São João da Barra ganha uma nova rádio FM

Rádio passa a integrar uma rede de emissoras multi regional




30/11/2021 21:09:38.

A Rádio Hits FM chega para deixar o dia do Sanjoanense ainda mais especial e o município de São João da Barra conectado a Rede Hits de Rádio, que abrange o Norte e Noroeste Fluminense, Região dos Lagos, Sul Capixaba e parte da Zona da Mata Mineira. A rede multi regional fala diariamente para um público estimado em mais de 1,4 milhão de pessoas. Uma boa parte desse público, formada por pessoas adultas, com alto poder de consumo dos mais variados tipos de produtos e serviços, formadores de opinião. (leia mais abaixo)


Rede Hits tem como proposta trazer os bons tempos do rádio da década de 80/90 em uma versão repaginada, com alta tecnologia e convergência com a internet e as redes sociais. Hoje, para se ter ia ideia da importância dessas ferramentas, basta citar que a Rede Hits já é a 9º mais acessada no estado do RJ e 1ª absoluta em acessos no interior.” (leia mais abaixo)


Boa música e informação. Nosso DNA - Trazendo na bagagem seu DNA de música de qualidade e só o que interessa de informação, a nova emissora, vem preencher uma lacuna na comunicação sanjoanense e região, principalmente no que diz respeito ao entretenimento musical. (leia mais abaixo)


A HITS FM é uma rádio feita, exclusivamente, para quem gosta de pop, rock e o melhor da MPB. Somos boa música, pulsando no seu dial, 24 horas por dia. Dos clássicos de sempre à vanguarda musical, aqui a gente toca todos os hits nacionais e internacionais. Somos a rádio do flashback, dos grandes sucessos do passado e de sempre. (leia mais abaixo)


Boas oportunidades e parcerias - A Hits também chega para ser uma excelente opção de investimento para o mercado publicitário regional e para desenvolver grandes projetos voltados para o crescimento de São João da Barra e região, especialmente para o setor empresarial do município, com os quais certamente estaremos concretizando sólidas parcerias. (leia mais abaixo)


Bem-vindo a Rede Hits de Rádio, em 101,9 FM e breve em 98,9 FM.

Hits FM, a rádio que dá gosto de ouvir!




Em assembleia tumultuada e com reforço policial, Goyta define eleições para o dia 13/01




30/11/2021 21:09:21.

Em assembleia extraordinária das mais agitadas nesta segunda-feira (29), onde não faltaram tentativas de agressão de sócios a diretores, o Goytacaz definiu para o dia 13/01/2022 as eleições para a escolha da nova diretoria que vai comandar o clube a partir do próximo ano. A assembleia também deliberou pelo cancelamento da prorrogação dos mandatos do presidente Dartagnan Fernandes, do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho Diretor, cujo prazo vence no próximo dia 30/12. A decisão se deu por unanimidade de votos entre cerca de 50 sócios. 

Não faltaram cenas e episódios deprimentes quando um grupo de sócios arrancou da sala um livro com a relação de assinaturas de sócios com direito a voto e correram com o material. O reforço policial foi chamado, mas o grupo já havia saído da reunião.  (leia mais abaixo)   


Dartagnan, que estava na presidência desde 2015, pediu licença da presidência após os acontecimentos que culminaram com a queda do time para a quarta divisão do Campeonato Estadual, a Série B2.  (leia mais abaixo)    


O time ficou na lanterna na terceira divisão (Serie B1) em meio ao escândalo de suspeitas de jogadores envolvidos em esquemas de apostas e venda de resultados.  (leia mais abaixo)   


Antes de disputar a terceira divisão, o time trocou de técnicos três vezes durante a pré-temporada, além de rescindir contratos com parceiros que prometeram investir no futebol.   Dartagnan saiu do clube atirando nos ex-aliados chamando-os de “traidores”.  (leia mais abaixo)   


Assumiu o clube o presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Carlos Soares Amaral, ao lado de Elmo Cordeiro e Paulo César Cordeiro, entre outros.  (leia mais abaixo)   


Pelas redes sociais, o ex-presidente rejeitou a culpa do fracasso do time “Não posso me calar diante de tantas inverdades que rola diante da sequência de publicações oriundas dessas pessoas que estão a frente desta instituição chamada de Goytacaz FC. Simplesmente colocam a culpa do fracasso em minha pessoa, mas não vou me furtar de qualquer culpa, mas todos aprovaram as parcerias feitas, nunca fiz nada sem apresentar ao Conselho Deliberativo que hoje se esconde atrás das cortinas. Não assumem tais responsabilidade em conjunto pois homens de verdade não fogem de suas responsabilidades”.  (leia mais abaixo)   


Como presidente do Conselho, o mandato de Antônio Carlos vence em 31/12. Até 13/01 o clube decide se será administrado por uma junta governativa até a eleição do novo presidente.  




Wladimir cancela Réveillon e diz que ainda não decidiu sobre Carnaval

Prefeito anunciou decisão em rede social. O momento pede prudência devido a nova variante da Covid




30/11/2021 21:09:39.

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), anunciou na noite desta terça-feira (30) que não haverá festa de Réveillon no município, apenas queima de fogos. E ainda informou que a decisão se haverá ou não carnaval ainda não foi tomada em razão da situação epidemiológica indefinida devido ao surgimento da nova variante do coronavírus, a Ômicron  (leia abaixo)

 

O anuncio foi feito em sua página na Instagram. (leia abaixo)





Bernardinho adia palestra em Campos por sintomas gripais




30/11/2021 21:09:41.

O Sesc RJ informa que parte do time de vôlei feminino Sesc RJ Flamengo, incluindo seu técnico Bernardinho, apresentam fortes sintomas compatíveis com o vírus Influenza e, por isso, impossibilitados de participar do evento previsto para Campos dos Goytacazes, nesta quarta (01/12). A palestra será adiada e uma nova data divulgada. (Leia mais abaixo)


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo informa que dentro de alguns dias divulgará uma data de Janeiro para realização da palestra. Todos os inscritos estarão cadastrados automaticamente para a nova data. Seguem confirmadas e com inscrições abertas no Fórum do Empreendedor as palestras de Patrícia Amorim no dia 13/12 com o tema “Inspirando mulheres a vencer desafios” e Giovane Gavio no dia 20/12 com o tema “Vencendo desafios” às 19h no Teatro Trianon. (Leia mais abaixo)




Pacientes têm resultado positivo para variante do coronavírus em SP

Teste molecular apontou que brasileiros foram infectados com a Ômicron, identificada na África do Sul




30/11/2021 18:06:21.

Dois brasileiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, apresentaram teste positivo para a variante Ômicron do coronavírus, identificada na África do Sul. A informação foi confirmada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e por fontes do Ministério da Saúde ouvidas pelo R7. (leia mais abaixo)


O resultado do teste, realizado pelo Laboratório Albert Einstein, ainda é preliminar. Os próprios passageiros, marido e esposa, procuraram o estabelecimento, localizado no aeroporto, para fazer os exames, requeridos para o retorno à África do Sul. (leia mais abaixo)


Segundo a Anvisa, a entrada dos passageiros no Brasil ocorreu no último dia 23, isto é, antes da notificação mundial da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à OMS (Organização Mundial de Saúde) no dia 24.


