Projeto “A Criança Pede” comemora o Dia do Abraço em escola no IPS

O objetivo com as palestras é conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres, de maneira dinâmica e temática

22/05/2019 16:04:16, Foto: Campos 24 Horas

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) -Em comemoração ao Dia Nacional do Abraço, o projeto A Criança Pede realizou, nesta quarta-feira (22), uma palestra para alunos do 5° ano da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, no bairro IPS. O guarda municipal e idealizador do projeto, Ivan de Souza, conversou com os estudantes sobre a Educação Patrimonial e apresentou o projeto “Nessa escola tem gratidão, poesia e educação”.


 – O nosso objetivo é passar para os alunos uma mensagem de amor, respeito e gratidão. Queremos mostrar a eles que nossos problemas e dificuldades não devem ser resolvidos com violência, mas sim com a prática diária do amor e da educação – declarou Ivan de Souza. 


Outro assunto proposto durante o evento foi o bullying, uma das questões que crescem de maneira acelerada dentro das escolas.


— O Bullying trata-se de violência física, material e psicológica. Para gerar incômodo a vítima o ato infracional não precisa ser repetitivo, contudo, para combatê-lo, o assunto precisa ser debatido em sala de aula através de palestras, rodas de conversa, entre outras atividades — completou o guarda municipal, que ao final da palestra distribuiu barras de chocolate aos participantes. 


O projeto “A Criança Pede” está presente nas escolas da rede municipal, estadual e particular, em um trabalho do departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece). O objetivo com as palestras é conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres, de maneira dinâmica e temática. As instituições que desejam agendar palestras devem ligar para o número (22) 99710-7168. 

 



A partir de julho, serviços do INSS serão acessados só por internet

Ida às agências ocorrerá apenas em casos de exigência específica

22/05/2019 16:04:31, Foto: Campos 24 Horas

A partir de julho, todos os serviços relacionados à Previdência Social serão acessados apenas por canais digitais e eletrônicos e pelo número de atendimento telefônico 135. O segurado só terá necessidade de ir à agência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com agendamento feito pela internet.


A informação é do secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, em entrevista ontem (20) ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil.


Segundo o ministério, ao todo 90 serviços serão digitalizados. Entre eles, a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de guia da Previdência.


“Estamos em um projeto de transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos, todos os serviços do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] estarão disponíveis nos canais digitais de forma simples, para que o cidadão tenha todas as informações na primeira tela, com ícones intuitivos”, disse Monteiro.


O cidadão poderá acessar os serviços pelo site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS. O secretário informou que o objetivo é facilitar o atendimento pelo número 135, automatizando os procedimentos.


Agências

O segurado só terá necessidade de ir às agências da Previdência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação. Também há casos em que será necessário se deslocar, como para fazer perícia dentro do processo e obtenção do auxílio-doença. Contudo, o agendamento desse procedimento pode ser feito pela Internet.


Até 2020, de acordo com o secretário, a meta é que mil serviços de brersas áreas do governo sejam digitalizados. Entre os objetivos, está a unificação dos canais digitais. Em abril, o governo anunciou a unificação dos sites de órgãos vinculados ao Executivo ao portal GOV.BR.


Segundo Monteiro, com isso, a expectativa é economizar até R$ 100 milhões que eram gastos com a manutenção das páginas de ministérios e outros órgãos da administração direta. Ele acrescentou que, dentro das iniciativas de transformação digital do governo, também está prevista a disponibilização de processos facilitados para abertura de empresas pela Internet.


“Um serviço digital oferecido no canal digital é 97% mais barato do que o mesmo serviço oferecido pro um canal presencial. Esses serviços são mais baratos, mais rápidos e mais agradáveis para os clientes”, afirmou.


Fonte: Agência Brasil



Justiça nega pedido de Cabral para reduzir 218 dias de sua pena

O ex-governador havia pedido a redução no mês passado em razão da realização de três cursos a distância e de sua aprovação no Enem em 2017

22/05/2019 16:04:41, Foto: Campos 24 Horas

O juiz titular da Vara de Execuções Penais do Rio, Rafael Estrela, negou pedido da defesa de Sérgio Cabral para reduzir 218 dias de sua pena de 198 anos de prisão. O ex-governador havia pedido a redução no mês passado em razão da realização de três cursos a distância - de Jardinagem e paisagismo, Agropecuária e Espanhol - e de sua aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017.


Na mesma decisão, o magistrado concedeu apenas a redução de 12 dias da pena de Cabral, tempo equivalente à leitura de três livros pelo político - Hamlet, o Alienista e O exército de um homem só. A decisão é da tarde dessa terça-feira.


O juiz Rafael Estrela alega, na decisão, que os cursos feitos por Cabral através do Instituto Universal Brasileiro não possuem convênio com o Poder Público, ou seja, com a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio. Além disso, o magistrado argumenta que não foi apresentada pela defesa do ex-governador documentação que comprove controle da "autoridade competente" da efetiva realização dos cursos, já que os documentos apresentados não possuem assinatura de agente penitenciário designado a tal fim.


A Lei de Execução Penal prevê uma redução de um dia de pena a cada doze horas de estudo. A carga horário, no entanto, precisa estar bridida em, no mínimo, três horas diárias. Isso significa que o preso não pode estudar mais de quatro horas a cada dia. A defesa de Cabral apresentou apenas os certificados com o tempo total dos cursos, sem um controle da carga horária diária de Cabral.


