Buscar:

Envie textos e fotos: WhatsApp (22) 9 9709-9308

Ministro da Saúde diz que governo publicará nesta terça edital com vagas para o Mais Médicos

Gilberto Occhi disse que devem ser ofertadas cerca de 8,5 mil vagas para profissionais formados no Brasil

19/11/2018 18:06:56, Foto: Campos 24 Horas

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse nesta segunda-feira (19) que o governo vai publicar na terça (20), no "Diário Oficial da União", edital com cerca de 8,5 mil vagas para o Mais Médicos.

As vagas serão abertas, segundo o ministro, para médicos brasileiros e estrangeiros formados no Brasil.

Ainda de acordo com Occhi, o presidente Michel Temer determinou que o país tenha o menor impacto possível com a saída de médicos cubanos do programa.

Em uma entrevista coletiva, Gilberto Occhi explicou:

Serão 8.517 vagas;

No primeiro edital, todas as vagas serão ofertadas aos médicos (brasileiros e estrangeiros) com registro no CRM do Brasil;
As inscrições estarão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro;
No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação;
Os médicos devem inicar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro;
A apresentação dos médicos nos municípios será dia 7 de dezembro.;
No segundo edital, que será lançado em 27/11, serão abertas vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros;

Sobre o Revalida, Occhi informou que ainda discutirá o tema com o Ministério da Educação.

Saída de Cuba

Na semana passada, o governo cubano anunciou que deixaria o Mais Médicos e citou "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro em relação à presença dos médicos cubanos no Brasil.
Occhi disse que, no edital, constará a lista dos municípios onde serão abertas as vagas. Ele discursou em um evento em Brasília, com prefeitos e vereadores, chamado de "Encontro dos Municípios", do qual participou também o presidente Temer.

"Amanhã esse edital estará publicado no 'Diário Oficial da União', inclusive com a vaga de todos os municípios brasileiros, sejam vagas urbanas ou rurais ou distritos indígenas. Queremos algo em torno de 8,5 mil vagas, que serão disponibilizadas para médicos brasileiros e estrangeiros formados no Brasil, com CRM, conforme prevê a lei", afirmou o ministro.

Ele disse que na semana que vem será publicado um novo edital, com as vagas que não foram preenchidas, desta vez aberto também para médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior. Segundo Occhi, os cubanos que quiserem ficar no país poderão participar.

"Na semana que vem, na segunda-feira, publicaremos um segundo edital, em que esses mesmos médicos que não fizeram sua opção pelo município poderão continuar a fazer, agora em companhia de médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros formados no exterior. Todos os médicos, inclusive os cubanos, que poderão optar por permanecer", disse Occhi.

O ministro também informou que vem fazendo reuniões com o ministro da Educação, Rossieli Soares, para agilizar o Revalida, exame aplicado para médicos formados no exterior que pretendem exercer a profissão no Brasil.
"Estamos numa reunião, eu e o ministro da Educação, para que possamos encontrar uma forma mais rápida e eficaz de um novo Revalida, para que médicos brasileiros formados no exterior possam exercer com segurança sua profissão aqui no Brasil", completou.

Segundo Occhi, caberá ao governo de Cuba arcar com os gastos com a volta dos médicos cubanos para o país.

'Rapidez'

Em discurso no evento, o presidente Michel Temer disse que o seu governo é de uma "rapidez extraordinária" e tomou "providência imediata" para resolver a saída dos cubanos do Mais Médicos.

“O nosso governo é de uma rapidez extraordinária. [...] Vejam que o caso dos médicos cubanos só se deu na semana passada. Não passou uma semana, está aqui o Gilberto Occhi tomando providência imediata, que, na verdade, vai dar emprego a mais de 8 mil médicos brasileiros. Esta é a grande realidade. E não vai deixar desprovido nenhum município brasileiro", disse.

Saída de cubanos

Com a saída dos profissionais cubanos do Mais Médicos, cerca de 600 municípios brasileiros podem ficar sem nenhum médico da rede pública a partir do dia 25 de dezembro, segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Fonte: G1

Turista desaparece em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos

Buscas estão sendo feitas na trilha da Prainha, onde ela teria sido vista pela última vez

19/11/2018 17:05:42, Foto: Campos 24 Horas

Uma mulher, identificada como Fabiane Fernandes, 32 anos, desapareceu no último domingo, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Segundo informações, Fabiana é de Florianópolis, em Santa Catarina, e estava na cidade a passeio.

A Guarda Ambiental Marítima de Arraial do Cabo e bombeiros do quartel de Cabo Frio fazem buscas na trilha da Prainha, onde ela teria sido vista pela última vez. Moradores, pescadores da comunidade local e guias auxiliam os guardas nas buscas.

Fonte: O Dia

Estudantes têm até sexta-feira para renovar contrato do Fies

Aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017 devem fazer o aditamento

19/11/2018 16:04:24, Foto: Campos 24 Horas

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até sexta-feira (23) para renovar os contratos. Aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017 devem fazer o aditamento. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A renovação do contrato é feita pelo sistema SisFies. Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para, depois, as informações serem validadas pelos estudantes no sistema.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa, que é o agente operador do Novo Fies. Segundo a Caixa, aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018. O prazo para esses estudantes vai até 30 de novembro. O aditamento é feito no site da Caixa. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Fonte: Agência Brasil

A pouco mais de um mês para posse, equipe econômica está quase fechada

Presidências da Caixa e do Banco do Brasil ainda não foram definidas

19/11/2018 16:04:21, Foto: Campos 24 Horas

A equipe econômica do próximo governo já está praticamente fechada. O presidente eleito Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, confirmado para o super Ministério da Economia (que vai unir Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior), ainda precisam anunciar os nomes para as presidências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Além do próprio Guedes, integram a equipe econômica os economistas Roberto Campos Neto, que irá para o Banco Central, Roberto Castello Branco, que assumirá o comando da Petrobras, e Joaquim Levy, que vai presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Economista Paulo Guedes assumirá o recém-criado Ministério da Economia - Marcello Casal jr/Agência Brasil
O presidente eleito já anunciou que pretende retirar o sigilo das operações do banco e "abrir a caixa-preta" do BNDES, em referência a empréstimos negociados em gestões anteriores.

