René Simões testa positivo para o novo coronavírus

Atualmente o ex-treinador se dedica à carreira de coaching esportivo




29/03/2020 13:01:37.

O ex-técnico René Simões divulgou por meio da sua conta no Instagram, que testou positivo para o novo coronavírus(covid-19). Ele apareceu em um vídeo fazendo embaixadinhas e conta que dia 16 de março sentiu os sintomas e realizou o exame. Porém, apenas nesse sábado (28) teve a confirmação que contraiu o vírus.


“Dia 16 de março senti os sintomas do covid-19. Fui ao hospital e me testaram. Por precaução, mesmo não sabendo o resultado, fiquei em isolamento no meu quarto. Não saí dele e tinha tudo separado para mim dentro de casa. Tudo era higienizado e ninguém entrava no quarto.

Somente hoje recebi o resultado que foi positivo,“ disse.


René Simões teve destaque na seleção da Jamaica entre 1994 e 1998, e conquistou uma vaga para a Copa do Mundo da França(98), a única participação do país na competição. Comandou também a Seleção Brasileira feminina nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia (2004) e encerrou a participação com a medalha de prata. Ele teve passagens por clubes brasileiros, entre outros, como: Bahia, Botafogo, Ceará, Coritiba, Figueirense, Flamengo, Fluminense e Santa Cruz. Com 67 anos, pertencente ao grupo de risco, aproveitou para alertar as pessoas sobre os cuidados que devem ter.


“Como o vírus demora a se manifestar, mesmo tendo mais de quatorze dias, seguirei na prevenção e só sairei no dia 30 do isolamento. Somente no primeiro dia tive algum sintoma e depois fiz tudo normalmente. Pensando em como daria a notícia, resolvi pegar a minha amada bola de futebol e fazer a comunicação juntos. Agradecendo a Deus por mais essa vitória. Fiquem bem e os em risco devem ser precavidos.”


Fonte: Agência Brasil




Fornecimento de combustíveis e gás garantido no Rio

Um decreto promulgado pelo governador Wilson Witzel na sexta-feira (27/03) autoriza o funcionamento das atividades do setor durante a vigência do estado de calamidade pública




29/03/2020 12:12:22.

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) não vai afetar o funcionamento das atividades da indústria de óleo e gás onshore no Estado do Rio de Janeiro. Um decreto promulgado pelo governador Wilson Witzel na sexta-feira (27/03) autoriza o funcionamento das atividades do setor durante a vigência do estado de calamidade pública.


Para Fábio Galvão, presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Economico, Energia e Relações Internacionais, a autorização concedida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para funcionamento da indústria de óleo e gás onshore reconhece a importância da indústria de petróleo, gás natural, outros hidrocarbonetos fluidos e biocombustíveis para assegurar o bem-estar social do povo fluminense.


- No atual momento, a preocupação do governo estadual tem sido com o abastecimento de combustíveis e gás como serviço essencial à coletividade para garantia da saúde pública dos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, especialmente visando à manutenção do fornecimento de produtos, insumos e serviços necessários à área da saúde - ressaltou Galvão.


Ainda segundo o Decreto 47.002, fica vedada a aglomeração de pessoas no desempenho destas atividades, considerando a competência concorrente do Estado do Rio de Janeiro para legislar sobre produção e consumo, nos termos do art. 24 da Constituição da República e do art. 74 da Constituição Estadual.




Detentas no Rio vão produzir máscaras para proteção contra a Covid-19

A ideia é ainda ampliar a produção para atender outros setores




29/03/2020 12:12:17.

Cerca de 30 mil máscaras de proteção contra o Covid-19 serão confeccionadas por detentas da Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu, que atuam no setor de costura em troca de redução da pena. As máscaras serão destinadas, a princípio, para agentes da área de segurança do Estado. A ideia é ainda ampliar a produção para atender outros setores, cujos profissionais têm contato direto com a doença, como os da Secretaria de Estado de Saúde.


A ação, alinhada às determinações do governador Wilson Witzel, é resultado da parceria entre as secretarias de Estado de Trabalho e Renda; de Administração Penitenciária e da Fundação Santa Cabrini, que atua na gestão da mão de obra prisional.


- Precisamos estar unidos e pensando em soluções alternativas para conter os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus - afirmou o governador Witzel.


Para fazer a entrega formal do material necessário para a produção das máscaras, estiveram presentes na unidade prisional os secretários estaduais Alexandre Azevedo (Administração Penitenciária), Jorge Gonçalves (Trabalho e Renda) e Darcy Luiz Azevedo (presidente da Fundação Santa Cabrini).


- A transversalidade é a arma do Governo Witzel no combate ao coronavírus. Todos estamos trabalhando juntos para vencer essa crise – disse o secretário de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves.


Novas ações estão sendo estudadas para a ampliação do número de detentas no trabalho de confecção das máscaras, além de planos para aquisição do material necessário.


- Dentro das diretrizes do governo Witzel, utilizar a população carcerária nesse projeto é uma iniciativa importante para aumentar a oferta dos equipamentos de proteção - destacou o secretário de Administração Penitenciária, Alexandre Azevedo.