De acordo com a agência, diante dos resultados positivos, o laboratório teve a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. A Anvisa foi notificada sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético nessa segunda-feira (29) e, nesta terça-feira (30), informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron.


"De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético. A Anvisa também oficiou o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre o evento em saúde identificado na data de hoje para adoção das medidas de saúde pública pertinentes", informou a agência, em nota.


Fechamento de fronteiras

A entrada dos brasileiros vindo da África do Sul foi anterior à edição da Portaria Interministerial CC-PR/MS/MJSP/MINFRA 660, de 27 de novembro de 2021, que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul. A norma também suspendeu, em caráter temporário, a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiros, procedentes ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, pelo país africano.


Desde essa segunda-feira (29), o Brasil está impedindo a entrada de passageiros de dez países africanos devido ao surgimento da nova variante do coronavírus no continente. A restrição atinge África do Sul, Angola, Botsuana, Essuatíni (antiga Suazilândia), Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.


Caso suspeito em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta terça-feira, 30, que também monitora um caso suspeito da variante Ômicron do coronavírus. O paciente veio da África do Sul e testou positivo para Covid-19.


O Laboratório Central de Saúde Pública do DF realiza sequenciamento genético de uma amostra do paciente. O objetivo é verificar se é um caso da variante ou não. O resultado deverá ser divulgado em até 4 dias. Ainda não há caso confirmado da nova cepa no Brasil.


Segundo a secretaria, o homem desembarcou em Guarulhos no dia 27 de novembro, com posterior embarque para Brasília. O voo é o mesmo em que estava um outro paciente com caso de covid-19 confirmado, identificado em São Paulo.


O paciente está na faixa etária entre 40 e 49 anos e recebeu 3 doses de vacina. O caso permanece assintomático e o viajante está em isolamento domiciliar desde a chegada à capital.


Além de SP e DF, os estados do Paraná e de Minas Gerais também investigam casos suspeitos da variante.


Cancelamento das festas da virada de ano no DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que as festas na virada de 2021 para 2022, na Esplanada dos Ministérios e em mais cinco regiões administativas, estão canceladas devido aos riscos oferecidos pela Ômicron. (leia mais abaixo)


"Diante das recentes notícias sobre o avanço da nova variante do vírus da Covid-19, decidi cancelar as festas programadas para o Réveillon deste ano. Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso neste combate", publicou Ibaneis no Twitter.


Fonte: R7




Vacina contra a Covid-19 disponível em nove postos nesta quarta-feira

Além da primeira e segunda dose, também será administrada a dose de reforço para aqueles que têm 18 anos ou mais e que tenham recebido a segunda dose há cinco meses




30/11/2021 18:06:58.

A vacinação contra a Covid-19 continua disponível para a população campista. Além da primeira e segunda dose, também será administrada a dose de reforço para aqueles que têm 18 anos ou mais e que tenham recebido a segunda dose há cinco meses. Excepcionalmente nesta quarta-feira (01) não haverá imunização na Unidade Básica de Saúde e Estratégia da Família (UBSF) de Lagamar, em Farol de São Tomé. Nos outros nove postos a vacinação acontece das 9h às 16h, através de distribuição de senhas. (leia mais abaixo)


Devem tomar a primeira dose as pessoas com idade acima de 12 anos que, por algum motivo, ainda não se vacinaram. Para receber a vacina é preciso apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. (leia mais abaixo)


A segunda dose da CoronaVac é para quem tomou a primeira dose até o dia 15 de novembro e a vacina da Pfizer para quem tomou a primeira até o dia 28 de outubro. Aqueles que tomaram a primeira dose da AstraZeneca até o dia 29 de outubro também devem comparecer aos postos para a segunda dose. Todos devem apresentar documento com foto, CPF, cartão de vacinação contra a Covid-19 e o comprovante de residência.


Para receber dose de reforço, a pessoa deve apresentar documento com foto, CPF ou cartão do SUS, cartão de vacina contra a Covid-19 com as datas de aplicação das duas doses anteriores, além de comprovante de residência. A nota técnica do Ministério da Saúde explica que a dose de reforço deverá ser feita com o imunizante que estiver disponível no dia. Estão aptos para receber a dose adicional aqueles os imunizados com Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.


O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, explica que o município vai adotar a recomendação do Ministério da Saúde para aplicação da dose de reforço para aqueles que tomaram a vacina da Janssen, entretanto ainda aguarda o envio do imunizante para iniciar essa nova etapa da vacinação contra a Covid-19. “A orientação é que o reforço seja com o mesmo imunizante com intervalo entre dois e seis meses após a primeira aplicação. Assim que recebermos a vacina, vamos iniciar a aplicação”, declarou. (leia mais abaixo)


CRONOGRAMA DA 1ª DOSE

Pessoas com 12 anos ou mais


CRONOGRAMA DA 2ª DOSE

2ª dose de AstraZeneca para quem tomou a 1ª até o dia 29 de outubro

2ª dose de Pfizer para quem tomou a 1ª até o dia 28 de outubro

2ª dose da CoronaVac para quem tomou a 1ª até o dia 15 de novembro


CRONOGRAMA DA 3ª DOSE

Público em geral com 18 anos ou mais e que tenha tomado a 2ª há cinco meses.


POSTOS PARA REPESCAGEM DE PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS:

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)

CLUBE DA TERCEIRA IDADE

PARÓQUIA SANTA TERESINHA, NA PECUÁRIA

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO, NO JARDIM CARIOCA

DRIVE-THRU DA UENF

CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF


POSTOS DE VACINAÇÃO PARA 2ª DOSE DE ASTRAZENECA:

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)

CLUBE DA TERCEIRA IDADE

PARÓQUIA SANTA TERESINHA, NA PECUÁRIA

CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO, NO JARDIM CARIOCA


POSTOS DE VACINAÇÃO PARA 2ª DOSE PFIZER:

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)

CLUBE DA TERCEIRA IDADE

PARÓQUIA SANTA TERESINHA, NA PECUÁRIA

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO, NO JARDIM CARIOCA

DRIVE-THRU DA UENF

CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF

UBS TOCOS

UBSF POÇO GORDO

UBSF DE DORES DE MACABU


POSTOS DE VACINAÇÃO 2ª DOSE CORONAVAC:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

UBS TOCOS

UBSF POÇO GORDO

UBSF DE DORES DE MACABU


LOCAIS DE VACINAÇÃO DA 3ª DOSE PARA PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS:

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)

CLUBE DA TERCEIRA IDADE

PARÓQUIA SANTA TERESINHA, NA PECUÁRIA

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO, NO JARDIM CARIOCA

DRIVE-THRU DA UENF

CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF

UBS TOCOS

UBSF POÇO GORDO

UBSF DE DORES DE MACABU




Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Prevenção à Aids com ações em Campos

Dia Mundial de Prevenção à Aids será lembrado em Campos com várias ações durante todo do mês de dezembro




30/11/2021 18:06:30.

