25/07/2022, 08h56, Foto: Reprodução

O Centro de Diagnóstico em Imagem do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em São Francisco de Itabapoana (SFI), passará a contar com um mamógrafo digital. O investimento é de R$ 930 mil, oriundos de recursos próprios da prefeitura. (leia mais abaixo)


“Para muitos, isso era impossível, mas mais uma vez estamos cumprindo o nosso plano de trabalho e adquirindo esse equipamento de última geração”, afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos. Ela explicou que, de acordo as diretrizes do Ministério da Saúde, o município não precisaria de um mamógrafo, mas, "com responsabilidade, realizamos esta aquisição, considerando as necessidades das mulheres são franciscanas, que não precisarão mais se deslocar para outros municípios para realizar o exame”. (leia mais abaixo)


Além da demanda reprimida, o mamógrafo será inserido nas ações desenvolvidas pelo Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac). A informação é do secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista. Segundo ele, a previsão é que o equipamento comece a funcionar em 30 dias.


A importância do equipamento é destacada pela coordenadora do Nuprapac, Elizabeth Uhl. “Através deste aparelho, é possível mudar a história da vida de muitas mulheres. É o diagnóstico precoce, que só é possível através de um mamógrafo de boa qualidade, como o que foi comprado. Grandes cidades não contam com algo neste altíssimo nível”, disse. (leia mais abaixo)


A oncologista clínica também ressaltou que o câncer de mama é o tipo de maior incidência em mulheres, sendo imprescindível a realização de mamografia anualmente a partir de 40 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são cerca de 66 mil casos por ano.

Entre para nosso
Grupo WhatsApp

Fique sempre bem informado sobre as últimas notícias!