De acordo com a diretora da Penitenciária Talavera Bruce, Silvana Silvino, ainda não é possível calcular o tempo necessário para a confecção da quantidade de máscaras, tendo em vista que o tecido necessário nunca foi utilizado nas peças produzidas por elas rotineiramente. Durante o próximo fim de semana, cerca de 20 apenadas vão trabalhar, exclusivamente, na confecção das máscaras.


Para o presidente da Fundação Santa Cabrini, Darcy Azevedo, essa é uma ótima oportunidade de integrar a mão de obra que existe em todo o complexo penitenciário do Estado do Rio de Janeiro a uma causa humanitária e social que o mundo todo está enfrentando:


- As internas vão se sentir fazendo parte da equipe que está se unindo para ajudar. Além disso, elas poderão reduzir suas penas. Para cada três dias de trabalho, é menos um a ser cumprido dentro da penitenciária - destacou Darcy.




Supermercados fechados aos domingos em Campos

Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar de 8h às 20h, de segunda a sábado




29/03/2020 12:12:19.

Desde a última quarta-feira (25), hipermercados, supermercados e mercados de Campos estão com horários reduzidos. Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar de 8h às 20h, de segunda a sábado, adotando medidas de controle de entrada e saída de clientes, para evitar aglomerações. Aos domingos devem permanecer fechados. A medida vale até dia 5 de abril. 


A determinação consta do Decreto 034/2020, publicado em edição suplementar na última segunda-feira (23). O documento, assinado pelo prefeito Rafael Diniz, é mais uma das ações de enfrentamento ao coronavírus que a Prefeitura de Campos vem tomando.




Postura fecha quiosque que descumpriu decreto em Campos

Fiscais prosseguem na manhã deste domingo (29) orientando comerciantes




29/03/2020 12:12:13.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Um quiosque no Parque Santo Amaro foi fechado pela equipe de fiscalização da Superintendência de Postura, na noite deste sábado (28), contrariando Decreto Municipal de emergência em saúde em Campos. Desde a publicação do Decreto, esta foi a terceira abordagem das equipes de fiscalização ao mesmo estabelecimento. O Decreto 33/2020, suspende, temporariamente, o atendimento presencial em comércio, bares, restaurantes e estabelecimentos similares, desde o último dia 23, devido ao enfrentamento ao Covid-19. Na manhã deste domingo (29), fiscais da Postura, guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública estão nas ruas com a fiscalização. 


- Recebemos a denúncia, fomos ao local e constatamos o crime contra saúde pública. O proprietário do local foi conduzido para delegacia, responderá pelo crime, receberá multa por desobediência ao decreto Municipal e a Codemca também entrará com processo administrativo para cassação de sua permissão - explicou o superintendente, Victor Montalvão.


O estabelecimento comercial foi lacrado e a ocorrência foi registrada na 134 Delegacia de Polícia. 

Desde a publicação do decreto, a superintendência de Postura vem fiscalizando diariamente o cumprimento do mesmo. Para denunciar o funcionamento irregular do comércio neste período, a população deve entrar em contato pelo telefone (22) 98168-3645.




Bebê de menos de um 1 ano com coronavírus morre nos EUA

Segundo diretora do Departamento de Saúde Pública do estado, a morte é a primeira desse tipo; causa está sendo investigada




29/03/2020 11:11:09.

Um bebê de menos de um ano de idade que estava infectado com Covid-19 morreu no sábado (28) em Chicago, no estado americano de Illinois, informou o Departamento de Saúde Pública estadual.

A diretora do departamento, Ngozi Ezike, afirmou que a causa da morte do bebê está sendo investigada. O estado não divulgou mais detalhes sobre a criança.


“Nunca houve uma morte associada à Covid-19 em uma criança. Uma investigação completa está em andamento para determinar a causa da morte”, disse Ezike. “Devemos fazer tudo o que pudermos para impedir a propagação desse vírus mortal. Se não para nos proteger, mas para proteger aqueles ao nosso redor".


Grupo vulnerável


O relato de morte de crianças já tinha sido feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que não deu detalhes sobre quantas foram afetadas e incluiu a ressalva de que esse perfil etário não está entre os mais atingidos pelo novo coronavírus.


Os estudos e levantamentos apontam que a taxa de letalidade é maior entre pessoas com mais de 60 anos e que já conviviam com outras doenças prévias.


"Esta é uma doença séria. Embora a evidência que temos sugira que aqueles com mais de 60 anos correm maior risco, jovens – incluindo crianças – morreram", disse o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na segunda-feira (16).


Fonte: G1




Ação para restringir acessos a clubes, lagoas e praias em SJB

Objetivo é cumprir decreto para evitar alglomerações




29/03/2020 11:11:00.

Uma ação conjunta envolvendo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, Política Militar e Corpo de Bombeiros foi realizada no litoral de São João da Barra neste sábado, 28, em cumprimento aos decretos estadual e municipal (26/20) que restringem a população de frequentar praias, lagoas, rios e clubes com piscinas, a fim de evitar aglomerações.


A atuação durante o dia se intensificou nas imediações do Polo Gastronômico, em Grussaí, com auxílio de carro de som emitindo mensagens de conscientização. A orientação foi para que os banhistas retornassem às suas residências, cooperando com o isolamento social e contribuindo para o combate ao coronavírus.


De acordo com o secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho, operações nesse sentido continuarão sendo realizadas em toda extensão litorânea de São João da Barra.