Celebrado nesta quarta-feira (1°), o Dia Mundial de Prevenção à Aids será lembrado em Campos, pelo Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais —, Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) —, com várias ações de conscientização e troca de informações, dentro da campanha “Dezembro Vermelho”. Durante todo o mês de dezembro, a coordenação do CDIP vai realizar panfletagem, lives, disponibilizar teste rápido para o diagnóstico precoce do vírus HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de roda de conversa. O tema deste ano está relacionado à atuação do programa. (leia mais abaixo)


O coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, disse que o objetivo da campanha não é só conscientizar sobre a importância da pessoa se proteger, mas estimular a testagem para ampliar o diagnóstico e, em caso positivo, ofertar o tratamento adequado para interromper a cadeia de transmissão das infecções. “Houve um avanço no tratamento, que agora pode ser feito, dependendo do quadro clínico da pessoa, com a ingestão de apenas dois comprimidos”, explicou. (leia mais abaixo)


Segundo ele, o CDIP tem atualmente cerca de 10 mil pacientes cadastrados, entre adultos e crianças, sem limite de idade, não só de Campos, mas das Regiões Norte e Noroeste Fluminense. Desse total, 5 mil são portadores do vírus HIV. A média mensal de atendimento chega a 6 mil pessoas. De janeiro a novembro deste ano foram diagnosticados 225 novos casos de HIV. Já no ano passado foram 150 casos de janeiro a dezembro. Rodrigo acredita que, por causa da pandemia, há uma demanda reprimida.


Dentro da programação do Dezembro Vermelho, na sexta-feira (03), das 8h às 17h, será ofertado na sede do programa e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o teste rápido para detectar o vírus HIV. Rodrigo disse que a unidade também disponibiliza, por meio de agendamento e demanda espontânea, teste rápido para hepatite B, hepatite C e sífilis. O interessado pode ligar para o (22) 98175-1647. “Estamos sempre em contato com as UBSs a fim de capacitar os profissionais que fazem o teste rápido”, afirmou. O Centro existe há mais de 20 anos e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Conselheiro Otaviano, nº 241, Centro.


A programação tem como parceiros a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Medicina de Campos, Caminhos PositHIVos, Centro de Cidadania LGBTQI+, Associação Irmãos da Solidariedade e Subsecretária de Igualdade Social e Direitos Humanos.


O CDIP conta com uma equipe multidisciplinar, formada por infectologistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, ginecologista, clínico geral, dentista, além do setor administrativo, segurança e limpeza. (leia mais abaixo)


PROGRAMAÇÃO:

Dia 1º/12 - Panfletagem na Rodoviária Roberto Silveira e Mercado Municipal

Live às 19h, com o tema ‘Dia Mundial em resposta à AIDS”, por meio do Instagram: @valedosgoytacazes, @salvadorcamposcorrea, @rodrigordeazevedo. Participarão do debate: Juliano Rangel do Centro de Cidadania LGBTQI e Rodrigo Rodrigues do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais

Dia 03/12 - Oferta de Teste Rápido Diagnóstico, na sede do Programa Municipal DST/AIDS e nas UBSs

Dia 08/12 - Live às 17h, através do endereço eletrônico https://met.google.com/hvu-nyuu-mxp

Tema: “Trabalho profissional com HIV e AIDS: uma perspectiva histórica”. Palestrantes: Maria Clélia Pinto Coelho, Fátima Castro e Salvador Corrêa.

Roda de Conversa no CRIART e Fundação Zumbi dos Palmares. Tema: “Infecção Sexualmente Transmissível e HIV/AIDS”

Dia 14/12 Aula teórica, das 8h às 19h, sobre o tema “Teste Rápido Diagnóstico”. Palestrante: Rodrigo Rodrigues de Azevedo, Leonardo Marques Pessanha e Hélia Vargas Simões. Público alvo: dentistas e enfermeiros da rede municipal Local: Faculdade de Medicina de Campos

Dia 15/12 Cine–Debate, às 19h. Tema: “Curta metragem sobre HIV, H o quê??? Participação: Representantes do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais e Subsecretária de Igualdade Social e Direitos Humanos

16/12 a 22/12 - Aula prática, das 8h às 19h. Tema: “Teste Rápido Diagnóstico”. Palestrante: Rodrigo Rodrigues de Azevedo, Leonardo Marques Pessanha, Hélia Vargas Simões Público alvo: dentistas e enfermeiros da rede municipal Local: Sede do Programa Municipal DST/AIDS




Campos vai sediar a única Agro Caixa do Estado do Rio

A agência visa o fortalecimento da Agricultura local




30/11/2021 17:05:49.

Demonstrando o potencial local e o seu papel de protagonismo regional de sua Agricultura, o município de Campos vai ganhar a única agência do agronegócio da Caixa Econômica Federal do Estado do Rio de Janeiro, em anúncio feito nesta terça-feira (30), por representantes do banco ao prefeito Wladimir Garotinho e Frederico Paes, em reunião com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, e seu sub, Alberto Mofati, e o chefe de Gabinete, Walter Jobe. (leia mais abaixo)


O prefeito Wladimir Garotinho, ao lado do vice-prefeito Frederico Paes, recebeu o superintendente executivo de Atacado da Caixa, André Lacerda; e o superintendente executivo de Atacado de Varejo, Loudinaldo Júnior; e a gerente geral da Agência Agro Caixa Campos, Karina Azevedo. Os superintendentes destacaram que a unidade está em preparação de sua implantação física, com equipe já designada. (leia mais abaixo)


O prefeito Wladimir celebrou: “É um dia histórico para o Agronegócio. Campos terá a única agência Agro Caixa do Estado do Rio, com linhas de crédito e oportunidades exclusivas para os empreendedores rurais. Um privilégio que apenas 100 cidades no Brasil possuem. Estamos no caminho certo. Diversificando a economia e atraindo cada vez mais quem acredita no nosso potencial”.


O vice-prefeito Frederico destacou que “essa decisão de Campos sediar a Agro Caixa, a única do Estado do Rio e uma das 100 brasileiras, mostra a força da Agricultura local, e o quanto a nossa equipe tem acertado no apoio ao produtor rural, atuando em diferentes frentes”. (leia mais abaixo)


Almy Junior externou que essa é mais uma conquista para “fortalecimento da Agricultura local, que vai ao encontro do esforço do governo e do quanto a gente acredita, e que vai irradiar em novos investimentos”.




Vendaval causa destelhamento de casas e queda de árvores em Santa Maria

Defesa Civil faz ação em localidade após ventos fortes e chuvas durante 30 minutos




30/11/2021 17:05:01.

