Vídeo: Fim de semana com aglomerações em Grussaí

Número de mortes avança, mas falta distanciamento e uso de máscaras




24/01/2021 02:02:22.

(Veja vídeo ao final das informações) - O número de pessoas infectadas e de mortes dispara a cada dia. Mas as cenas de aglomerações continuam sendo vistas pela região, como se houvesse um período de absoluta normalidade. Nos finais de semana campistas tomam o caminho das praias da região. Aglomerações são formadas sem o devido distanciamento social. Neste sábado (23/01) à noite, na Avenida Liberdade, a principal da praia de Grussaí, centenas de pessoas se aglomeravam, muitas delas sem o uso de máscara e o devido distanciamento social.  (leia mais abaixo)


“Com tanta gente morrendo por este vírus maldito, não deveríamos ter cenas assim”, disse a corretora Conceição Silva. “Eu fico perplexo com tanta negligência, tanto descuido. É surreal”, completou Júlio Santos, técnico em informática. (leia mais abaixo)


O uso da máscara só era visto nos funcionários dos bares e restaurantes. Alguns clientes entravam com o acessório, mas logo removiam na hora de comer ou beber. (leia mais abaixo)


O único atenuante é que na maioria destes estabelecimentos as pessoas não se encontravam no interior da casa, mas nas calçadas, onde havia circulação de ar. Mas sem medida de proteção no rosto como a máscara, os riscos de contrair a doença são maiores, assim como contaminar outras pessoas, inclusive seus familiares, segundo alerta das autoridades médicas. (leia mais abaixo)


No site da Prefeitura de São João da Barra, nos últimos dias, não há registro de nenhuma ação dos órgãos responsáveis, com autuação, auto de infração ou aplicação de multas. (leia mais abaixo)


BARREIRA - Enquanto isso, a prefeita Carla Machado (PP) se mostra preocupada com as ações na divisa com Campos, e anunciou que a Prefeitura vai mover ação na Justiça para ter o direito de manter a barreira sanitária da BR 356, próximo a Barcelos, a fim de controlar o fluxo de veículos que chegam ao município. (leia mais abaixo)


A barreira foi suspensa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada deste sábado, 23, alegando transtornos no tráfego da rodovia federal, por onde passam caminhões de carga com destino ao Porto do Açu.   


ALERTA - Especialistas em epidemiologia avaliam que as características físicas dos bares e do comportamento de seus freqüentadores fazem com que esses locais sejam propícios para a transmissão da covid-19. Sobretudo se os recintos forem pequenos e fechados, o que propicia oportunidades para a aproximação e aglomeração dos clientes, do balcão ao banheiro.  


As chances de transmissão da covid-19 em um ambiente fechado são 18,7 vezes maiores em comparação com um ambiente ao ar livre, segundo um estudo realizado no Japão. 


“Apesar de não ser a rota principal de transmissão, o vírus pode ficar em suspensão no ambiente, sob a forma de gotículas, por até três horas, segundo alguns estudos feitos em laboratório. Em um ambiente fechado, com muitas pessoas infectadas, você pode ter muita carga viral”, disse Rafaela Rosa-Ribeiro, doutora em biologia celular com pós-doutorado na Itália. 


CUIDADOS - A especialista lembra que as pessoas tiram a máscara para comer e beber e, naturalmente, irão conversar, se tocar e se cumprimentar. “Os bares, cinemas, shoppings, escolas, universidades, todos têm de ter certos cuidados, como distanciamento social, máscaras e higienização das mãos. Em bares e restaurantes isso tudo fica muito mais complicado porque as pessoas acabam se descuidando por estarem em um momento de descontração”, pontuou.  


Um estudo americano de 2009 demonstrou que as partículas menores de saliva, como as projetadas durante uma conversa, tendem a ficar mais tempo suspensas no ar. “As pessoas podem respirar essas partículas e acabar se infectando”, afirmou Rosa-Ribeiro.  





Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford no Brasil

infectologista Estevão Portela foi o primeiro a receber a vacina




24/01/2021 01:01:45.

A Fiocruz começou, neste sábado (23), as primeiras imunizações com a vacina da Oxford/AstraZeneca. Os primeiros vacinados foram o infectologista Estevão Portela e a pneumologista Margareth Dalcolmo. A cerimônia ocorreu de forma simbólica, horas depois do desembarque de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca no Rio. (leia mais abaixo)


O carregamento foi produzido no Instituto Serum, na Índia, e passou por um procedimento de análise de segurança na Fiocruz antes de ser liberado ao Ministério da Saúde, que vai distribuí-lo aos estados até domingo (24).

Logo após ser vacinada, Dalcolmo disse que o país poderá celebrar — de verdade — quando tiver uma cobertura vacinal significativa. (leia mais abaixo)


A especialista aproveitou o momento para homenagear os profissionais da Saúde que "passam por momentos dificílimos" na linha de frente.


Ela repetiu que todas as vacinas aprovadas são seguras e estimulou a população a confiar na ciência. "Qualquer movimento que desestimule a população ou as pessoas a não tomarem a vacina, que é a única solução capaz de interromper a cadeia de transmissão e controlar uma pandemia desta magnitude, está fazendo um desserviço, uma desumanidade. Algo injustificável. Considero os movimento anti vacina marginais e sem nenhuma possibilidade de defesa", criticou.


Fonte: Globo.com

 




Incidência de pedras nos rins aumenta 30% no verão, alertam médicos

São cinco os pilares para prevenir a formação de cálculos e, principalmente, para impedir que as pedras já existentes aumentem




24/01/2021 00:12:15.

A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) faz, nesta semana, um alerta à população sobre os riscos e as maneiras de prevenir a formação de pedras nos rins. De acordo com a SBU, que iniciou a campanha nesta segunda-feira (18), no verão, a incidência de pedras nos rins aumenta 30% em comparação com outras épocas do ano, devido ao aumento da transpiração pelo calor, sem hidratação adequada. (leia mais abaixo)


Segundo o coordenador do Departamento de Endourologia e Calculose da SBU, Ernesto Régio, são cinco os pilares para prevenir a formação de cálculos e, principalmente, para impedir que as pedras já existentes aumentem. Em entrevista à Agência Brasil, o médico disse que o primeiro, "e talvez o mais importante", é manter uma hidratação abundante. (leia mais abaixo)


A urina tem que estar sempre bem clara. "Qualquer líquido que o paciente tome é sempre favorável. Os sucos de frutas cítricas são os melhores, porque, além da hidratação, têm o citrato (elemento protetor), um componente que diminui a formação de novos cálculos."


Outro pilar é a redução do consumo de sódio (sal de cozinha), seja o produto do saleiro ou o da comida industrializada. A pessoa precisa também ter bom senso com o consumo de proteína animal e de produtos lácteos. Ernesto Régio recomendou ainda a prática de atividades físicas regulares e que a ingesta de líquidos seja bem distribuída ao longo do dia.


Bebidas negativas


Sobre os chás, o médico ressaltou que nem todos são positivos. Os escuros, principalmente, contêm oxalato, um dos principais componentes dos cálculos renais. Ele chamou a atenção também para o fato de algumas águas com gás "terem na sua concentração uma espécie de sódio, que piora o benefício da hidratação".


Régio disse que é preciso ficar atento, mas sem exageros no cuidado, e observou que esse tipo de orientação vale a pena, se houver um líquido mais saudável. A Sociedade Brasileira de Urologia informou também que café, bebidas alcoólicas e refrigerantes, sobretudo à base de cola, quando consumidos frequentemente, podem levar à formação de cálculos.


O urologista Fábio Sepúlveda, também membro do Departamento de Endourologia e Calculose da SBU, observou que uma em cada dez pessoas no Brasil sofre de cálculo renal. "É uma condição mais comum entre adultos jovens, entre os 20 e 35 anos, e mais frequente em homens. Cerca de metade dessas pessoas terá um novo episódio de cálculo ao longo dos dez anos seguintes e, por isso, a prevenção é muito importante", afirmou Sepúlveda. Ernesto Régio acrescentou que 50% das pessoas com cálculo renal têm recidiva.


O ideal é consumir de dois a três litros de água por dia, mas alguns fatores devem ser levados em consideração para o ajuste à realidade do paciente. A SBU citou a constituição física (peso, altura, percentual de gordura corporal) e outras formas de perda de líquidos como respiração ou suor, que podem ser decorrentes do clima ou atividades físicas.


A cor da urina deve ser monitorada. "Se não houve o consumo de algum alimento ou substância que possa mudar a cor da urina, a tonalidade ideal é transparente, incolor, como a água potável. A progressão para uma tonalidade amarelada ou alaranjada é um sinal de concentração e geralmente indica que o volume de líquido ingerido está baixo", explicou Sepúlveda.


Vitaminas


Ernesto Régio advertiu ainda sobre o aumento do uso de vitaminas C e D nesse período de pandemia, para aumentar a imunidade contra a covid-19. Segundo o médico, há "um pouco de exagero". A vitamina C tem que ser bem dosada, para evitar a formação de cálculos. No caso da D, que não é eliminada facilmente, existe risco de a pessoa ter hipervitaminose D, com todas as suas consequências, afirmou o médico.


A SBU alerta que o uso de tais vitaminas de forma indiscriminada e sem orientação médica pode ser tóxico e levar a complicações, produzindo altos níveis de cálcio no organismo, no caso da vitamina D, ou acidificar demais a urina, precipitando cristais, no caso da C, sendo fatores de risco para a formação de pedras nos rins.


Ernesto Régio disse que as pessoas que têm cólica renal devem fazer acompanhamento regular, periódico, com um urologista.