- Nossa função é, juntamente com as entidades de segurança do Estado, fazer com que a determinação, via decreto, seja cumprida. Ainda notamos que algumas pessoas insistem em descumpri-la, mas nossa atuação irá prosseguir - explicou.


Também neste sábado, um motorista de transporte alternativo foi conduzido à Delegacia de Polícia em virtude do descumprimento do Decreto Municipal, 26/20, em seu Art. 4, Inciso II, que suspende a circulação de transporte alternativo, tais como, topiques, vans, táxis, transporte por aplicativo e congêneres. Os ocupantes do veículo também prestaram depoimento.


Fonte: Ascom




Vacinação contra gripe retoma nesta segunda (30) e terá mais dois postos

Nesta segunda voltam a ser vacinadas pessoas entre 60 e 69 anos




29/03/2020 11:11:31.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A campanha de vacinação contra gripe, em Campos, será retomada nesta segunda-feira (30). A vacinação foi interrompida na tarde da última sexta-feira (27), devido à grande procura, que esgotou a primeira remessa enviada pela Secretaria estadual de Saúde. Uma novidade é que, esta semana, serão disponibilizados mais dois postos — prédio antigo da UPH São José (ponto fixo) e drive thru em Travessão, no pátio da igreja católica. (Veja no final da matéria todos os postos de vacinação e a tabela de vacinação por idade).


Nesta segunda voltam a ser vacinadas pessoas entre 60 e 69 anos. Terça-feira (31), serão idosos maiores de 80 anos, que não vacinaram no último dia 25, primeiro dia da campanha no município.


Durante dois dias da semana, equipes vão vacinar pessoas acamadas em suas residências. O direcionamento é feito às terças e quintas, conforme agendamento. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os responsáveis pelos acamados, que ainda não estão cadastrados na Vigilância Epidemiológica, podem entrar em contato com o setor, através do telefone (22) 98175-2482. 


As instituições hospitalares e asilos receberão equipes de imunização previamente agendadas. Os trabalhadores da área de saúde devem apresentar carteira de identificação no momento da imunização. 


Demais grupos - A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril, abrangendo professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.


Terceira fase – A partir de 9 de maio, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas sócio educativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos entre 55 a 59 anos, pessoas com deficiência.


Pontos de vacinação fixa

CEDE Lulu Beda (Jardim Carioca)

Colégio Salesiano

Uenf

UBS Morro do Coco

UBS Lagamar

UPH São José (prédio antigo)


Pontos de drive trhu

Cepop

FRC

Travessão, no pátio da igreja católica


Tabela de vacinação de acordo com a idade

Segunda, dia 30 — Idosos entre 60 e 69 anos

Terça, dia 31 — Retoma maiores ou iguais a 80 anos

Quarta, dia 01 — Idosos entre 70 e 79 anos

Quinta, dia 2 — Idosos entre 60 e 69 anos

Sexta-feira, dia 3 — Idosos maiores ou iguais a 80 anos




Brasil: Estados confirmam 116 mortes e 3,9 mil infectados

Secretarias estaduais de saúde contabilizam 3.936 infectados em todos os estados




29/03/2020 10:10:58.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 9h de domingo (29), 3.936 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 116 mortos, 84 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado.


Em São Paulo, outras duas mortes foram confirmadas: uma por um hospital e outra por uma universidade, somando 118. Os casos ainda não foram contabilizados pela secretaria.


Na Bahia, foi confirmada na manhã deste domingo (29) a primeira morte por coronavírus no estado. Um paciente de 74 anos que fazia diálise e estava em um hospital particular. O número de casos no estado está em 127.


O Rio Grande do Norte, que tem 45 casos confirmados da doença, teve o primeiro registro de morte na noite de sábado.


Subiu para 22 o número de casos no Maranhão, segundo informou o governador do estado em rede social na noite de sábado.


Ontem (28), o Piauí registrou a primeira morte provocada pela doença e mais dois casos. A vítima foi o prefeito da cidade de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos. Minas Gerais passou dos 200 casos confirmados.


Ainda no sábado, no Distrito Federal, deu negativo para coronavírus um exame para um paciente tido como a primeira morte no estado por Covid-19, divulgado na última sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Saúde, "o desencontro de informações se deu em virtude da indicação de suspeita da doença no atestado de óbito que, em si só, não confirma a causa morte".



Novos casos também foram registrados no sábado no Rio Grande do Norte, que agora tem 45 confirmações da doença, e em Santa Catarina, que já soma 184 casos.


Pernambuco agora tem 5 mortes e 68 casos. Rio Grande do Sul chegou a 200 casos confirmados de coronavírus. Paraná registrou dois mortos na cidade de Maringá.


O Amazonas registra 111 casos e o Distrito Federal identificou 260 infectados. Mato Grosso do Sul já tem 31 casos do vírus e Goiás tem 56 casos.


O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde deste sábado (28), informando que o Brasil registra 3.904 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 114 mortes.


O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). No entanto, os outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de março).


Fonte: G1




Mega-Sena acumula, e próximo concurso deve pagar R$ 4,8 milhões

A quina teve 10 acertadores; cada um receberá R$ 86.553,24




29/03/2020 10:10:15.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.247 da Mega-Sena, realizado neste sábado em São Paulo. O próximo concurso poderá pagar até R$ 4,8 milhões no dia 1 de abril.


