burger King e o aplicativo de delivery Rappi. A informação foi antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, do Globo.


Tudo começou quando Raquel foi convidada pelo programa "É de casa", da Rede Globo, para ensinar como fazer um produto de artesanato sustentável. Ela mostrou o passo a passo de uma carteira, cujo custo era de apenas R$ 3.


Algum tempo depois, o "Fantástico" fez uma montagem no quadro "Isso a Globo não mostra", em que sugeria que o preço de venda também era de R$ 3, quando, na verdade, era de R$ 20. O vídeo viralizou, e a artesã viu seu número de seguidores no Instagram passar de 70 para 140 mil, entre famosos e anônimos.


— Eu estava sentada no sofá quando assisti ao programa. Fiquei surpresa com a proporção que isso tomou, mas resolvi entrar na brincadeira. Comecei a ensinar, nas redes sociais, como fazer artesanato e abri uma lojinha virtual.


Raquel também chegou a ceder sua imagem para comerciais e começou a fazer publiposts em suas redes, recebendo de R$ 300 a R$ 10 mil, a depender da ação. No entanto, algumas empresas passaram a usar sua foto sem autorização.


— Meus seguidores começaram a me marcar nos posts, indignados. Entrei em contato com uma marca, pedindo amigavelmente para retirarem a imagem do ar, mas falaram que se sentiam no direito de usá-la, já que todo mundo estava usando — contou.


Depois disso, ela recorreu a uma advogada, que mapeou cem anúncios indevidos. Após tentar um acordo extrajudicial sem sucesso, ambas decidiram entrar com processos na Justiça.


— A equipe conseguiu montar, até agora, dois processos, contra 56 empresas ao todo. Ainda vou processar as outras. É um absurdo o que fizeram. Minha imagem foi usada por muitos, de drogaria até motel — desabafou a artesã.


Segundo Cristina Luz, advogada especialista em Propriedade Intelectual e Direito Marcário, o valor questionado na Justiça é de, aproximadamente, R$ 8 milhões, incluindo danos morais — pelo desgaste da imagem de Raquel — e danos materiais, visto que diversas empresas deixaram de fechar contratos com a artesã por ela ter a imagem vinculada a concorrentes.


— A imagem é um patrimônio particular garantido tanto pelo Código Civil Brasileiro, quanto pela Constituição Federal. Essas empresas usaram a imagem dela para fins comerciais contra a sua vontade — explicou Cristina.


Até o momento de publicação, Burger King e Rappi não enviaram uma resposta sobre o caso.


Fonte: Extra




Petroleiros: TST considera greve abusiva e ilegal e autoriza sanções

Ives Gandra atendeu a pedido da Petrobras e considerou ‘política’ paralisação que dura 17 dias




18/02/2020 10:10:39.

O ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), atendeu nesta segunda-feira (17) a pedido da Petrobras e considerou abusiva e ilegal a greve dos petroleiros, que dura 17 dias.


Ele autorizou ainda que a estatal tome "medidas administrativas cabíveis", como corte de salários, sanções disciplinares e demissão por justa causa.


A decisão afirma que a greve não pode permanecer nos moldes que está, mas não proíbe paralisações - o STF e o TST tinham autorizado o movimento com 90% trabalhando. Segundo a Petrobras, a decisão impede qualquer movimento, mas juristas entendem que o direito é constitucional e que a decisão não proibiu.


O julgamento definitivo da questão no TST está marcado para 9 de março.


O ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), atendeu nesta segunda-feira (17) a pedido da Petrobras e considerou abusiva e ilegal a greve dos petroleiros, que dura 17 dias.


Ele autorizou ainda que a estatal tome "medidas administrativas cabíveis", como corte de salários, sanções disciplinares e demissão por justa causa.


A decisão afirma que a greve não pode permanecer nos moldes que está, mas não proíbe paralisações - o STF e o TST tinham autorizado o movimento com 90% trabalhando. Segundo a Petrobras, a decisão impede qualquer movimento, mas juristas entendem que o direito é constitucional e que a decisão não proibiu.


O julgamento definitivo da questão no TST está marcado para 9 de março.