Bolsonaro elogiou a escolha de Levy e afirmou que não há nada que desabone sua conduta profissional. Atualmente ocupando o cargo de diretor financeiro do Banco Mundial, Levy já trabalhou na gestão do governador Sergio Cabral, no Rio de Janeiro, e foi ministro da Fazenda no segundo mandato de Dilma Rousseff, com a promessa de realizar um ajuste fiscal para conter os gastos públicos.

Roberto Campos Neto, executivo do Banco Santander, substituirá Ilan Goldfajn. Campos Neto terá a missão de levar adiante o projeto de independência do Banco Central com mandato fixo de presidente não coincidente com o do presidente da República. A medida é defendida por Paulo Guedes e já há projeto em tramitação no Congresso Nacional.

Para assumir o cargo de presidente do BC, Campos Neto precisa ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e ter seu nome aprovado tanto pelo colegiado quanto pelo plenário da Casa.

No comando da Secretaria do Tesouro Nacional desde abril deste ano, Mansueto Almeida também foi confirmado para a equipe econômica do próximo governo e deve permanecer no cargo. O economista é técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Na área econômica, o último nome anunciado foi o de Castello Branco para a Petrobras. Hoje (19) a equipe de transição confirmou que o economista aceitou o convite.

Pendências

A extinção dos ministérios do Planejamento, Indústria e Comércio e sua fusão com a pasta da Economia gerou críticas de empresários. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) manifestou-se contra a medida.

O presidente da CNI, Robson Andrade, disse que uma indústria forte é o caminho para levar o Brasil para a rota do desenvolvimento econômico e social e, para isso, é preciso um ministério específico, que não seja atrelado à Fazenda, mais preocupada em arrecadar impostos e administrar as contas públicas.

Fonte: Agência Brasil

IMTT inicia campanha sobre tráfego irregular de veículos no Calçadão

Educadores do órgão vão orientar nesta quarta sobre o trânsito de bicicletas e motos

19/11/2018 12:12:34, Foto: Campos 24 Horas

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) começa na próxima quarta-feira (21) uma campanha educativa sobre o uso correto do Calçadão, o Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro. Educadores de trânsito do órgão vão orientar diariamente a população sobre o tráfego de motos e bicicletas no local.

De acordo com o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, o calçadão deve ser um lugar que ofereça segurança aos pedestres e o trânsito de bicicletas só é permitido se o condutor descer e empurrar o veículo no trajeto do Calçadão. “Muita gente passa por ali trafegando em motos e bicicletas, o que é proibido. O trabalho dos educadores é de conscientização. A fiscalização ficará a cargo dos agentes da Guarda Civil Municipal, que fazem um trabalho permanente no local”, explicou Felipe.

Ele destacou ainda que, nesse período, o fluxo de pessoas circulando no Calçadão aumenta bastante, em função das festas de fim de ano.

— Esse é um trabalho que vai ser frequente. As pessoas não podem andar de bicicletas ou motos no calçadão. O ciclista deve descer e empurrar a bicicleta, já o motociclista não pode nem mesmo colocar o veículo nesta área — destacou o presidente do IMTT.

A ação veio ao encontro de um desejo dos comerciantes. O diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Nilton Miranda, conta que já flagrou várias vezes pessoas andando de bicicleta no local. “Esse trabalho de conscientização do IMTT é de suma importância. Os comerciantes da área ficam preocupados de acontecer algum acidente. Eu mesmo já pedi várias vezes para que as pessoas não usem o Calçadão como ciclovia. Apoiamos essa iniciativa e vamos colaborar com IMTT nessa ação”, contou Miranda.

Bancos pagam abono do PIS/Pasep a nascidos em novembro que não são correntistas

Os valores variam de R$ 80 a R$ 954

19/11/2018 12:12:05, Foto: Campos 24 Horas

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta terça-feira, dia 20, o abono salarial do PIS 2018/2019 (ano-base 2017) aos trabalhadores nascidos em novembro que não têm conta-corrente ou poupança no banco. Os valores variam de R$ 80 a R$ 954, de acordo com o número de meses trabalhados com registro formal no ano passado. No último dia 13, a instituição financeira já havia antecipado o pagamento aos nascidos neste mês que são correntistas ou poupadores.

O trabalhador que é servidor ou tem vínculo empregatício com uma empresa pública tem inscrição no Pasep. Neste caso, o abono salarial é pago pelo pelo Banco do Brasil (BB). Nesta terça-feira, dia 20, portanto, serão liberados os pagamentos para aqueles que têm números de inscrição 4.

Como fazer a consulta

O dinheiro estará disponível para saque até 28 de junho de 2019. Para saber se tem algo a receber, o trabalhador pode consultar o aplicativo Caixa Trabalhador, acessar o site www.caixa.gov.br/PIS ou ligar para 0800-726-0207, informando o número do PIS.

No caso do Pasep, o servidor público pode solicitar a informação pela central de atendimento do Banco do Brasil (BB), nos seguintes telefones: 4004-0001 e 0800-729-0001.

Para obter mais informações sobre o abono salarial, o trabalhador também pode fazer uma consulta pelo site do Ministério do Trabalho (trabalho.gov.br/abono-salarial) ou ligar para 158.

Quem tem direito

Tem direito ao abono quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com registro formal e exerceu alguma atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. Mas, se o trabalhador recebeu comissão ou horas extras e, com isso, a renda mensal ultrapassou dois pisos nacionais, o abono não é liberado (mesmo que o salário registrado em carteira seja menor).