Fonte: UOL




Americano tropeça em Cardoso, mas ainda é vice-líder




24/01/2021 00:12:42.

Depois de um empate e uma vitória na fase seletiva do Campeonato Estadual do Rio, o Americano foi surpreendido em Cardoso Moreira e amargou sua primeira derrota na competição, ao perder por 2 a 1, para o Sampaio Correa, neste sábado (23), no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros. Mas o Glorioso de Campos continua na vice-liderança da disputa. (leia mais abaixo)


O alvinegro campista abriu o placar com Fugão, que aproveitou a falha do goleiro. O empate de Sampaio veio com Alexandro, que aproveitou o passe de calcanhar no fim da etapa inicial para bater firme em empatar.  (leia mais abaixo)


E também de virada, Yan chegou bateu colocado e definiu o placar para a equipe de Saquarema: 2 x 1. O Sampaio Corrêa subiu para a terceira posição, com quatro pontos. O Americano é o vice-líder, também com quatro pontos. (leia mais abaixo)


O próximo jogo do Americano, pela quarta rodada, será na próxima quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, no Laranjão. Sampaio Corrêa e Cabofriense se enfrentam no Lourival Gomes; e o Friburguense e o América, no Edurado Guinle. Todas as partidas começam às 15h30. (leia mais abaixo)


Ainda neste sábado, no Correão, a Cabofriense bateu o Friburguense, por 2 a 1.  O time da região serrana abriu o placar no primeiro tempo com Ricardinho, que bateu firme de perna esquerda. Mas ainda no primeiro tempo, Natan aproveitou passe de Coutinho e empatou para o Cabofriense. 


No segundo tempo, o mesmo Natan, grande figura do jogo, fez boa jogada pela direita e cruzou para o chute de Ricardinho, que virou e fechou o placar para de 2 x 1 para a Cabofriense. O tricolor praiano é o quarto colocado com quatro pontos. O Friburguense é o lanterna, com apenas um. (leia mais abaixo)


Em outro jogo pela competição, o América empatou em 1 a 1 com o Nova Iguaçu, no Giulite Coutinho. Richarlyson, aquele mesmo ex-São Paulo e Atlético-MG, seu primeiro gol com a camisa do America.




Mega-Sena: apostador leva sozinho R$ 21 milhões




24/01/2021 00:12:26.

Uma única aposta faturou sozinha o prêmio máximo da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (23), em São Paulo. A aposta foi feita em Fortaleza/CE, o sortudo levou mais de R$ 21 milhões. Novo sorteio acontece na próxima quarta-feira (27) e os apostadores concorrerão a R$ 2 milhões. (leia mais abaixo)


As dezenas sorteadas foram: 02 - 09 - 34 - 48 - 51- 55 (leia mais abaixo)


Segundo a Caixa Econômica Federal, 84 apostas acertaram a quina e levarão R$ 36.529,81 cada uma. Já a quadra teve 4.321 apostas ganhadoras, que receberão R$ 986,71. A arrecadação total foi superior a R$ 51 milhões.




Gravidez: quando fazer o teste? O que não comer? Como evitar estrias?

Saiba o que acontece no corpo feminino e como amenizar alguns quadros da gestação




23/01/2021 23:11:48.

A gravidez é um momento esperado e cheio de expectativas para muitas mulheres. É normal o corpo apresentar diversas mudanças após a fecundação e para desenvolver o bebê no útero. (leia mais abaixo)


Certas alterações acontecem mesmo, já outras requerem atenção médica. Saiba o que acontece no corpo feminino e como amenizar alguns quadros da gestação. (leia mais abaixo)


Quais os sintomas da gravidez?


O primeiro sintoma de gravidez é a ausência da menstruação, chamada de amenorreia. Outros sintomas comuns são dores na mama, náuseas, enjoos, cansaço, sonolência, alteração do apetite e aumento da frequência urinária.


Sintomas menos comuns são: dor abdominal leve, alteração do sono, gases, aumento da pigmentação da pele e alteração do humor. Entretanto, algumas mulheres não têm nenhum sintoma no início, além da ausência da menstruação.


Em quanto tempo aparecem os sintomas da gravidez?


O atraso menstrual é o primeiro sintoma e aparece na época em que a mulher esperaria o próximo ciclo. Algumas mulheres têm ciclos menstruais irregulares e, nesses casos, a ausência da menstruação pode passar despercebida. Os outros sintomas podem aparecer na 5ª ou 6ª semana de gestação.


Como saber se está grávida nos primeiros dias?


A melhor forma de fazer o diagnóstico de gravidez é pela dosagem do beta HCG (hormônio produzido pela gestação) no sangue ou na urina. Os testes de sangue positivam de 8 a 10 dias após a fecundação, o que significa aproximadamente cinco dias antes do atraso menstrual, em ciclos regulares de 28 dias.


Há vários tipos de testes de urina, os mais sensíveis positivam até um dia antes do atraso menstrual, mas alguns precisam de 2 a 5 dias de atraso para mostrar o resultado positivo.


O que acontece no corpo no início da gravidez?


Há uma série de modificações que acontecem no corpo da mulher para promover o crescimento do feto, moldar-se para o parto e para a amamentação. O primeiro órgão que se modifica é o útero para a promover a implantação do embrião. O útero cresce mais ou menos 1 cm por semana a partir da 4ª semana de gravidez.


Além disso, ocorre aumento do volume sanguíneo, os rins aumentam a filtração, aumenta a frequência cardíaca, é comum a sensação de falta de ar devido às alterações respiratórias, há maior pigmentação da pele e cabelo, e as articulações ficam mais frouxas, elevando o risco de queda.


As mamas também começam a preparação para a amamentação com o amadurecimento das glândulas mamárias, ingurgitamento (sensação desconfortável de empedramento e mamas muito cheias) e proliferação dos ductos. A maior parte das mulheres apresenta intestino preso, em virtude do relaxamento da musculatura de todo o sistema digestório, causado pelo hormônio progesterona.


O que se sente na barriga no início da gravidez?


Geralmente há uma dor e desconforto abdominal leve no baixo ventre. Pode haver flatulência (gases), distensão abdominal, alteração no hábito intestinal, sendo frequente a piora do intestino preso.


Também é comum a dor de estômago devido à piora do refluxo. Dor persistente, progressiva e que não melhora com medidas simples, como dieta e alteração da posição, ou que vem acompanhada de outros sintomas necessita de avaliação médica.


O que faz perder o bebê no início da gravidez?


A perda gestacional é muito frequente, acontecendo em cerca de 15% a 20% de todas as gestações. O principal motivo dos abortos no início da gestação são alterações do próprio embrião, chamadas embriopatias.


São alterações decorrentes de problemas genéticos graves e, nesses casos, não há o que fazer para mudar o curso da gestação. Existem outras causas como infecções, tabagismo, alterações hormonais e doenças autoimunes.


O que acontece no corpo da mulher quando está grávida?


Há aumento do útero, maior vascularização da vagina e vulva, a respiração fica mais curta e rápida e aumenta a filtração do rim.


Há o escurecimento de algumas regiões, como mamilos, área genital, a linha que temos na barriga (linha nigra), o olfato e o paladar ficam mais apurados, os cabelos mais sedosos, as mamas aumentam de volume, a coluna muda sua forma, alterando a postura devido ao crescimento da barriga.


Como a quantidade de sangue aumenta em torno de 50%, é comum o coração bater mais rápido. Varizes e inchaço também podem se manifestar devido aos altos valores da progesterona e do estrogênio (hormônios femininos). O sistema digestivo fica mais lento, podendo causar gases e constipação. Também é comum haver um pouco de inchaço nos pés e pernas em decorrência do acúmulo de líquidos.


Como fica o colo do útero na gravidez?


O colo do útero na gravidez se alonga e fica amolecido, ele permanece fechado para manter a gestação durante os nove meses, para que durante o trabalho de parto inicie uma dilatação e possibilite a passagem do bebê.


Fora da gestação, a consistência normal do colo uterino lembra a consistência de uma cartilagem, como a ponta de um nariz. Na gravidez, ele fica parecido com a consistência de um lábio.


A barriga fica dura nas primeiras semanas de gravidez?


A mulher pode ter a sensação de barriga dura durante as primeiras semanas de gestação, entretanto, ainda não é o útero com o embrião que causa essa sensação. Essa sensação pode ser causada pela distensão abdominal pela diminuição dos movimentos do intestino, que provocam gases e obstipação.


O útero aparece ao redor do 4º mês de gestação ou um pouco depois, dependendo da biotipo da paciente, de quantas gestações ela já teve, entre outros fatores.


Com quantos meses começa a sair leite na gravidez?


Na gestação, algumas mulheres podem notar a saída de uma secreção mamilar a partir do 7º ou 8º mês, em pequena quantidade e que acontece quando a mulher aperta a mama.


Ela aumenta após o parto, podendo ter aparência clara ou amarelada. Essa secreção, chamada colostro, é rica em gordura e ideal para alimentar o recém-nascido nos primeiros dois dias de vida.


O colostro se "transforma" em leite cerca de dois a três dias após o parto. É com a "descida do leite", chamada de apojadura, que acontece em torno de 48 a 72 horas após o nascimento do bebê, que o leite materno realmente começa a sair.


Como diferenciar menstruação do sangramento da gravidez?


O sangramento menstrual costuma se apresentar em uma quantidade maior, vermelho, com coágulos e com duração entre 4 a 6 dias.


Quando o embrião implanta no endométrio (nidação), pode acontecer um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado e que dura de 2 a 3 dias.


Como saber se estou perdendo líquido na gravidez?


