HGG urgente: parte de teto desaba, pacientes no corredor e emergência suspensa

Após chuvas fortes, diretor do hospital aciona Defesa Civil em razão de problemas causados por vazamentos




20/11/2019 17:05:21.

Chove no interior do Hospital Geral de Guarus (HGG), parte do forro de gesso de uma das enfermarias desabou, outros pontos do hospital tem água em razão de goteiras e pacientes foram levados provisoriamente para os corredores nesta quarta-feira (20) de chuvas. Muitos pacientes serão transferidos para a Santa Casa de Misericórdia. O diretor do Hospital, Dante Pinto Lucas, informou ao Campos 24 Horas que não poderia deixar pacientes em enfermarias que têm buracos no teto e outros pontos alagados, por isso acionou a Defesa Civil para um parecer sobre quais as áreas da unidade devem ser interditadas. Além disso, Dante prevê que o atendimento na emergência clínica do hospital pode ser suspenso em razão desse quadro. Os setores mais afetados foram UTI, quarto de descanso dos médicos, Clínica Médica, Pediatria,  Laboratório, Ambulatório e Sala de Cirurgia. Membros do Conselho Municipal de Saúde estão no local acompanhando a situação. 


O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edson Pessanha, confirmou ao Campos 24 Horas que uma equipe do órgão está no interior do HGG levantando as áreas mais graves. O Campos 24 Horas obteve algumas fotos do hospital. Nelas, há buracos visíveis no teto de uma enfermaria.


O socorro da Santa Casa ao HGG é dado no mesmo dia em que os hospitais filantrópicos, inclusive a própria Santa Casa, são colocados contra parede pelo líder do Governo na Câmara, vereador Genásio (PSC), que declarou que os hospitais contratualizados terão que detalhar os gastos com dinheiro público. 


Dante informa ainda que há atualmente cerca de 50 pacientes internados no HGG que dependem de transferência.


PROBLEMA NO TELHADO 

O médico Dante Pinto Lucas disse que passa por um dia tenso no HGG e aponta o telhado como o maior problema na unidade.


"Esse problema do telhado é antigo, atravessa vários governos. Trata-se, possivelmente, de um erro no projeto do hospital", afirma Dante, que acrescenta que uma licitação já foi feita e em breve deverá ser solucionado o maior problema do hospital.


"Chamei a Defesa Civil porque não iria deixar pacientes em enfermarias com buracos no teto. Acho que não dá para manter a emergência clínica funcionando. Por outro lado, tenho certeza que em breve o governo vai solucionar isso, pois uma licitação já foi feita", destacou o diretor do hospital. 




Homenagem: Amigos do filho da prefeita Carla divulgam vídeo

Pedro, que morreu em um acidente, é lembrado nas redes sociais




20/11/2019 15:03:51.

Amigos de Pedro Machado dos Santos, 21 anos, filho único da prefeita de São João da Barra, Carla Machado, que morreu em um acidente na última sexta-feira (15/11), no centro de Campos (AQUI) divulgaram, nesta quarta-feira (20), um vídeo em uma rede social para homenageá-lo. 


No vídeo, Pedro aparece com colegas e dançando com a mãe Carla. VEJA ABAIXO:





Parte de muro desaba no cemitério do Caju

Queda ocorreu na manhã desta quarta-feira




20/11/2019 14:02:35.

Uma parte do muro do cemitério do Caju, em Campos, desabou na manhã desta quarta-feira (20). A queda ocorreu em um terreno baldio da Rua Elói Ornelas. Não houve feridos.


A queda teria ocorrido em função da falta de conservação, agravada por chuvas e ventos fortes




Mega Feirão de Carros da Baixada Campista

Financeiras no local e aprovação na hora. Muito mais variedades de modelos, atendendo a todos os públicos




20/11/2019 09:09:55.

De olho no aquecimento da economia, O MEGA FEIRÃO DA BAIXADA sai mais uma vez na frente, e agita o mercado de semi-novos em Campos neste fim de ano. O feirão começa nesta quarta-feira (20/11), na Praça de São Benedito (em frente a Igreja Católica), em Goitacazes.


Visando as melhores condições e os melhores preços, a empresa firmou parceria com financeiras, fazendo com que aposentados e pensionistas tenham condições nunca vistas antes para realizar o sonho do carro novo.


Exemplo disso é que um automóvel no valor de R$ 8.900,00 por exemplo, terão parcelas de menos de R$ 250,00, com pagamento da primeira parcela em julho.


Além das condições, O MEGA FEIRÃO DA BAIXADA também traz muito mais variedades de modelos, atendendo a todos os públicos.


Aproveite e vá até Goitacazes para sair de carro novo no MEGA FEIRÃO DA BAIXADA.




CRT -RJ: Início de atendimento presencial aos técnicos industriais em Campos




19/11/2019 18:06:44.

Ítalo Judice (Diretor de fiscalização e Normas ), Elizeu Rodrigues Medeiros ( Vice presidente), Sirney Braga ( Presidente), Edmilson dos Santos Martins (Diretor Administrativo).


O Diretor de fiscalização e normas Ítalo Judice informa que a delegacia do CRT-RJ está funcionando desde o dia 04 de novembro no endereço Praça São Salvador, 41 Edifício Ninho das Águias 5° andar (sala 501). Horário De funcionamento: 09:00 às 17:00 h.


295 atendimentos no período do dia 04 ao dia 19 de novembro de 2019 na delegacia de Campos CRT-RJ.


170 mil profissionais e a maior parte dos profissionais está localizado no norte do estado do Rio de Janeiro .


O que é o CRT-RJ?


O Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ) é uma Autarquia Federal criada para representar exclusivamente os profissionais técnicos industriais de nível médio.

É formado por uma diretoria executiva eleita pelos trabalhadores e por um plenário composto por 30 conselheiros titulares e 30 suplentes igualmente escolhidos por votação direta. Alem disso, o CRT-RJ conta com um corpo profissional de apoio encarregado da parte operacional da entidade que incluí, entre outras, as atividades de fiscalização e atendimento aos técnicos e às empresas.