Também é preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) entregue ao Ministério do Trabalho.

Valor devido

No Estado do Rio , 149.273 beneficiários do abono salarial do PIS, nascidos em novembro, tem direito a receber o montante de R$ 109.666.835.

O valor a receber é proporcional ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Portanto, quem trabalhou durante um mês no ano passado vai receber 1/12 do salário mínimo (R$ 80), quem trabalhou dois meses receberá 2/12, e assim por diante. Só terá o valor integral do abono (R$ 954) quem trabalhou durante todo o ano-base (2017).

Como sacar o dinheiro

Quem tem o Cartão do Cidadão com senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um correspodente Caixa Aqui ou a um terminal de autoatendimento do banco.

Se o trabalhador não tem o Cartão do Cidadão, o abono salarial pode ser retirado em qualquer agência da Caixa, apresentando um documento de identificação com foto.

O Pasep é retirado no BB, mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

Calendário do abono salarial 2018/2019 (ano-base 2017)

PIS (data inicial de retirada nas agências)

Nascidos em julho - 26/07

Nascidos em agosto - 16/08

Nascidos em setembro - 13/09

Nascidos em outubro - 18/10

Nascidos em novembro - 20/11

Nascidos em dezembro - 13/12

Nascidos em janeiro - 17/01

Nascidos em fevereiro - 17/01

Nascidos em março - 21/02

Nascidos em abril - 21/02

Nascidos em maio - 14/03

Nascidos em junho - 14/03

PIS (para correntistas e poupadores)

Nascidos em julho - 24/07

Nascidos em agosto - 14/08

Nascidos em setembro - 11/09

Nascidos em outubro - 16/10

Nascidos em novembro - 13/11

Nascidos em dezembro - 11/12

Nascidos em janeiro - 15/01

Nascidos em fevereiro - 15/01

Nascidos em março - 19/02

Nascidos em abril - 19/02

Nascidos em maio - 12/03

Nascidos em junho - 12/03

Pasep

Inscrição 0 - 26/07

Inscrição 1 - 16/08

Inscrição 2 - 13/09

Inscrição 3 - 18/10

Inscrição 4 - 20/11

Inscrição 5 - 17/01

Inscrições 6 e 7 - 21/02

Inscrições 8 e 9 - 14/03

Fonte: Extra

Novo estudo ajuda crianças altamente alérgicas a desenvolverem tolerância a amendoim

19/11/2018 11:11:56, Foto: Campos 24 Horas

Pais de crianças com alergias fortes receberam com felicidade um estudo que afirma ser possível cultivar tolerância a proteína presente no amendoim e reduzir as chances de ataques alérgicos. A pesquisa, que envolve o Evelina Chindren's Hospital em Londres, usou extratos do alimento, expondo-o aos poucos ao organismo de crianças que não conseguiam tolerar a ingestão de um décimo de um amendoim no início do estudo.

De acordo com a pesquisa, dois terços dos jovens conseguiram desenvolver uma resistência, aumentando a quantidade de amendoins que podem comer com segurança, além de desenvolver a tolerância inicial em 100 vezes, em média. O resultado reduz significativamente o risco de uma reação alérgica ameaçadora, o que pode acontecer com alimentos que não especificam bem seus componentes nos rótulos.

Os pais de Emily Pratt, criança de seis anos que foi diagnosticada com a alergia e participou do estudo, receberam bem a notícia:

— O estudo mudou completamente nossas vidas. Antes, ficávamos preocupados de estar mais que 20 minutos longes de um hospital. Além disso, ela não podia ir a festas de aniversários dos colegas ou participar de outros eventos da escola sem que eu ou meu marido estivéssemos por perto. A alergia dela era muito forte, então qualquer pequena quantidade de amendoim poderia levar a uma séria reação alérgica. O impacto desse experimento na nossa vida, portanto, foi grande — afirmou Sophie Pratt, mãe de Emily.

O estudo, oficialmente chamado "Estudo de Imunoterapia Oral de Alergia a Amendoim AR101 para Dessensibilização (PALISADE)", envolveu 496 crianças e adolescentes com idades entre os 4 e 17 anos, tendo o King's College e o Evelina Chindren's Hospital como parceiros.

Dois terços dos participantes receberam cápsulas contendo uma molécula de proteína encontrada no amendoim, o que é um gatilho de reações alérgicas, enquanto o restante recebeu uma pílula de placebo. A concentração da proteína foi aumentada a cada duas semanas durante seis meses sob supervisão médica, além de outros seis meses em uma "dose de manutenção".

As descobertas do estudo, publicado no New England Journal of Medicine no domingo, revelam que 67% dos participantes podem tolerar pelo menos 600mg de proteína do amendoim, o equivalente a dois amendoins inteiros, sem desencadear reações alérgicas. Isso se compara a apenas 4% dos pacientes tratados com placebo.

Metade dos participantes pode consumir o equivalente a quatro amendoins, enquanto Emily agora pode comer sete amendoins sem reação adversa.

— Agora podemos deixá-la socializar com os amigos e fazer todas as coisas normais que outras crianças fazem — acrescentou Pratt.

O professor George du Toit, consultor de alergia pediátrica em Evelina London e o principal pesquisador do Reino Unido para o estudo, saudou os resultados.

— Os resultados deste estudo inovador são muito promissores e sugerem que seremos capazes de proteger crianças alérgicas ao amendoim de uma reação forte após exposição acidental — afirmou du Toit.

A alergia a amendoim afeta uma criança em 50 no Reino Unido atualmente, e a tolerância raramente é melhorada, o que significa que o único tratamento é a restrição.

Os riscos da alergia foram relembrados em outubro a partir do caso de Megan Lee, de 15 anos de idade. A adolescente comeu uma refeição preparada com “presença generalizada” de proteína de amendoim em um restaurante, apesar de ter alertado o estabelecimento sobre sua alergia. A reação alérgica foi tão forte que Lee faleceu e os proprietários do estabelecimento foram condenados por homicídio culposo.

