Moradora acredita ter flagrado filhote de dinossauro no quintal

Criatura misteriosa invadiu residência da Flórida na corrida e se assemelha tanto a um réptil quanto a uma ave de rapina




20/04/2021 11:11:25.

Uma moradora de Palm Coast, na Flórida, acredita ter capturado imagens de um filhote de dinossauro no quintal da casa onde vive. As imagens foram registradas por uma câmera de vigilância do local e compartilhadas nas redes, onde internautas não souberam determinar qual a classe da criatura em questão. (leia mais abaixo)


"Talvez eu tenha assistido Jurassic Park muitas vezes", disse Cristina Ryan, em entrevista ao canal Fox 35, "mas, vejo um velociraptor ou outro pequeno dinossauro!" (leia mais abaixo)


Cristina informou que o animal entrou no local por volta das 3h40 da manhã. O fato de correr e não andar nesse horário reforça, para ela, o aspecto reptiliano do bicho.


"Alguns dizem que é uma grande ave, mas isso não faz sentido", reflete a moradora, "já que, o que quer que seja, parece ter patas dianteiras."


la também afirma que todos para quem mostrou o vídeo chegaram a mesma conclusão: a criatura misteriosa se assemelha muito a um filhote de dinossauro.


No entanto, nos comentários do vídeo, internautas classificaram o animal como dragão-de-komodo ou um cachorro de coleira arrastando a guia.


Outro usuário ainda conseguiu ir além. Segundo ele, a estranha aparição ocorreu após o avistamento de um óvni: "Acho que pode ser o CEO verificando as coisas", concluiu.


Com certeza há uma explicação lógica para a invasão domiciliar acima. Mas, até o momento, ela permanecesse inacessível.


VEJA VÍDEO AQUI


Fonte: R7




Pesquisa diz que pandemia não influenciou queda de crimes no Rio

Estudo é do Instituto de Segurança Pública (ISP)




20/04/2021 11:11:20.

As quedas nos homicídios dolosos e nos roubos de carga no estado do Rio de Janeiro em 2020 não foram influenciadas, de forma determinante, pela pandemia de covid-19. A conclusão é de estudo que o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro divulgou hoje (20). Segundo o levantamento, os dois indicadores continuaram a tendência de declínio registrada desde 2018. (leia mais abaixo)


Nos homicídios, o recuo foi de 12% e os registros de 2020 ficaram ainda abaixo do previsto, conforme apontou a análise dos últimos seis anos da série histórica, o que para os pesquisadores mostrou que o isolamento social não impactou o indicador. “O estudo conclui, portanto, que é possível considerar que as políticas adotadas no âmbito da segurança pública tiveram papel importante para os resultados dos indicadores”, informou o ISP. (leia mais abaixo)


Segundo o instituto, os roubos de carga, que caíram 33% no ano passado, tiveram pequenas variações nos meses após a decretação do estado de emergência na área da saúde no Rio. “Os registros ficaram muito próximos dos valores previstos no modelo comparativo criado pelos pesquisadores do ISP e, portanto, não foram afetados significativamente pela pandemia”, explicou, acrescentando que esse tipo de crime começou a apresentar retração em 2018 e manteve um ritmo decrescente sustentado em todo esse período.


Outro indicador analisado foi o roubo de veículos, que, conforme o modelo de comparação usado pelos pesquisadores, ficou abaixo da projeção nos dois meses seguintes ao início das medidas de isolamento social. A partir de junho de 2020, no entanto, o total de casos ficou dentro do previsto. Para os estudiosos, também neste caso “as medidas de distanciamento social não afetaram significativamente os números de roubos de veículos nesse período”.


Os casos de roubos a transeuntes e de celular recuaram abruptamente a partir de março, coincidindo com o início do período de isolamento em 2020. O estudo indicou, ainda, que a média semanal de casos, que era de 1.803, caiu para 810. Ao levar em consideração a série histórica, foi possível identificar que os totais de casos de março a junho ficaram muito abaixo do esperado. Os registros só começaram a aumentar quando o nível de distanciamento social foi reduzido no estado.


Quedas em outros países

O ISP afirmou, também, que a forte queda desses tipos de crimes não foi notada apenas no Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, um estudo de David Abrams sobre as 25 maiores cidades daquele país mostrou reduções de roubos além do previsto e não encontrou efeitos sobre os homicídios.


No Canadá, uma pesquisa de Tarah Hodgkinson e Martin Andresen sobre a cidade de Vancouver, fez a mesma observação, se repetindo ainda na Austrália, conforme resultado encontrado na pesquisa de Mic-Taec Kim e Felix Leung, que analisou Nova Gales do Sul.


“Essas pesquisas, assim como a do ISP, partem da teoria das atividades rotineiras, que sugerem que as variações no número de crimes são explicadas pelas diferentes maneiras pelas quais se relacionam infratores, alvos e vigilância. Assim, a explicação para a queda nos roubos a transeuntes e de celular está justamente na alteração das rotinas das pessoas que passaram a frequentar menos as ruas devido ao isolamento social”, avaliou o Instituto de Segurança Pública, destacando que, por serem crimes de oportunidade, quanto menos pessoas circulam pelas ruas, menores são as chances para a ação de bandidos.


A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, disse que o instituto tem a preocupação constante de analisar as estatísticas da área de segurança pública da forma mais fiel possível à realidade. Segundo ela, logo no início das medidas de isolamento, a instituição identificou alterações em alguns indicadores e, a partir de constatações, procurou entender como a pandemia mudou as tendências.


“A conclusão é que nem todos os crimes tiveram o mesmo comportamento na situação atípica que estamos vivendo. Esse trabalho é essencial para gestão da segurança pública, porque, entendendo melhor essas mudanças, os recursos podem ser alocados de maneira mais eficaz”, afirmou.


Metodologia

O modelo comparativo de avaliação desenvolvido pelos analistas do ISP para chegar às conclusões considerou a série histórica de cada crime, qual seria a tendência de determinado delito de março a outubro de 2020, e qual foi o seu comportamento naquele ano. O estudo incluiu, também, dois intervalos de confiança de 80% e 95%, usados como uma margem de segurança para as variações. Para isso, foram utilizados dados dos registros de ocorrência da Secretaria de Estado de Polícia Civil de 2014 a 2020.


Ainda segundo o ISP, a avaliação do nível de isolamento social no estado utilizou o histórico de localização dos usuários do Google. “Com essas informações foi possível calcular que, por exemplo, na semana seguinte à adoção das medidas restritivas, em março, o Rio de Janeiro teve 70% menos visitas a espaços de lazer e entretenimento em relação à mediana do período de referência (3 de janeiro a 6 de fevereiro de 2020)”, explicou.