Os recursos que garantem o bom funcionamento do CRT-RJ são oriundos do pagamento de anuidades pelos profissionais e empresas. Antes da criação do CRT-RJ tais recursos já eram arrecadados e geridos pelo Crea-RJ.


A mudança de jurisdição do profissional, de um órgão para outro, não é opcional. O cadastro foi migrado automaticamente,após a instalação do CRT-RJ. Todo o processo foi regido  pela Lei 13.639/2018, de 26 de Março de 2018, que instituiu é criou tanto o CRT quanto os Conselhos Regionais.





Feirão Serasa Limpa Nome já tem mais de um milhão de acordos

O Feirão Serasa vai até o próximo dia 1° de dezembro




19/11/2019 17:05:51.

O Feirão Serasa Limpa Nome já atingiu mais de um milhão de acordos feitos através da plataforma desde o dia 4 de novembro — 259% acima do resultado total do ano passado. O Feirão Serasa vai até o próximo dia 1° de dezembro e os descontos podem chegar até 98% no abatimento da dívida. Segundo a empresa, mais de 2 bilhões de reais foram dados em descontos.


O consumidores podem negociar pela internet dívidas com as empresas parceiras pelo site do Serasa Limpa Nome e pelo aplicativo do Serasa Consumidor. São elas: Santander, Itaú, Recovery, Ativos, Net, Claro, Embatel, Anhaguera, Credsystem, Ipanema, Unopar, Sky, Nextel, Banco BMG, Digio, Hoepers, Porto Seguro, Tricard, Oi, Zema, Unic, Fama, Pitágoras, Uniderp e Unime.


Para os consumidores que não possuem acesso à internet, as agências da Serasa localizadas nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Salvador, Fortaleza, São Luís, Goiânia, Manaus, Bauru, João Pessoa, Porto Velho, Natal, Cuiabá, Recife, Londrina, São José do Rio Preto, Belém, Florianópolis e Vitória, estarão preparadas para receber consumidores e auxiliar nas negociações dentro do Serasa Limpa Nome.


Para o gerente do Serasa Limpa Nome, Lucas Lopes, os números das duas primeiras semanas do evento comprovam o interesse do consumidor em negociar suas dívidas: " Até o final do Feirão esperamos dobrar o número atual de acordos, e ajudar ainda mais brasileiros a terminarem o ano no azul. Melhoramos a experiência presencial e online, incluímos mais parceiros e ofertas, e melhoramos o percentual de desconto médio oferecido. Todos os feedbacks que recebemos foram devidamente ouvidos e ajustados este evento, fazendo dele, em apenas duas semanas, a maior edição de todos os tempos”.


Dados de inadimplência




Segundo estudo desenvolvido pela Serasa Experian, em setembro de 2019, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 63.2 milhões, 3.7% a mais do que em setembro de 2018. O montante alcançado pelas dívidas até setembro de 2019 foi de R$ 252 bilhões, com o valor médio de R$ 3.997,00. A maior concentração dos negativados tem entre 26 e 40 anos (38,3% do total). Em segundo no ranking de participação entre os inadimplentes estão pessoas de 41 e 60 anos, que correspondem por 34,5% do total.


A maioria das dívidas é de bancos e de cartão de crédito, totalizando 28% do total. Contas básicas como energia elétrica, água e gás, responderam por 19% do total de débitos em atraso. O setor de telefonia alcançou 11% do montante. Já o setor de varejo respondeu por 12,7% da inadimplência.


O estudo também mostra que, em setembro de 2019, a região com maior percentual de inadimplentes do país era a Sudeste, com 45,2% do total, seguida pela região Nordeste, com 24,7%. O Sul ficou em terceiro, com 12,9% dos negativados. A região Norte registrou 9,2%, seguido da região Centro-Oeste, com 8,1%.




Alerj: progressão funcional a cada 2 anos para servidores do TJ

O texto seguirá para sanção ou veto do governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias para decidir




19/11/2019 17:05:40.

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (dia 19), por 46 votos favoráveis e três contrários, o projeto de lei que muda as progressões de carreira dos servidores do Judiciário para que ocorram a cada dois anos. Pelas regras atuais, o serventuário só é promovido com a vacância do cargo (por aposentadoria ou morte). O texto seguirá para sanção ou veto do governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias para decidir.


O projeto enviado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, diz que as promoções dos servidores vão gerar uma despesa total de R$ 100 milhões, até 2022. Esse montante, segundo a justificativa, será compensado com a extinção de 309 cargos. Hoje, há 645 cargos de analista judiciário e 128 de técnico de atividade judiciária vagos. Essas duas carreiras são compostas por 12 padrões valores de vencimentos, ou seja, o último padrão será alcançado pelo servidor ao final de 22 anos de carreira. Com a lei em vigor, a evolução funcional também vai seguir critérios como a exigência de capacitação continuada pela Escola de Administração Judiciária (Esaj).


No último dia 12, em audiência pública da Comissão de Orçamento da Casa, o Conselho Fiscal — que monitora o cumprimento do Regime de Recuperação Fiscal no Rio avaliou a proposta dentro da legaligade, porém, o projeto veio em um momento inoportuno diante da situação das contas do estado. A equipe técnica liga ao Ministério da Economia pediu, inclusive, mais detalhamentos sobre os cálculos feitos pelo TJRJ. O EXTRA está apurando com o conselho se essa documentação foi entregue.


O deputado Luiz Paulo (PSDB), já havia dito, naquela ocasião, que caberia ao Legislativo aprovar o projeto e decidir se há oportunidade. O parlamentar reiterou seu posicionamento durante a votação no plenário:


— Naquela oportunidade ficou claro que o projeto tem legaligade porque o TJ oferece 309 cargos para serem extintos de vacâncias que aconteceram após a assinatura do Regime de Recuperação Fiscal. [...] A posição do conselho é de que o guarda legalidade, mas acham que não tem oportunidade. Eu estou votando favorável porque acho que há legalidade e oportunidade, até porque quem decide a oportunidade é o presidente do TJ, que mandou o projeto e esse parlamento, quando votar a matéria.