Forte vendaval causou transtornos na região norte de Campos, no final da tarde desta terça-feira (30), principalmente na localidade de Santa Maria, onde várias casas foram destelhadas e árvores derrubadas. (leia mais abaixo)


Segundo a prefeitura,  famílias ficaram desalojadas. Cerca de 30 árvores caíram na RJ 230, que liga os distritos de Santa Maria e Santo Eduardo, interditando uma das pistas. Equipes da Secretaria de Defesa Civil realizaram vistorias e iniciaram o corte para remoção das árvores ainda nesta terça-feira. O trabalho prosseguirá na manhã de quarta-feira (1°), com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, que cederá caminhão e máquina para retirada dos galhos e liberação total da estrada.  (leia mais abaixo)


O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, acompanhou a ação. "Estamos com toda a nossa equipe operacional aqui no distrito realizando uma ação emergencial que tem por objetivo eliminar maiores riscos à população. Amanhã pela manhã retornaremos para fazer uma avaliação mais detalhada do ocorrido e trazer todas as ações que a Defesa Civil oferece. Por orientação do prefeito Wladimir Garotinho, que manteve contato conosco todo o tempo, outras secretarias também estarão envolvidas nas ações de amanhã prestando serviços à comunidade", adiantou o secretário.  (leia mais abaixo)

 

Morador do distrito há 20 anos, o aposentado Altair Francisco Dias, de 77 anos, disse que nunca viu nada parecido em Santa Maria. "Ventou tão forte, que arrancou as telhas de duas casas, várias árvores caíram e até dois postes envergaram. Eu nunca vi isso na minha vida. Foi uma loucura. Na casa do meu filho voou até coisa em cima do carro. Por sorte não tivemos prejuízos. Mas estou solidário aos meus vizinhos que tiveram as casas destelhadas", contou.

 




DF investiga possível caso da variante ômicron

Ele realizou o teste da covid-19 no dia 29 de novembro, e teve resultado positivo. Apesar de assintomático, o viajante está em isolamento domiciliar desde a chegada à capital




30/11/2021 17:05:00.

Um viajante recém-chegado da África do Sul, que desembarcou em Guarulhos no dia 27 de novembro, com posterior voo para Brasília, aguarda os resultados de um teste para saber se está contaminado pela nova cepa da covid-19, a ômicron, identificada na África do Sul na última semana. O prazo para a conclusão do exame é de quatro dias. (leia mais abaixo)


Trata-se de um homem, da faixa etária entre 40 e 49 anos, que recebeu três doses de vacina. Ele realizou o teste da covid-19 no dia 29 de novembro, no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), e teve resultado positivo. Apesar de assintomático, o viajante está em isolamento domiciliar desde a chegada à capital. (leia mais abaixo)


O voo é o mesmo em que estava o outro caso confirmado de covid-19 identificado em São Paulo.O caso está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF). Se confirmado, seria o primeiro caso da variante ômicron no DF.


O Lacen-DF já iniciou as análises para sequenciamento genético da amostra, com o objetivo de verificar se trata-se da variante ômicron.


Ano Novo


Nesta terça-feira (30/11), o GDF decidiu suspender as flexibilizações das medidas contra a covid-19 previstas para o final do ano, e cancelou a festa de Réveillon na capital federal. O cancelamento foi confirmado ao Correio pelo chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB).


De acordo com o governador, a definição foi feita em reunião nesta manhã, para tratar do assunto. O cancelamento ocorreu diante do risco da nova variante do novo coronavírus, a Ômicron. Por enquanto, a nova cepa não foi confirmada no Brasil e nem no DF mas, segundo Ibaneis, é preciso cuidado. “Queremos evitar a possível circulação da nova variante”, disse.


Há cerca de uma semana, o chefe do Executivo local anunciou que a Secretaria de Cultura preparava uma festa com, pelo menos, cinco palcos e shows no DF. À época, Ibaneis reiterou que o avanço da vacinação e a queda dos índices da pandemia eram favoráveis para as comemorações. (leia mais abaixo)


Em relação ao carnaval de 2022, Ibaneis Rocha afirmou ao Correio que não tem nenhuma definição de como será.


Fonte: Correio Braziliense




Anvisa faz identificação preliminar de dois casos da variante Ômicron

Após testagem positiva inicial, o material será enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético




30/11/2021 17:05:41.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (30) que serão enviadas para análise laboratorial confirmatória as amostras de dois brasileiros que, preliminarmente, apresentaram resultado laboratorial positivo para a variante Ômicron da Covid-19, após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein. (leia mais abaixo)


Segundo a Anvisa, a testagem foi feita em um passageiro vindo da África do Sul, que desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 23, com resultado de exame RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto no dia 25, para – já na companhia de sua esposa – realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. (leia mais abaixo)


Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.


Segundo informações do âncora da CNN Kenzô Machida, o casal já está em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves da Covid-19 e não tem histórico de vacinação.


Após o resultado positivo, o laboratório Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras, notificou a Anvisa sobre os resultados e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético nesta segunda-feira (29).


Nesta terça-feira (30), no entanto, o laboratório informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron. De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.


A Anvisa também já informou o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre sobre a identificação preliminar para adoção das medidas de saúde pública pertinentes.


Segundo a agência, a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24. (leia mais abaixo)


Na última sexta, diante dos casos mundiais da variante Ômicron, a Anvisa recomendou medidas restritivas para voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. No sábado (27), uma portaria interministerial do governo federal proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem por estes países.


Fonte: CNN  Brasil




Divulgados resultados preliminares dos editais da Lei Aldir Blanc

Resultado final da classificação, com a sinalização para os convocados e lista de espera, será publicado no dia 07/12/2021




30/11/2021 16:04:43.

O Fundo Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Funcultura), divulgou, nesta terça-feira-feira (30), os resultados preliminares dos três novos editais da Lei Aldir Blanc (LAB), com recursos da ordem de R$ R$608.298,25, instituídos pelo decreto n° 371/2021. A consulta está disponível (AQUI).(leia mais abaixo)


As listagens publicadas se referem aos resultados classificatórios, tendo em visa a atribuição das notas pelos pareceristas, sob o gerenciamento do Comitê Gestor do Funcultura e da Comissão de Acompanhamento Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura).(leia mais abaixo)


A classificação do proponente não implica a convocação do mesmo. Serão convocados os proponentes que foram classificados dentro no número de vagas previstas nos itens 4.1 dos editais 1 e 2; e 3.1 do edital 3, publicado em Diário Oficial do dia 13/10/2021 em edição suplementar. Nos casos em que tenha havido menos inscrições do que o previsto, os recursos serão remanejados.(leia mais abaixo)


Os proponentes que quiserem entrar com recurso, com relação ao resultado publicado, têm até às 17h do dia 03/12/2021 para efetuá-lo, presencialmente, protocolando o pedido por escrito junto ao Funcultura, no Teatro Municipal Trianon, na Rua Marechal Floriano, 211, Centro. (leia mais abaixo)


O resultado dos recursos impetrados será divulgado em 07/12/2021. O resultado final da classificação, com a sinalização para os convocados e lista de espera, será também publicado no dia 07/12/2021. Após o resultado final o classificado que for convocado, em mais de um edital, deverá manifestar, por escrito, através do e-mail campos.funcultura@gmail.com, apenas um dos editais em que deseja ser contemplado, até o dia 08/12/2021.




Educação apresenta Ações e Resultados de 2021 nesta quarta no Trianon

O evento também será transmitido ao vivo pelo Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE)




30/11/2021 16:04:56.