NOTA DA FUP


Em mais uma decisão monocrática, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, decretou a ilegalidade da greve dos petroleiros. A FUP e seus sindicatos irão recorrer da decisão. A orientação é que os petroleiros mantenham a greve e sigam as recomendações dos sindicatos em relação às tentativas de intimidação e assédio dos gestores da Petrobrás.


Na greve de novembro do ano passado, quando o ministro Ives Gandra decidiu isoladamente definir como ilegal a greve dos petroleiros, ele foi derrotado por seus pares na Seção de Dissídio Coletivo (SDC) do TST.


Na atual greve, Ives Gandra é novamente relator do processo de dissídio coletivo, e, mais uma vez, decide monocraticamente pela ilegalidade de um movimento legítimo. Para isso, utiliza como fundamento o resultado de uma medida cautelar que a Petrobras ajuizou em seu favor.


O ministro poderia ter pautado a greve dos petroleiros na sessão desta segunda (17) da SDC ou aguardar o julgamento designado para o dia 09 de março. “O mínimo que se esperava era que o ministro Ives Gandra respeitasse a decisão anterior de seus pares na SDC, o que não ocorreu”, contesta o diretor da FUP, Deyvid Bacelar.


A greve entra nesta terça-feira em seu 18º dia, com 21 mil trabalhadores mobilizados em mais de 120 unidades do Sistema Petrobrás. A força desse movimento histórico está na unidade da categoria peroleira e na resistência aos desmandos da gestão Castello Branco.


Qualquer decisão sobre a greve será deliberada coletivamente em assembleias, previamente convocadas pela FUP e seus sindicatos, após deliberação das entidades e publicação de edital específico.


A greve é um direito garantido a todos os brasileiros pela Constituição de 1988, dentre eles os petroleiros.


Fonte: G1




Mais de 8,5 milhões de brasileiros já tiveram o WhatsApp clonado

Somente em 2019, foram registradas mais de 413 mil investidas para clonar o aplicativo de mensagens em todo o Brasil




18/02/2020 10:10:36.

Ao longo dos últimos anos, mais de 8,5 milhões de brasileiros já foram vítimas de clonagem do WhatsApp, segundo uma pesquisa realizada no ano passado pela PSafe, empresa especializada em segurança de celulares. Somente em 2019, foram registradas mais de 413 mil investidas para clonar o aplicativo de mensagens em todo o Brasil.


Apenas em janeiro deste ano, estima-se que mais de 198 mil pessoas sofreram o golpe no país. São Paulo segue liderando a lista de estados mais afetados, com 41.200 vítimas, seguido por Rio de Janeiro, com 24.200, e Minas Gerais, com 15.900.


Segundo o levantamento, o vazamento de conversas privadas é o principal prejuízo da clonagem, citado por 26,7% dos entrevistados, seguido do envio de links com tentativas de golpes para outros contatos (26,6%), pedido de dinheiro a amigos (18,2%), perda da conta no aplicativo (18,0%) e chantagem (10,5%).


Os criminosos estão buscando formas de aperfeiçoar suas táticas, com o objetivo de maximizar seus lucros. Recentemente, a clonagem de WhatsApp passou a ser direcionada a pessoas famosas, como atores, youtubers e influenciadores, no chamado “golpe da festa”.


– No golpe da festa, o criminoso pesquisa por eventos que terão a presença de pessoas famosas. Depois, se passando pelo organizador, o golpista entra em contato com a potencial vítima para solicitar uma suposta confirmação de identidade. Para realizar a confirmação, a pessoa precisa informar um código enviado ao seu celular. Contudo, o que a vítima não percebe é que este código se trata de um PIN de seis dígitos que libera acesso à sua conta do WhatsApp. Ao fornecê-lo, ela tem a sua conta no mensageiro bloqueada em seu celular e liberada no aparelho do atacante — explicou Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital.


Passo a passo do golpe


Emilio Simoni explica que a vítima pode ser induzida a fornecer um código de liberação para acesso remoto do WhatsApp nas mais diversas situações, ao solicitar um serviço ou pedir orçamento a uma empresa usando o aplicativo.


— Para clonar uma conta de WhatsApp, o cibercriminoso cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima. Depois, esta é induzida a fornecer esse código ao hacker e, em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada — relatou.