"Apesar do inquestionável esforço do apenado em se aperfeiçoar nos estudos e aprofundar o seu conhecimento, não verifico pelos documentos anexados a efetiva realização das horas escolares, nos termos do exigido pela legislação", afirma Estrela em sua decisão.


Em relação ao Enem, Estrela negou o pedido, uma vez que Cabral já possui Ensino Médio e Superior completos. O ex-governador é formado em Jornalismo. Sérgio Cabral está preso em Bangu 8, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.


Coluna suspensa


Ainda na decisão dessa terça-feira, o magistrado da VEP determinou a suspensão da coluna escrita por Cabral para o jornal “O Dia”. O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual do Rio, que temia a utilização do espaço para Cabral mandar recados para adversários ou aliados soltos. O ex-governador assinou uma coluna, no dia 9 de maio, na qual escreveu uma carta ao presidente Jair Bolsonaro. No espaço, defendeu a privatização da Petrobras.


Estrela decidiu proibir que o político escreva para o jornal até que seja dada uma decisão final sobre o caso. O juiz ainda vai ouvir a defesa do ex-governador para decidir se ele poderá continuar escrevendo para o veículo de comunicação.


Fonte: Extra



MEC abre, nesta quinta, consulta para vagas no Sisu

Podem participar do Sisu, os estudantes que fizeram prova do Enem/2018 e obtiveram nota na redação acima de zero

22/05/2019 16:04:28, Foto: Campos 24 Horas

A partir desta quinta-feira (23), os estudantes já poderão consultar as vagas disponíveis nas instituições e cursos oferecidos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, na pagina do Sisu na internet.


Podem participar do Sisu, os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.


As inscrições do Sisu poderão ser feitas de 4 a 7 de junho. Durante esse período, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.


O resultado será brulgado no dia 10 de junho. Os participantes poderão ainda integrar a lista de espera entre 11 e 17 de junho.


Simulador

Para evitar sobrecarga do sistema, segundo o Ministério da Educação, o simulador do Sisu, que mostra informações dos últimos processos seletivos, vai ficar temporariamente fora do ar a partir desta quinta-feira.


A previsão é que volte ao ar no dia 10 de junho. "A medida, preventiva, foi necessária para evitar que o sistema fique sobrecarregado", disse a pasta.


O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior a estudantes que fizeram o Enem.


Fonte: Agência Brasil



Deputado João Peixoto participa de audiência com o vice-governador

A principal pauta do encontro foi o término da tão aguardada Ponte da Integração Dodozinho Mendonça

22/05/2019 15:03:15, Foto: Campos 24 Horas

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Rio de Janeiro, receberá um repasse de R$ 120 milhões do Detran-RJ para serem usados na manutenção, restauração e recuperação de grande parte da malha rodoviária do Rio de Janeiro.


Foi visando essa notícia que o deputado João Peixoto participou nessa segunda-feira (20), de uma audiência com vice-governador, Cláudio Castro, onde levou pra ele os principais pontos emergenciais à serem atendidos pelo governo.


A principal pauta do encontro foi o término da tão aguardada Ponte da Integração Dodozinho Mendonça, a construção da Ponte que liga a localidade de Deserto Feliz em São Francisco de Itabapoana à São Luiz de Mutuca, distrito de Campos, onde foi derrubada pelas fortes chuvas no final do ano de 2018, a reconstrução da ponte em Carapebus localizada na RJ-178, o asfaltamento da RJ que liga Campos à Quissamã e o recapeamento da malha rodoviária do Norte e Noroeste Fluminense.


"O vice-governador me informou que o recurso para a empresa terminar a Ponte da Integração já está sendo levantado pelo governo, as demais pontes também estão nesse planejamento e nos próximos dias as obras serão iniciadas. O governo está com muita boa vontade em fazer muito por todo Estado, nós estaremos na Assembleia Legislativa todos os dias contribuindo para o desenvolvimento do Estado em todas as suas vertentes." Disse João Peixoto



Prova para estágio da Procuradoria será aplicada no próximo sábado (25)

Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência, portando de documento oficial com foto, comprovante de inscrição e caneta azul ou preta

22/05/2019 15:03:38, Foto: Campos 24 Horas

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A prova para estágio profissionalizante da Procuradoria Geral do Município será aplicada neste sábado (25), das 10h às 13h, na Universidade Candido Mendes. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência, portando documento oficial com foto, comprovante de inscrição e caneta azul ou preta. 


O XVII Exame de Seleção para Admissão ao Estágio Profissionalizante terá 40 questões objetivas com as seguintes matérias de Direito: Administrativo, Civil, Constitucional, Consumidor, Penal, Trabalho, Tributário; Estatuto da OAB; Deontologia Jurídica; Direito Processual Civil, Penal e do Trabalho.


Os aprovados terão uma bolsa no valor de R$ 954 e vale transporte, com carga horária de trabalho de seis horas diárias. O gabarito preliminar será brulgado no Portal da Prefeitura de Campos, e o resultado final no Diário Oficial do Município.  


A Universidade Candido Mendes fica na Avenida Anita Peçanha, n° 100, Parque São Caetano.



Bolsa Família: atualização escolar até o dia 23 de maio

O atendimento para entrega de declarações é exclusivamente às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h

22/05/2019 15:03:02, Foto: Campos 24 Horas

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) -Termina na próxima quinta-feira (23) o prazo de atualização escolar para os beneficiários do Programa Bolsa Família que tenham filhos entre 6 e 18 anos matriculados na rede municipal. A medida é necessária para aqueles que fizeram transferência de unidade escolar e não sejam incluídos na lista dos Não Localizados na Educação, evitando, dessa forma, bloqueio em seus benefícios futuramente. O atendimento para entrega de declarações é exclusivamente às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h. A secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) fica na Praça Cinco de Julho, 60 (prédio da antiga Estação Ferroviária).