O prefeito Wladimir Garotinho e o secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, farão apresentação das ações desenvolvidas na área educacional durante o ano de 2021 à sociedade. A prestação de contas está marcada para quarta-feira (01), no Teatro Municipal Trianon, das 9h às 12h. O evento também será transmitido ao vivo pelo Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) – AQUI.(leia mais abaixo)


Em respeito às normas de biossegurança contra a COVID-19, as vagas presenciais são limitadas, portanto, os interessados devem realizar inscrição AQUI.(leia mais abaixo)


O secretário adiantou algumas das ações implementadas este ano, visando o avanço da qualidade do ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino. Dentre eles, os diversos convênios firmados com universidades para estágios nas unidades escolares. Outra parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) vai garantir o curso de Programação de APP para 280 pessoas no primeiro semestre de 2022. (leia mais abaixo)


“Este ano também ofertamos, em parceria com o IFF, o curso de Empreendedorismo e Mídias Digitais aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em 2022, vamos garantir mais 300 vagas. Além disso, o IFF vai conceder 250 vagas aos professores da rede para o curso de formação Inicial e continuada em Tecnologias e Metodologias aplicadas à Educação no próximo ano”, destacou Marcelo.(leia mais abaixo)


O prefeito vai apresentar, ainda, outras parcerias com Sebrae, Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação, etc. Outro destaque diz respeito à Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), com objetivo de desenvolver processos educacionais no campo do ensino e da pesquisa que promovam a formação continuada em serviço dos Educadores. O projeto está em fase de elaboração.


Quanto à política de valorização dos servidores, Marcelo lembrou da nova lei de Regência de Classe, sancionada pelo prefeito este ano; projeto de saúde mental; projeto de orientação nutricional; teleoficinas de saúde vocal; diversas capacitações; além do auxílio tecnológico anunciado neste mês de novembro e que será concedido a todos os servidores da Educação. Além disso, a Prefeitura convocou mais de 700 professores substitutos que haviam sido dispensados em 2020. A eleição para gestores de unidades escolares é outra novidade anunciada para 2022. (leia mais abaixo)


Há dezenas de projetos em fase de implantação, como o Programa Família na Escola, uma parceria entre o Programa Saúde na Escola e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e o Estação Educação que vai criar salas-estúdio para gravação de videoaulas.




Pacientes infectados com ômicron já estavam na Holanda antes da chegada de voo da África do Sul

Alguns países estabeleceram restrições de voos com origem em locais onde a variante já foi identificada




30/11/2021 15:03:19.

Duas pessoas que testaram positivo para a ômicron, a nova variante do coronavírus, na Holanda já estavam no país há mais de uma semana. (leia mais abaixo)


A variante ômicron foi detectada na Holanda antes mesmo da chegada de dois voos da África do Sul na semana passada que teriam carregado o vírus, de acordo com declarações de órgãos do serviço de saúde da Holanda nesta terça-feira (30).(leia mais abaixo)


Esses prazos são importantes porque isso pode significar que a nova variante já estava presente no país pelo menos uma semana antes da chegada de dois voos da África do Sul na sexta-feira e, portanto, antes da OMS ter classificado a ômicron como uma variante preocupante.(leia mais abaixo)


Depois disso, alguns países estabeleceram restrições de voos com origem em locais onde a variante já foi identificada.(leia mais abaixo)


Ao menos 14 pessoas em voos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo chegaram ao aeroporto de Amsterdã no dia 26 de novembro com a nova variante, segundo um informe do Instituto Nacional para a Saúde Pública da Holanda.(leia mais abaixo)


“Nós achamos a variante ômicron em dois testes de amostras que foram tiradas nos dias 9 e 13 de novembro, e não é claro se essas pessoas visitaram a África do Sul”, afirmou o órgão.


Cerca de 71, dos mais de 600 passageiros nos voos da África do Sul foram infectados com coronavírus e entraram em isolamento desde a última sexta-feira.(leia mais abaixo)


As autoridades holandesas também querem testar cerca de 5.000 outros passageiros que partiram dos seguintes países:

África do Sul;

Botsuana;

Eswatini;

Lesoto;

Moçambique;

Namíbia;

Zimbábue


Fonte: G1




Mesmo na Fase Branca, população de Campos deve continuar usando máscara

Cerca de 40 mil pessoas, com idade igual ou superior a 12 anos, não tomaram nenhuma dose do imunizante, o que é preocupante




30/11/2021 12:12:35.

“Campos entrou na fase branca do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, mas não é o momento de abandonar as medidas de proteção ao coronavírus, como o uso de máscaras”. A afirmação é do diretor de Atenção Básica, médico infectologista Rodrigo Carneiro. Ele lembra que uma parcela significativa da população, como os menores de 12 anos de idade, ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Mais de 60 mil pessoas, com idade igual ou superior a 12 anos, segundo o médico, não completaram o esquema vacinal, ou seja, não tomaram a segunda dose da vacina, mas estão no prazo para receber o imunizante. (leia mais abaixo)


“Temos ainda 40 mil pessoas, com idade também igual ou superior a 12 anos, que não tomaram nenhuma dose do imunizante porque não quiseram, outras não puderam por algum motivo ou tomaram em outro município. E é nesse público que o vírus acaba encontrando rebanho para circular, o que chamamos de bolsão de suscetíveis e é preocupante”, explicou Rodrigo Carneiro, destacando que a redução de casos e internações contribuíram para que o município entrasse na fase branca. (leia mais abaixo)


“Ainda assim, as medidas de controle de circulação do vírus, que são as medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, principalmente em locais não arejados, devem continuar”, acrescentou o médico.


Em relação à flexibilização do uso de máscaras em locais não arejados, Rodrigo Carneiro explicou que o município só vai considerar essa possibilidade quando a taxa de cobertura vacinal alcançar 80% da população em geral, ou seja, estiver totalmente imunizada. Até o momento, o percentual de pessoas acima de 12 anos que tomaram a primeira dose é de 85%; 75% segunda dose; e 8% dose de reforço.


Para saber se passou do prazo para receber a segunda dose, a pessoa deve verificar a data da primeira aplicação, no cartão de vacinação. Já o intervalo para tomar a dose de reforço ou terceira dose caiu de seis para cinco meses a contar da data de aplicação da segunda dose. (leia mais abaixo)


O médico acredita que a vacina contra a Covid-19, a partir de 2022, entrará no calendário anual do Programa Nacional de Imunizações, a exemplo da vacina contra a gripe. “Ainda não há definição do Ministério da Saúde se será uma dose anual ou duas”, disse ele.




Batalha de Verão neste sábado no Jardim São Benedito

A Summer Batlle Campos reunirá grupos de danças urbanas, com aulões de Hip Hop Swag, Stileto, Baile Charme e a Batalha de All Style




30/11/2021 12:12:28.