Fonte: Extra

Publicada exoneração de Sergio Moro no Diário Oficial da União

Ele assumirá o Super Ministério da Justiça no próximo ano

19/11/2018 11:11:05, Foto: Campos 24 Horas

A exoneração do juiz federal Sergio Moro foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União. Ele assumirá o super Ministério da Justiça, que agregará a Segurança Pública e parte do Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Também deve participar da equipe de transição do governo.

O ato de número 428 é assinado pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª região, Carlos Eduardo Thompson Flores, informando que a exoneração ocorre a pedido do próprio Moro. Na sexta-feira (16) ele enviou ofício formalizando o pedido.

No pedido de exoneração, Moro argumentou que pretende “organizar a transição e as futuras ações do Ministério da Justiça”. “Houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do futuro governo.”

Em substituição a Moro no comando dos processos da Operação Lava Jato ficará temporariamente a juíza Gabriela Hardt. Como substituta, ela não pode assumir de forma definitiva a vaga de Moro.

Após a publicação do ato de exoneração, deve ser expedido o edital para concurso de remoção. A remoção é um concurso interno entre magistrados da Justiça Federal da 4ª Região para preenchimento de vagas.

Fonte: Agência Brasil

Governador eleito do Rio promete nova concessão para o Maracanã

O estádio foi administrado por um consórcio liderado pela Odebrecht até setembro deste ano

19/11/2018 10:10:21, Foto: Campos 24 Horas

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou em seu perfil na rede social Facebook que deverá lançar um edital para nova concessão do estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. A arena esportiva, que pertence ao governo do estado, foi entregue à administração privada em 2013, logo depois de uma ampla reforma, às vésperas da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O estádio foi administrado por um consórcio liderado pela Odebrecht até setembro deste ano, quando a Justiça do Rio cancelou a concessão por irregularidades na licitação ocorrida em 2013.

Segundo Witzel, será feito um levantamento do processo com a concessionária para que o problema seja solucionado e, logo a seguir, um novo edital seja lançado. A ideia é que a nova concessão envolva a reforma do estádio de atletismo Celio de Barros, a restauração do Museu do Índio e a reforma de toda a área, com dinheiro da iniciativa privada.

"Preservar a arte e mostrar um novo Rio é nossa meta", disse Witzel.

Fonte: Agência Brasil

Pátio Norte: leilão com 276 motos e 119 carros com lance pela internet

Leilão acontece a partir das 10h desta quinta-feira (21)

19/11/2018 10:10:50, Foto: Campos 24 Horas

Nesta quinta-feira, dia 22/11, acontece mais um leilão de veículos da Pátio Norte, em Campos. Serão 398 veículos, sendo 276 motocicletas, 119 automóveis e 03 caminhões e ônibus, além de veículos irrecuperáveis que são vendidos como sucata. Todos foram apreendidos no município por situação irregular. O leilão acontece a partir das 10h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Avenida Sete de Setembro, n° 274 – Centro, em Campos. Os interessados também podem participar do leilão através da internet pelo site www.brbid.com ou de forma presencial.

A visitação aos lotes será na quarta-feira (21), das 9h às 12h e das 13h às 17h,  na Pátio Norte de Ururaí, no KM 78 da BR-101, em frente ao posto da  Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os veículos que serão leiloados foram apreendidos durante operações realizadas pela Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal, por algum tipo de irregularidade (multas, falta de licenciamento e/ou titularidade) e estão nos depósitos há mais de 60 dias.

Para mais informações, os interessados devem fazer contato com a Pátio Norte pelo telefone: (22) 2725-9602.

Proteção à flor da pele é fundamental

Sol forte, que já tem feito as praias ficarem cheias, reforça a necessidade de proteção, para evitar envelhecimento e doenças graves, como câncer

18/11/2018 16:04:54, Foto: Campos 24 Horas

Embora ainda estejamos na primavera, o forte calor já é típico de verão. Por isso, dermatologistas voltam a alertar: exposição excessiva ao sol é o principal fator de envelhecimento e causa de vários tipos de doenças da pele. Os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano, porque com o horário de verão, muita gente acaba ficando bem mais tempo nas praias.

As precauções básicas jamais devem ser ignoradas: reforço do protetor solar (um especialista deve indicar o fator ideal para cada tipo de pele), uso de acessórios, como óculos escuros, bonés ou chapéus, e evitar ficar exposto entre 10h da manhã e 16h. .

Curt Treu, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ) esclarece alguns mitos e verdades sobre a pele, como por exemplo, os possíveis benefícios da alimentação à base de comidas ricas em carotena. Essa substância está presente na cenoura, mamão, abóbora, entre outros.

"Todos esses alimentos alaranjados são ricos em carotena e bastante benéficos, tanto em relação do bronzeamento, quanto à proteção da pele contra a radiação ultra violeta", atesta Curt. Segundo ele, a carotena faz uma espécie de deposito na pele, dando-lha uma coloração alaranjada. "O tom da pele fica mais bonito e ele é um protetor natural, que ajuda a diminuir o dano causa pela radiação ultra violeta", justifica.

Ainda segundo Curt, as roupas contra raios ultra violetas, também são uma boa opção. "Mas o ideal é primeiro passar o filtro solar, a não ser quando a peça tem fator acima de 50", observa.

Um dos mitos que muitos cariocas acham que ajudam na hora do bronzeamento, é a utilização de Coca-Cola. "Isso é um perigo. Refrigerantes causam grandes danos à pele, assim como outros chamados `bronzeadores caseiros, entre eles, óleo de motor de avião e o chá de folha de figo. Podem causar graves queimaduras", adverte, lembrando que as pessoas calvas não devem esquecer de do protetor solar na cabeça.