Perfil de Pocah expõe racismo cruel contra filha dela no Insta: "Desumano"

Vitória, de 4 anos, foi chamada de macaca, cabelo duro e neguinha fedida




20/04/2021 10:10:48.

O perfil de Pocah no Instagram expôs frases racistas destinadas a Vitória, filha da cantora de 4 anos, na rede social, na noite desta segunda-feira (19). As ofensas cruéis teriam sido feitas por fãs de Juliette também confinada com a cantora no BBB21, após o desentendimento entre as duas no último domingo (18), que motivou o voto da funkeira carioca na maquiadora e advogada. Entre outros xingamentos, a menina foi chamada de macaca, cabelo duro e neguinha fedida. (leia mais abaixo)


"Conseguiu ler tudo? Se você conseguiu ler a tudo isso sem chegar ao final com o estômago embrulhado e até certa vergonha de ser humano, pare aqui! Esse texto não é para você. É louco pensar que essas mensagens, direcionadas a uma criança de 5 anos, são motivadas exclusivamente porque a mãe dela resolveu... votar em um jogo de votação, né? O que está acontecendo no mundo? O que está acontecendo com as pessoas? Racismo! Crime! Um crime sendo cometido sob os nossos olhos por contrariar os gostos de um público de reality show", iniciou o post. (leia mais abaixo)


No texto, o representante pela artista diz que irá tomar as medidas legais contra o crime cometido contra a criança. "Desumano! Imoral! Independente de torcida X ou Y, de emoji, ou o que quer que seja. O que está em jogo aqui é o conteúdo cerimonial das mensagens. E as medidas legais serão tomadas! É revoltante. Quando recebi os prints, minha primeira reação foi vomitar. Vomitei como se meu corpo estivesse tentando jogar a experiência de ter lido isso para fora. Precisamos repensar o que é ser gente! Porque lendo a isso, eu mesmo me questiono: somos todos gente? Somos realmente da mesma espécie? Eu custo a acreditar", concluiu a publicação.


Ronan, marido de Pocah, com quem Vitória está sob os cuidados durante o período de confinamento da mãe no reality show da Globo, se pronunciou em seus stories sobre os ataques.


"É inadmissível o que está acontecendo. Não tenho palavras. É uma criança de 5 anos. É um sentimento de revolta. O que eu posso fazer e o que eu fizer será por medidas legais. É surreal. Vou fingir para ela que não aconteceu nada. Vou fazê-la brincar e ver filme, [deixá-la] super tranquila, mas com o coração bem apertado e dolorido", desabafou ele.


Equipe de Juliette repudia racismo contra filha de Pocah: "É crime"


A equipe de Juliette se pronunciou nesta segunda-feira (19) sobre os ataques que a filha de Pocah vem sofrendo desde a briga das sisters no BBB21.


No Twitter, os administradores da conta de Juliette se mostraram cientes do ocorrido e dizem acreditar que os ataques em nome de "cactos" partem de outras torcidas para manchar a participação de Juliette no programa.


"Papo rapidinho aqui: reta final, 15 dias pro fim do BBB. Veremos de tudo. Mas continuaremos sem aceitar ver, e repudiando veementemente, qualquer ataque que incite ódio é crime. Isso é um jogo, existem limites. Atacar a filha de Pocah é um absurdo", começa.


"Nós já temos todos os prints de torcida alheia se passando por cacto pra cometer essas atrocidades racistas. Um show de horrores que passa em muito todos os limites. Cactos que fazem isso também têm o nosso repúdio", afirma a equipe.


"Vamos buscar ter postura e discernimento nas nossas atitudes e não ferir o próximo. Lembrando que o BBB é um jogo que mexe com vidas, mas precisamos agir com empatia e responsabilidade", pede.


Ronan Souza diz que já identificou 4 que atacaram Vitória


O marido de Pocah foi à web falar sobre os ataques racistas sofridos por Vitória, de 4 anos. Além de vídeos, ele falou que já conseguiu identificar alguns dos agressores.


"Vocês que foram no perfil da vitória falar merda para uma CRIANÇA, joga o chip fora, já achei 4 de vocês. João Pessoa, Florianópolis e 2 do Rio. Jaja tem uma surpresinha", escreveu ele em seu Twitter. (Veja os prints das ofensas abaixo) Fonte: Revista QUEM




Sputnik V tem eficácia de 97,6% em estudo no mundo real

Avaliação envolveu 3,8 milhões de pessoas




20/04/2021 09:09:46.

Cientistas russos concluíram que a vacina Sputnik V contra a covid-19 tem eficácia de 97,6% no "mundo real", de acordo com uma avaliação envolvendo 3,8 milhões de pessoas. O anúncio foi feito pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, e o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) nessa segunda-feira (19). O estudo no "mundo real" é mais amplo e apresenta evidência científica mais clara e confiável para mudança no padrão de tratamento. (leia mais abaixo)


A nova taxa de eficácia é mais alta que a de 91,6%, destacada em resultados de um estudo em grande escala com a Sputnik V, publicado na revista médica The Lancet no início do ano, e é favorável em comparação com dados sobre a eficiência de outras vacinas contra a covid-19. (leia mais abaixo)


Os novos dados correspondem a 3,8 milhões de russos que receberam tanto a primeira dose quanto uma dose de reforço, como parte do programa nacional de vacinação com a Sputnik V. 


"Esses dados confirmam que a Sputnik V tem uma das melhores taxas de proteção contra o coronavírus entre todas as vacinas disponíveis", disse Kirill Dmitriev, diretor do fundo soberano RDIF que está apoiando o desenvolvimento do imunizante.


A incidência de infecções foi calculada a partir do trigésimo quinto dia após a primeira aplicação, diz a nota, mostrando uma taxa de incidência de 0,027%.


A incidência de infecção entre adultos não vacinados, durante um período considerável após o lançamento do programa de vacinação em massa na Rússia, foi de 1,1%, diz a nota, sem especificar o intervalo de datas utilizado. 


Os novos dados serão publicados em uma revista médica no mês que vem.


Os dados foram reunidos a partir de uma base de informações mantida pelo Ministério da Saúde do país e que registra pessoas vacinadas, assim como de uma base de dados de pessoas infectadas pela covid-19 no país, segundo o comunicado.


Fonte: Agência Brasil




Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho

Benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375




20/04/2021 08:08:40.

Trabalhadores informais nascidos em julho começam a receber hoje (20) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.


O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.


O saque da primeira parcela foi antecipado em 15 dias. O calendário de retiradas, que iria de 4 de maio a 4 de junho, passou para o período de 30 de abril a 17 de maio.


Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo no início do mês.


O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja link do guia de perguntas e respostas no último parágrafo).


Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).


O pagamento da primeira parcela aos inscritos no Bolsa Família começou na sexta-feira (16) e segue até o dia 30. Na quinta-feira (22), recebem os beneficiários com NIS de final 3. O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.




Covid: Vacinação nesta terça-feira em homens com 64 anos ou mais

Também serão vacinados com a 2ª dose da vacina Coronavac para os idosos que já estão no prazo para receber o reforço




20/04/2021 08:08:19.

A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) dará seguimento ao calendário de vacinação contra Covid-19. Nesta terça-feira (20) serão vacinados os homens  com 64 anos ou mais. Também serão vacinados com a 2ª dose da vacina Coronavac para os idosos que já estão no prazo para receber o reforço. (leia mais abaixo)


A vacinação será através de distribuição de senha e acontecerá nos 26 postos espalhados pela cidade, das 9h às 15h. (leia mais abaixo)


Os idosos que vão tomar a 1ª dose devem apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Já para a 2ª dose devem apresentar o comprovante de vacinação da 1ª dose e documento com foto. Em virtude das obras na Vila Olímpica do Esplanada, a vacinação passa a ser realizada na Creche do Esplanada. 


CRONOGRAMA 

Terça-feira (20): Homens com 64 anos ou mais


POSTOS DE VACINAÇÃO:

Drive-thru Uenf

Drive-thru Guarus Plaza

Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)

UBS Poço Gordo

UBS Parque Prazeres

Creche Esplanada

UBS Penha

Escola Pequeno Frederico (Ururaí)

Clube da Terceira Idade

ESF Lagamar (Farol)

ESF Morangaba

UBS Tocos

UBS Conselheiro Josino

UBSF Ponta da Lama

UBS Santa Maria

UBSF IPS

ESF Santa Helena 

UBS Parque Eldorado

UPH de Travessão

UPH Morro do Coco

UBS Custodópolis

UBSF Aldeia

UBSF Santa Cruz

UBSF Lagoa de Cima

Patronato São José




Comércio de Campos abrirá nos feriados de quarta e sexta-feira; bancos fecharão

Comércio abre porque os feriados foram antecipados em março




19/04/2021 21:09:40.

O comércio de Campos terá expediente normal nestes feriados dos próximos dias 21 (Tiradentes) e 23 (São Jorge), quarta e sexta-feira, respectivamente, com a criação de um recesso de dez dias por decreto do governo estadual, entre 26 de março e 4 de abril, com objetivo de diminuir a movimentação de pessoas e combater a disseminação do novo coronavírus.  Com a medida, os feriados de 21 e 23 de abril foram antecipados para os dias 29 e 30 de março. (leia mais abaixo)


O Sindicato dos Bancários de Campos e Região Norte Fluminense informou que os bancos, por sua vez, não terão expediente nestes dois dias, assim como alguns outros serviços e estabelecimentos considerados essenciais não irão funcionar nestes dias.  (leia mais abaixo)


Entre eles estão atividades como os laboratórios, unidades de saúde, assistência social, segurança pública, serviços funerários, igrejas e templos, além de atividades de trabalho exclusivamente remotas.  




Quase sem leitos de UTI, Campos tem mais 15 mortes e 289 infectados pela Covid

Já a ocupação de vagas de clínica médica é 76,35%. Na fila de espera de leitos Covid há 26 pacientes




19/04/2021 21:09:51.

Campos divulgou nesta segunda-feira (19) mais 289 novos casos confirmados da Covid-19. Foram registradas 15 mortes nas últimas 24 horas. A ocupação de leitos de UTI é de  98,94%. Já a ocupação de leitos de clínica médica de é 76,35%. Na fila de espera leitos Covid há 26 pacientes. (leia mais abaixo).


Desde o início da pandemia o município registrou 26.324 casos confirmados de Covid-19 e 41.234 recuperados, que incluindo os recuperados com Síndrome Gripal testada positivo para Covid-19; recuperados de Síndrome Gripal não específica; e recuperados de Síndrome Aguda Grave positivos para Covid-19. (leia mais abaixo).


A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV) informa que divulgação dos recuperados de SG e SRAG começou nesta quinta-feira (15) e feito partir da investigação e observação dos critérios do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES). 


O município está na Fase Vermelha, ou seja, nível 5 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais.


A orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é que a população deve seguir as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%.


BOLETIM CORONAVIRUS – 19/04/2021


Confirmados: 26.324


Síndrome Gripal (SG): 75985


Número de internações com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): 3.508


Óbitos confirmados: 1.035


Recuperados SG Covid-19: 21.108


Recuperados SRAG: 873


Recuperados SG Não Especificada: 19.253


Total de recuperados: 41.234


Ocupação da UTI-  98,94% na Rede SUS e Privada


Ocupação Clínica Médica- 76,35% na Rede SUS e Privada


Fila de espera leitos Covid- 26 pacientes


Total de doses aplicadas até esta segunda-feira (19): 107.319


Primeira dose - 79.007


Segunda dose – 28.312




Segunda dose da vacina Coronavac em profissionais da saúde em Santa Cruz

Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informa sobre os serviços em mais postos de vacinação




19/04/2021 20:08:27.

A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informa que a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) irá aplicar a 2ª dose da vacina Coronavac em profissionais da saúde que estão completando os 27 e 28 dias da 1ª dose. Nesta terça-feira (20), podem procurar a unidade aqueles profissionais que tomaram a 1ª dose entre os dias 23 e 24 de março. (leia mais abaixo).


“Estamos colocando mais um posto de vacinação da 2ª dose dos profissionais da saúde para que possamos imunizá-los dentro do prazo”, disse o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, informando aos profissionais que ainda estão no prazo anterior dos 27 dias devem procurar os demais postos de vacinação. (leia mais abaixo).


Além da UBSF de Santa Cruz, também está sendo aplicada a 2ª dose nos profissionais da saúde no galpão anexo a Paróquia Santa Helena, situado na Praça Santa Helena, no bairro Jockey Club; no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Guarus; prédio anexo ao Hospital Plantadores de Cana (HPC) e UBS do Parque Imperial.


A UBSF de Santa Cruz também é um dos postos de vacinação contra a Covid-19 em idosos com aplicação da 1ª e 2ª dose da Oxford/AstraZeneca e da 2ª dose da Coronavac.


 


 




Campos faz parceria com o Estado e inicia recuperação de canais

Prefeitura e governo estadual realizam dragagem do Cacomanga, São Bento, Saco e Coqueiros, através do Programa Limpa Rio




19/04/2021 19:07:16.