A perda de líquido se manifesta com a saída de uma quantidade maior de um fluido que varia de transparente a amarelado, podendo vir acompanhado ou não de sangue. Ele tem o odor parecido com o da água com cloro.


Na gravidez, a secreção vaginal aumenta, o que pode gerar confusão. Se a mulher tiver dúvida, é recomendada avaliação profissional.


Como fazer teste de gravidez?


Para realizar o teste de farmácia, deve-se urinar em um recipiente limpo, de preferência a primeira urina do dia, colocando a fita do teste em contato com a urina por alguns segundos e aguardar a leitura. O teste negativo apresenta uma faixa, o positivo, duas faixas. No teste sanguíneo é dosada a presença e/ou quantidade de hormônio no sangue da mulher.


Quanto custa um teste de gravidez?


Os testes de gravidez realizados com urina são vendidos em farmácias e variam de R$ 5 e R$ 50. O teste sanguíneo, realizado em laboratório, custa em média R$ 40.


Como fazer teste de gravidez caseiro?


Os testes de gravidez caseiros não têm comprovação científica e variam desde ferver a urina até colocar água sanitária ou vinagre em contato com a urina a ser avaliada. O melhor e mais confiável é a realização da pesquisa da fração beta HCG com os testes comprados em farmácias ou o teste sanguíneo.


Com quantos dias pode fazer o teste de gravidez?


Os testes de urina detectam a gravidez até um dia antes do atraso menstrual. Caso o resultado tenha dado negativo, mas a menstruação ainda não tenha vindo, o ideal é repetir o exame em sete dias. Já o teste de sangue pode detectar antes do atraso, mas com valores muito baixos do beta HCG, portanto o melhor é esperar o atraso.


Com quanto tempo de gravidez a mama fica dolorida?


A mama pode ficar dolorida desde o início da gestação, muitas vezes antes de a menstruação atrasar. A sensibilidade pode acontecer durante toda a gravidez.


Como é a dor na mama na gravidez?


As mamas podem ficar inchadas, sensíveis e doloridas. Em alguns casos, pode doer e incomodar no contato com a roupa, com a queda da água no chuveiro ou ao ser abraçada, por exemplo. Em geral, melhora depois de alguns meses.


O que é bom para curar a azia na gravidez?


Primeiro é preciso avaliar se a azia é causada por falta de produção de ácido no estômago ou se em virtude da diminuição do esvaziamento gástrico.


No primeiro caso, pode ser resolvida de maneira simples, com um aumento da ingesta de alimentos ácidos, como limão ou abacaxi. No segundo, é aconselhado ingerir alimentos em menores quantidades, comer a cada três horas, mastigar bem, não sentar logo após as refeições, não ingerir líquido com as refeições e, se necessário, usar medicação prescrita pelo obstetra.


Como saber se o enjoo é de gravidez?


O enjoo da gravidez persiste por vários dias, é muito comum na parte da manhã e, eventualmente, não tem outros sintomas.


Se os enjoos aparecerem depois da 10ª semana de gestação ou se vierem acompanhados de outros sintomas, como febre, diarreia, tontura, dor ou distensão abdominal, podem ter outra causa, que não a gravidez.


O que tomar para amenizar o enjoo na gravidez?


Pode-se tentar algumas medidas, como mastigar um pedacinho de gengibre, chupar um picolé de limão, comer alimento secos, como bolachas de água e sal e castanhas, ingerir alimentos ricos em vitamina B6, como banana ou cenoura cozida.


Caso necessário, podem ser usados antieméticos comuns (remédios para vômito), sempre com orientação de um médico. Para casos mais intensos, a acupuntura pode ser uma boa opção


Como evitar as estrias na gravidez?


Não há nenhuma estratégia totalmente comprovada para evitar o aparecimento de estrias, mas recomenda-se o ganho de peso adequado na gravidez, hidratação da pele, uso de cremes específicos para estrias e de óleos ricos em vitamina C.


Para conseguir um melhor resultado, é indicado fazer uma massagem no local ao passar o creme.


Como é a cólica de gravidez?


A cólica da gestação é semelhante a cólica menstrual. É uma dor localizada no baixo ventre, um pouco desconfortável, porém de intensidade leve, que não limita os afazeres da mulher.


É mais comum no início da gestação, mas algumas gestantes podem apresentar uma dor intensa ao longo da gravidez devido à distensão dos ligamentos. A dor melhora com repouso ou analgésicos simples.


Com 8 meses de gravidez pode ter relação sexual?


Em gestações normais a mulher pode ter relação sexual em qualquer mês até o parto. Em algumas situações especiais, como dilatação do colo, placenta baixa, gemelar com complicação ou trabalho de parto prematuro, por exemplo, o médico pode recomendar que o casal evite ter atividade sexual.


O que é bom comer na gravidez?


Recomenda-se o consumo de proteínas provenientes de carnes, peixes e ovos. A ingestão de cálcio, presente nos derivados lácteos, nas castanhas, vegetais verde-escuro e alguns tipos de peixes, como sardinha e salmão, e o ferro, presente nas carnes vermelhas.


O consumo de frutas e legumes variados é responsável por suprir as necessidades de vitaminas. Todas as frutas e vegetais devem ser bem lavados, sob água corrente, e higienizados com solução contendo hipoclorito de sódio. Também é indicado comer grãos e cereais integrais. Além da ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia.


Não é recomendado fazer nenhum tipo de restrição alimentar na gravidez, como dietas hipocalóricas, low carb ou jejum intermitente.


O que não pode comer na gravidez?


Alguns alimentos devem ser evitados, como ovos crus, pelo risco de contaminação por salmonela; frutos do mar mal preparados ou de procedência duvidosa, pelo risco de contaminação por mercúrio; peixe cru e carne mal passada, pelo risco de contrair toxoplasmose e outros parasitas.


Deve-se evitar também o consumo de alimentos não pasteurizados, como alguns tipos de leites e queijos. Ter cuidado com as comidas de rotisserias devido à conservação, preferir alimentos feitos na hora. O café pode ser consumido, mas sem exagero. Não é recomendado o consumo de bebidas energéticas ou com alto teor proteico. E o álcool não deve ser consumido em nenhuma quantidade.


O que é pré-eclâmpsia na gravidez?


Pré-eclâmpsia é uma doença específica da gestação, que se apresenta geralmente após a 20º semana com hipertensão, inchaço das pernas ou generalizado e perda de proteína na urina (proteinúria). Esses sintomas podem estar presentes todos juntos ou não.


A doença pode se manifestar de forma leve, mas também pode progredir para formas moderadas e graves. Nos casos graves, os sintomas são dor de cabeça, alterações visuais (geralmente com a sensação de "moscas volantes"), dor de estômago e náuseas.


O atendimento médico deve ser imediato, pois há risco de complicações, como convulsões. Na sua forma grave, a doença pode deixar sequelas, como acidente vascular cerebral e levar a mulher a morte.


O que é gravidez química?


É aquela em que a paciente apresenta um exame de gravidez positivo, de sangue ou urina, mas que não tem ultrassom que comprove a gestação e nem sinais clínicos.


O que é gravidez anembrionária?


É a gestação onde aparece apenas o saco gestacional, sem embrião (bebê). É uma causa de aborto precoce e relativamente frequente.


Acontece por problemas cromossômicos (malformações genéticas graves) do embrião. O diagnóstico é feito pela ultrassonografia, que mostra um saco gestacional vazio.


O que é gravidez ectópica?


A gravidez ectópica se desenvolve fora do útero, na maioria das vezes acontece na trompa (96% dos casos), mas também pode acontecer no ovário, colo do útero, abdome ou na cicatriz de cesárea.


Quando a gravidez se implanta fora do útero não há como ela se desenvolver. Os tratamentos mais comuns são a cirurgia ou o uso de medicação. Algumas vezes, em quadros inicias, a gravidez ectópica pode regredir espontaneamente não sendo necessário nenhum tratamento, mas ainda assim é indispensável o acompanhamento médico.


Fonte: UOL




Alimentação inadequada pode afetar o desenvolvimento infantil

A má alimentação nessa fase pode causar anemia, emagrecimento ou obesidade, cansaço a longo prazo e até mesmo distúrbios psicológicos e motores




23/01/2021 23:11:16.

Uma pesquisa realizada com crianças de até 10 anos em diferentes regiões do País revelou que seis em cada dez delas demonstram dificuldades alimentares, que vão desde o baixo consumo de produtos in natura até a resistência em experimentar novos alimentos. (leia mais abaixo)


A preocupação é a de como isso pode afetar o desenvolvimento infantil, como explica a professora Maria Elizabeth Machado (Faculdade de Saúde Pública da USP). Para ela, o equilíbrio nutricional colabora com a saúde global da criança e só pode ser proporcionado pela alimentação adequada (a entrevista concedida pela especialista à Rádio USP pode ser ouvida clicando aqui). (leia mais abaixo)


A má alimentação nessa fase pode causar anemia, emagrecimento ou obesidade, cansaço a longo prazo e até mesmo distúrbios psicológicos e motores — daí a importância de um acompanhamento médico, sublinha a professora, que aconselha que não se dê atenção apenas ao peso e à estatura da criança, mas também a fatores como prática de atividade física e participação escolar.


"A nutricionista pode ajudar com orientação sobre quais alimentos escolher, o preparo adequado a cada idade, sempre dentro do contexto doméstico e atendendo às características de crença, origem e costumes da família", explica.