Voto contrário

Os deputados do partido Novo se posicionaram contrários ao projeto. O deputado Alexandre Freitas argumentou que todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) contribuíram para a crise financeira do estado e que o orçameto do TJRJ vem aumentando no período de aperto das contas.


— Quando a gente olha o histórico orçamentário do Tribunal de Justiça, nós vemos que o Tribunal está completamente avesso à triste realidade do nosso estado. Nunca se aumentou tanto quando o Judiciário. Executivo vem fazendo a sua parte, o Orçamento do estado do Rio de Janeiro, após a crise, foi sendo reduzido, foi sendo depreciado, mas o Tribunal de Justiça seguiu aumentando sua dotação orçamentária. Óbvio que todo servidor quer seu reajuste e isso é justo, porém, a gente não pode ignorar que todos os servidores do Rio de Janeiro estão dando a sua parcela de sacrifício. Ninguém está tendo reajuste, ninguém está tendo aumento de salário, porque estamos no Regime de Recuperação Fiscal — disse o deputado no plenário.


Fonte: Extra




Reforma administrativa pode ficar para 2020, diz líder do governo no Senado

Segundo o senador, a pauta do Congresso já está “muito densa"




19/11/2019 17:05:28.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), reconheceu nesta terça-feira que o envio da proposta de reforma administrativa pode ficar para o ano que vem, mas ponderou que ainda não há uma decisão tomada sobre a questão.


Bezerra afirmou ainda, em entrevista a jornalistas, que o governo está nas articulações finais com o Congresso para construir um "texto único" para a reforma tributária, mas reconheceu que ainda é necessário "vencer resistências".


O senador também disse ter a expectativa que a Câmara dos Deputados consiga concluir este ano a aprovação do marco regulatório do saneamento básico, de forma que o texto chegue ao Senado ainda neste ano.


Fonte: Reuters




Paraesporte: Atletas participam das Paralimpíadas Escolares

O evento acontece desta terça feira (19) até dia 22, no Comitê Paralímpico em São Paulo




19/11/2019 17:05:48.

Ryan Borges Azevedo, Yago Barreto e Fernando Augusto Barcelos Brasil, atletas do Paraesporte, maior projeto público esportivo voltado para pessoas com deficiência, estão integrando a Delegação do Estado do Rio de Janeiro, na 13ª edição das Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa, que começa nesta terça-feira (19), em São Paulo. O evento vai reunir aproximadamente 1.2O0 estudantes, que está sendo considerado a maior edição, reunindo representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Pela segunda vez, todas as unidades da federação estarão representadas nas Escolas.


A cerimônia acontece às 19h30, no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi. As competições começam nesta quarta feira, a partir das 8h no CT Paralímpico, em São Paulo. A maior deleção é a paulista, com 128 atletas, e é a delegação quem te mais títulos, são sete.


_ Como é a nossa primeira participação nas Paralimpíadas Escolares acredito que será enriquecedor para nós profissionais e para os atletas que terão a oportunidade de competir com atletas de outros estados. Além de ser uma forma de fazer novas amizades e conquistar independência, pois eles viajaram para outro estado sem os pais ou responsáveis - destacou o professor Luiz Felipe de Almeida, que acompanha a equipe junto com o professor Thiago Cruz.


Na  Paralimpíadas Escolares haverá provas nas modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A faixa etária para as disputas é de 12 a 17 anos. Os atletas do paraesporte vão participar das provas de natação, com Ryan Borges e Atletismo com  Yago Barreto e Fernando Augusto Brasil.


- É muito gratificante ver o crescimento e desenvolvimento dos nossos alunos do Paraesporte. Em três anos, conseguiram  bons resultados. Um deles foi a vaga para participar em março deste ano das Olimpíadas Especiais  Brasil, que aconteceu em Abu Dabhi, onde os atletas de futebol foram vice campeões e no vôlei de praia, obtiveram o terceiro lugar. As vagas foram obtidas a partir de competições como essas, onde eles vão se destacando e principalmente ganhando autonomia e desenvolvimento motor - destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, que implantou em abril de 2017, o Projeto Paraesporte em Campos, com o aval do prefeito Rafael Diniz. 


As Paralimpíadas Escolares contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo e patrocínio das Loterias Caixa.




Museu Histórico Programação para receber visitantes no feriado

No Dia da Consciência Negra, o espaço estará com exposições e visitas mediadas voltadas a conscientização da escravidão




19/11/2019 16:04:28.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), o Museu Histórico de Campos estará com exposições e visitas mediadas voltadas a conscientização da escravidão. No local, os visitantes poderão se informar sobre o princípio da escravidão na região e conferir instrumentos de tortura utilizados nos escravos como forma de domesticação, tanto no âmbito ideológico quanto físico. Neste dia, o Museu estará funcionando em horário especial, das 10h às 22h. 


Entre as atividades, a exposição permanente “Vestígios do Nosso Triste Passado”, localizada na sala do século XIX, estará recebendo novos materiais da época da escravidão, que ficarão expostos até o final do mês. Além disso, haverá também uma pequena mostra sobre o abolicionista Luís Carlos Lacerda, proprietário do Jornal Vinte e Cinco de Março, veículo de comunicação que prestava ajuda a escravos e condenava os maus tratos cometidos por senhores proprietários de escravos. 


Segundo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, é preciso revelar a história triste que aconteceu na época escravocrata da região, por mais dolorida que seja.


- É importante lembrar que antes da abolição da escravidão a maioria da população de Campos era composta por negros, como continua sendo até hoje. Graças a contribuição trazida pelos negros que formamos a nossa cultura regional, demostrada principalmente nas manifestações da cultura popular – comentou Graziela.