"O governador (Claudio Castro) mandou eu vir aqui em Campos e atender em tudo que for possível em auxílio à Prefeitura (na recuperação da malha dos canais)”. A fala foi do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, durante reunião de trabalho do Programa Limpa Rio, na manhã desta segunda-feira (19), no gabinete do prefeito. Wladimir conseguiu apoio do Governo do Estado para fazer a dragagem dos Canais Cacomanga, São Bento, Saco e Coqueiros, que já está sendo dragado no perímetro urbano, tendo iniciado entre a Avenida São João da Barra e a Avenida Alberto Lamego, no bairro Matadouro. A partir deste ponto, os serviços de remoção de materiais, solo e sedimentos seguirá pelos bairros Califórnia, Flamboyant, Jóquei Clube e Bela Vistam numa extensão de 6,3Km. (leia mais abaixo).


Após a reunião no gabinete do Prefeito com as equipe técnicas que definiram os trechos prioritários dos canais para as intervenções, as autoridades se dirigiram até o bairro Matadouro onde acompanharam o início dos trabalhos. (leia mais abaixo).


Wladimir agradeceu ao secretário Thiago Pampolha e ao presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campelo, pelo apoio de realizar os trabalhos de recuperação da malha de canais na cidade e no interior. “Esse apoio do Governo do Estado é muito importante porque a limpeza dos pontos críticos dos canais, como o Canal do Saco, é muito importante para evitar alagamentos nos períodos de chuvas intensas. No interior, os canais servem para fazer a drenagem nas ocasiões de chuvas intensas e serve para irrigar as grandes áreas agrícolas, com manejo das águas do Rio Paraíba do Sul e da Lagoa Feia”, observa o prefeito.


O secretário de Obras, Infraestrutura e Habitação, Jorge Wílliam Cabral informou que “após os levantamentos da situação dos canais, feitos pelos órgãos da Prefeitura e pelo Inea foram identificados diversos trechos assoreados devido à falta de manutenção”.


O Secretário da Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, fez considerações sobre a importância da recuperação dos canais. “Os técnicos dos órgãos do município e do Estado definiram os trechos críticos que vão passar por intervenções para evitar transbordamentos nos períodos de chuvas intensas e causar alagamentos que provocam transtornos tanto na cidade como na zona rural, prejudicando as áreas de produção agrícola”, destacou Alcemir Pascouto.


Os trechos críticos que vão passar por intervenções são os seguintes: Canal Coqueiros (6,3 quilômetros no trecho urbano); Canal Cacomanga (4,3 km); Canal São Bento (1,3 Km) e Canal do Saco (4,1 Km).


Participam das ações o secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Infraestrutura, Cláudio Valadares; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, e o subsecretário do Ambiente, René Justen.


 




Vacinação contra Covid-19 em acamados segue nesta terça-feira

O agendamento continua e deve ser feito pelos seguintes telefones: (22) 98119-2588 ou (22) 98179-4664, através de mensagens via SMS ou WhatsApp




19/04/2021 17:05:57.

A vacinação contra a Covid-19 em acamados segue nesta terça-feira (20). Desta vez as equipes de saúde irão aplicar a 1ª dose em pessoas que não podem se locomover do Parque Tamandaré e do Flamboyant. (leia mais abaixo)


A imunização está sendo realizada através do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) nos bairros onde os agentes já atuam, bem como atenderão os pacientes do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e home care. Já nos bairros onde não há ESF, a vacina será aplicada por equipes da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav). (leia mais abaixo)


AGENDAMENTO - O agendamento continua e deve ser feito pelos seguintes telefones: (22) 98119-2588 ou (22) 98179-4664, através de mensagens via SMS ou WhatsApp.


O responsável deve deixar em um destes números as seguintes informações: Nome do paciente, CPF, data de nascimento e endereço completo.




Campos recebe nova remessa de medicamentos do 'kit intubação'

Os medicamentos serão usados para sedação para intubação de pacientes acometidos pela Covid-19 e estão nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs)




19/04/2021 17:05:22.

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta segunda-feira (19), uma nova remessa de medicamentos do “kit intubação”, enviadas pelo Ministério da Saúde. Parte dos medicamentos chegou pelo Aeroporto Bartolomeu Lisandro e a outra por via terrestre. (leia mais abaixo)


O lote é composto pelos medicamentos cisatracúrio, atracúrio, fentanila, midazolan e propofol, usados para sedação para intubação de pacientes acometidos da Covid-19 que estão nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). (leia mais abaixo)


Os medicamentos já foram encaminhados às unidades hospitalares do município que atendem a pacientes com Covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde tem feito entrega do kit de intubação semanalmente, mas essa desta segunda-feira foi a maior que o município recebeu.




Prefeito Wladimir recebe comissão de profissionais da Educação Física

Foi conversado sobre a essencialidade da prática esportiva e sobre a reabilitação dos pacientes pós Covid-19




19/04/2021 16:04:55.

O Prefeito Wladimir Garotinho se reuniu nesta segunda-feira (19) com representantes dos profissionais da Educação Física. De acordo com Wladimir, foi conversado sobre a essencialidade da prática esportiva e sobre a reabilitação dos pacientes pós Covid-19 que será iniciada nos próximos meses. (leia mais abaixo)


Wladimir solicitou aos representantes que apresentem um projeto para que os profissionais possam contribuir com os serviços de reabilitação dos pacientes, vítimas da Covid-19, que vão precisar de fisioterapia para recuperação dos movimentos. (leia mais abaixo)


O porta-voz do grupo, o educador físico Fabrício Bastos, destacou que os profissionais da Educação Física podem contribuir com os serviços de reabilitação dos pacientes que contraíram a Covid-19.


“Nós temos 1800 profissionais da Educação Física dispostos a ajudar, e nos oferecemos para atuar em um programa de atividades físicas para prevenção do contágio e também para atuarmos na reabilitação das vítimas da Covid-19”, concluiu Fabrício Bastos.




Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina contra covid-19

Estudo terá 22 mil voluntários, sendo 12,1 mil no Brasil




19/04/2021 15:03:31.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (19) que aprovou, na última sexta-feira (16), um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19. (leia mais abaixo)


A vacina candidata terá duas doses com intervalo de 22 dias entre elas. O desenvolvimento clínico está sendo patrocinado pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China. (leia mais abaixo)


O ensaio clínico aprovado é controlado por placebo, para avaliar a eficácia, imunogenicidade e segurança da vacina, em participantes a partir de 18 anos de idade.


Nesta fase, devem ser incluídos até 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido.


No Brasil, serão 12,1 mil voluntários, distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.


Análise

Para a aprovação do ensaio clínico, a Anvisa informou que realizou reuniões com a equipe da farmacêutica, a fim de alinhar todos os requisitos técnicos necessários para os testes.