A funcionária pública de 60 anos, Regina Bank Mena Barreto, conta que levou um susto quando, há seis anos, foi diagnosticada com câncer na entrada da narina.

"Chorei demais, mesmo porque nunca me descuidei do protetor solar. Mas ninguém passar protetor solar na entrada do nariz. Jamais imaginaria que naquele ponto, fosse surgir essa doença. Doutor Curt, porém, me tranquilizou, pois o câncer ainda não tinha se enraizado. Por isso é importante a detecção precoce desse tipo de doença", testemunha Regina.

A dermatologista Andréa Sampaio, da Clínica Dermasense, contou que o protetor solar tem também a função de evitar o envelhecimento precoce da pele, flacidez e manchas indesejadas. Já o creme hidratante ajuda a manter a pele macia e com a elasticidade ideal.

"A dica é aplicar o hidratante 20 minutos antes da exposição solar, para que seja absorvido, e depois o protetor solar para evitar o envelhecimento da pele. O protetor deve formar um filme, e por isso deve ser por último. O tempo recomendado deve ser respeitado para um não 'diluir' o outro", detalha Andréa.

E nos dias nublados, as pessoas devem passar o protetor solar?. Andréa afirma que sim. "Pois a pessoas continua exposta aos raios UVA. Na verdade, a pele precisa ser protegida diariamente, independentemente do tempo. Os raios UVA costumam deixar a pele morena, provocando, se não for cuidada, o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas", explica a dermatologista.

A SBD-RJ lembra que hidratar a pele não é simplesmente vaidade, mas uma hábito necessário. O pós-banho é o momento ideal para hidratar o corpo, com foco em áreas mais ásperas como joelhos, calcanhares e tornozelos. Hidratação adequada previne possíveis irritações, ameniza o aspecto esbranquiçado e melhora a textura.

Fonte: O Dia 

Aeronáutica contrata com Nível Superior

Força abre inscrição para admissão de oficiais temporários

18/11/2018 16:04:29, Foto: Campos 24 Horas

O Comando da Aeronáutica começa amanhã o processo de convocação para a seleção de profissionais com Nível Superior que queiram voluntariamente prestar o Serviço Militar Temporário. As inscrições ocorrerão no período de 19 a 30 de novembro, para aqueles que estiverem devidamente habilitados e que atendam às condições e às normas estabelecidas em Aviso de Convocação. (Leia: Você sabe como seguir carreira na Aeronáutica?)

Os profissionais serão aproveitados no Rio, Belém, São Paulo, Recife, Canoas, Brasília e Manaus, em brersas especialidades. No Rio, há convocação para formados em Nível Superior nas carreiras de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Veterinária.

O quadro de oficiais temporários se destina a preencher em tempo de paz os claros existentes na estrutura das organizações militares da Aeronáutica que não são supridos pelos Quadros de Oficiais de carreira.

A duração do contrato é de doze meses, podendo ser prorrogados.

Como já abordamos em coluna anterior (tratando da Marinha), o ingresso nas Forças Armadas como oficial temporário é algo bastante interessante para aqueles que estão em estágio inicial na profissão.

Senai Brasil Fashion
Com as mini coleções já em fase de confecção, o SENAI Brasil Fashion entra na reta final. O projeto, desenvolvido com estudantes dos cursos de moda, design e vestuário de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o país, passa por brersas etapas que podem ser acompanhadas pelo público na internet. O desfile de apresentação das mini coleções será em 22 de novembro, no Espaço Ação Cidadania.

 

Depois do Enem
É bom lembrar. Depois do Enem, com as notas do exame em mãos, os participantes podem se inscrever, no ano seguinte, em plataformas e programas do governo voltados para ingresso ao ensino superior.

Entre eles, está o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma online que oferece vagas em instituições de ensino públicas, como universidades, faculdades, institutos federais e centros de ensino, principalmente federais. Outra opção é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que tem bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades privadas.

 

Fazendeiro urbano
Jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem em que trata de nova profissão que começa a aparecer no Brasil: a de fazendeiro urbano, profissional que cultiva alimentos em prédios nas grandes cidades. Há experiências, como em em Belo Horizonte, em que são produzidas hortaliças orgânicas como alface, rúcula, espinafre e alecrim em estufas no segundo andar de um shopping. Tudo feito com base em aquacultura (cultivo na água junto com peixes), exige tecnologia.

 

Criatividade
"O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?", Albert Einstein, físico alemão que criou a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna.

Fonte: O Dia

Concursos: 13 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher 1300 vagas

Oportunidades são para pessoas de todos os níveis de escolaridade, com postos de trabalho em diversos estados; FAB oferece 417 vagas de nível superior.

18/11/2018 12:12:35, Foto: Campos 24 Horas

Pelo menos 13 concursos abrem inscrições nesta segunda-feira (19) no país, reunindo um total de 1300 vagas. As oportunidades são para pessoas de todos os níveis de escolaridade em brersos estados.

Somente no Comando da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (FAB) são 417 vagas de nível superior para profissionais da área de saúde, além de assistente social. Há oportunidades para brersas especialidades de médicos, dentistas, farmacêuticos, veterinários, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e para profissionais formados em serviço social e terapia ocupacional.

Na Prefeitura Guarapuava (PR) são 154 vagas para todos os níveis de escolaridade. A remuneração chega a R$10.753.

Também abrem nesta segunda as inscrições para o concurso de Polícia Militar de Minas Gerais. As oportunidades são para 90 vagas de músicos e 60 vagas para o quadro de soldados da saúde. As remunerações são de até R$ 3.506.