O Jardim São Benedito sedia, no próximo sábado (4), pela primeira vez, a Summer Batlle Campos, um evento solidário voltado para danças urbanas que retoma as batalhas das antigas “danças de rua”. O evento, que reunirá grupos de Campos e da Região dos Lagos, é uma parceria da Fundação Municipal de Esportes (FME), por meio do programa Esporte Vida, com a Mov.DanceStudio. Das 15h às 21h45, haverá workshop, aulões e a Batalha de Verão, que será individual, com direito a troféu e prêmio em dinheiro para o primeiro lugar. As inscrições seguem, nas plataformas digitais da organizadora, até as 14h de sábado. (leia mais abaixo)


De acordo com o diretor de Esporte de FME, Leonardo Mantena, a Batalha de Verão demonstra a importância de o Jardim São Benedito ter sido reaberto. “É um espaço que representa perfeitamente os conceitos do programa Esporte Vida, que pode abrigar eventos como esse, que além de dar voz a diferentes grupos culturais, também é solidário, vai arrecadar alimentos que serão destinados a instituições que trabalham com crianças e adolescentes”, contou Mantena. (leia mais abaixo)


O EVENTO – O Summer Batlle Campos vai disponibilizar workshop com aulões de HipHop Swag; Stileto; Baile Charme com o encontro de veteranos com a nova geração; Cypher; Grupo Libertamentes MCs e a Batalha de All Style. DJ Jason vai comandar todo o som na edição de Campos da Batalha de Verão.


“Os grupos se apresentarão e o um dançarino de cada grupo vai para a batalha. Para os aulões, teremos coreógrafos como o bailarino Prêmio Multishow 2019, Fabrício Tarantino, instrutor de Hip Hop Swag residente em Campos e que tem trabalhos na França, Suíça, Turquia e outros; Cris Karoline, do Jazz Dance e Stiletto; Felipe Irmão, da House Dance, que também fará parte do júri. Além de Irmão, no time de jurados, nomes como B.Boy Keltyson Cruz e B.Boy Negueba. Campos sediará, pela primeira vez, a Summer Batlle e o Jardim São Benedito será palco de um evento que transmitirá uma mega vibe e nostalgia”, detalhou Mário Batista do Santos Júnior, da Mov.DanceStudio.




Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa é prorrogada

Segunda etapa da campanha será ampliada até 20 de dezembro




30/11/2021 12:12:14.

A segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa no Rio de Janeiro foi prorrogada até o dia 20 de dezembro. Os pecuaristas do estado terão até esta data para vacinar bois e búfalos e entregar a declaração de vacinação em uma das unidades da Defesa Agropecuária. Também é possível enviar formulário digital para declaração da vacinação do rebanho preenchido e acompanhado da Nota Fiscal da compra da vacina. (leia mais abaixo)


A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento iniciou a vacinação no dia 1° de novembro, que se encerraria no dia 30. Mas, atendendo à solicitação recebida da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do estado do Rio de Janeiro (FAERJ), a Superintendência de Defesa Agropecuária da secretaria obteve autorização do Ministério da Agricultura para ampliar o prazo. Os pecuaristas terão mais 20 dias para adquirir as doses de vacina nas lojas autorizadas e fazer a imunização dos seus rebanhos.(leia mais abaixo)


A vacinação é obrigatória! O produtor que não vacinar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada. Nesta etapa, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade.(leia mais abaixo)


Mesmo que não possua animais nesta faixa etária, o produtor deverá declarar o seu rebanho junto à Defesa Agropecuária. Após a vacinação, o criador terá até 5 dias para enviar ou entregar a declaração de vacinação aos Núcleos de Defesa Agropecuária.(leia mais abaixo)


A ação tem como objetivo imunizar mais de 800 mil cabeças de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade. Na primeira etapa da campanha, foram vacinados mais de 93% dos animais no estado do Rio de Janeiro.(leia mais abaixo)


- Com os bons resultados da primeira etapa de vacinação, esperamos que nesta, com a ampliação do prazo, todos os pecuaristas tenham condições de adquirir a vacina e vacinar o seu rebanho. É o momento de responsabilidade e preocupação com a própria saúde e com a sanidade dos animais - ressalta o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.(leia mais abaixo)


A secretaria reforça que todas as medidas de prevenção à Covid-19 continuam sendo seguidas durante a compra das vacinas nas lojas agropecuárias e também na entrega da declaração da vacinação junto à equipe de Defesa Agropecuária.(leia mais abaixo)


- Além de vacinar adequadamente os seus animais, os pecuaristas devem preencher todo o formulário de declaração, informando também os animais que têm mais de dois anos de idade e que não receberão a vacina nesta etapa. Temos que alcançar os melhores índices de cobertura vacinal e evitar multas e interdições para aqueles que não declararem a vacinação contra a febre aftosa nos meses de campanha - explica o superintendente da Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes.(leia mais abaixo)


Os produtores deverão se atentar aos seguintes passos:

• Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;

• Transportar em caixa de isopor com gelo;

• Aplicar 2ml na tábua do pescoço;

• Preencher toda declaração de vacinação;

• Entregar a Declaração em um dos Núcleos ou Postos Municipais de Defesa Agropecuária;

• Também tem a opção de enviar a declaração e nota fiscal via e-mail ou acessar o site da Secretaria de Agricultura. Para saber mais veja no site: https://bit.ly/3G45pP9


Também será possível comprovar a vacinação por e-mail. Basta digitalizar ou tirar uma foto do formulário de declaração preenchido e da nota fiscal e enviar a um dos contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária, que podem ser acessados por meio deste link: https://bit.ly/2FUeQqT.




Prefeitura recupera estrada litorânea Farol/Barra do Furado

Os trabalhos foram iniciados semana passada mas, devido às constantes chuvas do período, foram paralisados e retomados essa semana




30/11/2021 11:11:56.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca está concluindo os serviços de terraplanagem, recuperando a estrada de leito natural (em terra batida), que liga a Praia do Farol de São Tomé à localidade de Barra do Furado, no limite com o município de Quissamã.(leia mais abaixo)


Os trabalhos foram iniciados na semana passada mas, devido às constantes chuvas do período, foram paralisados e retomados essa semana para melhorar as condições do tráfego na faixa litorânea que vem sendo prejudicada com as fortes ressacas, que já destruíram a pista em grande parte da estrada nos últimos anos. (leia mais abaixo)


A estrada tem sido atingida com o avanço das marés e, em muitos trechos, obstruída com excesso de areia. A realização dos trabalhos de recuperação da estrada é feita com equipes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Governo do Estado, que cede as máquinas de terraplanagem (Patrol) para o Programa Estradas do Produtor, que recupera as Estradas Vicinais do Município em todo interior de Campos.




Três meses depois, chega o último dia para adesão ao Refis

Contribuintes têm até às 16h para aderir ao refinanciamento. Desde o dia 30 de agosto, mais de 31 mil acordos foram assinados




30/11/2021 11:11:22.

