Educação incluída no grupo prioritário da vacinação




03/03/2021 21:09:09.

O governo Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter incluído trabalhadores da área de educação na lista dos serviços essenciais e que vão fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 no país, em documento encaminhado à Corte. (leia mais abaixo)


Em Nota Informativa, a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, disse entender que o ambiente de escolas e universidades são potenciais na exposição à infecção por Covid. Citou que, "principalmente no ensino básico, esses profissionais possuem contato com muitos alunos simultaneamente, é de extrema relevância a vacinação dos trabalhadores da educação". (leia mais abaixo)


O documento destacou ainda que o fechamento das escolas no ano de 2020 impossibilitou evidências mais robustas sobre seu papel nas cadeias de transmissão e que é preciso também avaliar os impactos psicossociais e socioeconômicos da interrupção das aulas: (leia mais abaixo)


"É importante promover a proteção dos trabalhadores da educação, principalmente em um contexto de retomada das atividades. No entanto, sua priorização não deve se dar em detrimento dos grupos de maior risco de agravar e morrer pela doença. Impende destacar ainda que os trabalhadores da educação que estiverem dentro de algumas das condições de risco agravantes da covid-19 serão priorizados nos respectivos grupos característicos", destacou.


Fonte: O Globo




Prefeitura vacina idosos de 86 anos nesta quinta-feira

Vacinação será das 9h às 15h em diversos pontos de Campos




03/03/2021 20:08:27.

Campos segue avançando com a vacinação contra a Covid-19 dos idosos. Nesta quinta-feira (04) será a vez da população da faixa etária de 86 anos. A vacinação acontece das 9h às 15h e através de distribuição de senhas. (leia mais abaixo)


O atendimento acontece no Prédio anexo ao Hospital Plantadores de Cana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Parque Prazeres e Poço Gordo e Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Morro do Coco. Já na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e no Guarus Plaza Shopping, a vacinação é através do sistema drive-thru. (leia mais abaixo)


Na última segunda-feira (01), o município ampliou a vacina dos idosos, imunizando os de 89 anos, seguidos dos de 88 e 87 anos. A vacinação transcorreu tranquilamente. Nesta quinta-feira (04) é a vez dos idosos de 86 anos e sexta-feira (05), os idosos de 85 anos. Para receber a vacina o idoso deve apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.  (leia mais abaixo)


REPESCAGEM - Para os idosos com 90 anos ou mais que não receberam a primeira dose da vacina deve comparecer a um dos locais acima munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O atendimento será dentro da cota diária de vacina de cada local.




Covid: Campos chega a quase 18 mil vacinados; UTI tem ocupação de 41%

Boletim oficial da Covid-19 no município foi emitido na noite desta quarta-feira (03)




03/03/2021 20:08:03.

O município de Campos divulgou nesta quarta-feira (03) mais 169 novos casos confirmados da Covid-19. Não houve alteração no número de óbitos. Desde o início da pandemia, o município registrou 21.395 casos confirmados de Covid-19 e 19.744 recuperados. (veja o número de vacinados e a ocupação de leitos de UTI e clínica médica ao final das informações)


O município está na Fase Amarela, ou seja, nível 3 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. (leia mais abaixo)


A orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é que a população deve seguir as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%. (leia mais abaixo)


Boletim Coronavírus – 03/03/2021

Confirmados: 21.395

Recuperados: 19.744

Óbitos confirmados: 738

Síndrome Gripal (SG): 57.272

Número de internações com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): 2.880

Censo de acompanhamento diário de leitos:

Ocupação UTI: 41,07%

Ocupação Clínica Médica: 40,44%

Não há até o momento pacientes na fila de espera por leitos de UTI Covid

Total de vacinados até esta terça-feira (02): 17.755




Pazuello diz a prefeitos que pode fechar hoje compra da vacina da Pfizer

O ministro não informou quantas doses da Pfizer devem ser compradas; a promessa foi feita a representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)




03/03/2021 16:04:37.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira, 3, que pretende fechar ainda hoje a compra da vacina da Pfizer. A promessa foi feita a representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). (leia mais abaixo)


A fala de Pazuello ocorre no momento de explosão de internações e colapso de sistemas de saúde em todo o País. O governo é pressionado para ampliar a oferta de imunizantes, mas Pazuello e o presidente Jair Bolsonaro rejeitam há meses a oferta da Pfizer. (leia mais abaixo)


O ministro não informou quantas doses da Pfizer devem ser compradas. Em apresentações recentes a prefeitos e governadores, Pazuello disse que a negociação seria por 100 milhões de doses, mas com a entrega de uma primeira parcela de 8,71 milhões de doses em julho. O restante, entre outubro e dezembro.


A Câmara aprovou na terça-feira, 2, um projeto para que a União possa assumir as responsabilidades por eventuais efeitos adversos de vacinas da covid-19. Trata-se de exigência da Pfizer e da Janssen que o governo vinha apontando como abusiva.


Fonte: Estadão Conteúdo




Após declarada 'morte cerebral', homem 'ressuscita' pouco antes de ser submetido a autópsia




03/03/2021 16:04:33.