As dezenas sorteadas foram: 01 - 42 - 44 - 47 - 48 - 53.


A quina teve 10 acertadores; cada um receberá R$ 86.553,24. A quadra teve 908 apostas vencedoras; cada uma ganhará R$ 1.361,7


Fonte: Extra




Abrigo Provisório já recebe pessoas em situação de rua

O Abrigo deve receber, aproximadamente, 60 usuários e integra o Plano de Ação para Pessoas em Situação de Rua no Combate ao Covid-19




29/03/2020 10:10:50.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A Prefeitura de Campos implantou, neste sábado (28), o Abrigo Provisório para a População em Situação de Rua. A Secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins, recebeu cerca de 20 pessoas no novo espaço, na manhã de hoje. Um médico da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local com ambulância e já iniciou o primeiro atendimento clínico dos usuários. Na sexta-feira (27), o prefeito Rafael Diniz realizou vistoria técnica no local acompanhado do deputado federal, Marcão Gomes, que já foi secretário da pasta; da secretária Pryscila e do corpo técnico.


Neste sábado, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orientou os assistidos e avaliou os animais de estimação, que receberam um cantinho especial no Acolhimento, para evitar que sejam transmissores de doenças.


O Abrigo deve receber, aproximadamente, 60 usuários e integra o Plano de Ação para Pessoas em Situação de Rua no Combate ao Covid-19, que conta, ainda, com abordagens sociais em parceria com a Defesa Civil e de profissionais da saúde, visando identificar pessoas com sintomas da doença. Pryscila estava acompanhada da diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, da equipe técnica e do subsecretário de Governo, Marcos Soares. 


- Nossas equipes já iniciaram o trabalho de orientação quanto à necessidade de adotarem o distanciamento recomendado entre eles, seguindo as normas do Ministério da Saúde. As camas estão dispostas respeitando essa restrição. O abrigo conta com isolamento para pessoas que possam apresentar sintomas do covid-19, além de cuidadores, auxiliares de serviços gerais, profissionais de apoio e vigilância, auxiliares de cozinha, assistentes sociais e psicólogos - informou a secretária.


Anne informou que o abrigo também vai respeitar outros critérios técnicos como alimentação específica e área de convívio diferente para quem estiver em isolamento. “Continuaremos fornecendo nesse novo abrigo provisório todos os serviços disponíveis no Centro Pop, com exceção das atividades em grupo, que estão suspensas durante esse período”, disse.


Evaldo Gomes Viana agradeceu a Prefeitura pelo novo espaço e decidiu colocar a mão na massa, auxiliando os profissionais da Prefeitura, durante o processo de reparos e higienização. "Sou usuário do Centro Pop e vejo o esforço dos funcionários todos os dias, principalmente pra abrir esse Abrigo. Me ofereci para ajudar pois, se a casa é nossa, devemos cuidar bem dela. Achei por bem fazer minha parte e estou me sentindo bem melhor em poder ajudar. Não tenho família em Campos, minha família era de Cabo Frio. Mas tenho certeza que vai ser maravilhoso ficar aqui a partir de agora", comentou Evaldo.




Equipes do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus recebem treinamento

Centro vai funcionar no prédio novo da Beneficência Portuguesa e vai contar com leitos de UTI e clínica médica




29/03/2020 10:10:46.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Os médicos e profissionais da saúde, que vão trabalhar no atendimento ao paciente no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, estão em treinamento. Os trabalhos tiveram início na noite de sexta-feira (27) e seguem durante todo o dia deste sábado (28), no auditório da Beneficência Portuguesa de Campos, onde o Centro vai funcionar. O prefeito Rafael Diniz esteve no Centro neste sábado para acompanhar a capacitação.


A médica pneumologista e responsável pelo treinamento, Patrícia Meirelles,explicou que o treinamento segue os protocolos do Ministério da Saúde e de todas as Sociedades ligadas às áreas médicas.


- Estamos capacitando as equipes da sala vermelha, que é pra onde vão os pacientes mais graves, e equipes da UTI e do acolhimento - destacou Patrícia Meirelles. "Treinamento para que os profissionais estejam prontos, tanto na utilização de equipamentos de proteção individual quanto para ofertar o máximo de segurança no atendimento à população que vier buscar o Centro. O momento é de isolamento social, ficar em casa, pra gente evitar um mal maior lá na frente", completou o prefeito. 


Outro ponto importante destacado pela médica, durante o treinamento, é com relação a paramentação e desparamentação dos profissionais. “A forma correta de usar as vestimentas adequadas e os EPIs são de suma importância. Da mesma forma eles têm que estar bem orientados na hora de retirar essas vestimentas e equipamentos, porque o Covid-19 é transmitido de forma muito rápida”, lembrou. 


O fluxograma de atendimento será realizado também de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. 


- O primeiro atendimento é feito na tenda. Se forem verificados síndrome gripal e sintomas do Covid-19, o paciente é encaminhado para a segunda triagem, onde será avaliado o tipo de atendimento que será realizado. Se for grave será encaminhado para a sala vermelha ou a UTI - contou Patrícia.


Sintomas – São sintomas do coronavírus: febre, tosse e dificuldade para respirar. São cuidados básicos, além do isolamento social: higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel; cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar e evite ficar muito perto (um metro) de pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe.




Rio das Ostras confirma dois casos de coronavírus

As duas pessoas, mãe e filho, já estão em isolamento domiciliar




29/03/2020 09:09:21.