Pessoas físicas ou jurídicas em débito com a Prefeitura de Campos têm até às 16h desta terça-feira (30) para regularizarem a situação junto ao município, através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis/2021). Desde o dia 30 de agosto, início do Refis, mais de 31 mil acordos foram assinados. (leia mais abaixo)


O subsecretário de Fazenda, Carlos Júnior, pede para que os contribuintes optem por priorizar o atendimento eletrônico, através do site fazenda.campos.rj.gov.br ou pelo site da Prefeitura de Campos (aqui), a fim de evitar filas.(leia mais abaixo)


O programa permite a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas a autarquias, fundações e empresas públicas municipais, incluindo os já inscritos na dívida ativa. Os descontos chegam a 100% em juros e multas, de acordo com o número de parcelas a dividir.(leia mais abaixo)


Os descontos no parcelamento dos débitos variam de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas. O valor mínimo da parcela é de R$ 67,01, no caso de pessoa física, e R$ 134,03, para pessoa jurídica, o que corresponde, respectivamente, a 50% e 100% do valor da Unidade Fiscal do Município (Ufica). O contribuinte poderá optar por até 36 parcelas, e no caso do Fundecam, pela própria natureza débito, em até 60 parcelas.(leia mais abaixo)


A adesão ao Refis é feita na sede da Secretaria de Fazenda, de 8h às 16h, na Rua 13 de Maio, 129, Centro. Já para os débitos com o Fundecam, os contribuintes devem buscar o atendimento nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. A secretaria também disponibiliza um call-center, através do telefone 0800-6025343.




Estado do RJ: divulgadas as datas de pagamento do IPVA 2022

O valor continuará podendo ser pago em cota única ou dividido em três parcelas




30/11/2021 10:10:53.

Os motoristas do Estado do Rio já podem conferir o calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. O valor continuará podendo ser pago em cota única ou dividido em três parcelas. As datas foram divulgadas pela Secretaria estadual de Fazenda e publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (dia 30).(leia mais abaixo)


A pasta ainda não informou, no entanto, se o desconto para quem quiser pagar o imposto em cota única continuará sendo de 3%, como em anos anteriores.(leia mais abaixo)


O recolhimento do imposto deverá ser feito por meio da Guia para Regularização de Débitos (GRD), a ser emitida pelo site da Secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou do banco Bradesco (www.bradesco.com.br).


Também será possível emitir o boleto — a partir de janeiro — pelo Portal do IPVA (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/), com a digitação do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).(leia mais abaixo)


O pagamento da GRD deverá ser efetuado em dinheiro em qualquer banco ou instituição financeira autorizada pelo Banco Central (BC).(leia mais abaixo)


As tabelas com os valores de avaliação dos veículos de acordo com o modelo e o ano de fabricação — usadas para o cálculo do imposto devido — ainda serão publicadas. Sobre esses valores serão aplicadas as alíquotas do imposto, que variam conforme o combustível utilizado.


Taxa de licenciamento ainda não foi informada

O Detran-RJ ainda não informou o valor da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), que é a cobrança referente ao licenciamento anual e que garante a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Esse documento agora só existe na versão digital. A GRT — também emitida pelo site do Bradesco, em janeiro — deve ser paga à vista.(leia mais abaixo)


CONFIRA O CALENDÁRIO DO IPVA DE 2022 NO RIO

Cota única ou 1ª parcela

Final de placa 0 - 21 de janeiro

Final de placa 1 - 24 de janeiro

Final de placa 2 - 25 de janeiro

Final de placa 3 - 26 de janeiro

Final de placa 4 - 27 de janeiro

Final de placa 5 - 28 de janeiro

Final de placa 6 - 31 de janeiro

Final de placa 7 - 1º de fevereiro

Final de placa 8 - 2 de fevereiro

Final de placa 9 - 3 de fevereiro


2ª parcela

Final de placa 0 - 21 de fevereiro

Final de placa 1 - 23 de fevereiro

Final de placa 2 - 24 de fevereiro

Final de placa 3 - 25 de fevereiro

Final de placa 4 - 3 de março

Final de placa 5 - 4 de março

Final de placa 6 - 7 de março

Final de placa 7 - 8 de março

Final de placa 8 - 9 de março

Final de placa 9 - 10 de março


3ª parcela

Final de placa 0 - 23 de março

Final de placa 1 - 25 de março

Final de placa 2 - 28 de março

Final de placa 3 - 29 de março

Final de placa 4 - 4 de abril

Final de placa 5 - 5 de abril

Final de placa 6 - 6 de abril

Final de placa 7 - 7 de abril

Final de placa 8 - 8 de abril

Final de placa 9 - 11 de abril


Fonte: Extra




Prefeitura reabre Centro de Educação Ambiental Prata Tavares nesta quarta-feira

O endereço do Centro de Educação Ambiental é Avenida José Carlos Pereira Pinto, nº 300, no Parque Calabouço, Guarus




30/11/2021 10:10:57.

Com o objetivo de levar a educação ambiental para os campistas, a Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente (Subsecretaria de Meio Ambiente) irá promover nesta quarta-feira (1º), às 10h, a reabertura oficial do Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares. O local conta com espaço para visitação e piquenique; videoteca infantil; área verde para visitação guiada, eco-pontos Desapego Literário para troca e doação de revistas e livros usados; de entrega e troca de óleo de cozinha usado por detergente; de resíduos eletrônicos e de resíduos recicláveis, gincanas ambientais, entre outros. O endereço do CEA é Avenida José Carlos Pereira Pinto, nº 300, no Parque Calabouço. (leia mais abaixo)


- A Educação Ambiental é uma das principais ferramentas para termos um Meio Ambiente sadio e uma boa qualidade de vida. Daí a importância de termos um Centro de Educação Ambiental ativo em nossa cidade. No CEA, temos áreas verdes, que compreendem bosque e pomar, que também servem como área de caminhada, área para visitação e estudo, área de piquenique, viveiro de produção de mudas arbóreas, biblioteca e auditório, além de um belo jardim. O CEA ainda permite seus visitantes a praticarem pesca artesanal no canal Vigário que corta a área de proteção - informa o coordenador técnico do CEA, Wilson Duarte.(leia mais abaixo)


Entre as atividades realizadas no CEA estão gincanas ambientais; aula técnica de campo e urbana; palestras ambientais, minicursos; exposições e oficinas, como a de sabão ecológico, feito com óleo de cozinha usado, além do Jardim Sensorial.  “O CEA é um espaço de muito aprendizado e inclusão. Através das oficinas de sabão ecológico, mostramos a importância de não descartar indevidamente óleo de cozinha e, ainda, como pode ser útil. No Jardim Sensorial, através das visitas guiadas, pessoas com deficiência reconhecem as espécies, explorando outros sentidos”, informa o coordenador de Educação Ambiental, Júlio Carlos Junior. (leia mais abaixo)


No CEA também são desenvolvidos projetos como Reutilizando com Arte; Repensando Hábitos; Plantando Educação, com o plantio nas escolas municipais e estaduais; Viveiro Municipal Prata Tavares, com produção de mudas nativas e frutíferas para atendimento da população e arborização da cidade; Adote uma Árvore, com a troca de materiais recicláveis por uma muda de árvore, que tem o objetivo de incentivar a prática da reciclagem e a arborização da cidade. O CEA também promove visitas técnicas.