Veja abaixo os órgãos que abrem inscrições nesta segunda:

Prefeitura de Castelo (ES)

encerramento das inscrições
23/11/2018
vagas
54
salário máximo
R$ 2.683,57
escolaridade
superior

Prefeitura de Jardim de Piranhas (RN)

encerramento das inscrições
21/11/2018
vagas
84
salário máximo
R$ 10.000,00
escolaridade
fundamental, médio e superior

Prefeitura de Comendador Gomes (MG)

encerramento das inscrições
20/12/2018
vagas
52
salário máximo
R$ 2.728,49
escolaridade
fundamental, médio e superior

Polícia Militar de Minas Gerais

encerramento das inscrições
20/12/2018
vagas
150
salário máximo
R$ 3.506,41
escolaridade
superior

Agência de Fomento do Amapá

encerramento das inscrições
10/01/2019
vagas
229
salário máximo
R$ 3.319,77
escolaridade
médio e superior

Prefeitura de Guarapuava (PR)

encerramento das inscrições
06/12/2018
vagas
124
salário máximo
R$ 10.753,83
escolaridade
fundamental, médio e superior

Prefeitura de Bom Jesus do Sul (PR)

encerramento das inscrições
04/12/2018
vagas
17
salário máximo
R$ 2872,06
escolaridade
fundamental, médio e superior

Prefeitura de Piraquara (PR)

encerramento das inscrições
09/12/2018
vagas
17
salário máximo
R$ 10.920,74
escolaridade
fundamental, médio e superior

Prefeitura de Campo Grande (MS)

encerramento das inscrições
20/11/2018
vagas
40
escolaridade
fundamental, médio e superior

Prefeitura de Gaspar (SC)

encerramento das inscrições
22/11/2018
vagas
20
salário máximo
R$ 14.407,88
escolaridade
médio e superior

Prefeitura de São José de Mipibu (RN)

encerramento das inscrições
23/11/2018
vagas
30
salário máximo
R$ 1.600,00
escolaridade
fundamental, médio e superior

Prefeitura de Pedra Bela (SP)

encerramento das inscrições
30/11/2018
vagas
48
salário máximo
R$ 3.161,51
escolaridade
fundamental, médio e superior


Força Aérea Brasileira (FAB)

encerramento das inscrições
30/11/2018
vagas
417
salário máximo

escolaridade
superior

Fonte: G1

 

Seap faz censo para saber se mulheres transexuais que cumprem pena querem ir para presídios femininos

18/11/2018 11:11:00, Foto: Campos 24 Horas

Gabriele, Renata e Paulina viveram em diferentes cidades até a adolescência, quando começaram a se prostituir nas ruas do Rio. Dali, foi um passo para o presídio masculino Evaristo de Morais, em São Cristóvão, conhecido como Galpão do Amor, por concentrar a maior parte dos detentos homossexuais. Para conhecer melhor esse universo e cumprir a resolução federal que garante direitos aos LGBTs atrás das grades, a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) está fazendo o primeiro censo carcerário sobre o grupo, numa parceria com o Ministério Público estadual. O resultado inicial da consulta mostra que o sistema tem hoje 82 travestis, 27 mulheres transexuais, 211 lésbicas (incluídos homens transexuais), 198 gays e 253 bissexuais, que, juntos, representam 1,4% da população carcerária.

O principal objetivo da pesquisa é saber se as mulheres transexuais querem ser transferidas para unidades femininas, como prevê resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, de 2014. Entre os direitos estabelecidos, também estão o uso do nome social, de roupas femininas e de cosméticos, além do tratamento hormonal e da manutenção de cabelos compridos. A norma do conselho explica que travestis são pessoas do sexo masculino, mas que, socialmente, apresentam-se como mulheres, enquanto as transexuais são aquelas que se identificam psicologicamente como sendo do gênero feminino, embora tenham nascido homens. Os transexuais masculinos, segundo a resolução, devem permanecer em unidades femininas.

— Já sabemos que, enquanto a maioria dos heterossexuais está condenada por tráfico de drogas, cerca de 90% de mulheres transexuais e travestis cometeram furtos ou roubos. Têm baixa escolaridade, são empobrecidas e, por conta do preconceito, não são aceitas no mercado de trabalho. Por isso, depois que saem do sistema, acabam cometendo outros crimes e voltando para a cadeia — explicou Ana Faulhaber, responsável pela Coordenação das Unidades Prisionais Femininas e Cidadania LGBT da Seap, criada em maio passado para garantir políticas de reinserção social.

Das três amigas, só uma quer mudar

As trajetórias de Gabriele, Renata e Paulina são parecidas. Presas no Evaristo de Morais, que abriga um total de 109 LGBTs, elas eram prostitutas e acabaram presas após seguidos roubos. Aos 29 anos, Paulina está em sua 11ª passagem pela cadeia. Ela conta que sabia, desde os 9, que não queria ser menino. Mas o processo de transformação acelerou depois que foi vítima de abuso sexual, aos 11 anos.

— Eu trabalhava na fábrica de pão do meu pai, em Belford Roxo, quando conheci um homem que me dava presentes e dinheiro, até o dia em que ele me estuprou — lembrou.

Vizinha de cela de Paulina, Renata cresceu na Ladeira dos Tabajaras. Aos 12, descobriu que nascera no corpo errado e, aos 15, fugiu de casa, após passar anos tentando esconder da mãe uma vida dupla:

— Eu tinha medo da reação da minha mãe, mas depois ela disse que me amaria de qualquer jeito. A partir desse dia, parei de usar peruca e deixei meu cabelo crescer.

Gabriele conheceu Renata na Quinta da Boa Vista, num ponto de prostituição, após deixar sua casa, em Duque de Caxias. As duas se tornaram amigas e parceiras no crime:

— A gente estava com 18 anos, quando eu furtei a carteira de um gringo num quiosque em Ipanema. Acabamos presas — contou Gabriele.

Das três, apenas Gabriele, casada há nove anos com um montador de móveis, pensa na possibilidade de ser transferida para um presídio feminino. As outras duas são companheiras de colegas de celas e, por isso, preferem continuar no Evaristo de Morais.