O Museu Histórico de Campos funciona no Solar Visconde de Araruama e está localizado na Praça do Santíssimo Salvador, 40, no Centro. Para agendamentos escolares e em grandes grupos é necessário um responsável, maior de 18 anos, comparecer ao espaço ou ligar para (22) 98175-0616. O Museu é ligado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, de 9h às 14h.




Petrobras eleva em 2,8% o preço da gasolina nas refinarias

Petrobras reajusta gasolina após mais de 50 dias; importadores apontam defasagem




19/11/2019 16:04:10.

Após mais de 50 dias sem reajustar o preço da gasolina nas refinarias, a Petrobras anunciou nesta segunda-feira (18) uma elevação de 2,8% no valor do combustível. O aumento ocorre após importadores apontarem que a elevação nos preços internacionais da gasolina implica em uma defasagem, conforme disse uma associação do setor.


O último reajuste da gasolina havia ocorrido em 27 de setembro. Desde então, a ausência de reajustes era considerada crítica pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), de acordo com a agência Reuters. A entidade apontou uma elevação de 6% no preço da gasolina no mercado internacional desde o último ajuste feito pela Petrobras até esta segunda. A associação foi criada em julho de 2017 e atualmente reúne 9 empresas importadoras com atuação no país.


Já o diesel - combustível mais comercializado do Brasil - sofreu reajuste de 1,2% nesta segunda nas refinarias.


"Com o avanço do câmbio e preços da commodity, o custo do produto teve alta 4,4%... Apesar da expectativa de atualização nos preços domésticos ainda na última sexta-feira, estes foram mantidos", disse a Abicom, em nota, apontando ainda "ajuste necessário da ordem de R$ 0,10 por litro".


O que diz a Petrobras


Procurada pela agência Reuters, a Petrobras reiterou em nota que sua política de preços para a gasolina e o diesel segue os princípios da paridade de importação, formada pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias.


A empresa ressaltou, no entanto, que "o preço de paridade de importação não é um valor absoluto, único e percebido da mesma maneira por todos os agentes".


Segundo a empresa, os reais valores de importação variam de agente para agente, dependendo de características, como as relações comerciais no mercado internacional e doméstico, o acesso à infraestrutura logística e a escala de atuação.


A estatal ressaltou que renomadas agências de informação têm publicado indicadores de preços de paridade com diferenças significativas.


"Importante destacar que não houve interrupção nas importações, tanto de diesel quanto de gasolina, realizadas por terceiros para o mercado doméstico brasileiro, o que evidencia a viabilidade econômica das importações realizadas por agentes eficientes de mercado", disse a empresa.


O repasse dos preços nas refinarias para os consumidores finais, nos postos, depende de uma série de questões, como as margens da distribuição e revenda, incidência de impostos e mistura de biocombustíveis.


Fonte: G1




Inep anuncia cancelamento de uma questão do Enem

O Inep identificou que a questão anulada fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da edição do Enem de 2018




19/11/2019 16:04:13.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem 2019. O Inep identificou que a questão anulada fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da edição do Enem de 2018. O chamado "caderno Ledor" é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.


A questão anulada consta no Caderno Azul como número 90; no Caderno Amarelo como 78; no Caderno Branco como 66; e no Caderno Rosa como 72.


No Enem, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e, também, de acordo com o desempenho de cada estudante na própria prova. A correção segue chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).


Respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público. As provas do Caderno Braile e Ledor, por exemplo, contém a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais. Além disso, questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas.


Fonte: Agência Brasil




Chuva causa pontos de alagamento em Campos

Ruas de diversos bairros de Campos estão alagadas




19/11/2019 16:04:50.

Alagamentos em alguns pontos da cidade após as chuvas das últimas horas. Na foto acima, Goitacazes (RJ 216) Outros pontos de alagamentos: Penha, Novo Jóquei, Parque Prazeres, e ouros bairros de Guarus.


NOTA DA PREFEITURA


A coordenadoria de Defesa Civil permanece em estágio de atenção, monitorando e realizando ações em alguns pontos na cidade em conjunto com outros órgãos. Para acionar a Defesa Civil, a população pode entrar em contato através dos números 199 ou (22) 98175 2512.


 



Comércio abre nesta quarta; bancos e repartições públicas fecham

Bancos e repartições públicas retornam na quinta




19/11/2019 15:03:34.

O Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SindiVarejo) informou na manhã desta terça-feira (19), que o comércio campista vai funcionar normalmente no feriado do Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20). Já bancos e repartições públicas não abrem e só retornam na quinta-feira (16).


A FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos informa que no próximo dia 15 de novembro (sexta-feira) não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país em função do feriado de Proclamação da República. Na quarta-feira seguinte (20), não haverá expediente nas cidades em que o Dia da Consciência Negra é feriado oficial.


Nos dias em que não houver expediente nas agências, a população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias - como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.


As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para essas datas poderão ser pagos no próximo dia útil sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).


“Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.


Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).




Espaço Verde do Horto Municipal: projetos ambientais gratuitos

Atividades são abertas à população




18/11/2019 18:06:14.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) através do Espaço Verde do Horto Municipal promove atividades direcionadas às questões ambientais e comportamento da sociedade em relação a natureza, por meio de palestras, minicursos, visitas guiadas e oficinas com  materiais recicláveis. Essas atividades são abertas à população, sejam elas escolas, instituições pública ou privada e também empresas que se interessam pela temática e a importância em trabalhar as questões ambientais.


A Escola Centro Educacional Estudar é Preciso levou os alunos para aula de taekwondo ao ar livre, e a diretora Érica Santana destaca a importância de aulas em contato com a natureza.


- Atualmente nossas crianças só conhecem shopping e quando chegam aqui se encantam com a natureza. As vezes levamos a passeios que não agregam ao ensinamento, uma aula ao livre nos mostra o quanto o meio ambiente é belo e que precisamos preservar - ressaltou.