Desemprego cai para 12,6% em setembro e atinge 13,5 milhões, diz IBGE

Número de empregados representa 93 milhões de pessoas; rendimento real habitual registrou queda de 4% no período, chegando a R$ 2.459




30/11/2021 10:10:59.

A taxa de desemprego no Brasil recuou no trimestre móvel de julho a setembro de 2021. É o que mostra dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad – Contínua), divulgada nesta terça-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, índice chegou a 12,6% no período, uma queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior. A população desocupada representa 13,5 milhões de pessoas, o que significa uma diminuição 9,3% durante o período analisado. Ao mesmo tempo, a população ocupada cresceu 4,0%, com aumento de 3,6 milhões de pessoas e representando 93,0 milhões de brasileiros. Os dados do IBGE também apontam melhor em outros dados, como na na taxa de subutilização, que caiu para 26% no trimestre móvel encerrado em setembro. (leia mais abaixo)


O número de pessoas fora da força de trabalho reduziu para 65,5 milhões de pessoas, um recuo de 2,7% ou de menos 1,8 milhão de cidadãos, enquanto a população desalentada teve redução de 6,5%. Da mesma forma, o número de empregados com carteira de trabalho assinada representa chegou a 33,5 milhões de trabalhadores, um salto de 4,4% do período. O aumento também foi identificado no grupo de empregados sem carteira assinada, que representa 11,7 milhões de brasileiros. Os trabalhadores por conta própria, cerca de 25,5 milhões de pessoas, cresceram 3,3% na comparação mensal e 18,4% ao ano. Mesmo com os índices positivos, o rendimento real habitual registrou queda de 4% frente ao trimestre anterior e de 11,1% na comparação com 2020, ficando em R$ 2.459.


Fonte: Joem Pan




Castro viaja hoje para Brasília para falar sobre a nova variante do coronavírus

As autoridades do Rio começam a se preparar para enfrentar uma eventual chegada da variante Ômicron do coronavírus




30/11/2021 10:10:13.

As autoridades do Rio começam a se preparar para enfrentar uma eventual chegada da variante Ômicron do coronavírus. A Secretaria estadual de Saúde (SES) anunciou ontem que fará o sequenciamento genômico de amostras de pessoas vindas de outros países que apresentarem sintomas de Covid-19. Já a prefeitura estuda uma medida para que hotéis exijam o “passaporte da vacina” de todos os hóspedes. O governador Cláudio Castro viaja hoje para discutir o assunto com autoridades de Brasília.(leia mais abaixo)


Até agora, nenhum caso suspeito da nova cepa foi identificado no Rio. Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, todos os municípios fluminenses receberiam ontem a orientação de monitorar viajantes que venham a procurar atendimento na rede de saúde com sintomas de Covid-19. Se algum paciente com esse perfil for identificado, ele terá sua amostra colhida e enviada para a Rede Corona-Ômica, estudo responsável pela maior parte das análises de sequenciamento genético do SARS-Cov-2 no Rio.(leia mais abaixo)


— A nossa busca acontecerá pela rede de saúde. Qualquer pessoa com sintomas que tenha vindo de fora será testada — diz Chieppe: — O Ministério da Saúde já definiu os voos impossibilitados de vir para o Brasil. No Rio, faremos o monitoramento genético.


O secretário diz ainda que aguarda mais dados sobre a Ômicron para traçar projeções para o seu possível impacto no panorama epidemiológico do Rio:(leia mais abaixo)


— Ainda há muitas incertezas sobre essa nova variante. Não sabemos se ela tem capacidade de se disseminar num país com a taxa de vacinação tão alta como a do Brasil. O que sabemos é que no estado ainda não vimos nada de diferente em relação à Covid-19. Os indicadores estão muito tranquilos; a taxa de ocupação dos hospitais está em 7%.(leia mais abaixo)


Ao analisar os números da pandemia na capital, o comitê científico da prefeitura deu o aval para a realização do revéillon.(leia mais abaixo)


— O ideal seria ter a exigência para o comprovante vacinal no desembarque no país. Mas o governo federal não implementou essa medida ainda — diz infectologista Alberto Chebabo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do comitê.


Uma nova reunião do comitê está marcada para o dia 20 de dezembro, quando vão discutir o cenário epidemiológico a poucos da virada do ano. A data pode ser antecipada caso a situação mude.(leia mais abaixo)


Eduardo Paes foi ontem às redes sociais para dizer que o planejamento das festas está mantido, mas os números da pandemia é que vão ditar os rumos dos eventos. Ele fez ainda um apelo à população para que não deixe de se vacinar. Todos acima de 12 anos já deveriam ter completado o esquema vacinal na capital, e quem tem 59 anos já pode tomar a terceira dose esta semana. No entanto, aqueles que receberam a dose única da Janssen há mais de cinco meses tiveram dificuldades ontem para receber o reforço com a Pfizer porque muitos postos não sabiam da orientação da Secretaria municipal de Saúde. O órgão informou que o problema de comunicação já foi solucionado. Já Cláudio Castro disse que está conversando com os prefeitos fluminenses sobre o revéillon para tomar uma decisão em conjunto com os municípios.


— Não é hora de falar de carnaval. A hora é de olhar para o réveillon. Na fotografia de hoje, não há desespero (para evitar a festa). Vou a Brasília para entender o que eles estão pensando. O Rio é a porta de entrada para o país. O meu estado é primeiro a ser impactado por qualquer nova cepa. Temos que estar bem preparado para isso — destacou.(leia mais abaixo)


Com a ameaça da variante da África, que já chegou a cinco continentes, o Estado do Rio decidiu manter o uso de máscaras em locais fechados:(leia mais abaixo)


— Estamos olhando para a cepa, que preocupa, e por hora não há sinalizações dos técnicos para debater novas flexibilizações.


Fonte: Extra




Caixa paga hoje Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 0

Valor médio do benefício é de R$ 217,18




30/11/2021 10:10:19.

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (30) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 9. O valor médio do benefício é de R$ 217,18. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.(leia mais abaixo)


Com o lote final de beneficiários, encerra-se o pagamento da parcela de novembro. A próxima parcela será paga entre 10 e 23 de dezembro, com a antecipação em uma semana em relação ao calendário regular por causa do feriado de Natal.(leia mais abaixo)


O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.


Benefícios básicos

O novo programa social tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.(leia mais abaixo)


Podem receber o Auxílio Brasil as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.


Fonte: Agência Brasil




Receita paga hoje restituições de lote residual do IR de novembro

Crédito beneficiará cerca de 260 mil contribuintes




30/11/2021 10:10:20.

A Receita Federal paga nesta terça-feira (30) as restituições do lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) do mês de novembro de 2021. O lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores. Segundo a Receita, o crédito bancário para 260.412 contribuintes será no valor total de R$ 450 milhões.(leia mais abaixo)


Além de contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério, também estão nesse lote 199.668 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 9.(leia mais abaixo)


Pagamento

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for feito (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).(leia mais abaixo)


“Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”, esclareceu a Receita.(leia mais abaixo)


Consulta à restituição

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, selecionar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.(leia mais abaixo)


Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.(leia mais abaixo)


A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.


Fonte: Agência Brasil