Na noite deste sábado, dia 28 de março, Rio das Ostras confirmou os dois primeiros casos de coronavírus no município, registrados por vínculo epidemiológico. As duas pessoas, mãe e filho, já estão em isolamento domiciliar e receberam a visita de uma equipe da Vigilância Epidemiológica que prestou as orientações necessárias e os cuidados que devem ser tomados a partir de agora.


A confirmação veio por conta de um resultado positivo de uma senhora de 70 anos, moradora de Itaboraí e mãe e avó das duas pessoas infectadas, que veio visitar a filha e o neto moradores de Rio das Ostras e permaneceu em contato com a família por um período de uma semana. Essa senhora deu entrada no Pronto-Socorro no último dia 23 de março com sintomas gripais e foi encaminhada para o Hospital de Araruama. Em seguida, ela foi transferida para o Rio de Janeiro, onde foi confirmada a contaminação.


É importante frisar a importância do isolamento social. As pessoas devem ficar em casa e evitar a circulação na rua. Saiam de casa somente se necessário.


MEDIDAS PREVENTIVAS – A atual Administração Municipal tem decretado medidas preventivas contra a pandemia do coronavírus para garantir a qualidade de vida da população. Dentre essas medidas estão o controle de circulação da população e, em parceria com o Poder Legislativo, a redução de despesas de custeio dos dois Poderes. O objetivo dessas ações é dispor recursos, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, para mais investimentos nessa área. Está previsto a contratação emergencial de profissionais que vão atuar nas ações contra o COVID-19 e nas barreiras sanitárias que serão implantadas nas entradas do município para procurar conter ainda mais a circulação do vírus no município.


RECOMENDAÇÃO – Profissionais da Saúde de Rio das Ostras continuam atentos e seguindo com o Plano de Contingência ao Coronavírus, no intuito de acolher e identificar, precocemente, os casos suspeitos que possam surgir no Município.

É importante que a população fique em casa e saia somente se necessário. Além disso devem ficar atentos aos dados oficiais dos órgãos competentes, a Secretaria de Estado e Ministério da Saúde. Os dados do município estão sendo disponibilizados no portal oficial. www.riodasostras.rj.gov.br


Fonte: Ascom




PM presta homenagem aos profissionais da Saúde em frente ao HFM; vídeos

Homenagem aconteceu na noite deste sábado em todo o Estado do Rio




29/03/2020 09:09:01.

Veja vídeos ao final das informações - Policiais militares de todo o Estado do Rio de Janeiro prestaram, na noite deste sábado (28), uma homenagem aos profissionais da Saúde, em frente aos principais hospitais.


Em Campos, os agentes do 8º BPM, em frente ao Hospital Ferreira Machado (HFM), saudaram médicos, enfermeiros e todos os funcionários que estão na luta contra um inimigo invisível, o coronavírus.




























Sobe para 13 o nº de mortes por coronavírus no estado do Rio




29/03/2020 01:01:15.

Subiu para 13 o número de mortes pelo novo coronavírus (covid-19) no estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Saúde registra, até este sábado (28), 558 casos confirmados e 13 óbitos por coronavírus. Ontem, o número de óbitos estava em dez.


O município do Rio de Janeiro é o mais infectado pela doença. Do total de 558 casos no estado, a cidade do Rio concentra 489. Em seguida, vem Niterói, na região metropolitana, com 37 casos. Volta Redonda  tem 11; São Gonçalo, quatro; Petrópolis e Duque de Caxias, três casos, cada um; Itaboraí, dois; e Barra Mansa, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Guapimirim, Mangaratiba, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Resende e Valença tem um caso, cada.


De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, as três mortes mais recentes são de homens de 46, 65 e 67 anos que residiam  na capital fluminense.


Os oito homens e cinco mulheres que morreram vítimas de coronavírus no estado do Rio de Janeiro eram idosos ou apresentavam comorbidades, sendo classificados como grupo de risco para a covid-19.


Os óbitos foram registrados nos seguintes municípios:



Rio de Janeiro – nove (quatro mulheres e cinco homens)

Miguel Pereira – um (mulher)

Niterói – um (homem)

Petrópolis – um (homem)

Volta Redonda – um (homem)


A Secretaria de Estado de Saúde informa que mais 33 óbitos estão em investigação. Destes, 21 aguardam resultado laboratorial e 12, avaliação epidemiológica.




Balanço/Brasil: número de mortes sobe para 114 por coronavírus




29/03/2020 01:01:45.

O Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, informou neste sábado (28) que o Brasil tem 3.904 casos e 114 mortes por covid-19. Os principais números são:

  • 114 mortes
  • 3.904 casos confirmados
  • 2,8% é a taxa de letalidade
  • São Paulo concentra 1.406 casos, e o Rio, 558

O balanço acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total. No balanço anterior, da sexta-feira (27), o Brasil tinha 92 mortes e 3.417 casos confirmados.

Das 22 mortes acrescentadas ao total no país neste sábado, o estado de São Paulo teve 16 mortes. Mais dois mortos foram confirmados no estado, mas ainda não contabilizados pela secretaria e pelo Ministério da Saúde: um aluno de 56 anos do curso de Química da USP e um jovem de 26 anos que morreu no Hospital Santa Cruz, na Vila Mariana, capital paulista. Com eles, já são 86 mortes em SP.