Um homem de 27 anos que havia sido declarado com "morte cerebral" após um acidente ficou arrepiado e também moveu as mãos quando um médico estava prestes a iniciar sua autópsia e o tocou. O homem, Shankar Gombi, morador de Karnataka (Índia), foi declarado morto por um hospital particular em Belagavi (Índia) após mantê-lo sob observação de dois dias, nos quais não teria apresentado funções cerebrais. A administração do hospital também pediu a sua família se preparasse para levar o corpo para o funeral. (leia mais abaixo)


Shankar sofreu um acidente em Mahalingapur (Índia) no último sábado (27/2), e o seu corpo foi enviado para o hospital governamental de Mahalingapur em Bagalkote na segunda-feira (1/3) para a autópsia, enquanto sua família se preparava para o funeral de Gombi. (leia mais abaixo)


De acordo com reportagem do "Hindustan Times", o médico designado para realizar a autópsia disse que enquanto dirigia em direção ao hospital, havia faixas anunciando a morte de Shankar.


"Eu já conhecia o rosto na minha mesa de cirurgia, mas não esperava que ele estivesse vivo", disse o médico SS Galgali.


O perito disse que, ao chegar ao hospital público, foi informado que Shankar ainda estava sendo "mantido vivo com ajuda de respirador". A família de Gombi comentou que os médicos do hospital privado disseram que ele iria parar de respirar assim que o suporte do ventilador fosse removido.


"Disseram à família que assim que o ventilador fosse removido, ele estaria oficialmente morto. Então, eles começaram a se preparar para o funeral também. Seus amigos postaram a notícia da morte nas redes sociais e quando cheguei ao hospital, pelo menos 1.000 pessoas se reuniram lá", declarou Galgali.


Nos preparativos para autópsia, porém, o quadro mudou de figura.


"Eu usei um oxímetro de pulso e verifiquei seu batimento cardíaco. Havia pulsação. Aí o retirei do respirador e esperei um pouco. Para minha surpresa, ele moveu as mãos. Liguei imediatamente para a família e o transferi para outro hospital privado", afirmou o médico legista.


Na terça-feira (2/3), o indiano mostrou melhora e seus sinais vitais estão normais.


"Disseram-me que há uma chance de sobrevivência e ele responder ao tratamento. Já fiz mais de 400 autópsias na minha carreira de 18 anos, mas nunca vi um caso como esse", disse Galgali.


Fonte: Extra




Pelé recebe camisas especiais e título de sócio honorário do Vasco

O rei do futebol inclusive já vestiu a camisa do cruz-maltino aos 17 anos em amistoso contra o Belenenses de Portugal




03/03/2021 16:04:31.

Apesar de ter marcado seus milésimo gol justamente contra o Vasco, em 1969, Pelé nunca escondeu que guarda um carinho especial pelo gigante da colina. O rei do futebol inclusive já vestiu a camisa do cruz-maltino aos 17 anos em amistoso contra o Belenenses de Portugal. (leia mais abaixo)


Na ocasião, Pelé foi emprestado pelo Santos e ostentou pela primeira veza cruz de malta em seu peito. Agora, uma iniciativa do ex-VP de Relações Especializadas do clube carioca, João Ernesto Ferreira, rendeu uma homenagem ao rei no fim de janeiro. (leia mais abaixo)


Além de camisas com o nome do rei, o Vasco concedeu ao eterno camisa 10 da Seleção Brasileira o diploma de sócio honorário e um quadro com imagens dele relacionadas ao Vasco (veja as imagens abaixo).


Fonte: IstoÉ




Vigilância Sanitária apreende 80 quilos de carne em supermercado; fotos

As carnes estavam com as características organolépticas alteradas, além de má conservação, colocando em risco a saúde da população




03/03/2021 16:04:39.

A Vigilância Sanitária Municipal (VISA) apreendeu 80kg de carnes bovinas, suína e de aves, além de outros produtos de origem animal, em um supermercado na localidade de Tapera, em Campos. A ação aconteceu nesta quarta-feira (03) e, de acordo com informações da Vigilância, as carnes estavam com as características organolépticas alteradas, além de má conservação, colocando em risco a saúde da população. (leia mais abaixo)


Durante a ação, os fiscais expediram termo de intimação para que o proprietário possa adequar e sanar as irregularidades encontradas, como por exemplo, temperatura, armazenagem correta e melhorias da estrutura do local de atendimento, um auto de apreensão e inutilização dos produtos apreendidos e sua quantidade, além de um auto de infração pela comercialização de produtos com condições inadequadas para o consumo humano. Todos os produtos apreendidos foram descartados no Aterro Sanitário em Conselheiro Josino.


A orientação da VISA aos consumidores é que observem a qualidade dos produtos, inclusive se a carne está com aparência esverdeada, acinzentada ou que tenha sinais de descongelamento, sobra de água. Outra coisa importante é se há gelo dentro do pacote, pois isso significa que o produto cárneo foi descongelado e congelado novamente, caracterizando a má conservação.


A Vigilância Sanitária alerta ainda para que o consumidor somente compre produtos de origem animal (leite e seus derivados, carnes e seus derivados, ovo, mel e etc) que possuam registro em algum serviço oficial de inspeção, como Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), no Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.), Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.) ou do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (S.I.S.B.I.), pois é a comprovação que todo o processo de fabricação ou abate foi inspecionado pelos órgãos competentes.