A estagiária do Horto Municipal, Gisele Caetano evidência a notoriedade da educação ambiental.


- A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida e respeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Nossos projetos visam reutilizar materiais que seriam jogados fora, dando a elas novos significados. 


Além de projetos ambientais, o Horto Municipal recolhe lixos eletrônicos, óleo vegetal usado, que a cada 2L é trocado por um detergente e materiais recicláveis, que a cada duas sacolas é doado uma muda de árvore frutífera ou não frutífera.


O Horto Municipal está localizado na Avenida à avenida Alberto Lamego, s/nº, e funciona todos os dias, das 8h às 17h. Para maiores informações e agendamento de visitas ligar para o número: (22) 98175-0109. Já o Espaço Verde funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. Os interessados a participar das oficinas devem levar algum tipo de material reciclável para contribuir nas oficinas. Para mais informações, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental disponibiliza o número (22) 981751883.




Responsabilidade Civil foi tema de capacitação da Procuradoria

O próximo convidado será o Subprocurador Geral do município, Bruno Glória




18/11/2019 17:05:35.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - O Programa de Capacitação da Procuradoria do município recebeu nesta segunda-feira (18), no auditório da Prefeitura, o professor universitário e advogado, Luiz Victor Monteiro Alves, para debater sobre a responsabilidade civil do Estado. 


— A iniciativa da Procuradoria é excelente, um estímulo para que os universitários sigam a advocacia pública — afirmou o professor.


De acordo com o Procurador do município, José Paes Neto, o tema “Responsabilidade Civil” é um tópico que está constantemente envolvido nas demandas do setor. 


- É importante debater o assunto com uma pessoa que tem conhecimento de causa para também evoluir com nosso trabalho internamente - destacou.


A segunda etapa do ciclo de palestras já recepcionou professores renomados e procuradores. O próximo convidado será o Subprocurador Geral do município, Bruno Glória. O PGM Capacita está aberto a todos os servidores públicos e faz parte do programa de estágio da Procuradoria. 




Reunião debate plano de ações para a temporada de chuvas

Na pauta foram colocadas questões como a manutenção dos valões e canais que cortam a cidade




18/11/2019 17:05:11.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Após orientação do prefeito Rafael Diniz, o Grupo de Emergências em Alagamentos realizou reunião de trabalho nesta segunda-feira (18). Composto por Defesa Civil Municipal (DCM), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Superintendência de Limpeza Pública (SLP) e Empresa Municipal de Obras Públicas (Emhab), o grupo debateu o plano de ações para a temporada de chuvas.


— Essa reunião é importante para afinarmos o plano de trabalho para esse período. A intenção é definirmos as estratégias de ação, uma vez que trabalhamos conjuntamente para minimizar os impactos causados pelas chuvas, principalmente nos pontos mais baixos na área urbana — destaca o coordenador da Defesa Civil, Edison Pessanha.


Na pauta foram colocadas questões como a manutenção dos valões e canais que cortam a cidade, dos 17 “cisternões” que recebem a água da chuva e a rede de galerias pluviais, que compõem o sistema de drenagem da cidade. Foram repassadas informações das intervenções pontuais que vêm sendo realizadas, norteando a escapa de prioridades para o trabalho que será realizado nos próximos meses.


Sobre os valões e trechos urbanos de canais, o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, destacou o trabalho que vem sendo feito e o reforço que começa nos próximos dias com a chegada de máquinas do governo do estado. “Além da limpeza de alguns valões, vamos receber máquinas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para dragar os canais Cacomanga, Coqueiros, Saco e São Bento. Já os canais de Tocos, Aurora e Campos Macaé serão limpos com recursos da Prefeitura”, explicou.


Em relação às redes pluviais e “cisternões”, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cledson Bitencourt, lembrou que o trabalho de manutenção é contínuo, durante todo o ano, recebendo reforço nesse período. 


- Temos o mapeamento de toda a rede, incluindo os pontos mais críticos, e vamos concentrar as ações, nesses próximos meses, para que enfrentemos o mínimo de impacto possível em caso de chuvas fortes - disse.


Participaram ainda do encontro, o diretor de Obras da SMIMU, Thiago Cordeiro; o superintendente de Serviços Públicos, Carlos Augusto Siqueira; o presidente da Emhab, Carlos Junior, e o assessor de Fiscalização da SLP, Andrew Crespo.




Governo altera tabela de frete e inclui pedágio no valor

Resolução publicada na semana passada restabelece texto de julho e faz algumas alterações




18/11/2019 17:05:39.

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) restabeleceu a vigência da resolução de julho deste ano que fixou novas regras para o cálculo do frete mínimo de transporte de cargas. A resolução publicada na semana passada, no entanto, traz algumas alterações com relação ao texto de julho.


O frete é o preço pago pelo transporte de cargas. A tabela instituída pela ANTT é apenas para o transporte rodoviário. O frete varia de acordo com o produto transportado, com o trajeto realizado e com as condições enfrentadas pelo motorista para fazer o serviço.


A principal alteração é a obrigatoriedade de adicionar o custo com pedágio ao valor mínimo do frete que deve ser pago ao caminhoneiro pelo transporte de cargas. “O valor do pedágio, quando houver, deverá ser obrigatoriamente acrescido aos pisos mínimos”, afirma a resolução aprovada pela diretoria da ANTT.


O novo texto também prevê que o valor do frete a ser pago ao caminhoneiro deve considerar a negociação com relação ao lucro dele, despesas relacionadas ao uso de contêineres, por exemplo, e gastos com itens como alimentação, pernoite, tributos e taxas.


Um dos pontos criticados pelos caminhoneiros era o fato de a tabela não incluir expressamente, no cálculo do frete mínimo, a remuneração do caminhoneiro.


A resolução de julho prevê que 11 categorias de cargas serão usadas no cálculo do frete mínimo e amplia os itens considerados no cálculo. Além da distância percorrida, o cálculo do frete mínimo também passou a considerar o tempo de carga e descarga do caminhão, custo com depreciação do veículo, entre outros.