Em um mês, cerca 15 mil beneficiários do programa já foram atendidos e quase dois mil estudantes que não estavam com escolas atualizadas foram localizados. De acordo com a coordenadora do Bolsa Família na Educação, Rita de Cássia Martins, a atualização é necessária para que o aluno tenha a frequência acompanhada. É importante esclarecer que a ação não se trata de um recadastramento para o Bolsa Família. Para concessão ou permanência no Programa, é necessário que a família procure o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para maiores esclarecimentos.


A frequência escolar de crianças a partir de seis anos é um dos requisitos para o recebimento do Bolsa Família, por este motivo, a Smece supervisiona sistematicamente a vida escolar dos cadastrados. Seguindo as regras do governo federal, quando existe um bloqueio, a família toda é bloqueada, não apenas o aluno faltoso. Desta forma, a família fica sem receber o benefício.


- Várias situações de advertência, suspensão e até bloqueio estão sendo encaminhadas para o CRAS para resolução do problema. Quando o aluno tem faltas sem justificativa o benefício pode ser bloqueado e o responsável precisa ir ao CRAS da sua região. Uma vez regularizada a situação, se o problema continuar ocorrendo, o repasse é suspenso, o beneficiário advertido e com três bimestres consecutivos pode haver a perda. Então, é preciso sempre estar com a vida escolar do estudante em dia, sempre alertado à Smece em caso de transferências - frisa Rita.



Diretores e associados da CDL fazem nova visita ao Complexo Portuário do Açu

Essas visitas programadas têm como objetivo aproximar a comunidade regional do Porto do Açu

22/05/2019 11:11:40, Foto: Campos 24 Horas

A visita a convite da empresa gestora do Porto se constituiu em um briefing no Centro de Convivência do Complexo Portuário, seguido de um tur pelos vários setores onde estão instaladas as empresas que já operam no Açu ou em fase de implantação.


Abordo de um ônibus os empresários eram informados de forma detalhada sobre cada uma delas, desde a atividade principal, nacionalidade, geração de empregos entre outros dados. Essas visitas programadas têm como objetivo aproximar a comunidade regional do Porto do Açu.


O presidente da CDL, Orlando Portugal lembrou que essa não foi a primeira vez que diretores da entidade visitaram o Complexo Portuário e que certamente não será a última.


- Essas visitas tendem a ser constantes até porque o Porto do Açu avança com uma velocidade tão rápida que existem sempre novidades. Não temos dúvidas de que esse empreendimento é a redenção da economia regional, principalmente a de Campos e São João da Barra. Desde o primeiro momento essa casa apoiou a implantação do Porto iniciando um processo de permanente parceria – disse Orlando Portugal.



TV Câmara vai lançar prévia de documentário do projeto “Memórias da Imigração”

O evento terá a presença do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejando Bitar, um dos entrevistados da produção

22/05/2019 10:10:11, Foto: Campos 24 Horas

A TV Câmara vai lançar a prévia do documentário intitulado “Memórias da Imigração: A Colonização Sírio-libanesa em Campos dos Goytacazes” na próxima quinta-feira (23), às 15h, na sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho. Na ocasião, será aberta a exposição de mesmo nome, celebrando o aniversário de 18 anos do órgão. O evento terá a presença do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejando Bitar, um dos entrevistados da produção.


O presidente do Legislativo campista, Fred Machado (PPS), explicou que a produção do documentário é uma parceria da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes (CMCG) com o Arquivo Público Municipal. A equipe da TV entrevistou personalidades que remontam à chegada dos imigrantes no município, além do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, que destacou a importância da produção e do projeto para preservação da memória dos imigrantes.


“Através desse projeto, estamos valorizando a história de Campos. É de grande importância preservamos a memória da imigração, afinal, sabemos que nosso município foi construído e se desenvolveu com o esforço de muitos povos que aqui chegaram. Acreditamos que esse trabalho da TV Câmara também será de grande relevância para professores, estudantes e pesquisadores”, afirmou Fred Machado.


Chefe de Rádio e TV da CMCG, Fred Parente afirmou que novas produções já estão em andamento. “A orientação do presidente é de que a TV Câmara atue na valorização da cultura campista. O projeto, que seria único, agora se tornará uma série, especialmente diante do sucesso desta primeira produção e da riqueza das pesquisas. Esse é o primeiro documentário e já estamos em fase de pesquisa dos próximos trabalhos”, disse.


A historiadora do Arquivo Público Municipal, Rafaela Machado afirmou que o projeto é um marco nas pesquisas que têm sido desenvolvidas em Campos. “Acredito que é uma das primeiras em que damos referência a imigrações que antes não era pauta de estudo. A escolha da colônia sírio-libanesa foi em decorrência da presença deles muito forte, principalmente no comércio, e na formação do centro comercial de Campos dos Goytacazes . Isso faz parte do que é a identidade do campista”, concluiu.


O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho está localizado no Solar do Colégio, na Rodovia Sérgio Viana Barroso, Baixada Campista. A data do lançamento oficial do documentário será brulgada em breve.