Para denúncias, o órgão disponibiliza para a população o contato (22) 99868-0244. O anonimato é garantido.




SJB: Destacamento do Corpo de Bombeiros tem novo comando

Capitão Thomas Gomes Dutra assumiu o cargo em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira




03/03/2021 15:03:59.

O capitão Thomas Gomes Dutra assumiu na manhã desta quarta-feira, 3, o comando do Destacamento do Corpo de Bombeiros de São João da Barra, em Atafona. Ele substitui o major Joesil Peres Faria.  (leia mais abaixo)


O coordenador da Defesa Civil Municipal, Marco Antônio Ribeiro da Silva, participou da solenidade de troca de comando, representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública.




Secretários visitam instalações da extinta RFFSA em processo de cessão à PMCG

Entendimentos estão em andamento com Denit, Ferrovia Centro Atlântica e Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União para doação da área de mais de 120 mil m²




03/03/2021 15:03:15.

“Graças ao bom relacionamento institucional entre Prefeitura e órgãos do governo federal, detentores dos ativos (imóveis, ferrovia e outros) da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, a Prefeitura está avançando nos procedimentos do processo de cessão para o município das instalações (pátio, prédios e galpões) da antiga ferrovia, desativada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em Campos”. A declaração é do secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira que, a pedido do prefeito Wladimir Garotinho, conduz o processo de composição dos serviços públicos, com o funcionamento do maior número possível de secretarias no mesmo ambiente. (leia mais abaixo)


O objetivo é cortar gastos e aglutinar a prestação de diversos serviços afins, o mais próximo possível para o bem-estar da população. Neste propósito de reunir diversos órgãos municipais, os gestores estão cumprindo as exigências legais no processo de cessão para o município do conjunto de instalações da extinta RFFSA, numa área de mais de 120 mil m². (leia mais abaixo)


Para dar celeridade ao processo de cessão dos imóveis da ferrovia, sob cautela do Denit, Wainer se reuniu nesta terça-feira (02) com o secretário e o subsecretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Vilela e Sérgio Mansur, respectivamente.


Em companhia de um representante da FCA, Wainer e demais gestores da prefeitura conheceram diversos prédios que estão abandonados e fazem parte do processo em curso para cessão, conforme entendimentos com os órgãos mencionados e que ganhou celeridade após o pleito apresentado pelo Prefeito Wladimir Garotinho ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas em janeiro.


“Já estamos na fase final de entendimento com o Denit para utilizarmos outro pavimento do prédio do antigo Departamento de Transportes da RFFSA, onde há cerca de 10 anos funciona a Secretaria de Meio Ambiente. Conforme entendimento com o Denit, que recebeu os ativos devolvidos pela concessionária FCA, já conseguimos autorização para instalar no mesmo prédio a Secretaria de Mobilidade e Meio Ambiente e dois Grupamentos da Guarda Civil Municipal, no caso o GOE (Grupamento de Operações Especiais) e o GOC (Grupamento de Operações com Cães). Também estamos com entendimentos avançados para obter a cessão do pátio e suas instalações visando integrar vários órgãos administrativos e operacionais da Prefeitura, bem como fazer ligações de ruas, de modo a integrar diversos bairros separados pelo pátio ferroviário”, finalizou o subsecretário de Planejamento Urbano, Sérgio Mansur.




Criado Grupo de Trabalho para analisar situação de catadores de recicláveis

Diretoria de Economia Solidária realizou reunião nesta segunda-feira (1º), que contou com a participação de representantes do poder público, cooperativas e ITEP/Uenf




03/03/2021 15:03:04.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Diretoria de Economia Solidária, se reuniu nesta segunda-feira (1º) com representantes das quatro cooperativas de materiais recicláveis de Campos (Reciclar, Cata Sol, Nova Esperança e Renascer) e entidades ligadas ao setor, para criar um Grupo de Trabalho para análise da situação dos cooperativados e estudos para possível contrato com a prefeitura. A atual gestão quer a retomada dos avanços que a categoria teve na gestão da prefeita Rosinha Garotinho porque, nos últimos quatro anos, houve um retrocesso das conquistas. (leia mais abaixo)


Segundo o economista Sandro Figueredo, diretor de Economia Solidária, entre as demandas apresentadas estão a retomada da coleta seletiva e como o Programa Economia Solidária pode ser mais efetivo. Ficou definido no encontro que será feito um estudo de viabilidade para possível contrato da prefeitura com as cooperativas.  “Eles também relataram a necessidade de retomar os pontos de coleta seletiva para aumentar o volume de material que chega às cooperativas porque, com as perdas dos últimos anos, os trabalhadores do setor encontram-se em situação precária”, informa o diretor. (leia mais abaixo)


Durante a reunião, os cooperados informaram que já chegaram a receber, em média, R$ 1000, por mês, pelo trabalho na cooperativa e passaram a receber R$ 300. Entre os motivos apresentados estão a falta de investimentos e as perdas que tiveram com a suspensão do Programa de Coleta Seletiva na gestão passada.  “Já foi deliberado o início do estudo para possível contrato com as cooperativas, aumento da coleta seletiva e construção de um Plano Municipal de Resíduos Sólidos”, informa Sandro Figueredo.