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 15h, havia 569 pessoas internadas com confirmação para Covid-19 no país. O números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos.

Este é o segundo maior aumento diário de casos confirmados no Brasil até agora. Na sexta-feira, foram 503 novos casos.

Durante seu pronunciamento na apresentação dos dados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que não tem covid-19. Ele afirmou que faz o teste com frequência e até agora todos deram negativo.

Um mês de coronavírus no Brasil

Ao completar um mês da primeira detecção de covid-19 no país, o país registrava 77 mortes e 2.915. O primeiro caso foi registrado em 26 de fevereiro.

A perspectiva do Ministério da Saúde para o próximo mês é de que a epidemia aumente no Brasil, uma vez que o país está no início da curva de crescimento pela qual outras nações já estão passando, como Estados Unidos, Itália e Espanha.

Auxilio a pequenas e médias empresas

Ontem (27) o governo anunciou uma linha de crédito emergencial para ajudar pequenas e médias empresas a quitar a folha de pagamentos. O setor está entre os mais afetados pela crise gerada pela pandemia de covid-19. A estimativa é de liberação de R$ 40 bilhões.

A medida deve beneficiar 1,4 milhão de empresas, atingindo 12,2 milhões de trabalhadores. O crédito será destinado a empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil a R$ 10 milhões e vai financiar dois meses da folha de pagamento, com volume de R$ 20 bilhões por mês.

Entrada de estrangeiros no país

Também na sexta-feira, o governo editou uma portaria para proibir temporariamente a entrada de estrangeiros de todas as nacionalidades que chegarem ao Brasil pelos aeroportos. A medida tem validade de 30 dias.

O fechamento da fronteira aérea foi feito a partir de recomendações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a regra não será aplicada no caso de brasileiros que retornem ao país, imigrantes que moram no Brasil, parentes diretos de brasileiros e estrangeiros que são membros de órgãos internacionais. A norma também libera a entrada de quem estiver em trânsito para outros países, desde que o passageiro fique somente na sala de trânsito dos aeroportos, além de tripulantes de empresas aéreas.




Idoso com suspeita de coronavírus em SFI

Secretário de Saúde emite nota informando o caso




28/03/2020 19:07:46.

São Francisco de Itabapoana confirmou um caso suspeito de coronavírus neste sábado (28). Trata-se de um idoso de 69 anos, que  se encontra internado no Hospital Manoel Carola.


O caso foi confirmado em nota divulgada pelo secretário de Saúde do município, Sebastião Campista. Segundo a nota, o material para análise laboratorial está sendo encaminhado para o Laboratório Central Noel Nutels - LACEN, no Rio de Janeiro, e o paciente encontra-se em isolamento.




Comércio de São Francisco vai reabrir. Em Quissamã, autorização para delivery

CORONAVÍRUS - Prefeitas Francimara Barbosa Lemos e Fátima Pacheco tomaram decisões diferentes




28/03/2020 18:06:52.

(Texto modificado às 20h56 para alteração de informação sobre Quissamã) - A prefeita de São Francisco do Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos decidiu permitir a reabertura de mais uma parte do comércio. A maior parte do comércio do município estava com as portas fechadas, como medida de prevenção ao novo coronavírus. Com a decisão, o município terá um grande número de estabelecimentos abertos já nesta segunda-feira, dia 30.


Já em Quissamã, a prefeita Fátima Pacheco informou, através de contato por telefone com a redação do Campos 24 Horas, que permitiu que alguns comércios funcionem da seguinte forma: sistema delivery (entregas em domicílio) e retirada dos produtos no próprio estabelecimento. E ainda desmentiu o boato de que teria permitido a reabertura total do comércio.


SFI - Ao Campos 24 Horas, o presidente imediato da CDL e do Conselho de Segurança de São Francisco do Itabapoana, empresário Romário Bernardo, informou o que ficou definido numa reunião entre ele, a prefeita Francimara e o presidente atual da CDL, Gerson Welington.


 “O funcionamento será em horário reduzido, das 9h às 16h30. Os comerciantes também terão de adotar algumas medidas de prevenção, como uso de máscara e luva, além de atendimento com limitação de um a dois clientes dentro do estabelecimento, conforme o espaço físico de cada um”, disse Romário, que acrescentou.


“Nada mais justo do que reabrir o comércio. A prefeita Francimara se preocupou com o setor produtivo e com os inúmeros comerciários. Nossa gente é carente, tem origens na área rural e agrícola, precisa fazer compras.  Já tinha muita gente passando por dificuldades", destacou


Segundo ainda Romário Bernardo, as pousadas só poderão aceitar hospede mediante a apresentação de uma declaração da Secretaria Municipal de Saúde, atestando que não está com sintomas do coronavírus.


A respeito de clínicas, laboratórios, salões beleza e lojas de confecções, terão que atender um cliente por vez.


“Tudo com o devido cuidado para evitar aglomerações e não ferir o decreto do governador Witzel, mas possibilitando que os comerciantes movimentem seus negócios e demissões sejam evitadas”, finaliza Romário.


QUISSAMÃ:


No primeiro decreto referente ao coronavírus, da prefeita Fátima Pacheco, foi dada autorizada para que pequenos estabelecimentos na cidade, como lojas de conveniência, lanchonetes, pizzarias, quiosques e trailers funcionem para a entrega delivery ou retirada dos produtos no próprio estabelecimento.