Segundo a Anvisa, desde o reconhecimento de calamidade pública no Brasil em virtude da pandemia do novo coronavírus, a agência tem adotado estratégias para dar celeridade às análises e às decisões sobre qualquer demanda que tenha como objetivo o enfrentamento da covid-19.


“Uma dessas estratégias foi a criação de um comitê de avaliação de estudos clínicos, registros e mudanças pós-registros de medicamentos para prevenção ou tratamento da doença. O grupo também atua em ações para reduzir o risco de desabastecimento de medicamentos com impacto para a saúde pública devido à pandemia”, acrescentou.


Autorização

Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento do produto, incluindo estudos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas.


Este é o sexto estudo de vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa. As últimas autorizações foram: no dia 2 de junho de 2020, para o ensaio clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a empresa Astrazeneca; em 3 de julho, para a vacina da Sinovac Research & Development, em parceria com o Instituto Butantan; em 21 de julho para a vacina da Pfizer/Wyeth; em 18 de agosto para a vacina da Janssen-Cilag; e em 8 de abril para a vacina da Medicago R&D.


Fonte: Agência Brasil




VISA interdita cinco comércios em Lagoa de Cima

Pessoas que foram flagradas em aglomerações no balneário também foram orientadas




19/04/2021 15:03:56.

Equipes da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) estiveram neste domingo (18) fiscalizando e orientando a população e comerciantes de Lagoa Cima quanto ao cumprimento do decreto municipal que, entre outras medidas, determina a proibição de permanência de pessoas na orla da praia, em cachoeiras, rios e lagoas. Durante a ação, a VISA chegou a interditar cinco comércios e outros 23 foram orientados. Pessoas que foram flagradas em aglomerações no balneário também foram orientadas. (leia mais abaixo)


De acordo com o parágrafo terceiro do artigo 1º do Decreto Municipal nº 134/2021, que entrou em vigor hoje e segue até o próximo dia 25, continua proibida a permanência de indivíduos nas areias das praias, cachoeiras, lagoas e rios, em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes, o banho e o exercício de qualquer atividade econômica, inclusive o comércio ambulante fixo e itinerante, além da prestação de serviços de qualquer natureza. (leia mais abaixo)


Ainda de acordo com o novo decreto, em se tratando de estabelecimento comercial, o descumprimento das medidas sanitárias específicas por tipo de comércio no "Regras da Vida" e de isolamento social estabelecidas, o infrator poderá sofrer sanções previstas em legislação municipal, inclusive, com a cassação de alvará, multa no valor de 2 UFICAS. Em caso de reincidência, multa de 10 UFICAS.


O município está na fase vermelha – nível 5 – do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. A Vigilância Sanitária orienta à população que, em caso de irregularidades, denuncie através do telefone: (22) 99868-0244. O anonimato é garantido.




Coronavac disponível em Campos para 2ª dose de idosos nesta segunda-feira

Campos vacina também nesta segunda mulheres com 64 anos




19/04/2021 12:12:22.

A vacinação contra a Covid em Campos prossegue nesta segunda-feira (19). A vacina Coronavac já está disponível para os idosos que estão no prazo para receber a segunda dose. Além disso, a Saúde  vacina nesta segunda as mulheres com 64 anos ou mais. (leia mais abaixo)


 Já nesta terça-feira (20) será a vez dos homens da mesma faixa etária. A vacinação acontece através de distribuição de senha em 26 postos espalhados pela cidade, das 9h às 15h. (leia mais abaixo)


Os idosos que vão tomar a 1ª dose devem apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Já para a 2ª dose devem apresentar o comprovante de vacinação da 1ª dose e documento com foto. (leia mais abaixo)


POSTOS DE VACINAÇÃO:

Drive-thru Uenf

Drive-thru Guarus Plaza

Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)

UBS Poço Gordo

UBS Parque Prazeres

Vila Olímpica Esplanada

UBS Penha

Escola Pequeno Frederico (Ururaí)

Clube da Terceira Idade

ESF Lagamar (Farol)

ESF Morangaba

UBS Tocos

UBS Conselheiro Josino

UBSF Ponta da Lama

UBS Santa Maria

UBSF IPS

ESF Santa Helena

UBS Parque Eldorado

UPH de Travessão

UPH Morro do Coco

UBS Custodópolis

UBSF Aldeia

UBSF Santa Cruz

UBSF Lagoa de Cima

Patronato São José

Fundação Municipal de Esportes




Butantan recebe insumo e fabricará mais 5 milhões de vacinas CoronaVac

Laboratório chinês enviou 3 mil litros de insumo farmacêutico ativo




19/04/2021 11:11:25.

O Instituto Butantan recebeu hoje (19) insumos para a fabricação de mais 5 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Os 3 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA) foram enviados pelo laboratório chinês Sinovac, de Pequim, na última sexta-feira (16). O material foi transportado por um avião da companhia aérea Turkish Airlines, que fez escala em Istambul, na Turquia, e em Dakar, no Senegal, antes de desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos hoje. (leia mais abaixo)


O Butantan já entregou 40,7 milhões de doses da vacina CoronaVac para serem aplicadas em todo o Brasil pelo Programa Nacional de Imunizações. Até o fim deste mês, a instituição deve finalizar o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde para disponibilização de 46 milhões de doses. (leia mais abaixo)


Em São Paulo, segundo o último balanço do governo estadual, já foram aplicadas 8,8 milhões de doses, sendo 2,9 milhões da segunda dose, o que fecha o ciclo de imunização.


Fonte: Agência Brasil




Entra em vigor lei do teste de paternidade em parentes de suposto pai

O teste em parentes consanguíneos poderá ser autorizado por um juiz




19/04/2021 11:11:45.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que permite a realização do teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai. A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (19). (leia mais abaixo)


Segundo o texto da lei, o teste em parentes consanguíneos poderá ser autorizado por um juiz caso o suposto pai tenha morrido ou não possa ser localizado. O exame deve ser feito “preferindo-se os [parentes] de grau mais próximo aos mais distantes”. (leia mais abaixo)


A nova legislação altera um trecho da Lei de Investigação da Paternidade (Lei 8.560/1992), para acrescentar a previsão de exame em parentes próximos.


A proposta de se fazer o exame em parentes próximos do suposto pai tramitou por 12 anos no Congresso, tendo sido primeiro apresentada em 2009 pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).


Fonte: Agência Brasil




Começa hoje o prazo para matrículas em chamada única do Sisu

Serão oferecidas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação




19/04/2021 11:11:19.

Começa nesta segunda-feira (19) o prazo para candidatos aprovados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 realizarem suas matrículas. Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino. (leia mais abaixo)


Nesta edição do Sisu, que terá uma única chamada, serão oferecidas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior. Quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, até a próxima sexta-feira (23), em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer. (leia mais abaixo)


O estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.