Sem o programa, cada cooperativa passou a receber da concessionária responsável pela limpeza quatro caminhões de coleta domiciliar, de onde fazem a seleção do material reciclável. De acordo com o diretor de Economia Solidária, a próxima reunião contará com a participação da Subsecretaria de Meio Ambiente, ligada à Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente.


A prefeitura tem mantido permanente diálogo, através do Fórum de Economia Solidária, com as cooperativas de materiais recicláveis de Campos. Só este ano, três reuniões já foram realizadas com integrantes do Fórum. Na oportunidade, estavam presentes representantes das cooperativas, do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR), Incubadora de Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/Uenf) e Desenvolvimento Humano e Social.




Formatura dos adestradores de cães de faro da Guarda Municipal nesta sexta

Os 16 agentes da GCM de Campos e região recebem aulas teóricas e práticas com carga horário de 50 horas




03/03/2021 15:03:11.

Termina nesta sexta-feira (05), o Curso de Formação de Adestradores de Cães de Faro, disponibilizado para Guardas Civis Municipais da região. A formatura acontecerá na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), às 16h. (leia mais abaixo)


Com aulas teóricas e práticas e carga horária de 50 horas, nove agentes do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal de Campos (GCM), cinco agentes de São Francisco de Itabapoana e dois de Rio das Ostras, estão recebendo a qualificação do adestramento e técnicas com cães de faro com substância específica. (leia mais abaixo)


O canil da GCM vem agregando valores significativos no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na região, sendo a atuação da GCM fundamental nas ações em conjunto com outros órgãos de segurança pública.




Bahia: Avião com vacina da Covid bate em jumento que estava em pista de aeródromo

Veículo sofreu alguns danos, mas imunizantes não foram danificados




03/03/2021 14:02:57.

Um avião da Casa Militar do Governador da Bahia, que fazia o transporte de doses da vacina contra a Covid-19 para a cidade de Ibotirama, no oeste do estado, se chocou contra um jumento que estava na pista do aeródromo do município, na manhã desta quarta-feira (3). (leia mais abaixo)


A aeronave transportava quatro caixas com vacinas, que não foram danificadas. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), não houve problemas com o imunizante nem com o piloto. (leia mais abaixo)


A aeronave teve danos pequenos e outro avião foi deslocado para dar a sequência ao transporte das vacinas.


A Sesab informou que o acidente não comprometeu a distribuição do imunizante. No entanto, por causa da logística, haverá atraso na chegada das vacinas às cidades de Barreiras, Guanambi e Santa Maria da Vitória, na região oeste do estado, vizinhas a Ibotirama.


De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o acidente aconteceu pouco depois que a aeronave pousou na pista. Uma equipe da Polícia Militar esteve no local para prestar auxílio à ocorrência e verificou que o animal ficou ferido e fugiu do local. Não há informações sobre as extensões dos ferimentos do animal.


Novo lote de vacinas

Uma carga com mais de 165 mil doses da CoronaVac, nome do imunizante produzido pelo Instituto Butantan, chegou ao aeroporto de Salvador na madrugada desta terça-feira (3). Os lotes foram organizados pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e distribuídos para as centrais regionais do interior, de onde serão encaminhados aos municípios ao longo do dia.


Segundo o governo da Bahia, a nova remessa dará possibilidade de continuidade à primeira fase do plano de vacinação, que inclui idosos e trabalhadores de saúde.


Fonte: G1




Tripulante que sobreviveu à tragédia da Chapecoense escapa de acidente de ônibus

Erwin Tumiri, um dos 6 sobreviventes do voo que matou grande parte do elenco da equipe catarinense, estava em veículo que caiu em penhasco de 150m na Bolívia




03/03/2021 14:02:43.

Erwin Tumiri, um dos seis sobreviventes do voo da LaMia que caiu na Colômbia, em novembro de 2016, e no qual 71 pessoas morreram, incluindo grande parte do elenco da Chapecoense, teve outro encontro com a morte na terça-feira (2) quando o ônibus em que viajava se acidentou na rodovia Cochabamba-Santa Cruz, na Bolívia. (leia mais abaixo)


Segundo a emissora de TV Red Uno, afiliada da CNN, Tumiri era um dos 45 passageiros do ônibus que caiu em um barranco de 150 metros no quilômetro 72 da estrada interdepartamental, na área conhecida como El Cañadón. (leia mais abaixo)


"Eu agarrei o assento e inclinei-me para trás", disse Tumiri a Red Uno ao descrever o acidente na clínica onde está se recuperando. "Mais uma vez, não posso acreditar", foi a frase que Tumiri disse ter pensado ao emergir do acidente de terça-feira. "Sinto-me muito abençoado", acrescentou.


Ele foi questionado sobre como se sentiu desta vez sobre o acidente de LaMia. “O que eu sempre faço, digamos, mesmo nessa hora, é que me entrego a Deus e nada vai acontecer comigo, nada vai acontecer comigo”, disse.


Tumiri está se recuperando na clínica Arébalo em Cochabamba, de acordo com a Red Uno. A CNN ligou para o hospital e confirmou que ele é, de fato, um de seus pacientes. Ele passou por uma cirurgia na terça-feira à tarde e está estável.


De acordo com as autoridades locais, o acidente de ônibus ainda está sendo investigado, mas, no momento, o balanço é de 20 mortos e 9 feridos.




