11/01/2022, 09h02, Foto: Divulgação

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, anunciou na tarde desta segunda-feira, 10, a abertura das barras do Pontal de Atafona e da Lagoa de Grussaí. O pedido foi feito pela Prefeitura ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o trabalho já foi iniciado. A medida vai ajudar a escoar para o mar a água que chega dos afluentes para o Rio Paraíba do Sul. Também nesta segunda-feira o município recebeu a visita do superintendente do Baixo Paraíba do Sul do Inea, Eduardo Crespo, acompanhado do coordenador técnico do órgão, Alan Vargas.


O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo nas redes sociais, logo após reunião de secretariado para tratar das ações que estão sendo executadas para conter a água, especialmente nos trechos mais críticos do dique que corta o município de Barcelos a Atafona. 


“Estamos atuando com as equipes da Prefeitura nas ações emergenciais e monitorando a situação do Paraíba do Sul e dos afluentes. A autorização para a abertura das barras foi muito importante e vai ajudar bastante neste momento”, disse a prefeita.


As ações emergenciais realizadas pela Prefeitura incluem reforço com saibro nos diques São João, Viana e de Barcelos, esgotamento da água em pontos com alagamento e fechamento de comportas e manilhas, que começou a ser feito no fim de semana pela Defesa Civil Municipal.


“Estamos trabalhando de forma integrada e as informações que chegam são melhores. O Rio Paraíba do Sul deve continuar subindo, mas de maneira mais lenta até amanhã, quando então deve começar a baixar, já que os níveis nos afluentes já estão estabilizando”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marco Antônio Ribeiro. 


O município montou abrigos provisórios, mas até o momento não há famílias desalojadas ou desabrigadas. O nível do rio na cidade chegou a 6,45 metros na medição das 16h. A cota de transbordo é de 8 metros.


Os telefones de emergência para ocorrências são:

199 – Defesa Civil Municipal

(22) 99915-3153, (22) 2741-1190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)

Entre para nosso
Grupo WhatsApp

Fique sempre bem informado sobre as últimas notícias!