O texto foi alvo de muitas críticas por parte dos caminhoneiros o que levou o governo a suspender a aplicação da tabela e a abrir uma nova rodada de negociação com a categoria.


A tabela de fretes foi criada no ano passado pelo governo Michel Temer, após a greve dos caminhoneiros que bloqueou estradas e comprometeu o abastecimento de combustível, de medicamentos e de alimentos em todo o Brasil. O tabelamento era uma das reivindicações da categoria.


O que mudou

 

Saiba o que mudou das regras publicadas em julho para as que agora estão em vigor:

 

Resolução de julho


lucro, pedágio, valores relacionados às movimentações logísticas, despesas de administração, alimentação, tributos e taxas não integravam o cálculo do piso mínimo;


lucro, valores relacionados às movimentações logísticas, despesas de administração, alimentação, pernoite, tributos e taxas poderiam ser incluídos mediante acordo entre as partes;


o texto só incluía que o pagamento do pedágio deveria ser realizado na forma da lei que criou o vale-pedágio, segundo a qual o pagamento de pedágio, por veículos de carga, passa a ser de responsabilidade do embarcador.


Resolução em vigor


para definir o valor final do frete deverão ser negociados os valores do lucro, valores relacionados às movimentações logísticas, despesas de administração, alimentação, pernoite tributos e taxas;


o texto cita de forma expressa que o valor do pedágio, quando houver, deverá ser obrigatoriamente acrescido aos pisos mínimo cobrados pelo transporte.


Caminhoneiros


Wallace Costa Landim, conhecido como Chorão, é um dos caminhoneiros que conduziram a greve de 2018. Ele afirmou que as mudanças incluídas na resolução atendem de forma paliativa as demandas da categoria e que, agora, está "de olho" na publicação do reajuste da tabela previsto para janeiro.


Segundo Landim, com o texto antigo muitos embarcadores acabavam maquiando o valor do pedágio dizendo que estava incluso no frete.


Agora, com a determinação de que o pedágio deve compor o piso, o valor do pedágio deve estar expressamente descrito no cálculo do frete mínimo.


O caminhoneiro afirma que o maior desafio agora é fazer com que a tabela seja cumprida.


Fonte: G1




Palestra aborda conexão entre Câmara Municipal e Museu Histórico

O assunto será abordado pela historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard




18/11/2019 17:05:44.

A história do Solar do Visconde de Araruama e do Palácio Nilo Peçanha serão abordadas na programação da terceira edição do Festival Doces Palavras. Na terça-feira (19), às 9h, será realizada palestra com o tema “Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?”, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle).


O assunto será abordado pela historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard. “O objetivo é mostrar a relação entre as duas construções históricas, uma vez que o prédio do Museu já foi sede da Câmara Municipal. É importante abordarmos a história municipal no Festival Doces Palavras, criando o pertencimento da população”, explicou.


Na primeira programação divulgada, a palestra estava prevista para 14h, porém o horário foi alterado para 9h. A Emugle está localizada na Rua Baronesa da lagoa Dourada, 160.


Confira a programação da Câmara Municipal na terceira edição do FDP!:


Data: 19/11/2019

Horário: 09h

Local: Emugle

Palestra: Qual a conexão entre a Câmara Municipal e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes?

Palestra com a historiadora e gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard.


Data: 21/11/2019

Horário: 18h

Local: Plenário 

Jesuítas na história

Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre os Jesuítas, seguida de Mesa de Debate.

Convidados:Rafaela Machado (Historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal)

Luís Cláudio Ribeiro Moisés (Autor do livro “A devassa

dos jesuítas no ES”)


Data: 25/11/2019

Horário: 18h

Local: 18h Emugle 

O patrimônio arquitetônico campista em debate: impactos e perspectivas

Exibição do programa “Pílulas da História” da TV Câmara sobre o Patrimônio Histórico de Campos, seguida de Mesa de Debate.

Mediação: Rafaela Machado (Historiadora e diretora

do Arquivo Público Municipal)

Convidados: Simonne Teixeira (Vila Maria – UENF)

Humberto Neto (IFF)

Larissa Manhães (Arquivo Público Municipal)

Rodrigo Porto (COPPAM)


Data: 25/11/2019

Horário: 17h

Local: Foyer 

Abertura da exposição: Como era antes e como vejo hoje

Exposição do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes inspirada no álbum de inauguração das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916, pertencente a Nilo Peçanha, com fotos atuais do fotógrafo Douglas Marques.


Data: 27/11/2019

Horário: 18h

Local: Emugle 

Palestra: O Norte-noroeste Fluminense e o mundo

Palestrante: Professor doutor Arthur Sofiatti, autor da obra “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”.


Data: 28/11/2019

Horário: 18h

Local: Emugle 

Escolha da data da cidade de Campos dos Goytacazes – Reunião aberta do Instituto Histórico e Geográfico de Campos sobre a data de aniversário de Campos


Fonte: Ascom




86% dos empresários esperam vendas iguais ou maiores que as de 2018

Pesquisa realizada pela Boa Vista entre agosto e setembro




18/11/2019 16:04:22.

Oitenta e seis por cento dos empresários brasileiros acreditam que as vendas da Black Friday 2019 serão iguais ou maiores que em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista entre agosto e setembro, com mais de 800 empresários de todo o país.


Questionados sobre o faturamento com a data em relação ao ano passado, 53% acreditam que será igual, enquanto 39% acreditam que será maior este ano. Para 8%, o faturamento será menor que em 2018.


Ainda de acordo com a pesquisa, 25% dos empresários farão estoque extra de produtos para a Black Friday de 2019. 13% irão contratar mais mão de obra para a data, porcentagem que aumenta para 24% quando considerados apenas os empresários confiantes com o aumento das vendas.