Nesse aspecto, os pais exercem papel fundamental na garantia de uma alimentação saudável, que deve ser diferente da dos adultos no tocante a particularidades como textura, cores, frequência, volume, com o acréscimo, no decorrer da idade, de diferentes condimentos. Maria Elizabeth observa que a criança é o espelho dos responsáveis que participam de seu horário às refeições e que estes, portanto, têm importância na formação de bons hábitos alimentares. "Para incentivar a boa alimentação, deve-se tornar esse horário o mais agradável possível, até mesmo fazendo a criança participar do preparo das refeições."


Alimentação saudável


Também é importante observar que, para cada idade, é recomendado um tipo de alimento, o qual deve levar em conta não só as necessidades nutricionais, mas também as experiências que as crianças têm ao se alimentar.


A especialista também afirma que a pandemia da covid-19 afetou a rotina dentro de casa e gerou reflexos na hora do almoço ou do jantar. "A convivência dentro de casa entre pais e filhos se tornou muito mais intensa e isso gerou lembranças de comportamento, preferências e rejeições alimentares", diz a professora. "O estilo de vida alterado e, muitas vezes, a falta de aptidão de preparo dos alimentos pelos responsáveis pode promover o aumento das facilidades, como a aquisição de produtos prontos."


O lado positivo é poder reunir toda a família no horário nobre das refeições. Seja como for, alcançar o equilíbrio alimentar pode se tornar um desafio no dia a dia, mas é importante para a formação da criança. Quando dificuldades se apresentam, sempre é bom solicitar ajuda de um profissional da nutrição ou de um pediatra, aconselha Maria Elizabeth.


Fonte: UOL




Idosos fizeram mais compras pela internet na pandemia, diz estudo

Em 2020, novos comportamentos foram incorporados à vida cotidiana e muita gente deixou de fazer atividades presenciais para evitar a infecção




23/01/2021 23:11:10.

É evidente que a pandemia do novo coronavírus mudou a vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Em 2020, novos comportamentos foram incorporados à vida cotidiana e muita gente deixou de fazer atividades presenciais para evitar a infecção. E para os idosos, que são do principal grupo de risco, isso não foi diferente. (leia mais abaixo)


Uma pesquisa feita pelo Kantar Ibope mapeou o comportamento dos chamados “masters conectados”, pessoas acima de 55 anos que utilizam a internet regularmente. Os resultados mostraram que, entre eles, 40% aumentaram ou mantiveram seus hábitos de compras virtuais durante o ano. (leia mais abaixo)


Embora nem todos tenham comprado online, nos últimos três meses, cerca de 85% foram à internet para pesquisar um produto ou serviço de interesse. Desses, 75% efetivaram a compra lá mesmo.


O estudo também revelou as categorias em que esses idosos mais gastaram. De forma geral, produtos e serviços para o lar estiveram na maioria dos carrinhos virtuais.


Cerca de 80% dos avaliados compraram algum produto de limpeza doméstica pela web no ano passado. Além disso, 75% fizeram compras de supermercado virtualmente, enquanto 74% preferiram comprar remédios online.


A análise também destaca o comportamento deles em relação aos gastos com telefonia. Com renda média de R$ 2,6 mil, mais da metade de todos os avaliados tem algum contrato de telefone e internet ativo.


Streaming e redes sociais não são só para millennials


Durante o isolamento social, a saída de muita gente para aposentar o tédio foi recorrer aos serviços digitais. Nesse contexto, metade dos pesquisados acredita que a crise sanitária fez com que a internet se tornasse mais importantes para eles.  


Desde março, a maioria dos masters aumentou a navegação. O destaque é do Facebook, plataforma na qual quase todos os idosos têm um perfil e passaram, em média, 42 horas online por mês. 


Os serviços de streaming também não ficaram atrás. A porcentagem de idosos que consumiu este serviço ficou em 92% para os serviços gratuitos, como o Youtube, e 89% nos serviços pagos, como a Netflix.


Fonte: CNN Brasil




Existe algum alimento que é melhor comprar congelado?




23/01/2021 23:11:02.

Imagine que seja dia de pegar sua lista e ir às compras, dar uma passada no supermercado, no açougue, na feira ou no hortifrúti. Na hora de escolher os produtos, o que é mais indicado: adquirir as opções frescas ou existe algum alimento que é melhor comprar congelado? (leia mais abaixo)


A resposta vai depender da procedência e do local de produção do produto, opina Tatiana Matuda, professora doutora do curso de Engenharia de Alimentos e coordenadora do módulo de pós-graduação de Tecnologia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia. Segundo ela, se o consumidor estiver próximo do local de produção destes alimentos, o ideal é consumi-los frescos. "Os melhores exemplos são os peixes, camarões, entre outros. Caso contrário, se ele estiver distante, a opção do congelado é melhor". (leia mais abaixo)


Carmen Tadini, professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e vice-diretora do FoRC (Centro de Pesquisa em Alimentos), da USP, segue a mesma linha de pensamento de Matuda. "No litoral, perto de locais de pesca, é possível adquirir peixe fresco com facilidade. No entanto, se você mora em locais densamente urbanos, comprar peixe fresco pode ser uma tarefa difícil. Nesse caso, o congelado pode ser a melhor opção, uma vez que a indústria de peixe congelado adquiriu o produto fresco e, imediatamente, o congelou com técnica adequada, mantendo suas características".


Os alimentos frescos são preferencialmente a opção ideal de consumo, especialmente considerando aspectos nutricionais. Os congelados sofrem pequenas perdas nutricionais e sensoriais, como degradação da cor, textura e sabor, ao longo do tempo de estocagem. De acordo com Rodrigo Nunes Cavalcanti, engenheiro de alimentos do FoRC, a perda nutricional ocorre por fatores como exposição à luz, ao oxigênio e reações químicas normais do próprio alimento durante a estocagem. O frio retarda essas alterações, mas mesmo assim elas ocorrem.


Mas é claro que existem alimentos, como sorvetes, açaí e picolé, que são intencionalmente comprados e consumidos na forma congelada, devido às características sensoriais inerentes a esses produtos, especialmente em relação à baixa temperatura e à textura.


Fruta fresca versus congelada


No Brasil temos diversas frutas frescas disponíveis durante o ano, o que não é a realidade em outros países. Caso a pessoa sinta vontade de consumir uma fruta fora da época, não há dúvida que a congelada será a melhor opção, diz a professora Tadini. Frutas congeladas como morango, amora e framboesa podem ser facilmente encontradas nos supermercados em qualquer época do ano.


Entretanto, segundo Matuda, as frutas congeladas são muito práticas e estão prontas para uso. "São interessantes quando utilizamos pequenas porções nas refeições para uma ou duas pessoas. É possível utilizar parte do conteúdo da embalagem e deixar o restante no freezer".


O consumidor não precisa escolher a melhor fruta na feira, não precisa higienizar, nem se preocupar em consumir rapidamente antes que comece a estragar ou com as sobras e o desperdício. "Entre os produtos disponíveis no mercado, os congelados são aqueles que mais se aproximam dos frescos", analisa Matuda.


Mas a estrutura mais sensível de algumas frutas, como o melão e melancia, fica comprometida com o congelamento. Nesses casos, elas podem ser transformadas em polpas congeladas e utilizadas para fazer sucos ou sobremesas.


Aposte no brócolis congelado


Além das frutas, é importante ficar de olho nos vegetais frescos, que podem estragar se não forem consumidos em poucos dias, como é o caso do brócolis, que contém enzimas que apresentam alta atividade e se deterioram rapidamente.


O brócolis congelado industrialmente passa, antes do congelamento propriamente dito, por um tratamento térmico brando que inativa as enzimas. Se esse tratamento não acontece, essas enzimas continuam em atividade na temperatura do congelador. "Sendo assim, o brócolis congelado mantém caraterísticas que não conseguimos manter em casa, adquirindo-o fresco e congelando no freezer doméstico", afirma Tadini.


Tradicionalmente vendidos em latas, a ervilha e o milho também podem ser comprados congelados. "São processos de preservação distintos, um emprega a baixa temperatura (congelamento) e outra a alta temperatura (enlatados). Ambos são produtos seguros para o consumo", diz a professora. Mas vale lembrar que nos produtos enlatados são adicionados sal e açúcar para auxiliar no processo de conservação, o que pode torná-los menos saudáveis.


Congelar em casa ou comprar congelado?


Uma informação importante para o consumidor que escolhe comprar um produto congelado é saber que os alimentos in natura congelados pelo processo de ultracongelamento apresentam algumas vantagens em relação aos congelados de forma convencional.


"Quando um alimento é congelado em casa, o processo é muito mais demorado. Essa lentidão forma cristais de gelo maiores que rompem os tecidos das células dos alimentos. Assim, quando o alimento é descongelado para o consumo ocorre uma perda desse conteúdo celular e, consequentemente, uma perda significativa de vitaminas, de sabor e de textura", diz Cavalcanti.


No caso do ultracongelamento, o processo é muito mais rápido e os cristais de gelo formados são muito menores, diminuindo os danos causados ao tecido celular dos alimentos e, portanto, promovendo poucas alterações nutricionais e sensoriais no produto após o seu descongelamento.


Este congelamento mais rápido, feito pelas indústrias, pode ser realizado em equipamentos a -30°C, com ventilação forçada (ultrafreezers) ou em equipamentos que permitam o contato direto do alimento com nitrogênio líquido ou dióxido de carbono em temperaturas bem inferiores. No primeiro caso teremos uma bandeja de peito de frango semelhante a um bloco e no segundo, peitos de frango soltos, os conhecidos IQF, do inglês Individually Quick Frozen (congelamento rápido individual). O prazo de validade e a temperatura de armazenamento são estipulados pelo fabricante do produto congelado, acrescenta Matuda.