Fonte: Ascom



Câmara realiza sessão ordinária; vereadores se reúnem com servidores e agentes de endemias

Os vereadores aprovaram 46 processos de Indicações Simples e nove processos de Requerimentos, além de dez projetos em redação final e quatro em primeiro turno

22/05/2019 10:10:58, Foto: Campos 24 Horas

Após iniciar a sessão ordinária desta terça-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Fred Machado (PPS), convidou os servidores municipais e agentes de endemias presentes no plenário a formarem uma comissão para apresentarem suas demandas. Os grupos foram recebidos por Fred Machado em uma reunião e a sessão seguiu presidida por Marcelo Perfil (PHS).


Durante a sessão, os vereadores discutiram e aprovaram 46 processos de Indicações Simples e nove processos de Requerimentos, além de dez projetos em redação final e quatro em primeiro turno. Iniciaram tramitação sete objetos.


Objetos para tramitação


Iniciaram tramitação os seguintes projetos:


- De autoria da Mesa Executiva, a Emenda Modificativa e Aditiva número 0001/2019 ao Projeto de Lei nº 0037/2019 (Processo Seletivo CCZ 01/2015);


- De autoria do vereador Abu (PPS), o Projeto de Lei número 0038/2019, que dispõe sobre a criação da licença para doação de sangue no Serviço Público Municipal;


- De autoria do vereador Ivan Machado (PTB), o Projeto de Decreto Legislativo número 0042/2019, que concede a Medalha do Mérito Evangélico ao Sr. Fábio da Silva Machado;


- De autoria da vereadora Joilza Rangel (PSD), o Projeto de Lei número 0039/2019, que denomina Avenida Frederico de Menezes Veiga;


- De autoria do vereador Jorginho Virgílio, o Projeto de Decreto Legislativo número 0040/2019, que concede o Título Honorífico de Cidadania Campista a Sra. Andressa Alcoforado;


- De autoria do vereador José Carlos (DC), o Projeto de Decreto Legislativo número 0044/2019, que concede a Ordem do Mérito Doutor Mário Ferraz Sampaio ao Sr. Fabiano Soares Venâncio.


- De autoria do vereador Silvinho Martins (PRP), o Projeto de Decreto Legislativo número 0043/2019, que concede a Ordem do Mérito Benta Pereira ao Grupo Espírita Allan Kardec.


Primeiro turno


Foi aprovado o Projeto de Lei número 0009/2019, de autoria da vereadora Joilza Rangel (PSD), que institui a “Semana de Valorização da Mulher”. Da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final, foi aprovada a Emenda Modificativa número 0001/2019 ao Projeto de Lei nº 0009/2019.


Também da vereadora Joilza Rangel, foi aprovado o Projeto de Lei número 0013/2019, que institui o “Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica”. De autoria da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final, foi aprovada a Emenda Modificativa número 0001/2019 ao Projeto de Lei número 0013/2019.


Redação Final


Os vereadores aprovaram a redação final dos seguintes projetos:


- Projeto de Decreto Legislativo número 0024/2019, que concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. Roberto Dias Duarte Júnior, de autoria do vereador Cláudio Andrade (DC);


- Projeto de Decreto Legislativo número 0023/2019, que concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. Luis Carlos Sell e o Projeto de Decreto Legislativo número 0028/2019, que concede a Ordem Municipal do Mérito ao Sr. Herval Gomes Monteiro Filho, ambos de autoria do vereador Ivan Machado (PTB);


- Projeto de Decreto Legislativo número 0031/2019, que concede a Ordem do Mérito João da Hora a Sra. Denair Ribeiro Soares, de autoria da vereadora Joilza Rangel (PSD);


- Projeto de Decreto Legislativo número 0026/2019, que concede a Ordem Municipal do Mérito ao Sr. José Carlos Batista, e o Projeto de Decreto Legislativo número 0027/2019, que concede a Ordem do Mérito Dr. Sérgio Diniz à Sr.ª Sana Gimenez Alvarenga Domingues, ambos de autoria do vereador José Carlos (DC);


- Projeto de Decreto Legislativo número 0022/2019, que concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. Carlos Marcos de Sales, de autoria do vereador Renatinho do Eldorado (PTC);


- Projeto de Decreto Legislativo número 0020/2019, que concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. Francisco Roberto de Carvalho Moreira, de autoria da vereadora Josiane Morumbi (PRP);


- Projeto de Decreto Legislativo número 0019/2019, que concede o Título Honorífico de Cidadania Campista ao Sr. Rogério de Souza Bicalho Filho, de autoria do vereador Marcelo Perfil (PHS);


- Projeto de Decreto Legislativo número 0029/2019, que concede a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes ao Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro- SESC/RJ, de autoria do vereador Silvinho Martins (PRP).


Vereadores se reúnem com servidores e agentes de endemias


Os seis representantes dos servidores da Prefeitura Municipal de Campos foram recebidos pelo presidente Fred Machado e os vereadores Genásio, Joilza Rangel, Jorginho Virgílio, Álvaro Oliveira, Cabo Alonsimar, Eduardo Crespo e Abu. O grupo solicitou a convocação do secretário municipal de Gestão Pública, André Oliveira, para prestar esclarecimentos à Câmara sobre os pleitos da categoria.


Uma comissão formada por cinco representantes dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses foram recebidos por Fred Segue, Joilza Rangel, Abu, Fábio Almeida, Jorginho Virgílio, Eduardo Crespo, Álvaro Oliveira, Jairinho é Show, Cabo Alonsimar, Paulo Arantes, Renatinho do Eldorado e Josiane Morumbi. O grupo de servidores pede a prorrogação do processo seletivo em 12 meses.