O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.


Fonte: Agência Brasil




'Saúde da Mulher até Você': atendimento ginecológico na UBS de Morro do Coco

O projeto do Centro de Referência e Tratamento da Mulher vai beneficiar, só em Morro do coco, cerca de 80 mulheres




19/04/2021 11:11:13.

Mulheres atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Morro do Coco foram beneficiadas pelo projeto “Saúde da Mulher até Você”, uma ação do Centro de Referência e Tratamento da Mulher, que leva atendimento ginecológico nas unidades de saúde. A ação se repete mais uma vez no distrito. (leia mais abaixo)


De acordo com o diretor do Centro de Referência, Uanderson Barreto, o projeto deve acontecer sempre às segundas-feiras, nas UBS, a fim de facilitar o acesso aos atendimentos Ginecológicos. “É uma ação paralela a do Centro, que tem atendimento ginecológico permanente. A intenção é atender a 80 mulheres em Morro do Coco, em duas etapas”, relata. (leia mais abaixo)


Além das consultas, as mulheres puderam realizar o exame Papanicolau (preventivo). Uanderson esclarece que as mulheres que forem detectadas com câncer de útero vão ser encaminhadas para o Centro de Referência da Mulher, para o devido tratamento. Nesta segunda-feira (19) a equipe do Centro vai atuar novamente em Morro do Coco. A próxima localidade a ser beneficiada pelo projeto é Rio Preto.




Vídeos: Wladimir reinaugura Posto de Atendimento ao Trabalhador no Mercado

Até sexta-feira (23) testes de covid vão ser aplicados entre os feirantes e motoboys da Associação de Motoboys de Campos




19/04/2021 11:11:45.

VEJA VÍDEOS AO FINAL DAS INFORMAÇÕES - Os feirantes do Mercado Municipal e os permissionários do Shopping Popular Michael Haddad, vão, novamente, poder contar com um Posto Avançado do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST). O prefeito Wladimir Garotinho esteve na manhã desta segunda-feira (19) no Mercado Municipal para acompanhar o início dos trabalhos do posto, que deve realizar no decorrer da semana testes de Covid 19 entre os feirantes do mercado e motoboys da Associação dos Motoboys de Campos. O horário de funcionamento é das 8h às 17 h. (leia mais abaixo)


O posto, reaberto em três meses do Governo Wladimir Garotinho, foi inaugurado em 2012 pela Prefeita Rosinha Garotinho, e fechado em 2017, pela gestão anterior. “Este posto vai atender aos feirantes e, também, ao pessoal do camelódromo. Foi inaugurado em 2012 pela Prefeita Rosinha, minha mãe, e fechado em 2017. Agora estamos reativando o posto. Essa semana ele vai atender, exclusivamente a testagem, mas depois vai ter enfermeiro e técnico de enfermagem que vão poder fazer aferição de pressão, teste de glicose e toda campanha de vacinação que tiver no município, também vai ser ofertado aqui aos trabalhadores”, afirma o prefeito. (leia mais abaixo)


Adriano Menezes, que trabalha há 16 anos no Mercado Municipal, vê de forma positiva a reabertura do posto. “Começamos a semana muito bem. Esta é uma ótima iniciativa, pois nesse tempo em que esteve fechado fez muita falta. E reabrir com o teste para Covid 19 também é muito positivo, já que a gente está constantemente com dezenas de pessoas todos os dias. Apesar de todo cuidado, corremos risco. Vamos nos sentir mais seguros a partir de agora”, relata o feirante. (leia mais abaixo)


Dos testes disponíveis no PAST do Mercado Municipal, 100 deles vão ser destinados aos motoboys. Jefferson Campista, vice-presidente da Associação dos Motoboys de Campos, relata que poder realizar o teste é mais um avanço para a categoria. “Estamos desde o início trabalhando na linha de frente. Na última testagem que tivemos a oportunidade de fazer, dos 50 motoboys testados, 12 foram positivados. Não queremos ser contaminados e muito menos passar algo através de nossas entregas para as pessoas que estão em casa”, disse. (leia mais abaixo)


Acompanharam o prefeito na reabertura do posto do PAST, no Mercado Municipal, o secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, o vereador Álvaro Oliveira, o Secretário de Agricultura, Almy Júnior, Secretário de Governo e Comunicação Social, Suledil Bernardino, o Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Afrânio Júnior, e o Secretário de Segurança Pública Alonsimar Pessanha.


VEJA VÍDEOS ABAIXO

Vídeo 1 - Prefeito fala da reinauguração do Posto

Vídeo 2 -  Campos 24 Horas mostra o local

Vídeo 3 - Prefeito visita boxes e bancas do Mercado Municipal







Vídeos: Wladimir lança Programa Limpa Rio em Campos

Participaram da solenidade o Secretário de Estado do Meio Ambiente e equipe técnica do INEA




19/04/2021 11:11:31.

VEJA VÍDEO AO FINAL DAS INFORMAÇÕES -

Atualizada às 11h56 - “O governador (Claudio Castro) mandou eu vir aqui em Campos e atender em tudo que for possível em auxílio à Prefeitura (na recuperação da malha dos canais)”. A fala foi do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, durante reunião de trabalho do Programa Limpa Rio, na manhã desta segunda-feira (19), no gabinete do Prefeito. Wladimir conseguiu apoio do Governo do Estado para fazer a dragagem dos Canais Cacomanga, São Bento, Saco e Coqueiros, que já está sendo dragado no perímetro urbano, tendo iniciado entre a Avenida São João da Barra e a Avenida Alberto Lamego, no bairro Matadouro. A partir deste ponto, os serviços de remoção de materiais, solo e sedimentos seguirá pelos bairros Califórnia, Flamboyant, Jóquei Clube e Bela Vistam numa extensão de 6,3Km. (leia mais abaixo)


Após a reunião no gabinete do Prefeito com as equipe técnicas que definiram os trechos prioritários dos canais para as intervenções, as autoridades se dirigiram até o bairro Matadouro onde acompanharam o início dos trabalhos. (leia mais abaixo)


Wladimir agradeceu ao secretário Thiago Pampolha e ao presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campelo, pelo apoio de realizar os trabalhos de recuperação da malha de canais na cidade e no interior. “Esse apoio do Governo do Estado é muito importante porque a limpeza dos pontos críticos dos canais, como o Canal do Saco, é muito importante para evitar alagamentos nos períodos de chuvas intensas. No interior, os canais servem para fazer a drenagem nas ocasiões de chuvas intensas e serve para irrigar as grandes áreas agrícolas, com manejo das águas do Rio Paraíba do Sul e da Lagoa Feia”, observa o Prefeito. (leia mais abaixo)