Proteja-se


Ainda segundo Simoni, o próprio WhatsApp impede que a mesma conta seja acessada em dois aparelhos ao mesmo tempo. Portanto, ao perder acesso à sua conta, há uma grande chance de que ela tenha sido clonada. Além disso, ainda existe a possibilidade de haver alguém infiltrado nas suas conversas lendo suas mensagens.


O especialista alerta que o usuário jamais deve informar o código de liberação de acesso do WhatsApp que ele recebe para terceiros. Além disso, é recomendável ativar a autenticação de dois fatores, disponível no próprio aplicativo, para aumentar a segurança da conta. Para ativá-la, abra seu WhatsApp e toque em Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.


Cibercriminosos podem acessar a versão via navegadores de desktop usando a função WhatsApp Web, caso obtenham acesso ao seu QR code. Para descobrir se alguém está monitorando suas conversas por meio dessa função, abra o aplicativo, vá até Configurações/Ajustes e selecione WhatsApp Web. Se estiverem usando o seu WhatsApp, aparecerá o nome do dispositivo no qual ele está conectado. Para desconectar, basta selecionar Sair de Todos os Computadores.


O que fazer se cair no golpe


Avise seus contatos


É muito importante, neste momento, avisar às pessoas que se comunicam com o usuário pelo WhatsApp que ele não está sob controle das mensagens enviadas no momento. Assim, a pessoa poupa seus contatos de também sofrerem prejuízos, como transferir dinheiro por engano.


Tente recuperar a conta


Simoni recomenda que se tente reinstalar o app o mais rapidamente possível. Para isso, desinstale o aplicativo do WhatsApp, baixe-o novamente e tente entrar em sua conta com o novo código de ativação. Mas lembre-se de que esse número não deve ser compartilhado com um terceiro em circunstância alguma. Ao inserir este código, a pessoa que estiver utilizando a conta em outro aparelho será desconectada, e o usuário poderá retomar o acesso.


Registre um boletim de ocorrência


Quando souber que teve o WhatsApp clonado, é essencial que o usuário procure uma delegacia (especializada ou não) e registre um boletim de ocorrência, fornecendo todas as informações de que disponha.


Entre em contato com o suporte do WhatsApp


É possível enviar um e-mail para o endereço support@whatsapp.com, explicando o acontecido. Assim, sua conta é desativada durante 30 dias e, se não for acessada até o fim do período, será excluída automaticamente.


Fonte: Extra




INSS: aposentados e pensionistas passam a receber R$ 1.045 amanhã

Os primeiros a ter o salário corrigido serão os que têm cartão de pagamento com final 1




18/02/2020 10:10:46.

Os cerca de 12 milhões de segurados do INSS que ganham até um salário mínimo começarão a receber R$ 1.045 a partir desta quarta-feira (dia 19). O novo piso nacional entrou em vigor em fevereiro. Os primeiros a ter o salário corrigido serão os que têm cartão de pagamento com final 1. Na quinta-feira (dia 20), será a vez do grupo 2. Na sexta-feira (dia 21), do grupo 3.


Durante o carnaval, o calendário de pagamento do INSS será interrompido. Não haverá crédito de valores nem mesmo na Quarta-Feira de Cinzas. Os saques voltarão a ser liberados na quinta-feira (dia 27) para os que têm cartão de pagamento com final 4. E assim sucessivamente, até o dia 6 de março (final 0).




Vale destacar que, neste pagamento, esses beneficiários vão receber R$ 6 a mais. Isso porque o salário mínimo vigente em janeiro era de R$ 1.039, em função do reajuste concedido pelo governo federal com base na estimativa de inflação (o índice aplicado foi de 4,1%).


Entretanto, na primeira quinzena de janeiro, o IBGE divulgou o percentual oficial de inflação, ou seja, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de janeiro a dezembro de 2019, que ficou em 4,48%. Após receber críticas, o governo Bolsonaro decidiu corrigir o valor do piso, para não penalizar os que ganham menos. Mas só o fez a partir da competência de fevereiro.


Os 23 milhões que ganham acima do salário mínimo terão o dinheiro creditado de 2 a 6 de março, de acordo com o final do cartão de pagamento. Serão dois grupos por dia, a começar pelos finais 1 e 6. Os últimos serão os grupos 5 e 0.



Fonte: Extra