O consumo no local e aglomerações continuam proibidas. Além disso, fica adiado por 90 dias o pagamento da contraprestação devida pelos responsáveis pelos quiosques municipais, decorrente dos contratos de concessão em vigor. 

(Texto foi alterado para retificar informação de que o comércio de Quissamã seria reaberto).


CAMPOS:

Comerciantes iniciaram um movimento para tentar a reabertura do comércio, mas diversos órgãos, incluindo Ministério Público Estadual, Polícias, Cremerj e Prefeitura se reuniram e não permitiram, anunciando sanções graves a quem descumprir. VEJA AQUI




Águas do Paraíba anuncia locais para pagamento de contas

Concessionária emite comunicado nesta sexta-feira




28/03/2020 14:02:00.




Boletim: Mais um caso suspeito de coronavírus em Campos; total de 16

As informações são do Departamento de Vigilância em Saúde




28/03/2020 12:12:21.

(Atualização em 28/03 às 19h12) -O Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da secretaria municipal de Saúde, divulgou na noite deste sábado (28), novo boletim sobre os casos suspeitos de coronavírus em Campos, confirmando o surgimento de mais um.


Até ontem, era 15 casos, dos quais somente um foi confirmado por exame.


 




TRF2 derruba decisão de prisão domiciliar para doleiro Dario Messer

O réu é acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro




28/03/2020 12:12:47.

Nesta sexta-feira (27), o desembargador federal Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), determinou o retorno do doleiro Dario Messer para a prisão. A decisão é liminar e foi proferida em mandado de segurança apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) contra decisão da primeira instância que havia concedido prisão domiciliar ao chamado “doleiro dos doleiros”. O mérito do mandado de segurança ainda deverá ser julgado pela Primeira Turma Especializada do TRF2, em data a ser definida.


Messer permanecia custodiado no Complexo Penitenciário de Bangu 8, na zona oeste do Rio, acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro que somariam cerca de R$ 1,6 bilhão e US$ 30 milhões. Ele teve a prisão decretada em maio de 2018, juntamente com outros investigados na Operação Câmbio, Desligo - desdobramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, mas permaneceu foragido até ser capturado em julho de 2019, em São Paulo.


O doleiro também é réu no processo da Operação Patrón, que igualmente apura crimes de lavagem de dinheiro.


Na quinta-feira, (26), a primeira instância da Justiça Federal do Rio concedeu a prisão domiciliar para Messer por “questão humanitária e de saúde pública”, já que ele é idoso e hipertenso, estando no grupo de risco para infecção pelo vírus covid-19. A decisão de primeiro grau foi tomada depois que o relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido de habeas corpus e determinou que o juízo reavaliasse a situação carcerária do réu, diante da pandemia do novo coronavírus.


Na  decisão, Abel Gomes entendeu que “não há absolutamente nenhuma dúvida acerca da presença dos pressupostos autorizadores da prisão preventiva em face de Dario Messer, tanto no que toca aos fatos deduzidos nos autos relativos à Operação Câmbio, Desligo quanto à Operação Patrón”.


O desembargador escreveu na decisão, que  “o risco de fuga do acusado, que tem capacidade logística e financeira para isso, e que  para se manter foragido, ele teria utilizado vários expedientes como identidade falsa e mudanças na aparência, mais magro, de barba e com cabelo pintado”. Ele lembrou ainda na decisão lembrou “quanto ao perigo, quase certeza de fuga, fala o fato de Dario Messer possuir cidadania paraguaia, onde também logrou  manter-se  foragido por considerável período, sendo certo que não há ainda notícia de endereço fixo no Brasil”, avaliou o magistrado.


Abel Gomes também destacou os documentos juntados pelo MPF, dando conta de que em Bangu 8 não há superlotação, que o presídio tem capacidade de realizar  isolamento de internos e que resolução conjunta das Secretarias de Saúde e do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro prevê plano de contingência, incluindo medidas de separação em casos suspeitos para covid-19, controle higiênico e sanitário e previsão de transferência de presos: “Emblemático, nos documentos juntados pelo MPF, que há no local 70 presos, sendo que lá existe capacidade para comportar 146  internos em custódia”, esclareceu o desembargador.


Fonte: Agência Brasil




Passeatas, carreatas e manifestações proibidas no estado do Rio

Atos estariam programados para os próximos dias




28/03/2020 12:12:56.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, expediu, nesta sexta-feira (27/03), recomendação aos prefeitos do municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, além do comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar do Estado. O objetivo é que sejam adotadas medidas para impedir a realização de passeatas, carreatas e manifestações pela reabertura do comércio enquanto perdurar o estado de Emergência em Saúde Pública, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19). Tais atos, que vêm sendo noticiados, em especial pelas mídias sociais, estariam programados para os próximos dias, e representariam grande risco à população, em função das aglomerações que por eles seriam geradas.