O secretário de Obras, Infraestrutura e Habitação, Jorge Wílliam Cabral informou que “após os levantamentos da situação dos canais, feitos pelos órgãos da Prefeitura e pelo Inea foram identificados diversos trechos assoreados devido à falta de manutenção”. (leia mais abaixo)


O Secretário da Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, fez considerações sobre a importância da recuperação dos canais. “Os técnicos dos órgãos do município e do Estado definiram os trechos críticos que vão passar por intervenções para evitar transbordamentos nos períodos de chuvas intensas e causar alagamentos que provocam transtornos tanto na cidade como na zona rural, prejudicando as áreas de produção agrícola”, destacou Alcemir Pascouto. (leia mais abaixo)


Os trechos críticos que vão passar por intervenções são os seguintes: Canal Coqueiros (6,3 quilômetros no trecho urbano); Canal Cacomanga (4,3 km); Canal São Bento (1,3 Km) e Canal do Saco (4,1 Km). (leia mais abaixo)


Participam das ações o secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Infraestrutura, Cláudio Valadares; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, e o subsecretário do Ambiente, René Justen.


Veja vídeos abaixo

Vídeo 1 - Prefeito apresenta o Programa Limpa Rio

Vídeo 2 - Prefeito fala ao Campos 24 Horas sobre a parceria

Vídeo 3 - Dragagem do Canal Coqueiros







Doze grandes clubes da Europa anunciam a criação da Superliga em comunicado

Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham aguardam mais três participantes




19/04/2021 10:10:33.

Doze grandes clubes da Europa anunciaram neste domingo a criação de uma Superliga, em oposição ao modelo atual da Liga dos Campeões da Uefa. São eles: (leia mais abaixo)



  • Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham (Inglaterra)

  • Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid (Espanha)

  • Inter de Milão, Juventus e Milan (Itália)


Outros três participantes são aguardados para a temporada inaugural, que começará "assim que for possível" segundo comunicado divulgado para a imprensa. (leia mais abaixo)


Presidida por Florentino Pérez, mandatário do Real Madrid, a Superliga afirmou que, de olho no futuro, espera manter conversas com a Uefa e a Fifa "buscando melhores soluções para a Superliga e o conjunto do futebol mundial", embora a relação já nasça estremecida.


Ainda neste domingo, já ciente da criação da Superliga depois de um artigo do jornal americano "The New York Times", a Uefa ameaçou punir severamente os clubes envolvidos e também proibir os jogadores de disputarem competições pelas suas seleções.


"Todos os clubes e jogadores que participarem da Superliga podem ser banidos de todas as competições da Uefa e Fifa, europeias ou internacionais", disse a Uefa.


Ela tem o apoio das principais ligas de clubes nacionais, como a Premier League (Inglaterra), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália), La Liga (Espanha) e Ligue 1 (França). Clubes como Bayern e Paris Saint-Germain, curiosamente finalistas da última Champions, recusaram participar da Superliga.


Formato do torneio



  • Participarão 20 clubes, sendo 15 deles fundadores e um mecanismo de classificação para os outros cinco se juntarem com base no rendimento da temporada anterior

  • Jogos no meio de semana com todos os clubes continuando a competir nas suas respectivas ligas, preservando o calendário tradicional de jogos domésticos

  • Dois grupos de 10 começando em um mês de agosto, jogando em casa e fora, com os três primeiros em cada grupo se classificando automaticamente para as quartas de final. As equipes que terminarem em quarto em quinto de cada grupo jogarão um playoff de ida e volta pelas vagas restantes

  • O formato de mata-mata com ida e volta será usado para chegar à final no fim de maio, que será disputada em jogo único em local neutro


Assim que possível, uma liga feminina também será lançada, "ajudando a avançar e desenvolver o futebol feminino".


Ainda segundo o comunicado, o novo torneio anual "proporcionará um crescimento econômico significantemente maior e apoio ao futebol europeu por meio de um compromisso de longo prazo com pagamentos de solidariedade ilimitados que crescerão de acordo com as receitas da Superliga".


Ela destaca que "estes pagamentos de solidariedade serão substancialmente mais elevados do que os gerados pela atual competição europeia (a Liga dos Campeões) e deverão ser superiores a € 10 bilhões durante o período de compromisso inicial dos clubes".


Além disso, também será construída uma base financeira sustentável para os clubes fundadores receberem € 3,5 bilhões exclusivamente para apoiar seus planos de investimento em infraestrutura e para compensar o impacto da pandemia da Covid-19.


Se este valor se confirmar, seria muito superior à quantidade paga aos clubes pela Uefa em todas as competições (Liga dos Campeões, Liga Europa e Supercopa Europeia), que geraram € 3,2 bilhões em direitos de transmissão na temporada 2018/19, antes que a pandemia afetasse seriamente o mercado europeu de direitos esportivos.


Vamos ajudar o futebol em todos os níveis e levá-lo ao seu devido lugar no mundo. O futebol é o único esporte global no mundo com mais de quatro bilhões de fãs e nossa responsabilidade como grandes clubes é responder aos seus desejos

— Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e da Superliga


Vice-presidente da Superliga, presidente da Juventus e ex-presidente da Associação Europeia de Clubes, Andrea Agnelli reforçou que os clubes fundadores possuem poder dentro do continente:


- Nossos 12 clubes fundadores representam bilhões de fãs em todo o mundo e 99 troféus europeus. Nós nos reunimos nesse momento crítico permitindo que a competição europeia se transformasse, colocando o jogo que amamos numa base sustentável para o futuro a longo prazo, aumentando substancialmente a solidariedade e dando aos torcedores e jogadores amadores um fluxo regular de jogos de destaque que irão alimentar a sua paixão pelo jogo e, ao mesmo tempo, fornecer a eles um modelo atraente - disse o italiano, vice-presidente juntamente com Joel Glazer, um dos donos do Manchester United.


Fifa é contra criação de Superliga


A entidade máxima afirmou, também em comunicado, que "só pode desaprovar uma Liga Europeia fechada e dissidente fora das estruturas do futebol".


"A Fifa quer esclarecer que está firmemente posicionada em favor da solidariedade no futebol e de um modelo de redistribuição justo. A Fifa sempre defende a unidade no futebol mundial e apela a todas as partes envolvidas nas discussões acaloradas a se engajarem em um diálogo calmo, construtivo e equilibrado para o bem deste jogo".


A Uefa e a Fifa já haviam divulgado medidas duras em janeiro quando surgiram as primeiras especulações sobre esse novo torneio.