Representatividade das vendas

Em média, as vendas da Black Friday representam 3,7% do faturamento anual das empresas. Para a maioria dos empresários (43%) as vendas da data representam menos de 1% do faturamento. O gráfico a seguir ilustra os números.


Estratégia de vendas

A principal estratégia adotada para chamar a atenção do consumidor será conceder descontos, conforme 55% das menções dos empresários. Outros 30% pretendem facilitar o pagamento, oferecendo a opção de parcelamento. Por fim, 15% irão apostar na criação de promoções como “leve dois e pague um”, por exemplo.


Vendas e faturamento por setor

Indústria e Serviços são os setores mais otimistas com o aumento das vendas da Black Friday em relação ao ano passado: 57% dos empresários de ambos os setores esperam um crescimento das vendas. Já para o Comércio, esse número representa 44% dos empresários, como ilustra o gráfico a seguir.


Em relação ao faturamento por setor nesta Black Friday, o setor de Serviços é o mais otimista, já que 42% de seus empresários afirmam esperar um maior faturamento com a data em relação ao ano passado. No caso de Comércio e Indústria, ambos os setores têm 39% de seus empresários otimistas com o crescimento.


Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Black Friday foi realizada pela Boa Vista de forma quantitativa, entre os meses de agosto e setembro de 2019. No levantamento foram entrevistados mais de 800 respondentes, representantes dos principais setores (Comércio, Indústria e Serviços) e dos segmentos micro, pequenas, médias e grandes empresas. A leitura dos resultados deve considerar ~ 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança para leitura dos resultados.


Fonte: BoaVistaSCPC




Instituições de ensino têm até dia 25 para aderirem ao ProUni

O prazo para a adesão das instituições começou em 7 de novembro




18/11/2019 15:03:53.

Instituições de ensino superior privadas têm até a próxima segunda-feira (25) para manifestar interesse em participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2020. Todos os procedimentos operacionais serão efetuados exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni).


O edital que torna público o cronograma e os procedimentos para emissões de termos de adesão e aditivo ao processo seletivo do primeiro semestre de 2020 está disponível na página do programa.


O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior, com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em critérios de renda. Cerca de 1,1 mil instituições em todo país oferecem vagas pelo programa e, em contrapartida, são isentas de tributos pelo governo federal.


No primeiro semestre deste ano foram ofertadas cerca de 244 mil bolsas de estudo em 1,2 mil instituições particulares de ensino. No segundo semestre, o total de bolsas foi 169 mil, em 1,1 mil instituições em todo o país.


O prazo para a adesão das instituições começou em 7 de novembro. Para as universidades que ainda não participaram do programa o prazo foi mais curto e terminou no dia 14.




DO publica retificação do edital do concurso público

São 87 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 28 de novembro




18/11/2019 15:03:40.

O Diário Oficial do Município de São João da Barra publica nesta segunda-feira, 18, retificação (aqui) a itens do edital 01/2019, do concurso público para a Prefeitura. São 10 itens, incluindo a inserção de uma vaga para portador de necessidades especiais no cargo de contador e exclusão da necessidade de registro em órgão de classe para os cargos de auditor fiscal de tributos e auditor municipal de controle interno.


Entre as retificações há também a inclusão da necessidade de o candidato gozar de boa saúde psicológica, além de física e mental, e de comprovação de idoneidade moral para candidatos ao cargo de guarda municipal. Há ainda informação sobre os turnos em que as provas objetivas serão realizadas, no item que permite ao candidato inscrever-se para mais de um cargo, desde que os turnos não coincidam. 


A retificação nº 01 lista também os exames e laudos médicos necessários para os candidatos e alterações nas descrições dos cargos de fiscal de obras e guarda municipal e do conteúdo programático para fiscal de obras. 


O concurso público para a Prefeitura de São João da Barra oferece 87 vagas para cargos de nível médio e superior, com salários de R$ 1.499,31 a R$ 3.807,19. As inscrições estão abertas desde o último dia 29 e vão até 28 de novembro. A taxa de inscrição para nível médio é de R$ 50,00 e para nível superior, de R$ 90,00. A organização do concurso é do Instituto Ibdo.


As retificações completas e o turno das provas estão no site www.institutoibdo.com.br.




Guarda Municipal forma mais 11 agentes para compor a Banda

Atualmente, a estrutura da Banda é composta por 18 músico




18/11/2019 15:03:54.

A música é capaz de proporcionar benefícios, em vários aspectos, para a vida humana. Quando em ambiente corporativo, pode induzir ainda mais à produtividade, bem-estar, qualidade de vida, entre diversas outras qualidades. Também envolvida pelos benefícios que a música traz, a Guarda Civil Municipal (GCM) desenvolve um projeto onde os agentes aprendem diversos instrumentos musicais e podem, ainda, fazer parte do quadro de músicos oficiais da corporação, através da Banda da Guarda.


Atualmente, a estrutura da Banda é composta por 18 músicos. Na última etapa da formação, estão outros onze Guardas que, no próximo dia 25 de novembro, participarão do concerto "Banda da Guarda em noite de Gala", no Teatro Trianon. A entrada será gratuita.


Instrumentos de sopro e outros como bateria, guitarra, percussão, teclado, sanfona, entre outros, farão parte da apresentação. E, no repertório, rock nacional e internacional, Música Popular Brasileira (MPB) e clássicos em geral.


A Banda da Guarda Civil Municipal foi oficialmente montada em julho de 2006, sendo composta exclusivamente por servidores da corporação. Antes desta data, havia uma reunião de músicos que atuavam, a convite, em nome da instituição. Atualmente, o maestro responsável, Rafael Almeida, conduz as apresentações às solenidades municipais, eventos em que são convidados e momentos de confraternização entre os agentes. Ainda este ano, a Banda se apresentou para os assistidos da secretaria de Envelhecimento Saudável e Ativo, além de instituições públicas e privadas, através do projeto “Viva Música”. Os ensaios acontecem sempre às terças-feiras e sábados de 8h a 12h.


