05/08/2022, 16h12, Foto: Divulgação

Uma grande ação de promoção à saúde, prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, orientações sobre todos os serviços em saúde ofertados pelo município e para alimentação saudável, saúde bucal, entre outros, marca o Dia Nacional da Saúde, em Campos. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D da Saúde, na sede do órgão, área central da cidade. Também houve panfletagem pelo Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose.(leia mais abaixo)


“Além apresentar os serviços de saúde, entre os quais estão os programas estratégicos e especiais desenvolvidos no município, o evento também estimula a prática de atividades saudáveis e incentiva a população a cuidar da própria saúde. Enquanto gestores estamos cuidando da saúde como prioridade, recuperado e reestruturando os equipamentos para quando a população precisar, ter uma assistência melhor a cada dia”, disse o secretário de Saúde, Paulo Hirano.(leia mais abaixo)


Participam da ação diversos programas vinculados à Atenção Básica, o Programa NF Transplante e Programa Saúde na escola (PSE), além de laboratórios conveniados ao Sistema Unido de Saúde (SUS) com coleta de exame de sangue para check-up.(leia mais abaixo)


Pamela Ribeiro Rosa, de 28 anos, levou o irmão para avaliação nutricional. “Por causa do peso, ele ficou sem querer comer, cortando tudo da alimentação, inclusive chegando até a ficar com fraqueza. Levei ele ao clínico geral que deu encaminhamento para nutricionista. Hoje ele verificou o peso, altura, fez exame de sangue e recebeu orientação do profissional médico”, disse a autônoma, que aproveitou para atualizar a caderneta de vacina de dois filhos. “A prevenção é muito importante”, declarou.(leia mais abaixo)


Os serviços de coleta de sangue e de aferição de pressão arterial e glicemia, está sendo bastante procurado pela população. Quem aproveitou o dia para cuidar da saúde foi Marcos Vinício Francisco Almeida, 51 anos, que é morador do morador do Jardim Carioca.


“Vim trazer meu filho ao dentista e aproveitei para fazer coleta exame de hemograma completo. Mesmo fazendo o monitoramento em casa, também aferir a pressão e glicose, pois nada melhor que a experiência de um profissional. Dia de cuidar da saúde é todo dia e por isso ações assim são importantes, inclusive para evitar superlotação nas unidades”, declarou.


“O atendimento foi ótimo. Estou saindo daqui satisfeita”, disse Vânia dos Santos Gomes, de 44 anos, que também fez a coleta de sangue, aferiu a pressão arterial e glicemia.(leia mais abaixo)


João Batista Albino Peçanha, de 62 anos, ficou sabendo da ação e esteve no evento em busca de assistência odontológico, mas antes acompanhou atendo as orientações sobre a saúde bucal. “Tudo que é bom pra gente, eu estou dentro. A vida é um aprendizado. Gosto de aprender tudo”, disse.(leia mais abaixo)


A secretaria fica situada à Rua Voluntários da Pátria, 185, no Centro. “Temos o objetivo de fazer com que a população se aproxime dessas equipes e tenha esses cuidados inclusos na rotina da vida”, A diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo.(leia mais abaixo)


Panfletagem—Equipes do Programa de Controle da Tuberculose, além de participar do Dia D da Saúde, também esteve na Praça do Santíssimo Salvador, para panfletagem em alusão ao pelo Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose, celebrado em 6 de agosto. O objetivo é conscientizar a população sobre as formas de prevenção e controle da doença.

Entre para nosso
Grupo WhatsApp

Fique sempre bem informado sobre as últimas notícias!