Se por acaso sobrar algum alimento já descongelado, saiba que não é recomendado congelá-lo novamente. A exposição dos alimentos a temperatura ambiente e a ausência de boas práticas em sua fabricação favorece o risco de multiplicação de micro-organismos que causam doenças. Ao congelar novamente, o congelamento não "mata" estes micróbios, apenas faz com que eles fiquem "adormecidos", ou seja, o produto pode estar seriamente comprometido.


No caso de carnes cruas que sobrarem, o indicado é cozinhar, assar ou fritar, e aí sim congelar novamente. Quando fazemos este processo adequadamente, o calor inativa os micro-organismos que podem causar doenças, minimizando os riscos.


Fonte: UOL




Campos registra 203 casos em 24 horas e se aproxima dos 650 óbitos por Covid

Novo boletim epidemiológico foi emitido neste sábado




23/01/2021 20:08:03.

O município de Campos divulgou neste sábado (23), mais 203 novos casos confirmados da Covid-19 e mais dois óbitos nos últimos dias.  As mortes mais recentes são de homens, sendo um de 68 e outro de 95 anos, com comorbidades. (leia mais abaixo)


Desde o início da pandemia, o município registrou 17.401 casos confirmados de Covid-19 e 15.135 recuperados. O município está no nível 4 (fase laranja) do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. (leia mais abaixo)


A orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é que a população deve seguir as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%. 


Boletim Coronavírus - 23/01/2021

Confirmados: 17401

Recuperados: 15135

Óbitos confirmados: 641

Síndrome Gripal (SG): 42239

Número de internações com Síndrome respiratória aguda grave (SRAG): 2668




GCM segue atuando com fiscalização na orla do Farol neste final de semana

Dessa vez, a ação visa coibir a aglomeração conforme determina o Decreto Municipal 026/2021




23/01/2021 13:01:02.

A Guarda Civil Municipal (GCM) segue atuando neste final de semana na Praia do Farol de São Thomé com um trabalho para coibir a aglomeração, conforme determina os protocolos municipal, estadual e federal de Saúde. Os agentes vão ainda fiscalizar motoristas de carros e condutores de motocicletas para que não parem e estacionem na extensão da orla, onde há placas indicando a proibição. (leia mais abaixo)


De acordo com o comandante da Guarda, Carlos Augusto Leão, cerca de 40 homens estarão empenhados para atuar na fiscalização. (leia mais abaixo)


“Neste final de semana continuaremos intensificando a fiscalização no Farol, onde a cada 300 metros na orla, dois guardas municipais estarão atuando no supervisionamento com patrulhamento de motos e viaturas”, destacou Leão.




No Dia das Comunicações Sociais, papa agradece coragem de jornalistas

'Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade”, afirma o pontífice




23/01/2021 12:12:30.

O Papa Francisco agradeceu neste sábado (23) aos profissionais de comunicação pela coragem e determinação de mostrar os abusos e injustiças contra os pobres e de retratar as numerosas realidades do planeta nestes tempos de pandemia. (leia mais abaixo)


Intitulada “Vem e verás”, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano reflete sobre princípios do jornalismo. Extraído do Evangelho de João, o tema tem como subtítulo “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. (leia mais abaixo)


“O próprio jornalismo, como exposição da realidade, requer a capacidade de ir aonde mais ninguém vai: mover-se com desejo de ver. Uma curiosidade, uma abertura, uma paixão. Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmara, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas. Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade”, afirma o Papa.


Segundo ele, há o risco de narrar a pandemia ou qualquer outra crise só com os olhos do mundo mais rico, como na questão das vacinas e dos cuidados médicos em geral, com a exclusão dos menos favorecidos.


“Quem nos contará a expectativa de cura nas aldeias mais pobres da Ásia, América Latina e África? Deste modo, as diferenças sociais e económicas a nível planetário correm o risco de marcar a ordem da distribuição das vacinas anti-Covid, com os pobres sempre em último lugar”, disse o pontífice, alertando para que a distribuição das vacinas anti-Covid não obedeça a uma lógica de lucro.


O pontífice afirma que “vem e verás” foi a forma como a fé cristã se comunicou, começando pelos primeiros encontros nas margens do rio Jordão e do lago da Galileia. Aos primeiros discípulos que o quiseram conhecer, depois do seu batismo no Rio Jordão, Jesus respondeu: “Vinde e vereis”. Segundo o Papa, a fé cristã começa desta forma e assim é comunicada: “com um conhecimento direto, nascido da experiência, e não por ouvir dizer”, algo muito atual em tempos de grupos de Whatsapp.


Segundo Francisco, vir e ver pressupõe dois movimentos. O primeiro deles é sair da presunção cômoda do “já sabido” e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las. Isso requer transparência e honestidade intelectual. Mas além do aspecto moral, “ir e ver” se refere a algo básico no jornalismo, isto é, deixar de lado a informação construída nas redações, em frente do computador, para sair à rua, “gastar a sola dos sapatos”, encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar informações.


“Se não nos abrirmos ao encontro, permanecemos espectadores externos, apesar das inovações tecnológicas”, afirma.


O Papa advertiu que cada instrumento só é útil e precioso se nos impelir a ir e ver coisas que, de outra forma, não saberíamos, se colocar em rede conhecimentos que, do contrário, não circulariam, se permitir encontros que de outra forma não teriam lugar.


O “vem e verás” é o método mais simples de conhecer uma realidade. Para conhecer, escreve ainda Francisco, é necessário encontrar, permitir que quem está à minha frente fale comigo, deixar que o seu testemunho chegue até mim.


Outro alerta do Papa diz respeito à informação produzida nas redes sociais. Se por um lado pode haver mais velocidade no fluxo da informação, por outro há o risco da sua manipulação. Um risco que chama a todos a uma responsabilidade “pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controlo que podemos juntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as”.


“Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”, afirmou o pontífice.


Fonte: G1




Lagoa de Cima recebe ação de Serviços Públicos, Secretaria de Saúde e CCZ

Limpeza de ruas, combate ao Aedes aegypti e testagem para Covid 19 estão entre as ações que os moradores do balneário vão receber




23/01/2021 11:11:12.

Limpeza de ruas, combate ao Aedes aegypti e testagem para Covid 19 estão entre as ações que os moradores do balneário vão receber. (leia mais abaixo)


A Lagoa de Cima vai receber na próxima segunda-feira (25) uma ação conjunta entre a Secretaria de Serviços Públicos, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Secretaria de Saúde, com oferta de testes para Covid-19. A previsão é que as equipes permaneçam na localidade por dois dias. (leia mais abaixo)


Os agentes de endemia do CCZ vão visitar as casas, a fim de orientar os moradores a respeito da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue e Zika e Chikungunya. Será coletado material das casas, inclusive em terrenos baldios, com eliminação de focos e colocação de medicamento a fim de frear a proliferação.


O planejamento da Secretaria de Serviços Públicos conta com capina, varrição, corte de grama e retiradas de entulho, contribuindo ainda mais no combate ao mosquito Aedes aegypti.




Xuxa revela roubos que sofreu durante a carreira: “Era pra eu ser até três vezes mais rica”

No bate-papo, Xuxa abordou desde a sua relação com Marlene Matos e Pelé até episódios de abusos sexuais




23/01/2021 11:11:29.

Rainha da sinceridade! Xuxa Meneghel não foge de polêmicas e dessa vez não foi diferente. Em entrevista à Veja, publicada nesta quinta-feira (21), a apresentadora falou abertamente sobre os sucessivos abusos que sofreu na vida e em sua carreira. No bate-papo, Xuxa abordou desde a sua relação com Marlene Matos e Pelé até episódios de abusos sexuais. Além disso, ela assumiu que “não fica mais quietinha”, principalmente quando o assunto é o atual governo: “Se não me posicionar, estarei batendo palma para maluco. É vergonhoso o que estamos vivendo”.


A loira, que já assumiu não querer mais um empresário neste ano, se lembrou da época em que trabalhava com Marlene Mattos e afirmou que tinha sua liberdade restringida por ela: “Se eu falasse que não fui manipulada, estaria mentindo. Mas preciso deixar claro que eu permiti”. Xuxa ainda admitiu que era cômodo “ter alguém organizando tudo da minha vida profissional, pessoal e até afetiva”.


“Chegou a um ponto em que ela decidia como eu deveria falar, vestir e até namorar. ‘Entre ele e o trabalho, tem que escolher o segundo’, dizia. E eu obedecia. Nem eu sei como me sujeitei a tudo isso e por tanto tempo”, completou.


A apresentadora também revelou que antes de assumir o controle de sua carreira e negócios, levou muitos golpes. “Olha, eu poderia ser duas ou três vezes mais rica. Fui tudo o que as pessoas imaginam: enganada, usada, manipulada, roubada. Quando falo disso, vem logo a imagem da Marlene, mas não foi só ela. Insisto em dizer que confiei demais em todas as pessoas próximas a mim. Fui passada para trás por coreógrafo, maquiador, fotógrafo. Digo, sem vergonha, que fui inocente, boba, burra mesmo”, disse.


Abusos sexuais 


Sempre franca, Xuxa já se abriu anteriormente sobre os abusos sexuais sofridos dos 4 aos 13 anos. Agora, ela relata alguns traumas desses episódios: “Tenho mania de limpeza. Chego a tomar sete banhos por dia e associo isso aos abusos. O primeiro caso aconteceu em casa. Estava dormindo e, ao acordar, tinha algo na boca que pensei ser xixi, mas era esperma”.


