O Campo Político da Nossa Região: Toda Quarta uma nova Entrevista

"Nossa proposta é toda Quarta Feira, entrevistar indivíduos que iniciaram de forma mais recente sua atuação na política"




Atualizado em 10/06/2019 23h11



A politica tem um papel relevante na vida das pessoas. Pode ser vista como arte, como ciência ou como prática social. Nenhum ser humano consegue viver descolado da política, pois ela que define as coisas centrais da sociedade moderna. Bourdieu dizia que a atividade política é essencialmente o mundo da gestão comum da coletividade.


Para isso, a política exige um certo grau de profissionalização, uma vocação, algo que está além do querer ser político. No funcionamento dessa esfera da sociedade, encontra-se os atores que atua de forma legítima e especializada no campo político. O conceito de campo tem base nos estudos de Bourdieu. Uma espécie de microcosmo, isto é, um pequeno mundo social relativamente autônomo no interior do grande mundo social. Nele se encontrará um grande número de propriedades, relações, ações e processos que se encontram no mundo global, mas esses processos, esses fenômenos, se revestem aí de uma forma particular o que dá uma noção de autonomia: um campo é um microcosmo autônomo no interior do macrocosmo social.

Os atores da política, atuam nesse campo e o fazem funcionar. A formação dos políticos está vinculada a vocação para o fazer da política. Quando criamos essa coluna, tivemos como uma das fontes de inspiração, esses novos políticos que vem sendo atores centrais para o funcionamento desse campo. Para isso vamos dar visibilidade.

Nossa proposta é toda Quarta Feira, entrevistar indivíduos que iniciaram de forma mais recente sua atuação na política. Independente de partido, grupo, classe social, raça ou gênero. Queremos trazer para o debate, todos que estiverem dispostos a contribuir para a qualificação do jogo político em Campos dos Goytacazes ou Região Norte e Noroeste Fluminense.

 

Autor Citado – Bourdieu - https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522011000100008