Fred Machado informou que levará as demandas dos grupos ao governo municipal, como forma a manter o diálogo com todas as categorias.


Fonte: Ascom



Prefeitura segue com intervenções nas vias do município

As equipes atuam em frentes de serviços com os trabalhos pontuais na rede de drenagem, reparos nas calçadas, nos bueiros, na troca dos tampões, além dos reparos em asfalto e paralelepípedos

22/05/2019 10:10:15, Foto: Campos 24 Horas

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Equipes da “Operação tapa buracos”, da secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU) seguem os trabalhos, nesta terça-feira (23), com finalizações e início de reparos em alguns pontos de ruas e avenidas do município. 


Equipes de trabalhos civis estão concentradas nos seguintes pontos: Avenida Nilo Peçanha, com os reparos na boca de lobo; finalização da drenagem do abrigo de passageiros na Avenida 28 de Março; cruzamento da Avenida Pelinca com a Rua Barão da Lagoa Dourada e Rua José Naked, no Parque Julião Nogueira. Já a equipe de manutenção realiza reparos nos paralelepípedos na Rua Edmundo Chagas. Já a equipe de asfalto dá continuidade na Rua Santa Paciência, no Parque Lebret.


Segundo o diretor de obras da SMIMU, Thiago Cordeiro, as equipes atuam em frentes de serviços com os trabalhos pontuais na rede de drenagem, reparos nas calçadas, nos bueiros, na troca dos tampões, além dos reparos em asfalto e paralelepípedos. 


— Vale ressaltar que a programação do cronograma pode estar sujeita a alterações que vão de acordo com as emergências surgidas. As intervenções são realizadas ao mesmo tempo, em vários locais, pela equipe civil e pela equipe de asfalto, melhorando as condições de tráfego em ruas e estradas do município. Além disso, diariamente equipes percorrem brersas áreas identificando pontos, cobrindo a área urbana e distritos — informou o diretor de obras da SMIMU, Thiago Cordeiro.



Licitação do Sistema Alimentador: última fase no dia 29

A abertura será feita no Teatro Trianon, a partir das 9h30, com a presença dos licitantes

22/05/2019 09:09:57, Foto: Campos 24 Horas

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Finalizados os prazos legais para recursos demais atos referentes às análise das propostas técnicas, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e a Comissão de Licitação da Prefeitura brulgam nesta terça-feira (21) no Diário Oficial (veja aqui) o resultado final das pontuações dos licitantes do transporte coletivo alimentador e também a a convocação dos 351 licitantes para a abertura do envelope B, que traz os documentos de habilitação, na quinta-feira (29). 


A abertura será feita no Teatro Trianon, a partir das 9h30, com a presença dos licitantes. A análise será feita pela Comissão de Licitação.  No envelope contendo os documentos de habilitação estão certidões negativas criminais, certidões negativas nas esferas Federal, Estadual e Municipal, declarações,  certidões de quitação eleitoral e militar, entre outros. 


- Assim como fizemos na ocasião da abertura do envelope A, no dia da licitação (26 de abril), vamos realizar essa sessão com total transparência e a Comissão de Licitação irá abrir os envelopes B que estão devidamente lacrados, na presença de todos os licitantes para a checagem e verificação do conteúdo – explicou o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.


O resultado final da licitação será brulgado tão logo se encerre a fase de habilitação, respeitados os prazos legais, e em seguida se iniciará a operação dos veículos alimentadores nas localidades e distritos da cidade logo em seguida. O edital prevê 235 permissões mais 30% de reserva, totalizando 305 na licitação.



Facebook apaga fake news e contas de extrema-direita

Apesar dos esforços constantes do Facebook, a rede social tem sido invadida por publicações de desinformação e redes de contas falsas

22/05/2019 09:09:02, Foto: Campos 24 Horas

Estudo da organização não governamental (ONG) Avaaz identificou mais de 500 contas do Facebook usadas para disseminar notícias falsas. A rede de contas de extrema-direita publicava discursos de ódio e pretendia “espalhar mensagens de supremacia branca”, segundo a edição online do jornal britânico The Guardian.


Apesar dos esforços constantes do Facebook, a rede social tem sido invadida por publicações de desinformação e redes de contas falsas que pretendem tornar virais as chamadas fake news.


Nos últimos três meses, a ONG descobriu páginas suspeitas na rede social na França, Alemanha, Itália, no Reino Unido, na Polónia e Espanha.


A rede social eliminou contas que tinham cerca de 6 milhões de seguidores e em que proliferavam notícias falsas e discursos de ódio.


A maioria foi descoberta por publicar e partilhar, por meio de perfis falsos, conteúdo desinformativo e de incitamento ao ódio. A Avaaz está investigando ainda, no entanto, centenas de outras contas, com mais de 26 milhões de seguidores, que podem ser expostos a conteúdos suspeitos.


Essas redes eram muito mais populares do que as páginas oficiais dos grupos populistas de extrema-direita e anti-União Europeia (UE) naqueles países, de acordo com o The Guardian.


“As páginas têm altos níveis de interação. Não importa quantos seguidores tem, se não houver interações”, disse Christoph Schott, diretor de campanha do grupo Avaaz. "Eles têm mais de 500 milhões de visualizações apenas nas páginas apagadas, o que é mais do que o número de eleitores na UE", acrescentou.