“Houve outros episódios, como um parente que introduziu os dedos em minha vagina e um professor que se masturbou na minha frente. Na época, o medo e a culpa me impediam de reagir. Só consegui interromper essa série de abusos quando um amigo do meu pai tentou levantar minha blusa. Criei coragem, disse não e nunca mais me sujeitei a isso”, continuou ela.


Na conversa com a Veja, a rainha dos baixinhos também comentou de um assédio que sofreu na televisão, antes de se tornar famosa. “Fiz figuração, aos 17 anos, no programa Planeta dos Homens. Ouvi do diretor que, se não transasse com ele, não precisava voltar. Não voltei. Prestes a estrear o Xou da Xuxa, a Globo me indicou quatro diretores e ele estava na lista. Contei a proposta que ele tinha feito e essa pessoa acabou saindo da emissora”, declarou.


Relacionamentos amorosos


Ela ainda falou sobre seu relacionamento com Pelé, e acredita que tinha um componente abusivo no namoro. “Na época não via assim, mas óbvio que tinha. Se a minha filha tivesse uma relação como aquela, diria que o cara é louco”, apontou. Xuxa afirmou que “quem o conhece bem sabe que tem dupla personalidade”. “Dizia que as mulheres davam em cima do Pelé e que, por isso, precisava sair com elas. Mas foi minha primeira paixão, dos 17 aos 23 anos”, disse.


Já em relação à Ayrton Senna, ela acredita que o piloto foi a pessoa certa no momento errado: “Ele queria alguém que vivesse a vida dele, acompanhando-o nas corridas. Eu queria alguém sempre ao meu lado. Sua morte me mostrou a importância de viver cada vez mais o presente”.


Ainda que não tenha tido nada amoroso com Michael Jackson, Xuxa confirmou que o cantor queria que ela fosse a mãe dos filhos dele, e contou que a proposta aconteceu durante uma visita ao famoso rancho Neverland com seu empresário. “Fiquei surpresa de ver quanto ele sabia sobre mim: que não comia carne, que não gostava de sal nem de álcool. Na saída, seu agente entregou um contrato e disse: ‘O Michael gostaria que você levasse no ventre os filhos dele, quer juntar as Américas’. Nem respondi”, completou.


Experiência com substâncias ilícitas


Em relação à bebidas alcóolicas, Xuxa afirmou que tem intolerância a álcool. “Quando o Beco (Ayrton Senna) morreu, tomei um copo de vinho e fiquei bêbada”, lembrou. Já sobre maconha, ela assumiu que nunca quis provar: “Na doença da minha mãe, ela usou maconha medicinal para o Parkinson e minha filha perguntou se eu tinha curiosidade de provar. Disse que não. Aliás, sempre querem saber se a Sasha fuma maconha. Não fuma. Ela própria me contou que já provou, mas não é a dela. Inclusive, agora virou evangélica, religiosa ao extremo”.


Quanto a seu futuro profissional, a apresentadora, que deixou a Record em dezembro, se abriu sobre os próximos passos e um possível retorno à TV Globo: “No momento não há nada. Mas estou tocando vários projetos. Tenho conversas adiantadas com a Endemol e a Globoplay para a realização de um documentário”.


Fonte: Hugo Gloss




Rodriguinho se defende de acusações feitas pela ex, Nanah Damasceno: "Não foi nada como ela falou"

Embora não tenha dado detalhes do que aconteceu, Rodriguinho acredita que Nanah estava de “cabeça quente” quando fez as publicações acusatórias no Instagram




23/01/2021 11:11:27.

Quinta-feira (21), o público foi surpreendido pelas denúncias feitas por Natália Damasceno, que afirmou ter sido agredida pelo ex-marido, o cantor Rodriguinho. Durante o programa “A Tarde é Sua”, de Sônia Abrão, nesta sexta-feira (22), o artista quebrou o silêncio brevemente a respeito das acusações que recebeu, e alegou que as coisas “não aconteceram da forma que Nanah divulgou publicamente”. (leia mais abaixo)


Até então, Rodriguinho não tinha se pronunciado sobre o caso, e enviou um áudio para a equipe do programa explicando que estava “digerindo o que tinha acontecido”. “O assunto acabou de acontecer… Não foi nada como ela falou, não foi nada dessa forma. Não foi assim”, alegou. “Tanto que semana passada ela postou sobre a nossa separação de forma amigável, eu sou empresário dela, hoje foi o lançamento do clipe dela, eu fiz toda a divulgação, a gente tava tudo bem”, acrescentou.


Embora não tenha dado detalhes do que aconteceu, Rodriguinho acredita que Nanah estava de “cabeça quente” quando fez as publicações acusatórias no Instagram. “Foi uma coisa de momento ali, não teve nada da forma como foi falado. E eu acho que o post que ela fez semana passada tira todo esse lance de 12 anos de abuso. Mas assim, ela fez também de cabeça quente, sabe? Eu não sei se é a hora de falar, mas eu tô digerindo”, finalizou.


Entenda o caso


Na noite de quinta-feira (21), a cantora Nanah gravou uma sequência de stories, que foram deletados posteriormente. Nos vídeos, ela acusou Rodriguinho de tê-la agredido durante uma festa – e também fora dessa. A artista ainda disse ter vivido em um relacionamento abusivo com ele por anos. “Gente, eu estava numa festa e eu cansei de esconder o filho da p*ta que o Rodrigo é. Ele é um desgraçado, foi um abusador, eu tive um relacionamento abusivo durante anos. Eu não sei o que deu nele, o que ele viu. Ele me bateu dentro da festa, eu estava saindo e ele me bateu, como ele já me bateu várias vezes. Esse é o Rodriguinho de vocês”, disparou, visivelmente nervosa e com a voz embargada.


Nanah continuou o desabafo, dizendo que foi “mulher pra car*lho pra aguentar um cara desse durante anos”. “E quando me separei, me separei da melhor forma, pra ele ficar bem e não queimar ele no Brasil inteiro! Só que é essa b*sta que ele é, esse lixo. Esse é o Rodriguinho, um abusador filho duma p*ta”, completou. Assista:


Natália e Rodrigo se casaram em 2010 e anunciaram a separação no dia 10 de janeiro. Em texto publicado no Instagram, a cantora explicou que os dois já não estavam juntos há um ano. “Há muito tempo, vocês perguntam sobre mim e o Rodrigo e agora resolvemos falar. Sim, estamos separados há um ano, mas independentemente de qualquer coisa, somos uma família. Independentemente de separação, amamos o que construímos juntos. E nossa maior conquista são nossos filhos. Que vocês entendam o valor da família e que ela excede qualquer relação de homem e mulher”, escreveu Nanah, em uma publicação repostada também pelo pagodeiro.


Na manhã desta sexta-feira (22), a versão apresentada por Nanah ainda foi confirmada por uma funcionária do bufê em que aconteceu a festa. A mulher, identificada como Yaaz Lopes, disse que o cantor teria pego a ex-esposa pelo pescoço e, na sequência, batido nela. “Eu que estava trabalhando na festa da filha do Gaab (cantor, filho de Rodriguinho) e me vem Rodriguinho e espanca a Nanah, filho da p*ta, sem educação nenhuma e respeito às crianças do local”, escreveu. “Sim, ele literalmente bateu nela na frente das crianças e levou ela para fora do buffet pelo pescoço”, continuou.


Fonte: Hugo Gloss




Máscaras falsas em fotos de militares viralizam e inspiram memes

Imagens de treinamento para a Marinha foram adulteradas e publicadas no site do Centro de Avaliações do Exército. Usuários de redes sociais ironizaram fotos




23/01/2021 10:10:41.

As máscaras desenhadas digitalmente em fotos de militares do Exército durante um curso na Marinha do Brasil, em novembro do passado, viralizaram e inspiraram muitos memes nas redes sociais nesta sexta-feira (22). (leia mais abaixo)


As fotos, publicadas originalmente no site do Centro de Avaliações do Exército, receberam mais retoques e paródias nos memes. Em um deles, jogadores do Flamengo que receberam uma delegação com o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta - todos sem máscara, como mostrou o colunista Lauro Jardim - receberam as máscaras digitais. (leia mais abaixo)


Já o humorista Falcão fez a máscara digital em uma foto dele próprio comendo, assim como outros usuários do Twitter. Outros memes parodiavam militares em outros trabalhos em quartéis, como durante atividades de manutenção.


A Organização Mundial de Saúde indica o uso de máscaras como um método eficaz para diminuir o contágio pela Covid-19. Um estudo já indicou que elas também podem reduzir a gravidade dos casos.


As atividades realizadas pelos militares que foram cobertos por máscaras digitais ocorreram no Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM) e contaram com a participação de 22 pessoas. Um texto sobre o curso chegou a ser veiculado no site do Exército e posteriormente apagado.


A finalidade da capacitação, segundo o texto, foi proporcionar aos militares condições de aplicarem os conhecimentos práticos adquiridos no socorro e no resgate de vítimas clínicas ou de trauma.


Piadas em redes sociais


Além de memes e montagens, usuários de redes sociais comentaram com piadas sobre as máscaras manipuladas digitalmente.


"Olha que curioso: você entra no site do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e vê uma foto bizarramente alterada no Paint para pintar máscaras pretas nos militares", escreveu um usuário do Twitter.


"O Exército Brasileiro pintou artificialmente máscaras em seus funcionários que executavam uma missão. Desisto!", afirmou outro.








Fonte: G1




Mais 12 homens e 10 mulheres morrem de Covid em Campos

Óbitos constam no boletim oficial divulgado pela prefeitura




23/01/2021 10:10:15.

