Atualizada às 10h12 | 14h31 | 16h16 | 17h44 - O Rio Paraíba do Sul segue baixando e segundo a Defesa Civil de Campos, na última medição realizada às 17h15 a cota era de 10.68m. Ontem o rio atingiu o nível máximo de 10,97. Com base em análises do Setor de Monitoramento da Defesa Civil, a expectativa para as próximas horas é de que nível siga baixando, em média, entre 1 e 3 centímetros por hora. O cenário nas regiões dos afluentes também é positivo. Não há previsão de chuva significativa na zona de influência hídrica para Campos. (leia mais abaixo)
Apesar disso, há dois pontos do município que preocupam: Baixada Campista e Três Vendas, em virtude de rompimento de um dique em Barcelos, na divisa com São João da Barra, e de manilhas sob a BR-356, na divida Campos/Cardoso Moreira. Já o governador Cláudio Castro (PL) estará na região nesta quinta-feira para verificar os efeitos das cheias. Castro vai sobrevoar os locais mais atingidos em Campos, São João da Barra, Cardoso Moreira, Italva e Itaperuna (leia mais abaixo)
AÇÕES - Na cidade, a Prefeitura de Campos iniciou a limpeza do Canal do Saco. A iniciativa é medida preventiva, adotada pelo Gabinete de Gerenciamento de Crise, criado pelo prefeito Wladimir Garotinho para fazer avaliação e o enfrentamento do desastre de inundação. (leia mais abaixo)
O serviço de limpeza do Canal, que remove a densa vegetação e sedimentos do leito, permite aumentar a velocidade do fluxo das águas que o mesmo recebe das galerias pluviais das ruas do Parque Leopoldina, Parque Rodoviário e parte do bairro da Pecuária, onde, devido ao elevado volume de água na calha do Rio Paraíba do Sul, ocorre a entrada de água do rio pelas redes de galerias (manilha). (leia mais abaixo)
Quando o rio se mantém na cota entre 3,80m e 10,42m, as galerias pluviais drenam as águas das ruas para dentro do rio, mas devido ao alto volume o fluxo da água é investido e alagam as ruas. Desde terça-feira (12), a Defesa Civil de Campos trabalha monitorando as áreas de formação de bacias e coloca sacos de areia nos ralos das galerias para evitar a entrada de água do Rio Paraíba do Sul para as ruas do bairro Pecuária e do Parque Prazeres.
Nesta quarta-feira (12), desde cedo, uma máquina retroescavadeira long reach (de lança longa), que se move sobre esteira, está atuando na limpeza do Canal do Saco. Os trabalhos foram iniciados no Parque Rodoviário, nas proximidades do Boulevard Shopping e se estende pelo Parque Julião Nogueira, Esplanada e prosseguirá pelo Parque Nova Brasília.