Saúde confirma compra de 20 milhões de doses da Covaxin

O governo indiano divulgou nesta quarta-feira (3) que a Covaxin, que é desenvolvida pela farmacêutica Bharat Biotech, é 81% eficaz na prevenção de casos sintomáticos da doença




03/03/2021 14:02:36.

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (3), por meio de nota, que assinou contrato com o laboratório Precisa Medicamentos, que representa a vacina indiana Covaxin no Brasil, para a compra de 20 milhões de doses, sendo que 8 milhões já devem estar à disposição da pasta ainda neste mês. 


A Covaxin não tem autorização para uso no Brasil. A Precisa Medicamentos não apresentou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedido de testes, uso emergencial ou registro definitivo. Na segunda-feira (1º), a agência divulgou que a empresa havia adiado uma reunião prevista para aquele dia e que aguardava uma nova solicitação de data. 


A vacina já está sendo aplicada na Índia por meio de uso emergencial. Estudos sobre a eficácia do imunizante não foram publicados ainda em periódicos científicos, mas o governo indiano divulgou nesta quarta-feira (3) que a Covaxin, que é desenvolvida pela farmacêutica Bharat Biotech, é 81% eficaz na prevenção de casos sintomáticos da doença.


Os dados, considerados preliminares, se referem a uma pesquisa médica realizada por um órgão governamental. O estudo, com 25 mil voluntários, incluiu 2.433 idosos com mais de 60 anos e 4,5 mil pessoas com comorbidades.


A vacina é considerada tradicional, assim como a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A Covaxin é feita a partir de vírus inativado. O vírus não consegue se replicar, mas sua presença no organismo faz com que o sistema imunológico reaja e crie defesa contra ele. É administrada em duas doses, com intervalo de quatro semanas. 


Fonte: R7




Estado do Rio recebe 249.200 novas doses da CoronaVac

Estados deverão reservar a segunda dose da vacina para garantir que ela seja aplicada de 2 a 4 semanas depois da primeira




03/03/2021 14:02:51.

Mais 2,5 milhões de doses da vacina CoronaVac estão sendo enviadas a todos os estados e ao Distrito Federal nesta quarta-feira (3), informou o Ministério da Saúde. (leia mais abaixo)

Segundo a pasta, o novo lote é destinado a "vacinar o restante dos trabalhadores da saúde, indígenas do estado do Amazonas e pessoas de 80 a 84 anos". (leia mais abaixo)

A nova remessa corresponde à entrega de duas doses. Sendo assim, os estados e municípios precisam reservar a segunda dose da CoronaVac para garantir que ela seja aplicada de 2 a 4 semanas depois da primeira.

Veja, abaixo, a distribuição por estado:

Doses de vacina/UF

Estado DOSES CORONAVAC
BRASIL 2.552.820
Rondônia 17.000
Acre 5.220
Amazonas 62.800
Roraima 8.800
Pará 67.000
Amapá 4.400
Tocantins 13.200
NORTE 178.420
Maranhão 62.400
Piauí 32.400
Ceará 115.600
Rio Grande do Norte 40.800
Paraíba 56.400
Pernambuco 102.000
Alagoas 28.800
Sergipe 26.000
Bahia 165.600
NORDESTE 630.000
Minas Gerais 285.200
Espírito Santo 48.200
Rio de Janeiro 249.200
São Paulo 593.600
SUDESTE 1.176.200
Paraná 146.800
Santa Catarina 91.200
Rio Grande do Sul 174.800
SUL 412.800
Mato Grosso do Sul 27.800
Mato Grosso 25.400
Goiás 76.000
Distrito Federal 26.200
CENTRO-OESTE 155.400

A previsão, segundo o Ministério da Saúde, é que todas as entregas ocorram nesta quarta-feira (3).

A pasta acrescentou mais regiões no Fundo Estratégico, que destina 5% do total de doses de vacinas em cada fase de distribuição. Na nova remessa, 127.641 doses foram divididas para ampliar a vacinação dos grupos prioritários de idosos:

  • 30% - Amazonas
  • 10% - Pará
  • 10% - Ceará
  • 10% - Paraná
  • 10% - Santa Catarina
  • 10% - Goiás
  • 5% para Rondônia
  • 5% para Paraíba
  • 5% para Sergipe

Fonte: G1




Compra de vacina da Covid: 20 prefeituras do RJ já são favoráveis

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), não seja capaz de suprir toda a demanda




03/03/2021 14:02:32.

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada hoje (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos. No Estado do Rio, são 20 prefeituras. (leia mais abaixo)


As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras(leia mais abaixo)


A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa. 


Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.


A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP.




Motoristas dizem que estão sendo multados no Shopping Estrada

Eles se queixam que o local não possui área de embarque e desembarque de passageiros de veículos comuns




03/03/2021 11:11:15.

Motoristas estão indignados com uma situação que vem ocorrendo no Shopping Estrada, em Campos. O local não possui uma área para embarque e desembarque para uso veículos comuns e com isso, ao pararem em alguns pontos estão sendo multados pela Guarda Municipal, sem ao menos serem advertidos pelos agentes. (leia mais abaixo)


Eles pedem que a situação seja revista pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) e seja criada uma área para embarque e desembarque de passageiros de veículos comuns. (leia mais abaixo)


Em nota enviada ao Campos 24 Horas, a Prefeitura explicou que 'o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Carlos Augusto Leão, informa que infelizmente muitos motoristas insistem em descumprir a orientação de sinalização. O comandante pede que os motoristas que são na maioria de carros de aplicativos em caso de dúvida se dirijam aos agentes e peçam informação de onde podem parar.  Leão disse ainda que está programando para este mês de março uma ação educativa no local.'