Armas de destruição em massa


A Avaaz encontrou, até agora, mais de 550 páginas e grupos, assim como 328 perfis que partilhavam notícias falsas. Embora o Facebook as tenha apagado, a maioria dessas páginas foi visualizada cerca de 533 milhões de vezes, em apenas três meses


Fonte: Agência Brasil



Governo publica decreto sobre armas; civis não podem adquirir fuzis

O novo decreto (nº 9.797, de 21 de maio 2019) está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22)

22/05/2019 09:09:25, Foto: Campos 24 Horas

O governo federal publicou hoje (22) novo decreto que altera regras do Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019, que trata da aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de armas de fogo no país. Em nota, o Palácio do Planalto informou que as mudanças foram determinadas pelo presidente Jair Bolsonaro “a partir dos questionamentos feitos perante o Poder Judiciário, no âmbito do Poder Legislativo e pela sociedade em geral”.


O novo decreto (nº 9.797, de 21 de maio 2019) está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22).


Entre as alterações está o veto ao porte de armas de fuzis, carabinas ou espingardas para cidadãos comuns.


Também foram publicadas hoje retificações no decreto original que, segundo a Presidência, corrige erros meramente formais no texto original, como numeração duplicada de dispositivos, erros de pontuação, entre outros.



MEC contrata gráfica para a realização do Enem 2019

gráfica contratada já havia sido anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) no mês passado

22/05/2019 09:09:42, Foto: Campos 24 Horas

O Ministério da Educação publicou hoje (21), no Diário Oficial da União (DOU), o Extrato de Dispensa de Licitação autorizando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a contratar a gráfica Valid Soluções S.A. para imprimir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, por R$ 151,7 milhões.


A gráfica contratada já havia sido anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) no mês passado, em substituição à RR Donnelley, que era detentora do contrato, e decretou falência. Hoje foi formalizada a dispensa de licitação.


Na ordem de classificação na licitação realizada em 2016, a Valid era a gráfica seguinte. Agora ela foi convocada para evitar atrasos na edição do Enem deste ano. Segundo o Inep, essa foi a alternativa segura encontrada, dentro da legislação vigente, já que não haveria tempo hábil para iniciar um novo processo licitatório.


A Valid será responsável pela diagramação, manuseio, embalagem, rotulagem e entrega dos cadernos de prova à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), para que seja distribuída. Tudo isso deverá ser feito "em condições especiais de segurança e sigilo".


No início da noite desta terça-feira, o Inep informou que o contrato com a Valid Soluções S.A. foi efetivamente assinado e que o cronograma da prova está mantido.


Provas

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro, com quatro provas objetivas e 180 questões, além da redação. Neste ano, o exame registrou mais de 6,3 milhões de inscritos.


O exame é usado para o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Fonte: Agência Brasil



Campos recebe royalties com alta de 15%

São João da Barra registra aumento de 14,3% e recebe R$ 9.376.031,43

22/05/2019 09:09:57, Foto: Campos 24 Horas

Campos recebe o repasse dos royalties nesta quarta-feira (22). A Agência Nacional de Petróleo (ANP) deposita R$ 31.751.734,51. No mês passado, o município havia recebido R$ 27.612.888. Portanto, recebe com alta de 15%.


São João da Barra registra aumento de 14,3% e recebe R$ 9.376.031,43. O último repasse foi de R$ 8.202.442.


Casimiro de Abreu fica com a maior alta, 22,7% e recebe R$ 5.825.677,57. Em abril o repasse foi de R$ 4.747.848


Macaé fica com R$ 48.504.428,45 e registra um aumento de 18,1%, quando foram repassados R$ 41.071.358.



Governador Witzel chega a Campos nesta 5ª para participar do RioAgro Coop

Evento contará palestras e painéis sobre o agronegócio

21/05/2019 20:08:13, Foto: Campos 24 Horas

O RioAgro Coop vai ser realizado nesta quinta-feira, dia 23, na Coagro, em Campos, com a presença do governador Wilson Witzel a partir das 10h, para abertura da Safra Sucroalcooleira 2019-2020, com o evento contando com palestras e painéis sobre o agronegócio organizado por cooperativas. O governador Witezel traz nomes confirmados de seu estafe, como os secretários Eduardo Lope (Agricultura) e Ana Lúcia Santoro (Ambiente e Sustentabilidade).


A presença do governador em Campos no RioAgro Coopvem acompanhada de seu primeiro escalão na área afeta ao agronegócio: além dos titulares da pasta, o governador Witizel vem acompanhado de subsecretários que irão participar de painéis e palestras: Adriano Lopes, subsecretário estadual adjunto de Agricultura Familiar;e Renata Bley, subsecretária estadual de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro.


No RioAgro Coop, na Coagro, os municípios da região também participam com a presença do prefeito de Campos, Rafael Diniz, que preside o CIDENNF (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense) – o consórcio integra no evento, na parte da manhã, de um painel sobre retomada do agronegócio.

ORioAgro Coop é realizado pelo Sistema OCB-RJ, unidade estadual da Organização das Cooperativas do Brasil, em conjunto com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), com desenvolvimento e organização do Fatore, iniciando com credenciamento às 9h30 e sendo encerrado às 17h.


“No encontro, serão debatidos temas importantes para a retomada da economia através do agronegócio”, aponta Frederico Paes, presidente da cooperativa agroindustrial Coagro, que realiza com a OCB-RJ o RioAgro Coop. “O agronegócio cooperado é uma ferramenta para ajudar produtores e cultivar a recuperação da economia fluminense”, complementa Vinicius Mesquita, presidente da Organização das Cooperativa do Brasil (OCB) no Rio de Janeiro.