O município de Campos divulgou nesta sexta-feira (22), mais 139 novos casos confirmados da Covid-19 e mais 22 óbitos nos últimos dias. De acordo com Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, do total de mortes, 14 ocorreram entre os meses de agosto, setembro e dezembro do ano passado, mas só agora tiverem o resultado confirmado para Covid-19. As outras oito ocorreram em janeiro deste ano. (leia mais abaixo)


Os óbitos foram de 12 homens e 10 mulheres, com idade entre 46 e 91 anos, sendo 17 com comorbidades. (leia mais abaixo)


Desde o início da pandemia, o município registrou 17.198 casos confirmados de Covid-19 e 14.838 recuperados.


O município está no nível 4 (fase laranja) do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais.


A orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é que a população deve seguir as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%.


Boletim Coronavírus - 22/01/2021


Confirmados: 17198

Recuperados: 14838

Óbitos confirmados: 639

Síndrome Gripal (SG): 41641

Número de internações com Síndrome respiratória aguda grave (SRAG): 2668




Número de casos de covid-19 chega a 8,75 milhões no Brasil

Doença já fez mais de 215 mil vítimas




23/01/2021 10:10:20.

O número de casos de pessoas diagnosticadas com a covid-19 no Brasil subiu para 8.753.920. Nas últimas 24 horas, os estados notificaram 56.552 novos casos da doença-19. Ontem (21), o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia estava em 8.697.368. (leia mais abaixo)


De acordo com o último boletim epidemiológico da covid-19, o Brasil bateu o recordo de casos semanais da doença. (leia mais abaixo)


Já o total de mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus atingiu 215.243. Entre ontem e hoje, foram confirmados por equipes de saúde mais 1.096 vidas perdidas para a covid-19. Ontem, o painel do Ministério da Saúde trazia 214.147 óbitos. Ainda há 2.869 falecimentos em investigação por equipes de saúde.


Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (22). O levantamento é feito a partir das informações sobre casos e mortes enviadas pelas secretarias estaduais de Saúde.


Ainda há 943.906 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde. O número marca aumento de mais de 40 mil pacientes em observação em relação a ontem, quando estavam nesta condição 902.480 pessoas. Já se recuperaram da doença 7.594.771 pessoas.


Em geral, os registros de casos e de mortes são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de Saúde nos fins de semana. Nas terças-feiras, os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao Ministério da Saúde.


Estados


Na lista de estados com mais mortes, São Paulo ocupa a primeira posição (51.192), seguido por Rio de Janeiro (28.592), Minas Gerais (14.010), Ceará (10.311) e Pernambuco (10.152).


As unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (819), Acre (846), Amapá (1.022), Tocantins (1.338) e Rondônia (2.085).


Fonte: Agência Brasil




Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina

Instituto fará checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem




23/01/2021 09:09:45.

Os 2 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado (23). Depois de chegar em voo da Emirates ao Aeroporto de Guarulhos, às 17h20 dessa sexta-feira (22), a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, aonde chegou às 22h. (leia mais abaixo)


O avião foi recebido na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados em forma de arco pelos bombeiros do Aeroporto Rio-Galeão. (leia mais abaixo)


As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado (16), mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu o lote em solo brasileiro, ao lado dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. Também estavam presentes o embaixador da Índia, Suresh Reddy, e a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade. Esta última se juntou ao grupo no Rio de Janeiro.


"A encomenda tecnológica prevê 100 milhões de doses para o primeiro semestre. Essas 2 milhões de doses são apenas o início. É o começo do processo. O objetivo do Ministério da Saúde é a vacinação em massa do povo brasileiro. E isso vai nos colocar, rapidamente, no topo da lista do número de vacinados. Com 8 milhões de doses, nós passaremos a ser o segundo país do ocidente que mais vacinou", disse Pazuello, em pronunciamento à imprensa na Base Aérea.


O ministro Ernesto Araújo ressaltou a cooperação e a relação diplomática com a Índia. "Isto aqui é o começo de uma parceria tanto na área farmacêutica quanto em muitas outras áreas com a Índia. País pelo qual temos uma admiração imensa, uma amizade imensa, que agora se consolida ainda mais", disse Araújo.


O embaixador indiano classificou o momento como um dia histórico entre os dois países. "Este dia traz sorrisos e otimismo a muitas pessoas. O Brasil é o primeiro país a receber esta carga e nós estamos muito orgulhosos de fazer parte deste processo. A Índia assegurará vacinas para todos os países e todos os povos", disse Suresh Reddy.


Para a presidente da Fiocruz, a chegada da vacina é uma vitória da ciência. "Neste momento de perdas, ter a vacina é uma esperança que vem da ciência, que vem do Sistema Único de Saúde. É uma vacina com 70% de eficácia e que poderá ser administrada no intervalo de 12 semanas. Isto será muito importante para o nosso sistema de saúde", ressaltou Nísia Trindade.


Fiocruz


Da Base Aérea, as vacinas seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.


Esse processo será feito ao longo da madrugada e da manhã de sábado e será realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição para todos os estados brasileiros no período da tarde.


Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.


Bolsonaro


Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a chegada dos 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford ao Brasil. Ele disse que foram “negociadas pelo Ministério da Saúde e [a vacina já foi] adquirida também por um grande número de países”.




Fonte: Agência Brasil




O que é preciso saber para o segundo dia do Enem

Veja o que levar e o que não levar para o Enem




23/01/2021 09:09:11.

Amanhã (24), estudantes de todo o país fazem a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Eles terão cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza. Encerrada a aplicação do Enem impresso, o gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até dia 27 e, as notas finais, no dia 29 de março. (leia mais abaixo)


Algumas dicas podem ajudar os estudantes nesse segundo dia de aplicação. A primeira delas é conhecer as regras do exame e estar atento ao que pode e ao que não pode levar no dia da prova. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem terá regras especiais de biossegurança. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista.


É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.


Os participantes podem levar também a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche. Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha.


A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho. 


É importante lembrar que participantes que estiverem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao exame, mesmo que tenham participado do primeiro dia de aplicação. A medida é necessária para que o vírus não se espalhe e mais pessoas sejam contaminadas.


Nesses casos, os candidatos poderão fazer a prova na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, poderão fazer o pedido pela Página do Participante até as 12h de hoje (23) ou a partir de segunda-feira (25). 


Na reta final para a prova, professores entrevistados pela Agência Brasil, recomendam, entre outras coisas, que os estudantes descansem, que durmam e se alimentem bem. Na hora da prova, uma dica é conhecer as regras de correção da prova, que utiliza a chamada teoria de resposta ao item (TRI). As questões mais fáceis devem ser respondidas antes. 


Esta edição do Enem traz algumas novidades relacionadas à acessibilidade. Leitor de tela, redação em braile e correção especial das provas de participantes autistas e surdocegos são algumas delas. As medidas somam-se a outras que vêm sendo adotadas pelo exame ao longo do anos, como videoprova em Língua brasileira de Sinais (Libras) e provas com textos e imagens ampliados.


Enem 2020


O Enem 2020 terá uma versão impressa, que começou a ser aplicada no último domingo (17) e segue amanhã, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 


No primeiro dia de aplicação, o exame teve uma abstenção recorde de 51,5%. Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, 2.842.332 faltaram às provas. 


O exame foi suspenso no estado do Amazonas, onde 160.548 estudantes estão inscritos para as provas; em Rolim de Moura (RO), onde há 2.863 inscritos; e, em Espigão D'Oeste (RO), com 969, devido aos impactos da pandemia nessas localidades. Esses estudantes poderão fazer as provas também na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.


Fonte: Agência Brasil




Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões

Dezenas serão sorteadas no Espaço Caixa Loterias, em São Paulo




23/01/2021 09:09:26.

O concurso 2.336 da Mega-Sena, que será sorteado na noite deste sábado (23), em São Paulo, pagará um prêmio estimado em R$ 22 milhões. (leia mais abaixo)


O sorteio das seis dezenas está previsto para as 20h (horário de Brasília) no Espaço Caixa Loterias, no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pela internet, no canal oficial da Caixa no You Tube ou no Facebook. (leia mais abaixo)


A aposta mínima, de seis números, custa R$ 4,50.


Os jogos podem ser feitos até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país, ou pela internet.


O prêmio bruto corresponde a 43,35% da arrecadação. Dessa porcentagem, 35% são distribuídos entre os acertadores dos seis números sorteados; 19% entre os acertadores da quina; 19% entre os acertadores da quadra; 22% ficam acumulados e são distribuídos aos acertadores dos seis números nos concursos de final 0 ou 5; e 5% ficam acumulados para a primeira faixa - sena - do último concurso do ano de final 0 ou 5, a chamada Mega da Virada.


Fonte: Agência Brasil




Comércio de Campos reabre nesta segunda-feira (25)

VÍDEO – Após reunião entre um grupo de empresários e o prefeito, foi anunciada a reabertura do comércio




23/01/2021 00:12:45.

Veja vídeo ao final das informações - O Comércio de Campos está autorizado a reabrir na próxima segunda-feira (25). A informação foi confirmada pela prefeitura no fim da tarde desta sexta-feira (22). Antes, a abertura do comércio já havia sido foi divulgada por meio de um vídeo (veja abaixo) em que o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL),  Norival Manhães, fala sobre a decisão. (leia mais abaixo)


O entendimento pela reabertura do comércio, inclusive com antecipação para a segunda-feira (25), só será possível porque o prefeito Wladimir Garotinho conseguiu abrir cinco dos 10 leitos UTI Covd-19 ampliados no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC), originários um convênio com a Prefeitura de Duque de Caxias. O formato da retomada das atividades será publicado em Diário Oficial do município, após aprovação do Gabinete de Crise Covid-19.