Tarcísio Meira sobre casamento de 56 anos com Gloria Menezes: "Privilegiado"

"A nossa convivência funciona para nós dois", disse o ator sobre o relacionamento, explicando que eles nunca tiveram crises: "Sempre nos entendemos bem"




03/03/2021 11:11:09.

Tarcísio Meira, de 84 anos de idade, emocionou os fãs ao falar do casamento de 56 anos com Gloria Menezes, de 86. Em publicação no Instagram em que os dois aparecem abraçados, o ator explicou que se considera privilegiado por ter um amor verdadeiro há tantos anos. (leia mais abaixo)


"Não tem receita para um casamento longevo. Se tivesse, eu estava trilionário. Eu me considero um privilegiado por ter um amor verdadeiro ao meu lado há 56 anos. A nossa convivência funciona para nós dois. Para outras pessoas, pode não dar certo. Cada casal é diferente do outro. Tendo amor e respeito, todo o resto vai bem. Agora, estamos numa faixa de idade em que vivemos mais juntos. Mas teve época em que eu fazia novela e teatro ao mesmo tempo pelo país. Mal parava em casa. Tem casais que não suportam isso. Mas nós, nessa profissão, entendemos essas dificuldades. Não passamos por crises nesse tempo. Sempre nos entendemos bem, dialogamos e resolvemos nossas diferenças. Também seria muito chato se ela fosse igual a mim", disse ele. (leia mais abaixo)


Os dois, que são casados desde 1962, tem um filho, o também ator Tarcísio Filho, de 56 anos. Já Glória ainda é mãe de João Paulo e Maria Amélia, de seu primeiro casamento.


Fonte: Revista QUEM




VII Conferência Municipal de Cultura de Campos: inscrições abertas

Na ocasião será realizada eleição para composição de conselheiros representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura (Comcultura).




03/03/2021 11:11:22.

Estão abertas as inscrições para VII Conferência Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes. Este ano o evento acontecerá de forma virtual, no próximo dia 20. Na ocasião, como previsto no regimento do Conselho Municipal de Cultura de Campos (Comcultura), haverá a alternância da sua presidência, que passará a ser gerida pelo poder público. As inscrições são gratuitas, realizadas pelo site: https://comculturacampos.wordpress.com/


Podem se inscrever representantes da cultura em três categorias: eleitores e/ou candidatos, ou somente como observadores. Candidatos, podem se inscrever até o próximo domingo (7). O prazo para os eleitores e observadores será até o dia 14 de março. No ato da inscrição é fundamental que o interessado escolha uma das Câmaras Temáticas da qual deseja participar e anexe um documento de identificação pessoal e seu comprovante de residência no município. Para maiores informações, sugere-se a leitura do edital disponível em:  www.campos.rj.gov.br/arquivos/DO/2021/Mar/DiarioOficialEletronicoEdicao-793.pdf


A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, que assumirá a presidência do Comcultura durante a VII Conferência, destaca a importância do evento. “A Conferência Municipal de Cultura e o Comcultura são espaços de participação social que garantem políticas públicas democráticas para a cultura do município de Campos dos Goytacazes. Aguardamos as inscrições da comunidade, fazedores e trabalhadores da cultura de nosso município”, enfatiza.


A Conferência também será marcada pela eleição para escolha de 12 representantes da sociedade civil, para o Comcultura, para o período de março de 2021 a março de 2023. O Comcultura é um órgão paritário, sendo constituído por 24 conselheiros e, deste total, 12 representantes da sociedade civil serão eleitos, cada qual com um suplente, para as seguintes cadeiras: Artes Urbanas; Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Popular; Coletivos Culturais; Dança; Gestão Cultural; Instituições de Ensino Superior; Literatura; Música; Patrimônio Histórico e Teatro.


Os 12 representantes do poder público e seus suplentes são indicações do poder público, com as seguintes representações: Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Sistema Municipal de Cultura, Sistema Municipal de Bibliotecas, Arquivo Público Municipal "Waldir Pinto de Carvalho", Teatro Trianon, Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Procuradoria Geral do Município e Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.


Histórico do Conselho – Criado em 1973, o Conselho Municipal de Cultura de Campos teve, como primeiro presidente, o jornalista Oswaldo Lima. Em 2006, após a Conferência Nacional de Cultura, os conselhos municipais foram reativados e, na referida ocasião, Campos reativou o órgão, com nome de Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes, com nova estrutura, passando a ser paritário, consultivo e deliberativo. Por fim, em 2019, foi eleito, pela primeira vez, para a sua presidência, um membro da sociedade civil, o professor historiador Marcelo Sampaio, de acordo com seu regimento amplamente discutido pelos conselheiros atuais.




IPTU: boletos passam a ser impressos na Rodoviária R. Silveira

Serviço da Secretaria de Fazenda vai ser prestado em quiosque na Rodoviária e contemplará, principalmente, moradores dos distritos




03/03/2021 11:11:24.