“O RioAgro Coop que unir os atores públicos, produtores rurais e gerar um ambiente favorável ao agronegócio”, finaliza Sérgio Cunha, diretor do Fatore.


| Programação

9h30 – Credenciamento e instalação do evento.


10h - Chegada do Governador Wilson Witzel e abertura da Safra Sucroalcooleira 2019-2020.


10h30 - Formação da mesa diretiva solene.


11h – Painel: “A integração entre Consórcio de Municípios, Estado e Produtores na retomada do Agronegócio Fluminense”. Participantes: Frederico Paes, presidente da cooperativa de produtores Coagro, Vinicius Vianna, secretário executivo do CIDENNF (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense).


11h30. Intervalo com coffe break.


12h. Palestra

“Programa Mais Cooperativismo: desafios e oportunidades”. Palestrante: Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


12h30. Palestra

“Agricultura familiar e a expansão da fronteira rural do estado do Rio.” Palestrantes: Alberto Figueiredo, ex-secretário de Agricultura do Estado do Rio, diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e Adriano Lopes, subsecretário adjunto de Agricultura Familiar do estado do Rio de Janeiro.


13h30. Intervalo para almoço


14h30. Palestra

“Portal Cooperativas nas Compras Públicas: oportunidades para o Rio de Janeiro”. Palestrante: Leonardo Reis, analista de Relações Institucionais da OCB Brasil.


15h. Palestra

“Gargalos e soluções para a bacia leiteira fluminense”. Palestrante: Silvio Marini, presidente da Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco.


15h30. Palestra

“O semiárido como novo regime climático do Estado do Rio: marco legal e iniciativas”. Participantes: secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Lopes, deputado federal Wladimir Garotinho, e professor José Carlos Mendonça, pesquisador e coordenador de Agrometeorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense.


16h. Palestra

“Riscos e oportunidades para o cooperativismo agro na economia 4.0”. Palestrante: Abdul Nasser, superintendente do SESCOOP/RJ.


16h30. Palestra

“Uso racional de recursos hídricos na irrigação e benefícios ao agronegócio”. Palestrante: Renata Bley, subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro e professor João Siqueira, da Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF) e presidente do Comitê do Baixo Paraíba.


17h. Encerramento



Maio Amarelo: Viva Pedestre na BR-101 em Campos

A ação faz de uma programação especial de ações educativas com foco na mudança do comportamento no trânsito em prol da segurança de todos

21/05/2019 14:02:31, Foto: Campos 24 Horas

As ações do movimento Maio Amarelo na Arteris Fluminense seguem na tarde dessa terça-feira, dia 21 de maio, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Equipes do “Viva Pedestre” realizarão um trabalho de conscientização itinerante na BR-101 entre o Shopping Estrada (km 67) e o distrito de Ibitioca (km 84), das 14h às 17h. A ação faz de uma programação especial de ações educativas com foco na mudança do comportamento no trânsito em prol da segurança de todos.


As equipes da Arteris Fluminense farão a distribuição de folhetos e darão orientações de segurança para pedestres de comunidades lindeiras à rodovia. A ideia deste trabalho itinerante surgiu no GERAR – Grupo Estratégico de Redução de Acidentes, no qual a Arteris Fluminense, juntamente com outras empresas do grupo, atua no monitoramento dos pontos mais críticos das rodovias e promove ações preventivas, visando a redução da fatalidade nos acidentes rodoviários. Em 2018, essa ação itinerante atuou entre as regiões de Travessão e Guarus, também na BR-101 em Campos dos Goytacazes.


“Faremos um corpo a corpo na região levando orientações de segurança pelas comunidades onde a gente identifica uma grande movimentação de pedestres trafegando nos acostamentos da rodovia para fazer o deslocamento entre os bairros”, comenta a analista de sustentabilidade da Arteris Fluminense, Munique Quadros.


Movimento Maio Amarelo


O movimento Maio Amarelo na Fluminense envolve cinco atividades de esclarecimento e conscientização sobre a importância dos motoristas serem prudentes no trânsito, para contribuir para redução de acidentes e preservação de vidas. Na BR-101 RJ/Norte, as iniciativas envolverão colaboradores da Arteris, moradores das cidades lindeiras, educadores de 61 escolas que integram o Projeto Escola Arteris, órgãos de fiscalização, autoridades e usuários das rodovias.


No dia 10 de maio, uma ação conjunta entre a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal abordou 48 caminhões em  posto de fiscalização da PRF do km 78 da BR-101, em Campos dos Goytacazes, com objetivo de prevenir acidentes na região. A ação Rodo Seguro realiza a inspeção de condições mecânicas e fiscalização da documentação de veículos, cargas transportadas e motoristas. “A atuação conjunta com a polícia contribui para o principal objetivo da ação, que é o de prevenir acidentes”, explica a analista de sustentabilidade, Munique Quadros.


No dia 15 de maio, alunos da do 5º ano da Escola Municipal Raulbino Pereira Mesquita, de Rio Bonito, unidade acompanhada pelo Projeto Escola Arteris, participaram das abordagens aos usuários na ação prática “Tô de cinto, tô seguro”. Realizada no posto de fiscalização da PRF no km 269, em Rio Bonito, a ação impactou cerca de 70 usuários.