Diretor de Saúde e Cidadania LGBT da Seap, Carlos Renato Alves explica que a ideia é tentar reunir os homossexuais nos presídios Evaristo de Morais e Plácido Sá Carvalho:

— Também há a possibilidade de criarmos uma ala para mulheres transexuais e travestis no Evaristo de Morais e outra para homens trans em uma unidade feminina.

Segundo ele, porém, travestis e mulheres transexuais não concordam com a proposta:

— Primeiro, porque não poderiam levar os maridos, que também são presos. E, nas unidades femininas, ficariam muito sozinhas. A maior parte delas só recebe visita dos parentes do marido.

Fonte: Extra 

Pela primeira vez, Michelle Bolsonaro virá a Brasília após as eleições

18/11/2018 11:11:02, Foto: Campos 24 Horas

Quase 30 dias depois da eleição de Jair Bolsonaro, a futura primeira-dama Michelle Bolsonaro virá a Brasília pela primeira vez. O presidente eleito desembarca na capital na manhã de terça-feira (19), mas Michelle deverá chegar em outro vôo, ainda sem definição de horário e data.

Em Brasília, a agenda de Michelle deve incluir um casamento e ainda visita a Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República que fica a menos de 20 minutos da região central da capial federal. O local com característica de veraneio reúne uma casa principal e uma de hóspedes com seis quartos cada.

Granja do Torto

O presidente Michel Temer ofereceu a Bolsonaro e sua família para dispor da residência durante o período de transição até 1º de janeiro, como outros presidentes fizeram. Depois da posse a família decidirá se permanece no local ou se muda para o Palácio da Alvorada, inaugurado em 1958.

A Residência Oficial da Granja do Torto já serviu de morada para alguns presidentes como João Goulart, João Baptista Figueiredo, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Casamento

A expectativa é que na quinta-feira (22) à noite, Michelle Bolsonaro vá ao casamento do ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, confirmado para a Casa Civil no governo Bolsonaro.

Onyx se casará com a noiva Denise, em uma cerimônia reservada, em Brasília. Ainda não está confirmado, mas são esperados bispos da Igreja Sarah Nossa Terra.

Perfil

Filha de Maria das Graças Firmo Ferreira e do cearense Vicente de Paulo Reinaldo, motorista de ônibus aposentado, Michelle Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro, de 38 anos, nasceu na Ceilândia, uma das maiores regiões administrativas do Distrito Federal. Ela sucederá Marcela Temer como primeira-dama a partir de 1º de janeiro de 2019.

Michelle participa de ações de apoio social voltadas principalmente para pessoas deficientes. Desde a eleição de Bolsonaro, ela deu declarações à imprensa manifestando sua vontade de intensificar esse trabalho como primeira-dama e dedicar sua atenção também aos moradores do sertão nordestino e de povos ribeirinhos.

Fonte: Agência Brasil

Debate sobre o documentário “Forró em Cambaíba” na Bienal

O documentário “Forró em Cambaíba” será exibido no dia 21 de novembro, às 19h, na Sala de Cursos do IFF campus Centro

18/11/2018 10:10:30, Foto: Campos 24 Horas

A história do assassinato de um líder e outros temas serão abordados na 10ª Bienal do Livro, durante a exibição do documentário “Forró em Cambaíba” que irá acontecer no dia 21 de novembro, às 19h. Após a exibição, ocorrerá um debate com o jornalista e professor Vítor Menezes. A bienal será realizada entre os dias 20 e 25 de novembro no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus centro.

O documentário, dirigido pelo jornalista e professor Vitor Menezes e com produção da jornalista Luciana Fonseca, registra a madrugada da ocupação do MST nas terras da antiga usina Cambaíba, em 2 de novembro de 2012, além do assassinato do principal líder da ocupação, Cícero Guedes dos Santos. A exibição do documentário será na Sala de Cursos do IFF.

- Entre outros entrevistados, o documentário traz o depoimento do ex-delegado do DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social), Cláudio Guerra, autor das denúncias sobre o desaparecimento de corpos no livro “Memórias de uma guerra suja”, gravado no próprio local onde, segundo ele, teriam ocorrido os crimes. O filme também registra o depoimento da ex-proprietária da usina, Cecília Ribeiro Gomes, que nega a possibilidade da ocorrência dos casos – comentou o ex-presidente da Associação Campista de Letras (AIC).

O evento promete estimular a discussão desse fato da história campista. Vítor comentou sobre a expectativa de participar do debate na Bienal. “Acredito que o tema é muito oportuno nestes tempos de recrudescimento em que vivemos. Os temas da reforma agrária, da ditadura militar e da ação popular por meio dos movimentos sociais ainda são vistos como tabus e precisam ser encarados com firmeza pela sociedade. É especialmente importante que estes temas apareçam representados em um cenário local, o que nos insere nestes grandes debates nacionais com um exemplo muito próximo – destacou o professor.

A 10ª Bienal do Livro de Campos tem o patrocínio da concessionária Águas do Paraíba e Realiza Construtora, com realização da Prefeitura de Campos e Sesc, e conta também com o apoio do Boulevard Shopping e Instituto Federal Fluminense (IFF). Esta edição será realizada no mesmo local da primeira e terá como patrono Nilo Peçanha, campista que foi presidente do Brasil (1909/1910). A bienal homenageará também Antônio Roberto Fernandes, Félix Carneiro  e Lenilson Chaves, que implantou a Bienal do Livro em Campos, em 2000.

Toda a programação da 10ª Bienal do Livro de Campos está sendo elaborada por uma comissão da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e terá uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura.

Fonte: Comunicação PMCG

Pagamento da segunda parcela do 13º pelo INSS começa no dia 26

Aposentados e pensionistas terão até o dia 7 de dezembro para receber

18/11/2018 10:10:50, Foto: Campos 24 Horas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber a segunda parcela do 13º salário a partir do próximo dia 26. A primeira foi paga com antecipação, entre o dia 27 de agosto e 10 de setembro.