A punição com exclusão das competições internacionais teria consequências graves, uma vez que os clubes que teoricamente participariam desta Superliga estão repletos de jogadores estrangeiros, que seriam proibidos de atuar por suas seleções nacionais.


Resta saber se tal medida estaria em conformidade com o direito europeu da concorrência, ponto que abre a possibilidade de uma batalha jurídica se os clubes insistirem em organizar esta competição.


Uefa anunciaria mudanças na Champions na segunda


O anúncio desta posição da Uefa surge na véspera da reunião de seu Comitê Executivo (nesta segunda-feira, a partir das 4h de Brasília), na cidade suíça de Montreux, para aprovar uma profunda reforma da Liga dos Campeões, com a qual pretende eliminar a possibilidade de surgimento dessa Superliga.


A Uefa agradeceu aos clubes que não se manifestaram a favor desta inciativa independente, "em particular aos times franceses e alemães, que se recusaram a participar deste projeto".


Já a Associação Europeia de Clubes (ECA, pela sigla em inglês), da qual fazem parte grandes times do futebol europeu, declarou também neste domingo ser "fortemente contra um modelo fechado da Superliga", as primeiras notícias sobre a sua criação.


"A ECA, como organismo representativo de 246 clubes de primeira linha em toda a Europa, reafirma o seu empenho em trabalhar no desenvolvimento do modelo de competição de clubes da Uefa, com a Uefa, para o ciclo que começa em 2024", divulgou a entidade através do Twitter.


Esta posição firme da ECA pode surpreender, tendo em conta que este grupo, muitas vezes visto como o porta-voz dos clubes mais poderosos da Europa, era presidido pelo italiano Andrea Agnelli, patrono da Juventus, uma das equipes envolvidas na criação da Superliga. Ele pediu demissão do cargo, assim como os 12 clubes da Superliga também se desfiliaram.


"A ECA mantém-se na posição aprovada no seu Comitê Executivo de 16 de abril, ou seja, apoia o compromisso de trabalhar com a Uefa numa nova estrutura para o futebol europeu como um todo após 2024", acrescentou o organismo.


Fonte: Globo Esporte




Secretaria de Saúde distribui mais de 373 mil unidades do 'kit intubação'

Na semana passada, mais de 94 mil unidades de medicamentos foram disponibilizadas a 75 hospitais




19/04/2021 10:10:58.

Os esforços da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para manter o abastecimento dos medicamentos do chamado “kit intubação” nos hospitais públicos e privados com leitos Covid inseridos no Plano de Contingência do estado têm surtido efeito. Com as últimas entregas de sedativos e bloqueadores, o quantitativo compõe o estoque de medicamentos para o período estimado de até dez dias de atendimento. Entre a última quinta-feira e amanhã, 373 mil unidades de medicamentos adquiridos pela secretaria e enviados pelo Ministério da Saúde terão sido liberados pela Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) do estado. (leia mais abaixo)


Na semana passada, mais de 94 mil unidades de medicamentos foram disponibilizadas a 75 hospitais, para uso destinado a pacientes com Covid-19 em leitos SUS. (leia mais abaixo)


Uma nova remessa, com mais 279 mil unidades de medicamentos do “kit intubação” enviadas pelo Ministério da Saúde, será liberada para 70 hospitais no estado. O lote é composto por cisatracúrio, besilato 10mg; fentanila, citrato 0,05 mg/ml; midazolam 5 mg/ml; e propofol 10 mg/ml. Parte desses medicamentos será retirada por hospitais do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá na CGA, em Niterói, e o restante será enviado para 34 municípios numa operação logística envolvendo cinco helicópteros. As aeronaves da SES, do Governo do Estado, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros decolam do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM, também em Niterói, a partir das 7h.


- Todos os esforços estão voltados para salvar vidas, e este momento requer muito planejamento e uso consciente dos medicamentos. A SES tem se dedicado para que as unidades não fiquem desabastecidas, tendo inclusive feito a aquisição dos medicamentos, que devem ser comprados pelas próprias gestões das unidades. Contudo, é preciso também que os gestores dos hospitais destinem o uso desses medicamentos de forma prioritária aos pacientes que necessitam de intubação dentro do protocolo do tratamento da Covid-19. O cenário é preocupante, não só no Estado do Rio de Janeiro, como em todo o país, mas estamos trabalhando diuturnamente para solucionar esta questão com legalidade e a agilidade necessária - ressalta o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.


A entrega da última semana foi composta por medicamentos comprados pela SES, por meio da adesão a uma ata do Ministério da Saúde, a qual teve ainda um aditivo de 50% do quantitativo. A SES também realiza um processo de compra para suprir a necessidade do estado nos próximos três meses. Todas as etapas dos processos serão compartilhadas com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, visando dar transparência às aquisições.


Ressaltamos que os medicamentos entregues complementam os estoques dos hospitais, que também são compostos por medicamentos adquiridos pela gestão da própria unidade e/ou município gestor.




Ponto de Entrega Voluntária de Entulho está em funcionamento no Pq. Santa Rita

A Prefeitura está realizando obras para criação de mais um PEVE, na Avenida Nossa Senhora do Carmo




19/04/2021 10:10:53.

Já está em funcionamento o Ponto de Entrega Voluntária de Entulho (PEVE), localizado no Parque Santa Rita, atrás do Shopping Plaza, em Guarus. O local, com 1.200 metros, foi completamente remodelado. A Prefeitura de Campos está realizando obras em outro local exclusivo para descarte de entulhos, desta vez, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora, que deve ser entregue ainda em abril. (leia mais abaixo)


Durante entrevista à rádio local, o Prefeito Wladimir Garotinho, fez um apelo para que a população não jogue entulhos e lixos na rua. “Eu suplico, não joguem entulho na rua. A cidade fica feia, quando venta e chove as folhas vão para o bueiro, que entope e, quando chover forte, vai alagar tudo. Vamos reativar 10 Pontos de Entrega Voluntária de Entulho. Você tem onde descartar, para que a Vital possa fazer a destinação Correta”, alertou o Prefeito. (leia mais abaixo)


Os PEVEs vão contar com guarita e total controle de entrada de descarte, para que o mesmo seja feito de forma ordenada, sem lixo orgânico. Só vão poder ser descartados nesses locais os entulhos, inertes, material destinado a coleta seletiva e galhadas.


Lembrando que a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Serviços Públicos pode multar quem for flagrado depositando lixo e entulhos em vias públicas. A secretaria disponibiliza o número do disque denúncias da Subsecretaria de Postura, 981683645, para que a população possa colaborar e evitar que a cidade permaneça suja. Quem for pego jogando entulho ou lixo em local inadequado, pode receber multa no valor de até 10 salários mínimos.