As atividades previstas para o Maio Amarelo Arteris contam com edições especiais de programas educacionais realizados pela concessionária em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.


Cronograma das ações


Dia 21 de maio: Viva Pedestre – Campos dos Goytacazes

Dia 29 de maio: Reunião Pedagógica do Projeto Escola Arteris – Rio Bonito

Dia 31 de maio: Viva Ciclista – Tanguá

Sobre a Arteris Fluminense – Concessionária responsável por 322 quilômetros da rodovia BR-101/RJ, trecho entre a Ponte Presidente Costa e Silva, em Niterói (RJ), e a brisa entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A Arteris Fluminense tem sede na cidade de São Gonçalo (RJ), local para onde deverão ser encaminhadas todas as comunicações legais, em razão de constituir-se pessoa jurídica distinta de Arteris S.A. (sua controladora societária).



IBGE abre seleção com 209 vagas para agentes censitários e recenseadores

As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 22 de maio, e vão até 9 de junho

21/05/2019 10:10:31, Foto: Campos 24 Horas

O IBGE abriu as inscrições para 209 vagas de agente censitário municipal e agente censitário supervisor (com nível médio completo), além de recenseador (com ensino fundamental completo). Esses profissionais vão atuar no Censo Experimental 2019, que vai anteceder o Censo Demográfico 2020. A seleção será feita por meio de processo seletivo simplificado. As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 22 de maio, e vão até 9 de junho, no site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). As provas serão aplicadas em Minas Gerais.


Do total de vagas oferecidas, 20% são destinadas a candidatos que se declararem negros ou índios e 5% a pessoas com deficiência. Os selecionados serão contratados temporariamente.


Número de oportunidades e salários


Para as funções de agente censitário municipal (que oferece quatro vagas e tem salário de R$ 2.100) e agente censitário supervisor (com 25 oportunidades e rendimento de R$ 1.700), a seleção será feita apenas por meio de prova objetiva (múltipla escolha). Nos dois casos, a taxa de inscrição custará R$ 42,50. A carga horária das duas funções será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.


Para os candidatos à função de recenseador (com 180 postos disponíveis e ganho de acordo com a produção), haverá uma prova objetiva e um treinamento a ser realizado pelo IBGE. O objetivo é que os selecionados aprendam os conceitos e os procedimentos para o Censo Experimental 2019. A efetivação estará condicionada ao resultado obtido num teste final sobre essa capacitação. Neste caso, o valor da taxa de inscrição será R$ 25. A carga horária dessa função será de, no mínimo, 25 horas semanais.


Requisitos


Os interessados em participar dos processo seletivo simplificado devem ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; estar em dia com as obrigações eleitorais; estar em pleno gozo de seus direitos políticos; estar em dia com as obrigações militares (brasileiros); ter, no mínimo, 18 anos completos na data de contratação (agente censitário municipal e agente censitário supervisor) ou na data da convocação para o treinamento (recenseador); não ser servidor público ou empregado de subsidiária e controlada; não ser aposentado; não ter sido contratado pelo IBGE nos últimos 24 meses para serviço temporário; ter aptidão física e mental; e apresentar declaração de próprio punho de que não se encontra na condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas.


Provas


A prova objetiva, com duração de quatro horas, será realizada na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, no dia 21 de julho.


Para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, a avaliação vai incluir questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, noções de administração/situações gerenciais e conhecimentos técnicos.


Os candidatos às vagas de recenseador vão responder a questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de conhecimentos técnicos.


Divulgação de resultados


O resultado final será brulgado no dia 12 de agosto, no site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), responsável pelo processo seletivo.


A convocação dos recenseadores para o treinamento e a contratação dos agentes censitários municipais e dos agentes censitários supervisores acontecerão no período de 13 a 22 de agosto.


Vigência dos contratos


Segundo o edital, os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados, por igual período. Por questões administrativas, o último contrato poderá vigorar por menos um mês.


O candidato contratado terá o seu desempenho avaliado mensalmente.


O edital com as regras da seleção foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 21 de maio.


Fonte: Extra



Dados pessoais de 49 milhões de influenciadores do Instagram foram expostos

Um especialistas em segurança da internet que trabalha para a empresa Chtrbox descobriu a falha, segundo o site de notícias especializado em tecnologia TechCrunch

21/05/2019 10:10:24, Foto: Campos 24 Horas

Informações privadas de mais de 49 milhões de influenciadores do Instagram foram expostas na internet. Um especialistas em segurança da internet que trabalha para a empresa Chtrbox, de marketing em redes sociais, descobriu a falha, segundo o site de notícias especializado em tecnologia TechCrunch.


A Chtrbox tem sede em Mumbai, na Índia, e paga usuários do Instagram com muitos seguidores para citarem, em suas postagens, as marcas atendidas pela empresa. Não se sabe a nacionalidade dos influenciadores que tiveram suas informações expostas.


À agência de notícias AFP, o Instagram afirmou que está examinando “o problema para entender se os dados descritos, que incluem email e números de telefone, procedem do Instagram ou de outras fontes”.


A rede social pertence ao Facebook que, nos últimos meses, está sob o escrutínio de autoridades americanas e europeias por ter falhado em preservar dados pessoais de seus usuários.


O Instagram informou ainda ter perguntado a Chtrbox de onde procedem os dados e como foram expostos. A empresa indiana não respondeu às perguntas da AFP.


Fonte: Extra



Anuncie Conosco

(22) 9 9709-9308

E-mail:

VerboTec Desenvolvimento e Tecnologia.