O depósito do abono de Natal, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, segue o calendário de pagamento dos benefícios e vai até o dia 7 de dezembro.

Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao abono anual.

Na primeira parcela, quem já era aposentado ou pensionista em janeiro deste ano recebeu exatamente metade do valor de seu benefício. Portanto, o valor final do pagamento feito a partir deste mês será o benefício menos o Imposto de Renda, se houver, e o que já foi pago pelo INSS na primeira parcela.

Fonte: Brasil ao Minuto 

Jovem faz rifa para comprar prótese; perna amputada

Vítima de um acidente quando tinha 7 anos

18/11/2018 09:09:30, Foto: Campos 24 Horas

Uma ação está sendo realizada para ajudar Diego da Costa, de 25 anos, para arrecadar dinheiro para comprar uma prótese de pé. O jovem teve parte de uma das pernas amputada após um acidente que sofreu há cerca de 18 anos, no distrito de Travessão de Campos. Ele tinha apenas sete anos quando ocorreu o acidente.

Mesmo diante dos desafios que foi obrigado a enfrentar, Diego nunca se deixou abater, e sempre tentou levar uma vida normal, inclusive trabalhando e praticando esporte. Diego atua como assistente administrativo e é atleta de futebol de amputados. O jovem joga na seleção nacional.

“Essa será a minha primeira prótese. Agora preciso de uma prótese de membro inferior esquerdo. Mas o custo é elevado, cerca de R$ 10.000,00, e como não tenho esse dinheiro, decidi fazer esta rifa, contando com o apoio de vários familiares e amigos", disse Diego.

A RIFA

O valor da rifa é de R$ 10,00 e o prêmio é uma geladeira da marca Cônsul. O sorteio vai acontecer no mês de fevereiro.

Se você quiser ajudar o Diego e adquirir a rifa, entre em contato por meio do telefone (22) 99875-4259 ou depósito bancário na conta da Caixa, agência: 0180 - conta: 000759270.

Justiça proíbe TV Globo de divulgar conteúdo de inquérito do caso Marielle

18/11/2018 08:08:53, Foto: Campos 24 Horas

A Rede Globo foi proibida pela Justiça de brulgar informações do inquérito que investiga os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista Anderson Gomes, ocorrido em 14 de março. A decisão foi do juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, a pedido da Divisão de Homicídios da Capital (RJ) e do Ministério Público do Estado.

Em nota brulgada em telejornais da TV Globo e da Globonews, a empresa afirmou ter considerado a determinação “excessiva” e avisou que irá recorrer.

Segundo o site G1, da Rede Globo, o juiz considerou em sua sentença que “o vazamento do conteúdo dos autos é deveras prejudicial, pois expõe dados pessoais das testemunhas, assim como prejudica o bom andamento das investigações, obstaculizando e retardando a elucidação dos crimes hediondos em análise”.

Com a decisão, está proibida a brulgação de declarações feitas por testemunhas a policiais civis da Delegacia de Homicídios, mesmo sem a identificação dos depoentes. Também está vedada a brulgação de técnicas e procedimentos sigilosos usados na investigação e qualquer conteúdo retirado da investigação, o que inclui imagens, áudios e mensagens.

O posicionamento da Justiça saiu três dias após a emissora brulgar com exclusividade informações sigilosas retiradas de documentos da Polícia Civil. Foi noticiado, entre outros pontos do inquérito, que três pessoas estavam no carro de onde partiram os tiros que mataram Marielle e Anderson, há oito meses. Até então, era de conhecimento público a existência de apenas duas pessoas no veículo: o motorista e o atirador.

“A TV Globo, evidentemente, vai cumprir a decisão judicial. Mas, por considerá-la excessiva, vai recorrer da decisão, porque ela fere gravemente a liberdade de imprensa e o direito de o público se informar, especialmente, quando se leva em conta que o crime investigado no inquérito é de alto interesse público, no Brasil e no exterior”, afirmou a emissora, em nota lida por jornalistas.

No texto, a Globo declarou ainda que, ao noticiar informações sigilosas, pretende assegurar o “direito constitucional do público de se informar sobre eventuais

Fonte: Veja

Médicos formados no exterior tentam validar diploma no Brasil

Médicos estrangeiros e brasileiros que se graduaram em outro países fazem a segunda etapa da edição 2017 do Revalida

18/11/2018 08:08:56, Foto: Campos 24 Horas

A vontade de exercer a medicina no Brasil, depois de passar pela faculdade no exterior, movimenta mais de 900 médicos na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) neste fim de semana.

A exigência é feita tanto para médicos brasileiros que estudaram medicina no exterior quanto para os estrangeiros que querem trabalhar no Brasil. Entre os candidatos que aguardavam o início das provas em Brasília, estava o cubano Pierre Oliveira*.

Ele contou que abandonou o Mais Médicos há dois anos, por considerar injustas as condições do programa. Casado há 4 anos com uma brasileira e com dois filhos, Oliveira trabalhou em uma cidade do interior do Mato Grosso pelo programa. Ele contou que desde que deixou o Mais Médicos tem se dedicado a estudar para o Revalida.

O professor cubano Juan Martin* aguardava a filha na saída do local de provas. A filha, de 26 anos, estudou medicina em Cuba. Ele considera uma forma de discriminação exigir revalidação do diploma de cubanos para participar do Mais Médicos. “Cuba tem muito bons profissionais. Se não for exigida a validação do diploma dos médicos de todas as nacionalidades, é uma gravíssima discriminação com os cubanos”.

Fonte: Agência Brasil

 

Anuncie Conosco

(22) 9 9709-9308

E-mail:

VerboTec Desenvolvimento e Tecnologia.