30/06/2022, 08h03, Foto: Reprodução

A prática de atividade física traz uma série de benefícios para a saúde, mas assim como toda atividade requer uma série de cuidados para evitar acidentes, como o que aconteceu na última sexta-feira (24) com um atleta em Fortaleza, que precisará passar por uma cirurgia após derrubar uma barra com pesos nas costas. (leia mais abaixo)


Em entrevista ao g1 nesta quarta-feira (29), o presidente da Comissão de Fitness do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5), Sérgio Franco, falou sobre algumas recomendações que as pessoas podem seguir para diminuir os riscos durante atividades físicas de alto impacto, como o crossfit. Uma das principais é procurar um local credenciado e com profissionais formados. (leia mais abaixo)


"Primeiro cuidado que se deve ter é procurar um local credenciado pelo Conselho, seja academia ou box. Outro detalhe é saber se os profissionais são formados em educação física e credenciados. No caso de estagiário, deve ser supervisionado por um profissional formado", disse Sérgio Franco.


Outro ponto importante, é que o aluno passe por uma avaliação antes de iniciar o treinamento. "Nessa avaliação o profissional vai ver o nível do condicionamento físico do aluno, a sobrecarga que pode ser usada", explicou Sérgio.


Ainda conforme o presidente da Comissão de Fitness, o crossfit, assim como outras atividades físicas, é seguro, desde que o praticante tenha orientação profissional correta.


"É importante que o praticante busque orientação profissional para que não ocorram erros na execução, que use uma sobrecarga correta. Existem fatalidades. A gente vê muito na internet pessoas querendo bater o peso, para se superar sozinha, sem nenhuma orientação, o que não é o recomendado".


Sérgio alerta que em casos de irregularidade as pessoas podem denunciar ao Conselho, através do site do órgão.


"Pode entrar no site para fazer a denúncia, o nome não vai ser registrado e o Conselho vai visitar o local para apurar. Os ficais estão sempre trabalhando nos estabelecimentos, tanto na capital como no interior", afirmou Sérgio Franco.


Acidente com barra


Um atleta foi atingido nas costas por uma barra com pesos ao tentar levantar o equipamento em um box de treinamento de cross em Fortaleza, na última sexta-feira (24). O momento foi flagrado por uma testemunha que gravava o atleta.


Na manhã desta quarta-feira (29) o g1 entrou em contato com o estabelecimento onde o acidente aconteceu, que informou que essa semana o jovem passará por uma cirurgia, mas não irá se pronunciar sobre o caso a pedido da família da vítima.


O estabelecimento divulgou uma nota de solidariedade ao aluno, que ficou ferido e precisou ser hospitalizado.


"A família do Box Colosso, em solidariedade ao aluno MCSX, vem, por meio desta nota, desejar força e pedir a todo os alunos, ex alunos e amantes de Crossfit que orem pela saúde do nosso atleta que, infelizmente, sofreu um acidente. [...] ", diz a nota.


"A família Colosso está dando todo o apoio e fazendo de tudo que é possível para ajudá-lo, também estamos em oração pela recuperação dele", afirmou o estabelecimento em outro trecho do comunicado. (leia mais abaixo)


No vídeo, a vítima, que não teve a identidade informada, estava tentando levantar uma barra com pesos. Em determinado momento o atleta tira a barra do chão, leva até a região do tórax, mas ao tentar colocar o equipamento acima da cabeça solta a barra, que cai em suas costas. Após o acidente o homem ficou caído ao chão, gritando de dor.


Fonte: G1

Entre para nosso
Grupo WhatsApp

Fique sempre bem informado sobre as últimas notícias!