"Conforme orientação do prefeito Wladimir Garotinho, diversos órgãos estão fazendo alinhamento institucional para otimizar os recursos e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população”. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida. Um exemplo desse alinhamento é a interação entre a Secretaria de Fazenda e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que permitirá a prestação de serviços da Fazenda num quiosque na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. (leia mais abaixo)


No local, a partir desta quinta-feira ((04) uma equipe de servidores vai atender ao público, que poderá, por exemplo, imprimir boletos do carnê do IPTU 2021, com atendimento das 9h às 17h, conforme informações do subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPP, Felipe Knust. (leia mais abaixo)


O entendimento para estabelecer o alinhamento institucional entre a Secretaria de Desenvolvimento e a Secretaria de Fazenda ocorreu durante reunião na manhã desta terça-feira (03) entre o Secretário de Fazenda, Walter Jobe; o subsecretário de Fazenda, Márcio Morales; o secretário de Desenvolvimento, Marcelo Mérida; e o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPP, Felipe Knust.




Bolsa Permanência do Prouni será paga a partir desta quarta-feira

Mais de 8,5 mil estudantes receberão o benefício referente a janeiro




03/03/2021 11:11:52.

O Ministério da Educação (MEC) realiza, a partir de hoje (3), o pagamento do benefício do Programa Bolsa Permanência do Prouni (PBP-Prouni), referente ao mês de janeiro. (leia mais abaixo)


De acordo com o ministério, serão pagos mais de R$ 3,4 milhões a 8.546 estudantes que cursam graduação com bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni) e atendem aos critérios do PBP-Prouni. (leia mais abaixo)


Cada estudante receberá o auxílio de R$ 400 por mês, para ser usado nas despesas com alimentação, transporte e material didático.


PBP-Prouni

O PBP-Prouni é um dos programas de assistência estudantil e promoção da permanência no ensino superior da Secretaria de Educação Superior do MEC.


Ao obter a bolsa integral do Prouni, cuja exigência de renda é de até um salário mínimo e meio por pessoa da família, o estudante matriculado em um curso presencial que tenha, no mínimo, seis semestres e carga horária média igual ou superior a seis horas diárias de aula, pode requerer o auxílio do PBP Prouni.


A seleção dos beneficiários é realizada mensalmente, no primeiro dia de cada mês, no âmbito da instituição de ensino na qual o estudante está matriculado. O pagamento do auxílio é creditado, exclusivamente, em conta-corrente bancária individual do estudante, cujo número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física seja igual ao constante no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni).


O programa é regulamentado pela Portaria Normativa nº 19, de 14 de setembro de 2011.


Fonte: Agência Brasil




Volta às aulas presenciais será com segurança, afirma Milton Ribeiro

Ministro da Educação afirmou que prazo respeitará diferentes condições




03/03/2021 10:10:39.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou hoje (2), em entrevista ao programa A Voz do Brasil, que o governo federal planeja metas para o retorno gradual ao ensino presencial, mas que esse retorno não acontecerá a qualquer preço, e sim com critérios e decisões que respeitem a dimensão continental do Brasil e as diferentes condições sanitárias das regiões. (leia mais abaixo)


Sobre o calendário do possível retorno, o ministro afirmou que o recrudescimento da pandemia não era esperado, e que datas específicas não podem ser firmadas ainda, tendo em vista a atual situação da pandemia de covid-19. “Nós não temos um prazo. Isso depende muito da situação local. Com o advento da vacinação, teremos condições de retornar, logo logo, com segurança”, afirmou. (leia mais abaixo)


Educação conectada

Com a impossibilidade de aulas presenciais, as aulas remotas via internet se tornaram ferramentas básicas de educação. Segundo informou o ministro da Educação, mais de 76 mil escolas públicas em cerca de 5 mil municípios receberam verbas do programa Educação Conectada para implementar projetos de educação à distância.


“Investimos perto de 250 milhões de reais [em conectividade para escolas públicas]. Vale lembrar que alunos de escola pública que não tem o mesmo acesso à educação de alunos oriundos de escolas particulares são amparados pela lei que regulamenta o acesso às universidades públicas, com reserva de 50% das vagas”, explicou o ministro.


Ensino profissionalizante

Segundo Milton Ribeiro, a educação profissionalizante é prioridade na pasta a pedido do presidente Jair Bolsonaro. O ministro revelou que há uma parceria em andamento com a Alemanha, que auxiliará o Brasil na estruturação de um ensino médio profissionalizante eficaz. “O Brasil carece de bons técnicos. Pessoas de nível médio que possam atuar de maneira eficiente”, frisou Ribeiro.


Valorização de profissionais

Sobre o panorama de investimentos em educação planejado para o futuro, o ministro da Educação diz acreditar que haja a necessidade de foco na camada do ensino fundamental. Segundo Ribeiro, a alfabetização eficaz e a compreensão consolidada dos fundamentos matemáticos são características essenciais para a educação, ao contrário do foco voltado para o ensino superior.


Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o ministro afirmou que a possibilidade de maior controle dos recursos - por meio de solicitações de prestação de contas da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) ajudarão a identificar e sanar problemas de corrupção na distribuição de verbas da educação. “Sem prestação de contas, não há dinheiro novo. Chega. O Brasil não aguenta mais tanta corrupção. O que queremos é seriedade."