- Para o próximo ano está previsto mais um curso de formação de músicos da GCM coordenado pelo Maestro Rafael Almeida, além de retomada do projeto “Viva Música” e a criação de novos projetos envolvendo a integração da Guarda com a sociedade Campista - contou o assessor de Comunicação da GCM, Igor Brandão.




Após protesto, Prefeitura paga energia do Camelódromo

REVOLTA: Protesto em razão do corte de energia do Camelódromo por falta de pagamento da Prefeitura




18/11/2019 12:12:00.

(Vídeos ao final do texto) - Após o protesto realizado por permissionários do Camelódromo, a energia do Shopping Popular Michel Haddad foi  restabelecida.

NOTA DA PREFEITURA: A energia já foi restabelecida no local por volta das 14h de hoje (18). A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), manteve contato com os permissionários do Shopping Popular Michel Haddad. A Guarda Civil Municipal e Polícia Militar também estiveram nos locais de possível interdição para orientar o trânsito.


Manifestação de camelôs contra Prefeitura e trânsito parado no Centro


Permissionários (camelôs) do Camelódromo Michel Haddad de Campos fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (18), deixando o trânsito parado na área central da cidade. Revoltados, eles protestaram contra o corte da energia do local, em virtude da falta de pagamento por parte da Prefeitura, que ainda não se manifestou.


O trânsito foi afetado na maioria das ruas centrais. A Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão) foi fechada na subida da Ponte Leonel Brizola (Ponte Rosinha), impedindo a passagem de veículos. Agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal estiveram no local para liberar o trânsito.


A secretária da Associação dos Permissionários, Mara Santos, disse que a manifestação não terminaria até que a prefeitura realize o pagamento à concessionária Enel.


*Última atualização às 14h57


Veja no vídeo abaixo:





Alerta: Cuidados com as compras da Black Friday

Para começar, é preciso pesquisar os preços com bastante antecedência, para checar se os abatimentos oferecidos na Sexta-feira Negra são reais




18/11/2019 12:12:46.

No próximo dia 29, acontece mais uma edição da Black Friday — a megaliquidação que ocorre em diversos países, com descontos acima da média. E, desde já, o Procon-RJ ressalta alguns cuidados que os consumidores devem tomar para não serem lesados. Para começar, é preciso pesquisar os preços com bastante antecedência, para checar se os abatimentos oferecidos na Sexta-feira Negra são reais. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno. Confira outras dicas:


Segurança do site


Em caso de compra on-line, verifique a segurança do site. Evite links enviados por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagem. A maneira ideal é digitar o endereço eletrônico da loja no navegador do computador ou do celular e não entrar pelo link fornecido.


Mesmo que confie em quem lhe enviou o link, o internauta deve passar o mouse sobre dele para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o verdadeiro. Pesquise a URL da loja na web para poder confrontar.


Ao entrar no site da loja, verifique se o endereço eletrônico usa o protocolo https e se é exibido o ícone de um cadeado fechado. Ao clicar em cima desse cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.


Mantenha também o computador, o tablet ou o celular protegido com senhas, e tenha sempre antivírus e firewall atualizados. Evite também redes wi-fi abertas, pois são menos seguras.


Boa reputação


Procure comprar em sites que tenha boa reputação entre os clientes. Desconfiar de páginas de internet pouco conhecidas. Procure sites de reclamações de consumidores e e verifique queixas de outros usuários. Os sites “Reclame Aqui” e “Consumidor.gov.br” são boas fontes para essas informações. Procure também referências nas redes sociais.


Verifique sempre as informações de contato da loja, que devem estar em destaque. É preciso que apresente nome e CNPJ, com endereços físico e eletrônico.


Informações sobre preços


Na sexta-feira da promoção vale, antes de efetuar a compra, pesquisar os preços do produto em pelo menos três lojas diferentes. Isso vai ajudar o consumidor a verificar se os produtos estão com preços realmente promocionais. Desconfie de valores muito abaixo da média do mercado.


A informação sobre o preço de um produto deve ser apresentada de forma clara, sem que o consumidor precise procurá-la e sem que o valor sugerido gere dúvidas.


O consumidor também precisa saber quando vai pagar à vista e de forma parcelada, se isso for permitido, sempre com o número de prestações em destaque.


Segundo O Procon-RJ, a loja também deve informar taxa de juros, seguro, frete e demais encargos ou acréscimos, além do valor total a ser pago no caso de financiamento.


Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é mesmo o anunciado e se a publicidade é real.


Guarde prints das páginas


Capture as telas de todas as comunicações eventualmente feitas com o site e guarde imagens da publicidade, confirmação de pedido e de pagamento, e código de localização, além de e-mails que ofertem um produto. É uma garantia caso tenha que reclamar de uma promoção que não foi cumprida.


Exija a nota fiscal e todos os comprovantes de pagamento, entrega e montagem.


Compras por impulso


Evite as tentações da compra por impulso: o consumidor deve sempre ter em mente ser necessário pesquisar o produto que deseja comprar. Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. O recurso é apenas uma ferramenta para pressionar o consumidor a comprar sem pensar.


Entrega


Procure sempre saber sobre as condições de entrega e sobre o valor cobrado de frete. O Procon-RJ lembra que, no Estado do Rio, a lei garante ao consumidor o direito de escolher o turno (manhã, tarde ou noite) de entrega do produto.


Direito de arrependimento


No caso de compras pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou por catálogo, o comprador precisa saber que o prazo para desistência da compra é de sete dias, contados a partir da aquisição do produto ou do recebimento. Esse direito é garantido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não há necessidade de apresentar um motivo para cancelar a compra.


Reclamações


O Procon-RJ recebe reclamações em seus postos de atendimento presencial, pelo site www.procononline.rj.gov.br ou pelo aplicativo “Procon RJ”. O consumidor também pode esclarecer dúvidas e fazer denúncias pelo telefone 151.


Fonte: Extra