A decisão ocorreu após uma reunião entre um grupo de empresários e o prefeito Wladimir Garotinho na manhã desta sexta-feira (22).  O comércio, por sua vez,  deve cumprir todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. (leia mais abaixo)


A medida foi tomada pela prefeitura com a volta da Fase Laranja do Plano de Retomadas das Atividades Econômicas e Sociais, para conter os casos de contaminação e mortes no município e anunciada na última segunda-feira (18) (aqui). Após a decisão, os empresários fizeram vários protestos com o objetivo de que a prefeitura liberasse o funcionamento do comércio (aqui e aqui). (leia mais abaixo) Veja vídeo abaixo:





Salmos de cura: afaste as doenças e receba auxílio nas horas de aflição

Nos momentos desafiadores, orações e fé podem ajudar bastante. Conecte-se com Deus!




22/01/2021 23:11:57.

Quando ficamos doentes ou temos algum familiar passando por aflições por conta de saúde, costumamos abalar a nossa fé. Mas é justamente nessas horas em que se faz necessário reafirmar os pensamentos positivos e a crença em Deus. Junto ao tratamento médico, concentrar orações também é um bom remédio. Existem alguns salmos de cura da Bíblia que podem ajudar em uma recuperação mais rápida, se você confiar e entregar tudo nas mãos do divino. (leia mais abaixo)


Quatro salmos de cura poderosos da Bíblia


Salmo 6 - Para receber auxílio nas horas difíceis

"Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraca; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados. Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade. Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará? Já estou cansada do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas. Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto. O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração. Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento."


Salmo 48 - Para afastar o medo da morte

"Grande é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei. Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio. Porque eis que os reis se ajuntaram; eles passaram juntos. Viram-no e ficaram maravilhados; ficaram assombrados e se apressaram em fugir. Tremor ali os tomou, e dores como de mulher de parto. Tu quebras as naus de Társis com um vento oriental. Como o ouvimos, assim o vimos na cidade do Senhor dos exércitos, na cidade do nosso Deus. Deus a confirmará para sempre (Selá). Lembramo-nos, ó Deus, da tua benignidade, no meio do teu templo. Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor, até aos fins da Terra; a tua mão direita está cheia de justiça. Alegre-se o monte de Sião; alegrem-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos. Rodeai Sião, e cercai-a, contai as suas torres. Marcai bem os seus antemuros, considerai os seus palácios, para que o conteis à geração seguinte. Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até a morte."


Salmo 61 - Para preservar a saúde

"Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração. Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu. Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo. Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas (Selá). Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome. Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações. Ele permanecerá diante de Deus para sempre; prepara-lhe misericórdia e verdade que o preservem. Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia."


Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças

"Ó, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre."


Não se esqueça de rezar esses salmos de cura com bastante fé, agradecendo sempre a Deus por tudo que tem recebido de bom ao longo da vida!


Fonte: TERRA




Home office improvisado pode causar danos à coluna

Popularização do trabalho remoto durante a pandemia aumentou o número de pessoas com problemas de postura e dores lombares




22/01/2021 23:11:37.

Os desdobramentos da pandemia de covid-19, como a necessidade de isolamento social e o fechamento parcial do comércio, levaram muitas empresas a adotarem o sistema de trabalho remoto. Visto como uma das grandes heranças positivas do período de crise sanitária em todo o mundo, o home office, no entanto, se praticado de forma incorreta, pode ser prejudicial à saúde física das pessoas. (leia mais abaixo)


Se, antes, muitos trabalhadores atuavam em escritórios ergonômicos, com equipamentos adequados à boa postura, como cadeiras confortáveis, mesas profissionais e monitores ajustados à altura dos olhos, o que se viu ao longo de 2020 foi um aumento de casos de tendinites, problemas de postura, inflamações lombares, dores nas costas, pescoço e ombros. (leia mais abaixo)


Todos esses fatores estão diretamente ligados à falta de um ambiente adequado não só ao trabalho, mas ao estudo e lazer doméstico. O uso de celulares, tablets e laptops no sofá, com almofadas macias, na cama ou mesmo em cadeiras inapropriadas à utilização ininterrupta por várias horas é um dos grandes vilões desse período.


Para elaborar uma visão global a respeito do problema, o Facebook e a Associação Americana de Quiropraxia realizaram, em abril, uma pesquisa com 231 profissionais da área. O estudo revelou que, dentre os profissionais, por volta de 92% afirmaram que seus pacientes passaram a se queixar mais de dores ou transtornos musculoesqueléticos desde o início da quarentena.


Segundo o professor de cirurgia ortopédica da Universidade Stanford, Michael Fredericson, esses problemas evoluem de forma gradual, passando de pequenas e passageiras dores a quadros mais graves. Ele explica que esse tipo de lesão é comumente provocado por excesso de uso e repetição de traumas que desgastam o corpo com o tempo.


Os prováveis culpados


Para especialistas, o surgimento de quadros de má postura e inflamações tem a ver, principalmente, com o mau uso de dois equipamentos: os laptops e as cadeiras. No caso dos computadores portáteis, as pessoas mantêm o tempo inteiro a cabeça inclinada para baixo ou as mãos elevadas para digitar. Esse quadro postural, além de prejudicar os músculos do pescoço, tende a aumentar a pressão sobre os discos e as juntas da coluna vertebral.


O mesmo risco existe ao usar uma cadeira ou banco não apropriado para trabalho, com altura descompensada e que não permite uma postura considerada neutra. Essa posição ideal pode ser definida da seguinte maneira: costas eretas, pescoço em linha reta e relaxado, braços relaxados ao lado do corpo, antebraços paralelos ao chão e pés apoiados no solo.


Como tratar dores e problemas de má postura


Para quem possui quadros contínuos de inflamações e incômodos, a recomendação é visitar um profissional capacitado que possa indicar o tratamento mais indicado para cada caso e de forma segura. Hoje, existem clínicas de fisioterapia em São Paulo que oferecem uma série de intervenções terapêuticas capazes de solucionar esse tipo de problema, como acupuntura, drenagens linfáticas e Pilates.


É importante ressaltar que, ao surgir qualquer sintoma, o paciente não deve demorar para procurar ajuda especializada, pois o agravamento de problemas lombares, por exemplo, pode sinalizar ou dar origem a mais de 50 doenças, tais como hérnia de disco, artrose, artrite, reumatismo, dentre outras várias.


Fonte: TERRA




Venda de vinhos tem alta de 31% em 2020, impulsionada pela quarentena

Pandemia do coronavírus reduziu comemorações que priorizavam outras bebidas; expectativa para 2021 é mais contida por conta da crise econômica




22/01/2021 23:11:32.

Na contramão de setores que sofreram com a pandemia do coronavírus, o mercado de vinhos teve alta de 31% em 2020. Ao todo, foram 501,1 milhões de litros comercializados em 2020 contra 383,9 milhões de litros no ano anterior. (leia mais abaixo)


As vendas subiram no ano passado por conta do isolamento social. Subiu a preferência pela bebida para momentos de lazer em casa. (leia mais abaixo)


O levantamento final de 2020 foi cedido com exclusividade ao G1 pela Ideal Consulting, empresa que mede o comércio entre as vinícolas e supermercados, lojas e restaurantes, somando importações. Os números captam, portanto, a formação de estoque e não a venda na ponta.


A venda de vinhos nacionais subiu 32,4% no ano passado, enquanto os importados tiveram crescimento de 26,5%. Assim, o produto brasileiro ganhou 3 pontos percentuais no mercado.


A preferência por vinhos daqui é efeito direto do dólar mais alto. A moeda americana teve alta acumulada de 29% no ano, elevando junto o preço de produtos importados.


A boa notícia para produtores é que os vinhos finos brasileiros ganharam 2 pontos percentuais do mercado, um crescimento de 100% em 2020.


Os finos são aqueles de qualidade mais alta, feitos com uvas próprias para a produção da bebida (vitiviníferas). São eles que tentam bater de frente com produtores vizinhos, como Argentina, Chile e Uruguai, e que têm ampla procura de quem aprecia a bebida.


"Foi um ano atípico. O desafio para 2021 será sustentar esse crescimento, com as pessoas voltando às suas rotinas, com crise econômica, câmbio desfavorável e aumento do preço dos vinhos brasileiros por conta da falta de insumos", diz Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting.


Segundo Galtaroça, a moeda americana será decisiva também no ano que virá. Por conta das pressões de mercado de commodities, por exemplo, as vinícolas brasileiras sofreram com a falta de garrafas e caixas de papelão nos últimos meses.


As importadoras, diz, também aproveitaram para formar estoque com o enfraquecimento do dólar depois das eleições americanas. Houve, então, queda de procura em dezembro e haverá nos primeiros meses deste ano.


Consumo


A Ideal estima ainda que o volume consumido em litros por habitante no Brasil tenha crescido substancialmente. Em 2019, cada brasileiro maior de 18 anos bebia, em média, 2,13 litros de vinho ao ano, segundo a empresa. O resultado apurado de 2020 foi de 2,78 litros no ano.


A autoridade máxima nessa estatística, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), nem mesmo divulgou o resultado para 2019. Em 2018, o número apurado no Brasil foi de 2 litros anuais para cada habitante.


A diferença para outros mercados é considerável. O líder do ranking da OIV foi Portugal, que teve consumo de 62 litros per capita naquele ano. Franceses beberam 50 litros em média. Italianos, 44 litros. Argentinos, 25 litros. Em outras palavras: a cada garrafa bebida por um brasileiro, mais de 30 são consumidas por um português.


Fonte: G1