A medida, por consequência, fará com que mais recursos cheguem ao destino final e gerem o benefício esperado pela pasta.


Abstenção no Enem

Sobre o alto índice de abstenção do Enem 2020, Milton Ribeiro lembrou que, além da preocupação com a pandemia de covid-19, a situação emergencial de Manaus pode ter influenciado na ausência de estudantes. “Imagine os pais de uma criança, de um adolescente, que faria a prova como treineiro, sem compromisso, e ouvir o que houve em Manaus”, explicou.


O ministro da Educação afirmou ainda que haverá investimentos na melhoria do formato de aplicação das provas do Enem Digital, que deverá substituir completamente o exame em papel, já que o custo logístico das provas impressas é “astronômico”. “Esse ano, o Brasil gastou R$ 780 milhões na aplicação do Enem. É uma verdadeira fortuna em impostos. Vamos tentar reduzir sem perder qualidade”, explicou.


Escolas cívico-militares

As escolas cívico-militares, que deverão ter 200 unidades distribuídas ao redor do país até 2023, também foram elogiadas pelo ministro, que afirma que há uma grande demanda do modelo de ensino em diversos municípios do país. “Temos um orçamento que prevê cerca de 54 escolas por ano. Temos, na fila de espera 16 estados e 200 municípios. Essas escolas afetam a comunidade e transformam os arredores. Muitos problemas que geralmente acontecem nas escolas públicas convencionais não ocorrem [nas escolas cívico-militares]”, concluiu o ministro.


Fonte: Agência Brasil




13º que não foi pago por Diniz: Justiça dá prazo

Presidente do Siprosep, Elaine Leão relata difícil situação dos trabalhadores




03/03/2021 08:08:47.

O desembargador Cláudio Luís Braga Dell Orto, da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), proferiu despacho nesta segunda-feira (01) em favor de um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep), intimando o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) a prestar informações no prazo de 10 dias sobre o pagamento do 13º salário do funcionalismo, que não foi pago pelo ex-prefeito Rafael Diniz.(leia mais abaixo).


A presidente do Siprosep, Elaine Leão, relata a situação dos servidores. “Muitos se encheram de empréstimos, contando com esse dinheiro, e tiveram seus nomes negativados. Outros tantos esperam o décimo para acertas o cartão de crédito ou estão com o IPTU ou IPVA atrasados”, disse Elaine, através das redes sociais do sindicato. (leia mais abaixo).


O prefeito e a diretoria do Siprosep tinham reunião marcada para tratar do assunto no último dia 25, mas a assessoria do gestor informou aos servidores que o encontro precisaria ser cancelado em razão de agenda do prefeito em Brasília.


Na pauta da reunião, a questão do 13º salário e o calendário de pagamento de pagamento seriam tratados. Na última reunião, o sindicato havia solicitado o pagamento em cota única dos 25% restante do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas, que segundo informações do site da prefeitura será feito no próximo dia 10 junto com o pagamento de fevereiro.


— A principal reclamação está sendo diante da falta de comunicação prévia sobre desmarcar a reunião. É a insatisfação diante da falta de diálogo sobre nosso décimo terceiro que está atrasado desde 20 de dezembro. Existia um acordo, um combinado na reunião sobre tudo isso no dia 25 de fevereiro e queremos a uma nova data e o quanto antes — acrescentou a presidente do Siprosep.


No último dia 26, o prefeito anunciou o calendário de pagamento dos servidores referente ao mês de fevereiro. Wladimir também informou que estará quitando o 13º dos aposentados e pensionistas, referente ao ano passado, no próximo dia 10/03. O valor da folha é de R$ 85 milhões, e em dois meses estão sendo injetados R$ 200 milhões na economia local com o pagamento dos servidores.


“O esforço é para pagarmos 15 folhas em 12 meses de arrecadação. Já pagamos dezembro, janeiro e agora fevereiro mais o restante do 13º salário dos aposentados e pensionistas”, pontuou o Prefeito.


Em janeiro, o prefeito efetuou o pagamento de dezembro de 2020 e, em fevereiro, o pagamento referente ao mês de janeiro dos servidores. A atual gestão encontrou uma dívida de R$ 106 milhões referentes a pagamentos atrasados com os servidores (salários de dezembro e 13º salário), à exceção dos profissionais da Educação, que encerraram 2020 com os pagamentos em dia.


 




Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 2,5 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas




03/03/2021 08:08:49.

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (3) o prêmio de R$ 2,5 milhões. (leia mais abaixo)


As seis dezenas do concurso 2.349 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. (leia mais abaixo)


As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.


O cartão, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.


Fonte: Agência Brasil




Quarta bombástica no Atacadão dos Queijos; confira as ofertas




03/03/2021 08:08:32.

Confira as grandes promoções do Atacadão dos Queijos, que está com nova loja na Rua Dr. Beda esquina com Viveiro de Vasconcelos no Parque Rosário. As promoções são válidas também nas outras lojas do Atacadão da Rua Arthur Nogueira, 211 no Parque Nova Brasília, e na Rua Alberto Lamego, 998 no Parque Califórnia. Confira a promoção do dia: (confira abaixo)