Ressalta o MPRJ que os direitos à livre manifestação de pensamento e reunião não podem colocar em risco demais direitos, conforme entendimento pacificado das Cortes Superiores. Assim, recomenda às autoridades citadas que adotem providências para evitar a realização de todo e qualquer evento que importe em aglomeração de pessoas, evitando a propagação do coronavírus nestas cidades; identifiquem os responsáveis pelos eventuais eventos, para que respondam judicialmente; apreendam os veículos utilizados na carreata, colocando-os à disposição do serviço público para combate ao Covid-19, com possibilidade de perda a favor da  União, Estado e municípios; apurem eventuais danos causados ao patrimônio público e à sociedade; e solicitem, caso necessário, apoio de demais forças de segurança.


Veja a Recomendação


Fonte: Ascom/MPRJ




Rio das Ostras tem 42 casos suspeitos de coronavírus

Desses casos registrados, três casos foram descartados e os demais aguardam o resultado de exame laboratorial




28/03/2020 12:12:42.

A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, informa que até esta sexta, dia 27 de março, foram notificados 42 casos suspeitos para COVID-19, de acordo com dados coletados entre os dias 27 de fevereiro e a data de hoje.


Desses casos registrados, três casos foram descartados e os demais aguardam o resultado de exame laboratorial que será informado pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), após análise.


É importante frisar que, seguindo determinação do Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454, todo o território nacional passou para a condição de transmissão comunitária, por não saber com exatidão os prováveis transmissores. Por esta razão, todas as pessoas que apresentarem Síndrome Gripal, com febre (38°C), acompanhada de tosse ou dor de garganta, dificuldade respiratória e pelo menos um dos sintomas: cefaleia, mialgia na ausência de outro diagnóstico específico, deverão ser notificados por profissional de saúde com caso provável de COVID-19.


Portanto, mesmo sem casos confirmados até o momento, Rio das Ostras pode ter um aumento do número de notificações. É importante ressaltar também que somente os casos graves e que necessitem de internação serão colhidas amostras para realização de exames enviados ao laboratório LACEN no Rio de Janeiro. Nos demais casos, as pessoas devem ficar em isolamento domiciliar, de repouso e consumindo bastante água.


MEDIDAS PREVENTIVAS – A atual Administração Municipal tem decretado medidas preventivas contra a pandemia do coronavírus para garantir a qualidade de vida da população. Dentre essas medidas estão o controle de circulação da população e, em parceria com o Poder Legislativo, a redução de despesas de custeio dos dois Poderes. O objetivo dessas ações é dispor recursos, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, para mais investimentos nessa área. Está previsto a contratação emergencial de profissionais que vão atuar em ações contra o COVID-19 e nas barreiras sanitárias que serão implantadas nas entradas do município para procurar conter ainda mais a circulação do vírus no município.


RECOMENDAÇÃO – Profissionais da Saúde de Rio das Ostras continuam atentos e seguindo com o Plano de Contingência ao Coronavírus, no intuito de acolher e identificar, precocemente, os casos suspeitos que possam surgir no Município.


É importante que a população fique em casa e saia somente se necessário. Além disso devem ficar atentos aos dados oficiais dos órgãos competentes, a Secretaria de Estado e Ministério da Saúde. Os dados do município estão sendo disponibilizados no portal oficial. www.riodasostras.rj.gov.br




Mais de 3,5 mil foram infectados e 93 pessoas morreram no Brasil

Secretarias estaduais de saúde contabilizam 3.533 infectados em todos os estados




28/03/2020 11:11:50.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 11h00 deste sábado (28), 3.533 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 93 mortos, 68 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado.


O Piauí registrou a primeira morte provocada pela doença. A vítima foi o prefeito da cidade de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos. (veja AQUI). Minas Gerais passou dos 200 casos confirmados, enquanto Amapá e Pará tiveram mais um caso cada nas últimas 24 horas.


No Distrito Federal, deu negativo para coronavírus um exame para um paciente tido como a primeira morte no estado por Covid-19, divulgado na última sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Saúde, "o desencontro de informações se deu em virtude da indicação de suspeita da doença no atestado de óbito que, em si só, não confirma a causa morte".


Novos casos também foram registrados no Rio Grande do Norte, que agora tem 45 confirmações da doença, e em Santa Catarina, que já soma 184 casos.


Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença. Pernambuco já registra quatro mortes pela Covid-19. Paraná registrou dois mortos na cidade de Maringá.


O Amazonas registra 80 casos e o Maranhão chegou a 14 confirmados. O Distrito Federal identificou 240 infectados. Mato Grosso do Sul já tem 28 casos do vírus e Goiás tem 49 casos.


O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta sexta-feira, informando que o Brasil registra 3.417 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 92 mortes.


O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). No entanto, os outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias ( de 21 a 27 de março).


Fonte: G1




Coronavírus: Prefeito do PT é primeira vítima no Piauí

Prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, o Antonio Felícia, é a primeira vítima fatal do COVID-19 no estado do Piauí




28/03/2020 11:11:39.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí confirmou, na manhã deste sábado (28), a primeira morte no estado por coronavírus. A vítima era Antônio Nonato Lima Gomes, prefeito de São José do Divino, município de 5 mil habitantes.  


Em nota divulgada à imprensa, a secretaria afirmou que os exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública testaram positivo para o COVID-19. 


Conhecido como Antonio Felícia, o prefeito tinha 57 anos e era filiado ao PT. Ele chegou a ser atendido no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca, mas não resistiu. “Ele tinha histórico de diabetes e hipertensão, e teve uma evolução rápida da doença”, diz a nota da secretaria.


Fonte: CNN Brasil